Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelo e Rebelião

MuriloMilho

Cogumelo maduro
Cadastrado
23/10/2006
11
68
"Emancipate yourself from mental slavery, none but ourselves can free our minds"

Olá amig@s!

Já estou cadastrado no fórum há algum tempo, mas só agora comecei a ler os tópicos com mais frequencia, por causa de uma pesquisa que estou fazendo. Mas queria dividir uma dúvida minha com vcs.

Faz um tempo já que me desencantei totalmente com os vários "ismos" (comunismos, anarquismos, capitalismos) e cheguei a conclusão que a única mudança possível é a individual e, depois a cultural. Acho que só uma espiritualidade pode melhorar o mundo. Por espiritualidade eu entendo (entre outras coisas) perceber nossas raízes, nossa ligação com a natureza, com outros seres humanos e não-humanos. E também com a terra, as pedras, as estrelas... Conhecer o êxtase, o amor, a união, para poder esbanjá-los. É a trancendência contra a Babilônia, hehehe.

Mas não digo que se deva cometer os erros antigos de ficar tentando doutrinar, sair "mostrando a verdade" para os outros por aí. Se conseguirmos mudar nós mesmos já é uma ótima coisa, uma grande mudança, a mais difícil! A minha primeira experiencia com os cogumelos, alguns anos atrás, abriram uma porta pra mim nesse sentido. Acredito eu, foi um catalizador de grandes mudanças que estão bem vivas e ainda acontecendo no meu interior. Pelo menos é o que eu sinto. Uma viagem sem volta.

Mas aí é que entra a minha dúvida. A maior parte das pessoas que estão aqui imagino que tenham passado uma transformação parecida depois da experiencia psicodélica. Mas até que ponto os enteogenos, psicodélicos, podem mudar as pessoas? E o mundo?

Um artigo de Rick J. Strassman, psiquiatra pesquizador do DMT diz que

"Por outro lado, como tratar o voluntário que teve uma iluminação induzida por drogas? Certificá-lo(a) como iluminado? Explicar através da farmacologia o impacto meteórico da experiência?

Foi confuso. Primeiro, pareceu que uma dose alta de DMT era, de fato, transformadora. Com o passar do tempo, contudo, checando nossos voluntários por meses e anos, minha perspectiva de fato mudou. Enquanto alguns, como Elena, tiveram benefícios profundos de sua participação, um pequeno número de voluntários tiveram reações negativas e assustadoras, que exigiram algum cuidado depois.

Em outros, efeitos adversos mais sutis também se revelaram (como pode acontecer na prática budista) na forma de orgulho elevado -- ou seja, uma divisão do mundo entre os que tem e os que não tem "entendimento". Além disso, a "resolução" de problemas durante o estado alterado -- particularmente comum com uma dose psicodélica alta -- cuja solução não era colocada em prática, me pareceu pior do que nem tentar trabalhar determinada questão.

Conclui que não há nada inerente em psicodélicos que possua um efeito benéfico.

(...)

Assim, o problema de depender de uma ou diversas experiências psicodélicas transformadoras como prática é que não há uma estrutura que lide adequadamente com a vida cotidiana no intervalo entre as sessões. A introdução no ocidente de igrejas baseadas em plantas alucinógenas amazônicas, com seu conjunto de códigos morais e rituais, podem fornecer um novo modelo combinando práticas religiosas e psicodélicas.
" (retirado de http://www.samsara.blog.br/2006/07/budismo-e-dmt.html)

Na minha opinião, se "não há nada inerente em psicodélicos que possua um efeito benéfico", acredito pelo menos que eles abrem uma possibilidade que seria muito dificil de ser aberta sem eles.

Mas e aí? Oq fazer? Tentar divulgar os enteógenos? Lutar contra os preconceitos e pela liberdade de fazer oq bem entendermos com nossas mentes, corpos, almas? Acredito que esse forum, já é um grande avanço, um espaço de ajudua mutua e esclarecimento sobre o assunto. Mas deveriamos fazer algo mais?

A psicodelia pode mudar o mundo? E tem por que querer mudar?

Abraços

Milho

ps: aos que chegaram até aqui, desculpem se enrolo e me prolongo demais :)
 
E completando o que eu disse um texto do Osho.

Ele dizia que era contra as "drogas" como maneira de se atingir o satori, ou a breve iluminação espiritual. Segundo ele, poderiamos ficar escravos dessas substâncias. No entanto, elas (as substâncias) teriam valor se levassem para outras práticas (como a meditação) que nos ensinariam a chegar ao mesmo estado causado pelas "drogas", só que sem a necessidade de ingeri-las, apenas pela vontade individual.

Mas esse texto fala sobre a libertação da mente. Abraços!


"Essa é uma das armadilhas mais velhas em que o homem tem caído. Sim, eu disse que o mundo é muito belo, mas que ele está em mãos erradas - e, imediatamente, a sua mente começou a pensar em como destruir aquelas pessoas erradas, como tirar o mundo dessas pessoas erradas, livrá-lo de suas mãos.

Ao invés de transformar a si mesmo, ao invés de transformar a sua própria mente, você imediatamente começa a pensar em termos de política. Eu falo religião e você imediatamente interpreta como política. E isso parece lógico, Giovanni, porque isso parece perfeitamente correto: 'Mas como poderemos deter essas mãos gananciosas que estão torturando a natureza e escravizando os homens, se não lutarmos e não brigarmos'?

Mas, se você lutar e brigar, você acha que será capaz de transformar o mundo e toda essa situação? Ao lutar e brigar, você simplesmente vai se tornar como aquelas pessoas contra as quais você está lutando e brigando. Essa é uma das leis fundamentais da vida. Escolha seus inimigos muito cuidadosamente! Os amigos você pode escolher sem qualquer cuidado. Não há qualquer necessidade de se preocupar com os amigos, porque amigos não têm impacto sobre você, eles não impressionam você tanto quanto os inimigos. É preciso tomar muito cuidado com os inimigos porque você terá que brigar com eles. Ao brigar, você terá que usar as mesmas estratégias e as mesmas táticas deles. E você usará essas estratégias e táticas por anos e anos. Elas irão condicionar você. É assim que tem acontecido ao longo das eras.

Agora, quando eu digo que este mundo é muito belo, mas ele está em mãos erradas, eu não quero dizer para você começar a lutar contra aquelas mãos erradas. O que eu quero dizer é: por favor, não seja aquelas mãos erradas, e isso é tudo.

Eu não ensino revolução, eu ensino rebelião, e a diferença é grande. Revolução é política e rebelião é religiosa. Revolução necessita que você se organize como um partido político, como um exército, e lute contra os inimigos. Rebelião significa que você se rebela enquanto indivíduo, você simplesmente sai fora, desiste de todo esse esquema. Pelo menos você não deve destruir a natureza.

E se mais e mais pessoas se tornarem 'desviantes', o mundo poderá ser salvo. Essa será a verdadeira revolução, não política. Ela será espiritual. Se mais e mais pessoas abandonarem as velhas mentes e seus caminhos, se mais e mais pessoas se tornarem mais amorosas, se mais e mais pessoas forem não-ambiciosas, se mais e mais pessoas forem não-gananciosas, se mais e mais pessoas deixarem de estar interessadas em poder político, em prestígio, em respeitabilidade...

... Se milhões de pessoas no mundo simplesmente escapassem das mãos dos políticos, os políticos iriam morrer por si mesmos. Você não consegue lutar contra eles. Se você lutar, você mesmo se torna um político. Se você lutar contra eles, você se torna ambicioso, você se torna ganancioso. Isso não irá ajudar.

... Todas as revoluções políticas fracassaram tão completamente que somente os cegos podem continuar acreditando nelas.

Isso é alguma coisa nova! Isso foi feito antes também, mas não em larga escala. Nós temos que fazer isso em larga escala: milhões de pessoas têm que se tornar 'desviantes'! Por 'desviantes' eu não quero dizer que vocês têm que deixar a sociedade e ir para as montanhas. Você segue vivendo na sociedade, mas você deixa a ambição, você deixa a cobiça, você deixa o ódio. Você vive na sociedade e é amoroso; vive na sociedade como um ninguém.

Nós podemos mudar o mundo todo, mas não pela luta. Não desta vez. Chega! Nós temos que mudar este mundo pela celebração, pela dança, pelo canto, pela música, pela meditação, pelo amor, não pela luta.
O velho tem que cessar, para que o novo surja, mas, por favor, não me interprete mal.

Certamente o velho tem que cessar, mas o velho está dentro de você, não fora. Eu não estou falando das velhas estruturas da sociedade, eu estou falando da velha estrutura da sua mente, a qual tem que cessar para que o novo surja. E é incrível, inimaginável, inacreditável como um simples homem abandonando a velha estrutura da mente cria um espaço tão grande para muitos transformarem as suas vidas. Um simples homem transformando a si mesmo, torna-se um desencadeador. E então, muitos outros começam a mudar. A sua presença se torna um agente catalisador.

Essa é a rebelião que eu ensino: você abandona a velha estrutura, você abandona a velha cobiça, você abandona o velho idealismo. Você se torna uma pessoa silenciosa, meditativa, amorosa. Você será mais uma dança e então verá o que acontece. Alguém, mais cedo ou mais tarde, irá juntar-se à dança com você, e depois, outras pessoas mais.

... A alegria é contagiosa! Ria e você verá outras pessoas começando a rir. Assim é com a tristeza; fique triste e alguém olhando para a sua face séria, de repente se tornará triste. Nós não somos separados, nós estamos juntos, ligados.

Assim, quando o coração de alguém começa a rir, muitos outros corações começam a ser tocados, algumas vezes até corações distantes".

OSHO - The Guest"
 
"Emancipate yourself from mental slavery, none but ourselves can free our minds"


Um artigo de Rick J. Strassman, psiquiatra pesquizador do DMT diz que

"Por outro lado, como tratar o voluntário que teve uma iluminação induzida por drogas? Certificá-lo(a) como iluminado? Explicar através da farmacologia o impacto meteórico da experiência?

Foi confuso. Primeiro, pareceu que uma dose alta de DMT era, de fato, transformadora. Com o passar do tempo, contudo, checando nossos voluntários por meses e anos, minha perspectiva de fato mudou. Enquanto alguns, como Elena, tiveram benefícios profundos de sua participação, um pequeno número de voluntários tiveram reações negativas e assustadoras, que exigiram algum cuidado depois.

Em outros, efeitos adversos mais sutis também se revelaram (como pode acontecer na prática budista) na forma de orgulho elevado -- ou seja, uma divisão do mundo entre os que tem e os que não tem "entendimento". Além disso, a "resolução" de problemas durante o estado alterado -- particularmente comum com uma dose psicodélica alta -- cuja solução não era colocada em prática, me pareceu pior do que nem tentar trabalhar determinada questão.

Conclui que não há nada inerente em psicodélicos que possua um efeito benéfico.

:)


Salve,

Eu creio que o texto do Strassman é um ponto de vista válido (leu no Samsara blog?). E tem pontos de contato com o verificado tanto nas tradições religiosas sem o uso de substâncias alteradoras de consciência quanto em experiências místicas fortes com as de quase-morte.

Algums pessoas se transformam de modo benéfico (sei bem o quanto de julgamento tem nesse ponto devista, mas não vejo muita saída), e outras têm efeitos negativos como ficarem instáveis ou arrogantes ou banalizarem a experiência.

Mas qual seria o diferencial que justificaria correr o risco de usar alteradores de consciência? Eu acho que é o processo de cada um. Algumas pessoas tem características que são favoráveis aos alteradores de consciência.


Quanto ao Osho, bem, eu já li muita coisa interessante dele, principalmente quando ele comenta textos de outros autores, mas hoje somente o vejo como um pensador polêmico, e não um mestre ou iluminado.

.
 
SOMENTE AQUELE ,QUE TIVERAM A OPURTUNIDADE DE CONHECER OS ETEROGENICOS SABE O PODER DA PALAVRA MUDANCA...

-INTERAMENTE NAO ACREDITO QUE DEVAMOS SAIR POR AI COMO PREGADORES DE UM NOVO CONCEITO, QUE NOS MESMO DESCUBRIMOS
E QUE SO SERVE P NOS MESMOS , SABE POR QUE?
POR QUE O SEU VIZINHO OU UM OUTRO QUALQUER, NAO VIVEU E NEM SENTIU AQUELA
EXPERIENCIA,ENTAO NAO FARA MUINTO SENTIDO, VC DIZER NADA P ELE....
._________________________________________________________--
SABE OQUE VC PODE FAZER P MUDAR ALGUMA COISA?
MUDE A SI MESMO....
A PONTO DE OS OUTROS PERCEBEREM QUE ALGO FEZ DIFERENCA EM SUA VIDA, E DO NADA VENHA CHEGAR ATE VC, E , QUERER ANSIOSAMENTE
QUE VC TRAMITA OQUE MUDOU NA SUA VIDA...
.______________________________________________________________
REBILIAO? VC SO VAI CONSEGUIR SER TACHADO, COMO MAIS UM DROGADO, E UM REVOLTADO DA VIDA....
.)
NOS SERES HUMANOS TEMOS A FACILIDADE E PRESISAO DE VER OS DEFEITOS E PROBLEMAS, DOS OUTROS E DO MUNDO,
- MAS OS NSSOS MESMO ,NEM CONSEGUIMOS ENCHERGAR....
._________________________________________________________
ENTAO MUDE A SI MESMO E MUDE O MUNDO.....
View attachment 11128
.
A UNICA REBILIAO QUE VAI ACONTECER , VAI SER ESSA!!!
NAO E P TODO MUNDO ENTENDER MESMO!!!​
 

Anexos

  • REBILIAO.bmp
    929.9 KB · Visualizações: 184
Acho que existe pré-disposição ao uso de enteógenos sim. Anos atrás, na primeira vez que experimentei Ayahuasca, fui eu e três amigos a um centro e bailamos por mais de 6 horas sob o efeito. Eu saí totalmente transformado da experiência, já havia tomado cogumelos anos antes, mas nunca uma experiência foi tão marcante. Devo a essa experiência todo o meu projeto de vida, as relações importantes que construí depois disso e o próprio "sentido" da minha vida.

Um dos amigos, que nunca havia experimentado enteógenos, ficou atordoado por anos, jurou que nunca mais tomaria, mas hoje em dia anda muito interessado, provavelmente já deve ter voltado aos enteógenos.

Uma amiga, que infelizmente não vejo há anos, já havia tomado e qd levou a gente estava morrendo de medo, sempre arrumando desculpas pra desistirmos.

Um outro amigo ficou extasiado depois da experiência, só que nunca mais voltou a comentar com seriedade sobre o assunto. Hoje em dia ele se diz cristão e apagou da memória a experiência que teve, ou provavelmente deve ter atribuído tudo o que vivenciou a "estímulos supra-sensoriais provocados por substância química", amém.

Pois bem, depende muito. Não podemos afirmar que os enteógenos abrem a mente das pessoas. Creio que eles contribuem pelo menos para o Choque, nem que este dure apenas durante a experiência. O que as pessoas farão com as informações e os fluxos energéticos recebidos pode depender da sua formação, da sua cultura e principalmente do nível de apego ao ego.

Concordo inteiramente com o Fred: não vale a pena travar uma discussão de argumentos opostos sobre os enteógenos com alguém que nunca tomou, é pura perda de tempo.
 
Bem,
tudo o que o Fred Muscaria citou, e o complemento do NeuroFx, poderiam ser as minhas palavras sem distorção alguma, sou da mesma opinião.

A verdadeira rebelião, deve acontecer dentro de você.

Nunca o cogumelo será responsável por uma mudança na psique humana. O responsável, será o próprio ser. Pessoas sem algum propósito, banalizam a experiência, muitas vezes cegados pela falta de informação, preparo, e principalmente pelo cotidiano imposto.

O que o cogumelo (ser, entidade, molécula) propõe, é uma abertura na sua visão universal, coisa que também pode ser atingida com anos e muito estudo/preparo de meditação profunda.

Então, ele lhe mostra o caminho, os erros, os segredos, talvez alguma verdade. Tudo que tem de bom dentro do ser vêm à tona, e tudo que existe de podre também. Experiência em alta dosagem não é nenhuma brincadeira ou alegria, é sim uma espécie de mudança / transformação / comunhão com o universo.

bom tópico.:pos:
 
O assunto é complexo mesmo!

Com rebelião eu não me referi às conhecidas revoltas e revoluções, que geralmente são pessoas tentando mudar outras pessoas, mas sim a transformação interior, individual, a libertação de alguns condicionamentos, preconceitos e padrões impostos pela nossa sociedade. A rebelião que eu quis dizer é a mudança da "velha estrutura da mente", como diz no texto do Osho.

Concordo com o amigo quando ele diz que "Nunca o cogumelo será responsável por uma mudança na psique humana. O responsável, será o próprio ser".

E concordo também com o outro amigo quando diz que "eles contribuem pelo menos para o Choque, nem que este dure apenas durante a experiência. O que as pessoas farão com as informações e os fluxos energéticos recebidos pode depender da sua formação, da sua cultura e principalmente do nível de apego ao ego."

Vcs não acham, então, que desde os anos 60 pra cá, com altos e baixos, tem aumentado o interesse e o consumo por cogumelos e enteógenos no geral? As raves, os grupos que fazem o uso ritual da ayahuasca, (com seus lados positivos e negativos) e até um fórum como esse sobre os cogumelos não podem representar uma nova cultura um pouco mais psicodélica, que tem crescido aos poucos, e que inclusive pode dar uma "base" melhor para as pessoas utilizarem os enteogenos de uma maneira talvez mais proveitosa?

Abraços!
 
Vcs não acham, então, que desde os anos 60 pra cá, com altos e baixos, tem aumentado o interesse e o consumo por cogumelos e enteógenos no geral? As raves, os grupos que fazem o uso ritual da ayahuasca, (com seus lados positivos e negativos) e até um fórum como esse sobre os cogumelos não podem representar uma nova cultura um pouco mais psicodélica, que tem crescido aos poucos, e que inclusive pode dar uma "base" melhor para as pessoas utilizarem os enteogenos de uma maneira talvez mais proveitosa?
sim, sim, sim .
Se esta mudança é tao forte a ponto de atingir a Sua vida e a MInha entao nao acho nada!
Eu tenho certeza.
 
Sim, mas cabe perguntar se essa demanda é porque as pessoas estão buscando algo além do seu materialismo ou se essa procura por enteógenos é um alívio momentâneo, a tal fuga que o senso comum generaliza no seu estereótipo de drogado.

Há um aumento progressivo do consumo de alteradores de consciência, mas será que há um aumento de enteogenia? A mesma substância pode ser definida como droga e enteógeno, depende do seu uso.

Mas eu sou otimista, vejo uma tendência ao uso consciente das substâncias de poder, sobretudo com as religiões ayahuasqueiras que, doutrinas à parte, encaram e transmitem o lado espiritual do uso dessas substâncias.
 
Sim, mas cabe perguntar se essa demanda é porque as pessoas estão buscando algo além do seu materialismo ou se essa procura por enteógenos é um alívio momentâneo, a tal fuga que o senso comum generaliza no seu estereótipo de drogado.

Putz. Ponto importante. Para muitos é alívio momentâneo/fuga, sim.

E não é que qualquer coisa pode ser usada dessa forma?

Tá cheio de gente que lê/ouve o Osho, ou qualquer que seja o guru, entende a mensagem racionalmente mas na hora de vivê-la na prática, de sentir de fato o significado daquilo, não consegue.

Prova disso é que o movimento hippie dos anos 60 tomou os EUA pra depois virar nicho de mercado. Hoje em dia muitos dos antigos hippies que em tese expandiram a consciência estão tão inseridos na máquina do sistema que vão morrer yuppies.

Não está havendo um aumento da enteogenia, nem vai haver.
 
Só um adendo, aqui.

Comprei um livro sobre Ayahuasca com artigos organizados pelo Metzger, e muitos deles são relatos de experiências.

Pois bem.

Dos quase 30 relatos, a menor parte fala sobre a tal da integração com o Todo, do observar a humanidade como complemento de algo maior. Esses compreendem a dor do outro como sua, a dor do mundo como sua.

Mas a maioria era sobre "como resolvi MEUS problemas, do MEU ego, no meu círculo social, na minha profissão". Muitos concluem, que atingiram um estado superior ao do resto e acreditam numa suposta iluminação, que são especiais, escolhidos por Cristo ou seja lá qual for a entidade de crença.

Ego, ego, ego. Eu, eu, eu.

Não sei se acredito no papo de 2012, mas que o cêrumâno merece um Ragnarok na cabeça por babar tanto no próprio ego, ah, merece. Eu me incluo nisso, porque sei que estou sendo arrogante.
 
Não está havendo um aumento da enteogenia, nem vai haver.

Realmente, é um ponto muito importante.

Mas não concordo com sua última frase, do meu ponto de vista, é claro.
existe muito mais gente por trás de tudo isso, o que se vê nesse fórum, é 0,001% da realidade de pessoas que usam o poder da enteogenia, no sentido verdadeiro da palavra. É um multiverso muito maior que a gente mesmo consegue imaginar.

Está sim havendo um aumento da enteogenia, como também está havendo um aumento assombroso no consumo de drogas químicas, naturais, eletrônicas.

Conseguir um alterador da consiência é muito fácil, até com a porcaria do dinheiro você consegue isso. Agora, ter um propósito não é tão simples assim, e conheço muita gente que tem o seu.

A humanidade está a beira da loucura, a sociedade está doente. Isso deve-se a estarmos enganados sobre nós mesmos. Inconsientemente, todos se perguntam o "porquê?", e sem respostas, afundam mais e mais na alienação e na doença mental.

Paz, e muita luz Eletricake
 
NAO ACREDITO QUE DEVAMOS SAIR POR AI COMO PREGADORES DE UM NOVO CONCEITO, QUE NOS MESMO DESCUBRIMOS
Vejo muita gente pregando por aqui, e sinceramente, isso é algo que me preocupa muito, pois existem vários adolescentes aqui no fórum e com certeza menores de idade (não declarados).
 
Realmente, é um ponto muito importante.

Mas não concordo com sua última frase, do meu ponto de vista, é claro.
existe muito mais gente por trás de tudo isso, o que se vê nesse fórum, é 0,001% da realidade de pessoas que usam o poder da enteogenia, no sentido verdadeiro da palavra. É um multiverso muito maior que a gente mesmo consegue imaginar.

Está sim havendo um aumento da enteogenia, como também está havendo um aumento assombroso no consumo de drogas químicas, naturais, eletrônicas.

Conseguir um alterador da consiência é muito fácil, até com a porcaria do dinheiro você consegue isso. Agora, ter um propósito não é tão simples assim, e conheço muita gente que tem o seu.

A humanidade está a beira da loucura, a sociedade está doente. Isso deve-se a estarmos enganados sobre nós mesmos. Inconsientemente, todos se perguntam o "porquê?", e sem respostas, afundam mais e mais na alienação e na doença mental.

Paz, e muita luz Eletricake

Obrigada, Muilok.

Bom, é verdade. É realmente um multiverso muito maior do que se pode imaginar. Mas você acha mesmo que a enteogenia tá aumentando? Tão aumentando os modos de se alterar a consciência, mas pára por aí. Não existe busca de compreensão, de integração, de nada.

Desculpem o niilismo.

Talvez as pessoas se perguntem mesmo "por que". No fundo tá todo mundo perplexo. Mas vejo muito pouca gente fazendo algo quanto a isso. A tendência é procurar respostas em mestres ou religiões, e não vejo quase ninguém trilhando seu próprio caminho, buscando respostas em si mesmo. Querem tudo pronto, mastigado, "ó, pronto: essa é A VERDADE." Caraleo, não existe "A VERDADE". Como você disse, é um multiverso.

Enfim, não posso me alongar nisso.
 
Mas e aí? Oq fazer? Tentar divulgar os enteógenos? Lutar contra os preconceitos e pela liberdade de fazer oq bem entendermos com nossas mentes, corpos, almas? Acredito que esse forum, já é um grande avanço, um espaço de ajudua mutua e esclarecimento sobre o assunto. Mas deveriamos fazer algo mais?

A psicodelia pode mudar o mundo? E tem por que querer mudar?

Ah, tinha esquecido: as suas perguntas são parecidas com as que o Terence Mackenna se faz nos artigos dele. O que ele dizia que seria o ideal, no momento atual, é que haja mais experiência de qualidade e menos de quantidade. Isso significa que aqueles que JÁ conhecem os enteógenos empenhem-se em tentar desvendar o invisible landscape, as possibilidades de cada uma das plantas e organismos de poder (possibilidades terapêuticas, científicas etc).

Dessa forma, não é tão importante assim que o escopo de usuários de enteógenos aumente, mas sim que as experiências sejam mais significativas.

Acho que concordo com ele...
 
Já o Aldous Huxley dizia que o uso de enteógenos deveria se espalhar tanto quanto possível.

Acho que tb concordo com ele :D
 
Eu sou da turma dos pregadores.
Enquanto muitos reclamam eu trabalho.
Continue pregando jovem, mas lembre-se que ao levantar a bandeira deverá segurá-la firme!

Enquanto muitos reclamam, outros trabalham, eu "cutuco".

Abre o olho! ;) (Pelo menos um deles)

 
Talvez as pessoas se perguntem mesmo "por que". No fundo tá todo mundo perplexo. Mas vejo muito pouca gente fazendo algo quanto a isso. A tendência é procurar respostas em mestres ou religiões, e não vejo quase ninguém trilhando seu próprio caminho, buscando respostas em si mesmo.

Enfim, não posso me alongar nisso.

Entendo você, é claro.
Mas, existe gente buscando caminho sim. Existem usuários que não se bitolam em livros, outros, estão percorrendo o caminho pra depois ler o que existe até hoje (para não se pré-bitolar). E isso é só um exemplo.

Existe muita gente envolvida, de todo o tipo.
Mas, se olhar profundamente, vai perceber que existe quem busca as respostas em si mesmo, e veste a camiseta da enteogenia.

E, seguindo suas palavras e a de Mckenna, existe sim usuários que deixaram pra trás a tripp recreativa, e a tripp de final de semana. Que tomam com um grande intervalo de tempo, doses cavalares. Bem ao estilo orientado por Terence Mckenna. E digo mais uma: vale a pena!

abraço
 
Entendo você, é claro.
Mas, existe gente buscando caminho sim. Existem usuários que não se bitolam em livros, outros, estão percorrendo o caminho pra depois ler o que existe até hoje (para não se pré-bitolar). E isso é só um exemplo.

Existe muita gente envolvida, de todo o tipo.
Mas, se olhar profundamente, vai perceber que existe quem busca as respostas em si mesmo, e veste a camiseta da enteogenia.

E, seguindo suas palavras e a de Mckenna, existe sim usuários que deixaram pra trás a tripp recreativa, e a tripp de final de semana. Que tomam com um grande intervalo de tempo, doses cavalares. Bem ao estilo orientado por Terence Mckenna. E digo mais uma: vale a pena!

abraço

Vale a pena, vale mesmo ;D

Então, eu reconheço a existência desses usuários de que você fala (sou um deles), mas não vejo a quantidade destes aumentado.

Juro que prestarei mais atenção. Sério.
 
Back
Top