Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cobweb Mold - Fight Back!!!

  • Criador do tópico Mauricio
  • Data de início
Traduzi o texto de COBWEB, mas é muito repetitivo e cansativo.
Em suma, o texto mostra que cobweb pode ser combatido com o uso de H202 borrifado diretamente sobre casings e bolos. O micelio pode sofrer um pouco, mas se recupera rapidamente ao uso de H202. Mas tbm tem outras dicas!
Quem quiser ler o texto na integra, divirta-se!
Peço desculpas pela traduçao feita as pressas :eek:

**********************************************************
O uso de 3% H2O2 (Peroxido de Hidrogênio ) tem um grande efeito em combater “COBWEB”. Mas voce terá que agir imediatamente após notar a preseça do “molde”ou, caso contrário irá alastrar para todos os “casings” e bolos no terrário, e também alcançar as camada mais interiores do substrato, onde será impossível de combater.

H2O2 funciona muito bem e não não destrói o micélio. Faz um dano temporário ao micélo, mas recupera e continua o crescimento em poucos dias. COBWEB espalha rapidamente, dessa forma você terá que tratar imediatamente. Quando você ver o começo do que você pensa que é”cobweb”, borrife H202. Pode borrifar bastante! Mova o substrato contaminado um pouco, no caso da contaminacão estar no parte superior. Confira novamente em aproximadamente 12 horas, e borrife novamente. Faça isto repetidamente para um período de 24-48 horas. Enquanto estiver borrifando, borrife em todas as partes do “casing” e aproveite para borrifar em outros casings e bolos que estiverem no terrário. Mais uma vez... isto não destruirá o mycelium, o micelio irá recuperar e crescerá novamente em poucos dias saudável.

Nós tivemos muito sucesso ultimamente em combater COBWEB com H202. Logo em que descobrimos, vários casings que eram afetados ao redor das extremidades e foram tratados do modo anterior, só mostrou sinais leves de COBWEB nos primeiros dias depois do tratamento. Nós ficamos nisto com o sprayings de H202, e nunca voltou. 6 semanas depois, ainda nenhum sinal..

Nós experimentamos também, recentemente, borrifar um pouco em substratos de bolos, no momento do aniversário, que apresentavam alguns remendos de cobweb na camada de verm seca. Os bolos aniversariados, eram borrifados bastante, e deixados por 5-8 minutos antes de fazer um “casing”. Uma semana posterior ainda nenhum sinal de “cobweb” apareceu, e o micelio cresceu forte e saudável.

Um dos fatores mais importantes para combater “cobweb” está em detectar cedo. Quando esta em real dúvida, borrife um pouco de H202. Para que se arriscar?. Se é “cobweb”, e você não faz nada, esparramará rapidamente e você não conseguirá combater. Assim, se sinais pequenos de COBWEB começar a aparecer, borrife imediatamente!

Alguns sinais para lhe ajudar a identificar:

Micélio saudável e forte, derepente...algumas áreas pequenas subitamente começam adquir uma real aparencia penugenta ou crescimento algodoado extremo em cima do micélio saudável, e a aparencia algodoada continua alastrando rapidamente. Este é o “cobweb” que ataca o micélio saudável. Às vezes você pode estar com seus “casings”para pinar e a frutificação pra começar,e derepente param por causa do “cobweb”.

Uma grande mancha, que literalmete parece uma teia de aranha pode aparecer em uma área. Você não pode perder essa, é realmente notável. As vezes pequenas manchas pretas aparecem em cima disto, bolas pretas pequenas, como ovos. Este é especialmente comum em palha. Eu vi isto pegar em palha e cobri uma area de 6"x6" em apenas um dia. Isto é o que voce pode ver na camada de vermiculita seca dos seus substratos em jarros, entretanto não será tão grande porque não terá espaço para espalhar. Mas eu nunca vi os ovos preto aparecer na vermiculita seca, só a teia grossa.

Algumas outras coisas para tomar nota em sobre cobweb:
Cogumelos às vezes frutificarão ainda ao redor dos cobweb. tudo bem para comer estes. Exeto.. às vezes quando frutificam ao redor, o cobweb atacará os shrooms, e você verá umas bolas penugentas (algodadas) brancas que crescem ao redor do píleo dos cogumelos, eles atacam do exterior e apodrecem o interior. Os píleos ficarão pretos, e dentro do cogumelo apodrecerá. Não coma estes. Às vezes o cobweb pode ser moderado e não afetara os cogumelos neste extremo, e só fica na camada de casing. Tudo depende da fase de crescimento. Eu recomendo não retirar carimbos de qualquer cogumelo que estão infetados com cobweb, pq os esporos de cobweb viajará com os esporos de cogumelo e seu substrato recentemente inoculado será infetado imediatamente e você nunca se libertará deste fungo.

Cobweb é muito mais difícil lutar em lugar fechado do que ao ar livre. Talvez pq existam organismos naturais ao ar livre que comem o cobweb. Se você é pego em lugar fechado, a melhor coisa que você pode fazer para impedir de voltar é a esterilzar toda sua área de cultivo inteira com 10% água sanitária e água. E o uso de álcool nas paredes etc... sim.. é muito trabalhoso, mas este fungo tende a esconder nas áreas de cultivo e espera por fontes novas de comida para atacar novamente, ou algo. Também remova qualquer jarro de substrato que pode estar próximo, e talvez até mesmo os borrife abaixo com H202 só por segurança. Este fungo se alastra muito muito rápido, e não vêem fita em jarros como um barreira. Se você pega este remedia o fungo nos primeiros instantes... talvez você nAo terá que passar por todo esse extremo.

Casing infectados tem uma maior chance se sobreviver outdoor. Nós usamos deixar casings infectados outdoor, e viramos eles de lado (ponta cabeça) e deixamos a mãe natureza fazer o resto. Na maioria das vezes eles irão continuar frutificando não efetará os shrooms. Entretanto, outras vezes o cobweb já esta tão inserido no interior do substrato que não terá mais jeito de parar. Isto foi antes de descobrirmos o uso do H2O2 para acabar com o "COB". Agora a estória é bastante diferente com o H2O2 do nosso lado.



É isso ai.
:pos:

H202 é muito bom não só para cobweb, mas tbm para uma outra gama de contaminates.
O Mauricio mesmo já vem comentando isso aqui no CM!
Valeu colega! :eek:k:
 
Upvote 0
Tradução feita as pressas :eek: do TEXTO:
DACTYLIUM
Hypomyces rosellus (Cladobotryum dendroides ,синоним Daktylium dendroides)



O nome normalmente utilizado (Bolor teia de aranha "Cobweb mold") foi obtido pela estranha aparência do crescimento micelial que se assemelha a uma teia de aranha branca. Aparecendo na camanda "casing" como pequenas manchas brancas, o bolor Cobweb, cresce muito rápido colonizando todos cogumelos. O cogumelos doentes ficam cobertos por um micelio branco e algodoado, e enfraquecidos, se tornam marrons e podres. O filete do micelio engroça gradualmente formando uma camanda do bolor. Com o tempo, se torna roxo-avermelhado em cor, e pode mudar para o amarelo em estágios mais avançados. Durante a formação dos esporos, a nuvem de esporos pode ser facilmente espalhada pelo vento ou molhando os casings. Em adição, Dactylium é facilmente espalhado por um pedaço do micelio que pode grudar nas roupas e implementos pessoais.
A contaminação da mistura "casing" por Dactylium pode ocorrer no momento de sua preparação. Se a doeça ocorreu em um quarto de frutificação, os esporos podem ser carregados para outros quartos pelo vento. Novas contaminaçoes podem ser causados por esporos e micelios que estao presos nas roupas e calçados dos empregados, que movem de um quarto para outro, ou tambem pelo lixo que nao foi removido do local.
Temperatura e umidade alta após a aplicação da mistura casing estimula o desenvolvimento de Dactylium. Portanto, atenção especial deve ser empenhada na temperatura do cultivo.
Foi notado que mesmo quando a camada de casing e fortemente infectado por esporos Cobweb, seus sintomas sempre aparecem durante os utlimos fluxos. Mas quando a camada casing é contaminada por pedaços do micelio Dactylium os simtomas da doença são vistos antes mesmo do primeiro fluxo, quando pins começam a desenvolver. Na maioria das vezes, a doença começa e se desenvolver nas estirpes de cogumelos que foram deixadas depois da colheita, ou em cogumelos mortos no corpo de frutificação.
Os cultivadores devem prestar atenção no casing, e na aparencia dos primeiros focos de bolor e tomar medidas para controlar sua proloferação.
Na literatura, as medidas de controle pode ser:
* cobrir os focos do bolor com sal de soda caustica, ou tratar as areas danificadas com solução 2% formalina e imediatamente cobrir com calcareo moído. Calcareo contem vapor de formalina, e portanto, os cogumelos saudaveis proximos nao serao danificados. Quando a camada é limpada, os pontos brancos do sal e calcareo visiveis podem ser removidos. Feito isso, deve-se diminuir a umidade e a temperatura; e aumentar a circulação de ar.
Mas para previnir a doença é necessario:
*Preparar a camada casing em um ambiente limpo, e previemente e devidademte esterelizado. Se necessario a camada casing pode ser aguada com solução 2% formalina ou soluçao fungicida, logo após sua aplicação.
*A temperatura e umidade deve ser mantida.
* Para evitar a transferencia da contaminação para cogumelos saudaveis deve-se fazer movimentos organizados pelos cultivadores.
* Siga as regras de saneamento e higiene em toda a fazenda de cultivo.

Apesar do Cobweb aparecer sempre durante o processo cultivo de cogumelos, esta doença é raramente epidemica. Mas se nao prestar atençao para a doença, ela pode causar perda na produçaoe e ser dificil de se livrar.
 
Upvote 0
Back
Top