Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Destaque Clonagem - Alter do chão albino

Tópico em destaque.
Algumas questoes que estive refletindo;

Por que do aparecimento de fruto com coloração e esporos sendo que a matrix clonada não tinha cor nem esporos?
Por que só o 3° fluxo produziu esporos como no cultivo de 2011?
Seria a inteligencia do fungo e ou instinto de sobrevivencia .....??contaminação ??

Eu acredito que o fungo sabe que seria o fim da linha pra ele se ele não produzir esporos e por isso fez o esforço de produzir um fruto normal.

É uma visão simplista da coisa toda, gostaria da opinião do pessoal avançado nos estudos geneticos.:)

karapana primeiro meus parabéns pelo empenho.
É realmente uma boa pergunta. Eu vejo como uma anomalia genética, acontece. Espero ainda ter melhores respostas para essa dúvida, que também é minha.

Veja a similaridade entre as clonagens entre os Corumbá e os Alter do Chão.
albinos corumba 5754.jpg albinos corumba 5755.jpg albinos corumba 5756.jpg

veja como os teus assim como os meus são espécimes fracos, pequenos e disformes.

Pra mim foi um trabalhão conseguir somente estes, sendo que o próprio micélio do tecido clonado se apresentou muito fraco, mal conseguia tomar todo o substrato.

Consegui tirar uns "carimbos invisiveis" devo tentar algo novamente.
 
Fala grande mestre tup.
Seus topicos sobre BDA e Clonagem Corumba foram a base pra esse estudo realizado aqui.Valeu man:)
Veja a similaridade entre as clonagens entre os Corumbá e os Alter do Chão.

veja como os teus assim como os meus são espécimes fracos, pequenos e disformes.

Pra mim foi um trabalhão conseguir somente estes, sendo que o próprio micélio do tecido clonado se apresentou muito fraco, mal conseguia tomar todo o substrato.

Concordo com voce, mas vejo duas diferenças;
1°Colonização do grão foi tempo medio e o substrato e camada casing também normal .
2°Aparecimento de “semi-albinos” com uma carga mínima de esporos.
Mesmo não sendo um albino puro é o que estou tentando clonar agora.
Espero que essa segunda clonagem traga uma certa estabilidade no sentido de produção de esporos em todos fluxos.
Fotos 3 dias depois de transferir o pedaço do pé. 1.JPG 2.JPG 3.JPG
Fotos hoje, ja procedi transferencia pra outras placas4.JPG 5.JPG 6.JPG
4° fluxo OUT 7.JPG 8.JPG
E o balde começou 9.JPG
 
Esse KarapanA sempre some, mas quando aparece... dá gosto de ver os cultivos! :D

Parabéns pelo trabalho, KarapanA! :)
 
Nossa muito bom KarapanA!

Como vc faz pra deixar o agár tão clarinho? meu agar é meio marrom e sempre fica mais escuro o meio BDA.

Dá gosto de ver o miçélio se desenvolvendo nas placas!
 
Como vc faz pra deixar o agár tão clarinho? meu agar é meio marrom e sempre fica mais escuro o meio BDA.
Eu uso AEML, e durante a mistura fica com muitos resíduos do extrato de levedo. Então basta coar umas 2 ou 3 vezes com filtro de café antes de adicionar o ágar, que a visualização melhora bastante. Creio que em meio BDA funcione também. :)
 
voltando ao assunto da clonagem: Como você clonou um puro albino e dele proveio um "semi-albino", ou fruto pigmentado, conforme descrito acima.
Algumas considerações a pergunta.

Conforme alguém já falou, eu tb acredito que há um certo nível de instinto. A primeira strain de PF Albino que apareceu no mercado também tinha problemas. PF (Psylocibe Fanaticus) achou que estava quebrando geneticamente a raça e acabaria por perdê-la.

O que ajudaria no nosso caso dessas clonagens, seria "re-cruzar" esses esporos albinos com esporos do original.
Vendo o que acontece, experimentando e deixando-o assim mais forte, teoricamente falando.

O seu está chegando. Usando todas as combinações genéticas possíveis que ainda lhe resta.
Evolução se move através de mutação e diversidade. Então o seu "fruto estranho" é a diversidade dessa mutação (se isso faz algum sentido poderia ser interpretado como um instinto de sobrevivência).

prints nele, clone, mantenha-o como um projeto separado, se puder.
Você pode vir a ter ainda uma outra variedade diferente em suas mãos.

E ainda vejo uma grande semelhança nos dois projetos, o porte dos frutos, corpo, etc. Vejo que eles estão na mesma luta, rs.
 
Como vc faz pra deixar o agár tão clarinho? meu agar é meio marrom e sempre fica mais escuro o meio BDA.

Beleza Arcaico
Pode ser a marca do agar. Ano passado usei uma que era meio laranja e o bda ficava escuro.
Essa vez to usando um cor amarelo claro.
Ou pode ser a quantidade de bda na placa. Se colocar muito acho que fica dificil a vizualização da placa por baixo


voltando ao assunto da clonagem: Como você clonou um puro albino e dele proveio um "semi-albino", ou fruto pigmentado, conforme descrito acima.
Algumas considerações a pergunta.

Conforme alguém já falou, eu tb acredito que há um certo nível de instinto. A primeira strain de PF Albino que apareceu no mercado também tinha problemas. PF (Pslocibe Fanaticus) achou que estava quebrando geneticamente a raça e acabaria por perdê-la.

O que ajudaria no nosso caso dessas clonagens, seria "re-cruzar" esses esporos albinos com esporos do original.
Vendo o que acontece, experimentando e deixando-o assim mais forte, teoricamente falando.

O seu está chegando. Usando todas as combinações genéticas possíveis que ainda lhe resta.
Evolução se move através de mutação e diversidade. Então o seu "fruto estranho" é a diversidade dessa mutação (se isso faz algum sentido poderia ser interpretado como um instinto de sobrevivência).

prints nele, clone, mantenha-o como um projeto separado, se puder.
Você pode vir a ter ainda uma outra variedade diferente em suas mãos.

E ainda vejo uma grande semelhança nos dois projetos, o porte dos frutos, corpo, etc. Vejo que eles estão na mesma luta, rs.

É isso ai tup, falo tudo camarada.:)
A luta continua......com os albinos dorminhocos.....abriu o veu e ele dorme....são os albinos brasileiros.:ROFLMAO:
 
Maravilha cara, você é um cultivador experto.

Gostei de ver o quarto fluxo do outdoor! Parece até aquelas casas de cultivo na Europa, cheias de cogumelos no chão, nas paredes, no telhado! :)

Muito bom, continue assim!
 
Salve.
Vejo diferença entre esse balde mistura pasteurizada, pro outro que era tudo esterilizado.
A coloração do chapeu é mais creme que branco e o azulamento tambem foi mais intenso que o anterior.
Mesmo tendo ouvido dos beneficios da pasteurização ainda não tinha tentado.

Primeiro fluxo do balde dia 3/4
balde1°.JPG Balde-1°.JPG 1-.JPG 1°.JPG
 
Profissional! :coffee:

Clona algo em CL, mais prático que as placas, deve já ter bons resultados a essa algura. Espere sair um fruto ou cluster bem bonito, ai sim volta pra placa BDA.
]
Pasteurizou em forno? e seguiu com o "'po de coco/vermiculita/esterco/calcareo""
realmente não é receita pra "esterilizar" principalmente o esterco.


'
 
Clona algo em CL, mais prático que as placas, deve já ter bons resultados a essa algura. Espere sair um fruto ou cluster bem bonito, ai sim volta pra placa BDA.
'

Valeu o toque tupy. Daqui uns dias ja vou inocular grãos com a 2°transferencia placa semi-albino e também fazer uma CL com pedaço dessa 2°placa. Logo mais os resultados.
Pasteurizou em forno? e seguiu com o "'po de coco/vermiculita/esterco/calcareo""

realmente não é receita pra "esterilizar" principalmente o esterco.
'

Não, foi em banho maria. Coloquei a mistura umedecida em um pote de vidro, um prato e um pano no fundo da panela. Não tenho termômetro então a medição foi no olho. Ligava o fogo por uns minutos depois desligava esperava. Fiz isso varias vezes por 1 hora.
Com certeza tupy, não é a receita. Acho que não tive problemas com esterco esterilizado pela quantidade mínima, só pra dar um gostinho:p (1colher sopa rasa pra copo 250ml 50/50 po de coco-vermiculita).E sempre punha camada sem esterco (tampão).
Vantagens em usar pasteurização.
Pasteurizar>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Esterilizar
Microorganismos benéficos presentes >>>>> microorganismos benéficos mortos
Substrato aerado >>>>>>>>>>>>>>>>>>> substrato tende a ficar compactado
Nutrientes >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> menos nutrientes
Talvez não fiz antes por não ter material adequado e por meus cultivos estarem “dando certo” mas eu não quero estagnar, quero sempre melhorar, e estudando um pouco você ve que não tem como correr da pasteurização.


You-can-run-but-you-cant-hide.jpg
 
Eu tenho pasteurizado assim: coloco todo o material a ser pasteurizado dentro de um pano de cozinha, desses de enxugar prato, e dou um nó no pano.
Aí coloco água num apanela funda e espero começar a ferver e desligo o fogo. Recomendo ter um termometro de imersao, usado pra churrasco, eu tenho um, então nessa hora monitoro a temperatura ate chegar aos 75 graus e coloco o material dentro e uso qualquer coisa pra fazer peso e manter todo o material submerso. daí é simples vai controlando a temperatura, 70 graus. se vc nao tiver um termometro desses voce pode ir pelo olho, 70 graus é a quela temperatura que fica só umas bolhas desgrudando do fundo, nada de borbulhações na superfície da água, apenas bolhas. 2 horas tá bom, tem que ter paciencia, acenda um verde.

Depois de tudo faço assim: pego luvas de lavar prato, coloca nas mãos, passo alcool 70 e pego a saco de dentro da panela e coloco na pia ja bem limpa com alcool e vou ESPREMENDO até sair quase toda água e ficar só umas gotas saindo pelos dedos quando aperto. aí pego um saco de polipropileno limpo e coloco material bem rápido dentro e mando pra geladeira pra chegar na temperatura certa e aí aplico essa camada de case!

Essa tem sido minha melhor maneira até agora, foi como fiz todas as minhas camadas bem sucessididas de case, espero que sirva pra alguém tb!:)
 
Muito bom arcaico, essa é uma maneira simples e fácil, mas que demanda paciência mesmo.
 
Muito bom arcaico, essa é uma maneira simples e fácil, mas que demanda paciência mesmo.

Se não tem uma autoclave essa é a maneira mais útil.

Voce pode acelerar o processo se substituir o saco de pano por um saco de polipropileno e mandar o substrato já com a umidade correta dentro dele. pode ser um pote de vidro tb, aí dispensa o tempo de espremer e tudo mais.
 
Valeu arcaico.:)
Proxima vez vou fazer desse jeito que voce falou.
E essa semana vou atras do termometro.
 
A luta continua galera.
O balde foi até o terceiro fluxo , passei pra terra mas acho que escolhi um lugar ruim....por enquanto nada.
Não registrei o 2°. Fotos são do 3°fluxo colhido semana passada.
100_2406.JPG 100_2418.JPG 100_2429.JPG

Usei uma placa com clonagem do semi albino para inocular um copo e uma sacola de PP com trigo.
A foto é da semana passada, depois do grão 100% montei 2 Baldes, um com esterco de boi outro de cavalo ambos pasteurizados. Agora é esperar.
100_2409.JPG

Semi-albino multiesporo
Dia 8/4 inoculei 4 copos.Preparei a seringa usando o carimbo retirado final de março do semi albino.
Fotos de uma semana apos inoculação e semana passada.
100_2388.JPG 100_2510.JPG
Tô curioso pra ver essa praxima geração, acho que não vem só albino.....
 
estão bem promissores esses copos!
quanto ao esterco misturou com vermiculita? eu faço minhas apostas no de cavalo.

é um belo projeto em andamento :)
 
Fala tupy!
Eu medi em copo.
2 copos de esterco - 1/2 copo vermiculita - 1/2 copo de po de coco - uma colher rasa de calcareo.
Montei o balde com esterco de boi dia 23/4. O balde com esterco de cavalo foi dia 26/4.
Usei de 2-1 a 3-1 de spawn/subtrato.
Tambem aposto no cavalo:D , substrato ficou mais aerado.
 
Tá bonito de se ver, prabéns pela dedicação!

Tópico nota 10! ;)
 
Back
Top