Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Chapéu abrindo cedo e cogus pequenos.

PrMyco

Esporo
Cadastrado
15/06/2025
33
3
25
Desde que mudei meu setup reparei que meus flushs saem com maior quantidade de cogus, mas o tamanho deles fica muito menor, parece que querem abrir o chapéu cedo demais (não crescem nem 3cm e já começam a abrir).

Já vi um mano dizendo que o certo seria colocar os furos o mais alto possível, pois os cogus percebem que quando "alcançam" um local com bastante fae e O2, eles entendem que é um local propício para liberar os esporos (consequentemente parando de crescer e abrindo o chapéu).

Ps: dps disso a base deles começou a ter um pouco de crescimento rizomórfico (as hifas saem da base e combrem ela, isso normalmente indica falta de fae certo?)

Ps2: é viavel fechar os furos do terrário e apenas abanar? se sim, quais beneficios nisso?

pois os cogus percebem que quando "alcançam" um local com bastante fae e O2

Duvido que a concentração de O2 varie a ponto de desencadear algum efeito.

Essa história do CO2 ser mais "pesado" (na verdade, denso) que o ar, e "afundar" é mito. Qualquer movimento interno de ar já mistura tudo. Sem falar na difusão.

Upvote 0
mas no caso, sabe oq pode estar causando isso ent?

A strain?

A profundidade do substrato?

E o que importa é a produção total. Se você obtém 50g em 5 cogumelos de 10g ou em 10 cogumelos de 5g, tanto faz. E a produção total, quando ajustada, fica próxima de 30% de conversão do peso seco da parte orgânica do substrato para peso seco de cogumelo.

Por outro lado cogumelos menores não devem nada aos maiores. Alguns falam mesmo que são mais potentes.

Upvote 0
nesse caso, porque os side pins costumam crescer bem mais que os que nascem na superficie? eles ficam com a estipe GIGANTE simplesmente para conseguir alcançar a superficie, não acho que isso tenha haver com strain, e sobre a profundidade do substrato, poderia me explicar quais efeitos isso causa nos cogus?

E o que importa é a produção total.
Claro, claro, mas não tem nada mais bonito do que ver um flush cheio de cogus gigantes, isso não tem nada a ver com rendimento, longe disso, rendimento acho que é oq menos importa, satisfação própria de ver seu flush produzindo diversos monstros... não tem nada melhor.

Upvote 0
Concordo com o @Ecuador, o que eu acrescentaria seria sobre o substrato ter mais ou menos capacidade de reter água, e a temperatura ambiente, não tenho tanta propriedade para falar pois não tenho muitos cultivos no currículo mas percebo que no calor eles costumam crescer mais. Eu também estou começando a acreditar que existam algumas contaminações invisíveis à olho nu que não impedem os bolos frutificarem, mas tiram o vigor deles, comecei a pensar nisso quando tive problemas de verticilium...

Upvote 0
Uma caixa bem ajustada não precisa ser aberta, abanada, espirrada, nem nada do tipo. Depois de assistir os vídeos do canal do MycoDogs não tive muitos problemas com manutenção interna do terrário:

Gosto de vermiculita e fibra de coco. Não gosto de esterco. Política pessoal em não comer merda.
Um fator que já fez meus cogus crescerem pouco e abortarem foi umidade baixa e uma altura de monotube baixa (hoje utilizo entre 7-9cm de altura do spawn+substrato)
Temperatura já ouvi falar que piora, mas aqui já cresci cogu entre 6-15°, então não vejo muita limitação.
Já tive problemas com contaminações transparentes (acredito que de bactérias pelo cheiro), que fizeram um tub abortar.

Mas no geral o micélio é bem resistente, se a caixa tiver bem ajustada você pode esquecer ele e colher bons frutos =)

Upvote 0
Back