Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Casing PF TEK usando Vermiculita e pó de Coco

Diário de cultivo completo.
Oi gente, vindo aqui hoje iniciar a técnica casing

SPAWN: PF TEK

SUBSTRATO: PÓ DE COCO + VERMICULITA
Proporção: 50/50

MONTAGEM
-Usei essas marmitinhas, paguei R$2,50
-Coloquei uma camada de substrato
-Em seguida o bolo pf tek em pedacinhos ( esse bolo esteve anteriormente em um dunk de 12h na geladeira)
-Finalizei com mais uma camada de substrato ( Teve uma que só fechei com vermiculita ) e borrifei bastante água em cima
-Levei para incubadora

-> O que eu quero dizer aqui é que esses 3 casings que montei eu tive toda assepsia com o local e o que eu estava usando, MAS, eu não esterilizei o substrato.

Confesso que só lembrei quando já tinha fechado as marmitas kkk

Mas eu vou fazer +3 esterilizado e postarei aqui também para acompanharmos a evolução de ambos...

Em relação a borrifar água, eu fiz na última camada antes de fechar a tampa e o bolo tava bem úmido devido ao dunk

Espero que retenha boa umidade rsrkk

E é isso. Abraços e Paz a todos
 

Anexos

  • DSC03478.JPG
    DSC03478.JPG
    116.3 KB · Visualizações: 45
  • DSC03479.JPG
    DSC03479.JPG
    117.2 KB · Visualizações: 42
  • DSC03480.JPG
    DSC03480.JPG
    117 KB · Visualizações: 52
  • DSC03488.JPG
    DSC03488.JPG
    113.3 KB · Visualizações: 54
  • DSC03487.JPG
    DSC03487.JPG
    112.3 KB · Visualizações: 53
  • DSC03481.JPG
    DSC03481.JPG
    112.8 KB · Visualizações: 46
Acredito que pelo aspecto do micélio e pelo uso de substratos inertes tá ok sim. Eu prefiro evitar o overlay mas aí vai de pessoa pra pessoa. Se quiser deixar mais acredito que não vai atrapalhar.

Então, eu coloquei no terrário com um umidificadorzinho, também abri uns furos e coloquei lã acrílica para troca de ar...
O termostrato tá pra chegar ainda, vai me ajudar bastante já que aqui tá um calor danado... Vamos vendo no que vai dar... Obrigada pelo auxílio irmão :)
 
Só pra eu ver se entendi uma coisa: você fez a mistura da vermiculita/fibra de coco+spaw e depois fez uma camada de vermiculita? Ou só misturou tudo mesmo?
 
1a colheita do casing. Achei estranho a quantidade de cogumelo kkk quase nada,... Agora tá lá no dunk

Só colhi a marmita do meio

Tava pensando em quando botar de novo no terrário, colocá-lo em cima desse outro casing maior, pelo ou menos uma marmita. N sei, o q acham?

Tenho abanado e molhado com borrifador mas talvez a temperatura aqui de onde moro n esteja favorecendo, tem feito uns 29°/ 30°

Tô com termostrato mas não tem nenhuma garrafa que caiba... Alguma dica de onde mais colocar ele?
 

Anexos

  • DSC03588.JPG
    DSC03588.JPG
    113.8 KB · Visualizações: 72
  • DSC03589.JPG
    DSC03589.JPG
    116.7 KB · Visualizações: 73
  • DSC03592.JPG
    DSC03592.JPG
    121.2 KB · Visualizações: 68
Bom dia irmã! Realmente a produção pode ter vindo escassa pq a temperatura ficou elevada. A strain que vc está usando parece gostar de bordas, vale dar uma lida na técnica casing edging ou bordeando (Casing - Nova tek - Casing Edging (Bordeando)).

Tava pensando em quando botar de novo no terrário, colocá-lo em cima desse outro casing maior, pelo ou menos uma marmita. N sei, o q acham?
Se tiver espaço para entrada de luz e trocas gasosas não vai ter problema. Grande abraço irmã!
 
Oi gente, vindo aqui hoje iniciar a técnica casing

SPAWN: PF TEK

SUBSTRATO: PÓ DE COCO + VERMICULITA
Proporção: 50/50

MONTAGEM
-Usei essas marmitinhas, paguei R$2,50
-Coloquei uma camada de substrato
-Em seguida o bolo pf tek em pedacinhos ( esse bolo esteve anteriormente em um dunk de 12h na geladeira)
-Finalizei com mais uma camada de substrato ( Teve uma que só fechei com vermiculita ) e borrifei bastante água em cima
-Levei para incubadora

-> O que eu quero dizer aqui é que esses 3 casings que montei eu tive toda assepsia com o local e o que eu estava usando, MAS, eu não esterilizei o substrato.

Confesso que só lembrei quando já tinha fechado as marmitas kkk

Mas eu vou fazer +3 esterilizado e postarei aqui também para acompanharmos a evolução de ambos...

Em relação a borrifar água, eu fiz na última camada antes de fechar a tampa e o bolo tava bem úmido devido ao dunk

Espero que retenha boa umidade rsrkk

E é isso. Abraços e Paz a todos

Por que adicionou a fibra de coco ao invés de apenas usar a vermiculita?

Pergunto de curiosidade mesmo, porque só uso vermiculita, mas posso vir a adicionar fibra de coco...
 
Me tira uma dúvida, no caso da vermiculita, só adiciona água e coloca no microondas para esterilizar e depois faz o casing?

Nem esterilizo vermiculita. Não precisa. O processo de fabricação e embalagem trazem o produto estéril até aberto. Aí só conservar o saco fechado e abrir só pra tirar a vermiculita. Ela não contaminará seu cultivo.

Claro, essa minha posição. Muitos esterelizam.
 
Back
Top