Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático CASING/PF-TEK TPB 2ªCULTIVO

Diário de cultivo problemático.
Após um tempo lendo diversos diários aqui no site , decidi criar meu próprio diário para que pudesse ter o acompanhamento e o auxilio de vocês nesta caminhada incrível que é o cultivo dos o.cubensis.
Juntei um dinheiro por um tempo para que pudesse montar o melhor ternário possível e como estou com 2 bolos de TPB 100% colonizados decidi esta semana comprar tudo para o terrario , porém com o excesso de técnicas existente aqui no fórum fiquei meio confuso do que comprar para o terrario então creio que seja a melhor opção eu comprar:
-Caixa organizadora de 30lts
-aquecedor de aquário
-argila expandida
-vermiculita
-lã acrílica
-água mineral
-compressor de ar (nao sei se realmente devo comprar isso)
Será que estou certo em acreditar que esta seja uma boa opção de terrario? Gostaria da ajuda de vocês para esclarecer minha duvidas em relação a facção de meu terrario para então começar meu diário do cultivo destes TPB. Juntei bastante dinheiro para fazer este terrario então caso haja algum equipamento (caro) que melhore meu terrario podem falar sem dó!!!

Gratidão pela atenção!!! Uma ótima semana a todos
 
Vamos la:

- Qual é a média de temperatura da tua cidade?
- Você tem disponibilidade pra olhar para o terrário algumas vezes por dia?
- Quanto você gostaria de produzir?
 
Sou leigo em cultivo porém já aprendi muita coisa aqui no teo, até o momento nunca cultivei P.cubenses porém tenho desejo de um dia vim cultivar, então se eu tiver equivocado pessoas que os veteranos me corrijam

*Terrario - da para fazer com muita coisa, pode ser balde de 20 l, caixa de isopor, geladeira velha, etc, tudo que possa segurar humildade.

*Aquecedor de aquário - são bons mais para regiões frias, dependendo de sua região vai precisar por gelo no território ao invés de aquecedor.

*Argila expandida - é só para suspender o local onde se esta o micélio da água, qualquer outra coisa pode substituir desde que não contenha contaminação.

*Vermiculite - existem alguns diários novos aqui no teo que os escritores substituem por centeio, porém para iniciantes iguais a nois a vermiculite seria mais indicada.

*Água mineral - depende para que finalidade vai querer, se for para fazer a seringa de esporos seria melhor a água de copo lacrada que vende em muitos mercados pois elas são esterelizadas, se for para fazer cultura liquida a água de coco é melhor mas tem que ser de caixinha aquelas de 200ml.

*Compressor de ar - é bom para troca gasosa, mas se você tiver tempo sobrando até manualmente ja ajuda, é só abanar o território todo dia.

Obs; seria bom você ter também

* algo para medir temperatura e/ou humidade - dependendo da sua região, para não esfriar demais e nem esquentar demais e nem faltar humilde.

E dependendo de onde ficar seu território será bom ter

*Uma lâmpada Led - para guiar o crescimento dos cogumelos, porém se o Terrario ficar em um lugar bem iluminado, a lâmpada não será necessária.

Espero ter ajudado
 
Como é a temperatura em sua região? Talvez uma caixa de isopor seria melhor para o terrário caso a temperatura ambiente for muito alta, como. O isopor é isolante térmico fica mais fácil para baixar a temperatura caso necessário, na frutificação o ideal é que a temperatura seja 24 graus.
Do mais é isto, como vc tem dinheiro sobrando, avaliar a compra de um unificador também não é nada mal!
Bom cultivo!
 
Vamos la:

- Qual é a média de temperatura da tua cidade?
- Você tem disponibilidade pra olhar para o terrário algumas vezes por dia?
- Quanto você gostaria de produzir?


Olá Bom dia! Então a temperatura da minha cidade varia dos 15 aos 22 , então credo queneu tenha que dar uma aquecida tante no terrario quanto na incubadora . Tenho total disponibilidade para o cultivo é um grande sonho meu um dis estar podendo cultivar em larrga escala Comoros veteranos aqui do teo.
 
Sou leigo em cultivo porém já aprendi muita coisa aqui no teo, até o momento nunca cultivei P.cubenses porém tenho desejo de um dia vim cultivar, então se eu tiver equivocado pessoas que os veteranos me corrijam

*Terrario - da para fazer com muita coisa, pode ser balde de 20 l, caixa de isopor, geladeira velha, etc, tudo que possa segurar humildade.

*Aquecedor de aquário - são bons mais para regiões frias, dependendo de sua região vai precisar por gelo no território ao invés de aquecedor.

*Argila expandida - é só para suspender o local onde se esta o micélio da água, qualquer outra coisa pode substituir desde que não contenha contaminação.

*Vermiculite - existem alguns diários novos aqui no teo que os escritores substituem por centeio, porém para iniciantes iguais a nois a vermiculite seria mais indicada.

*Água mineral - depende para que finalidade vai querer, se for para fazer a seringa de esporos seria melhor a água de copo lacrada que vende em muitos mercados pois elas são esterelizadas, se for para fazer cultura liquida a água de coco é melhor mas tem que ser de caixinha aquelas de 200ml.

*Compressor de ar - é bom para troca gasosa, mas se você tiver tempo sobrando até manualmente ja ajuda, é só abanar o território todo dia.

Obs; seria bom você ter também

* algo para medir temperatura e/ou humidade - dependendo da sua região, para não esfriar demais e nem esquentar demais e nem faltar humilde.

E dependendo de onde ficar seu território será bom ter

*Uma lâmpada Led - para guiar o crescimento dos cogumelos, porém se o Terrario ficar em um lugar bem iluminado, a lâmpada não será necessária.

Espero ter ajudado

Olá Bom dia! Ajudou e muito obrigadopela resposta objetiva e completissima , deu uma organizada na minha cabeça em relação ao o que vou precisar pro terrario ! Só me restou uma duvida para manter. Umidade alta o que posso usar?
 
De todo modo é mais fácil vc aumentar a temperatura do que diminuí lá.
Tenho total disponibilidade para o cultivo é um grande sonho meu um dis estar podendo cultivar em larrga escala Comoros veteranos aqui do teo.
Eu também estou bem empenhado em uma grande produção, ando estudando bastante e testando muitas coisas.
Boa sorte em seus cultivos!
 
Só me restou uma duvida para manter. Umidade alta o que posso usar?
Creio eu que a água que vai ficar no terrario com a temperatura ideal já se encarregam em dar umidade para seu cultivo, mas se você ainda se sentir inseguro um umidificador e/ou bobina para aquário vai ajudar.
 
Só me restou uma duvida para manter. Umidade alta o que posso usar?

Argila expandida no fundo do terrário pode ajudar a manter a umidade alta. Um umidificador ultrassônico seria a glória.

Quanto ao material, seria proveitoso acompanhar alguns diários de cultivo aqui no fórum para ter uma ideia daquilo que outros cultivadores usaram e poder se posicionar...

Tudo começa com o carimbo ou seringa de esporos e o substrato de sua escolha + vermiculita.

O material básico seria (Tem gente que não usa nada disso e consegue cultivar):
  • Termômetro Higrômetro digital c/ sonda; seria bom ter um analógico também, nem sempre os digitais indicam a leitura corretamente e dessa forma poderia compara-los,
  • Aquecedor Com Termostato, entre 80 e 150w, dependendo do tamanho de seu terrário,
  • Compressor De Ar 2,5w/1,5 L. + porosa + mangueira (para oxigenar o terrário). Pode ser substituído por oxigenação manual de 5 a 6 vezes /dia,
  • Caixa isopor ou plástica p/ incubação/terrário. Se pretende incubar e frutificar ao mesmo tempo é válido ter duas caixas: uma maior (frutificação) e outra menor (incubação). Entre isopor e caixa organizadora escolheria de isopor,
  • Glovebox, pode ser feita até de papelão. Tem alguns tutos no site sobre como construir. Também pode executar os procedimentos na boca do forno; pesquise no fórum.
  • Fonte de luz; pode ser natural (sol) ou artificial.

Outros (isso é essencial):
  1. Panela de pressão para esterilização do substrato,
  2. Copos de vidro para incubar o substrato, pode ser substituído por potes de polipropileno, copos de requeijão, etc.,
  3. Fita crepe ou isolante para lacrar os potes de substrato,
  4. Borrifadores 500 ml (p/ água sanitária, álcool e água),
  5. Papel alumínio,
  6. Papel toalha,
  7. Fita microporosa,
  8. Sabonete liquido germicida,
  9. Lysoform,
  10. Álcool 70, pode comprar de posto e fazer seu próprio... fica mais barato,
  11. Água sanitária,
  12. Luva, Touca e máscaras descartáveis,
  13. Seringas para inoculação.
O principal é vontade de aprender (lendo os diários de cultivo, biblioteca, etc.) e um pouco de empenho!

Boa sorte!
.
 
Última edição:
Copos de vidro para incubar o substrato, pode ser substituído por potes de polipropileno, copos de requeijão, etc.
Só uma observação, pelo que eu vi aqui no teo, os potes de plástico mais recomendado são os de PP5 com tampa, pois eles são resistentes ao calor e a visualização do micélio é melhor.
 
Só uma observação, pelo que eu vi aqui no teo, os potes de plástico mais recomendado são os de PP5 com tampa, pois eles são resistentes ao calor e a visualização do micélio é melhor.
Eu uso PP3 e não derreteu, então só sendo PP já vale?
 
Isso eu não sei te explicar direito, até pq a maioria das coisas que eu sei é teórico, ainda estou fazendo pesquisas para iniciar meu primeiro cultivo ^^
 
Back
Top