Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo CASING aniversariado não frutifica...AJUDA!!!

Diário de cultivo completo.
Galera do CM...estou com um CULTIVO em andamento...(sinto num ter aberto um tópico p ele, o problema é a falta de tempo p isso: FACULDADE, TRABALHO, PROVAS.).

PROBLEMA:

Tenho 2 Casings que foram aniversáriados dia 13-11-07 e está no terrario tipo Poor´s Man, na faixa de temperatura entre 22 e 25ºC ...geralmente 22ºC!!! A minha strain é CAMBOJA...

Meu terrario conta com bomba de aquario p entrada de ar, com 3 divisões (pedras porosas); + água mineral PH 6,99 com meia tampa de refrigerante de água sanitária + argila expandida em todo o fundo.

Há um furo de 1cm de diâmetro coberto com FITA MICROPORE na altura da camada dos casings de um lado do terrário.

PROCESSOS DOS CASINGS:

Um casing foi feito com um bolo 100% colonizado!!! O outro casing foi feito com 2 bolos 40% colonizado (somente com as partes colonizadas)...

Ambos depois de sairem da incubadora e transformados em Casings, foram p a incubadora onde ficaram por 3 ou 4 dias (num me lembro ao certo), à uma temperatura constante de 28 ºC...

Logo após sairem da incubadora foram diretamente p o COLD SHOCK(geladeira), onde permaneçeram mais 1 dia todo (24 horas).

Logo após sairem do COLD SHOCK coloquei uma camada extra de casing (vermiculita estéril e úmida misturada com GIZ (carbonato de calcio) + bicarbonato de sódio (proporção de 1 colher de chá p 200 ml de água estéril), para ajudar a combater o VERTICILIUM!!!

AMIGOS, ME AJUDEM....FAZEM 15 DIAS QUE FORAM ANIVERSARIADOS E NEM SINAL DE PINS...

OBS: Vou adicionar fotos posteriormente para melhor ajuda. Desculpem a correria!
 
Bem, minha opinião:

22º é uma temperatura muito alta, seu micélio ao invés de formar primórdias, continua no estágio de colonização.

Se a umidade do casing está ok, só baixando esta temperatura para conseguir pinar, acredito ser isso.

O ideal é vc manter abaixo de 20, por 5-7 dias.

good vibes!
 
Como está a troca de ar? É feita só pela fita micropore?
A troca de ar deve ser feita 3x por hora no P. cubensis, segundo Paul Stamets. Se depender só desse furo de 1cm de diâmetro fechado com micropore é certeza que está faltando oxigênio.
 
Bem, minha opinião:

22º é uma temperatura muito alta, seu micélio ao invés de formar primórdias, continua no estágio de colonização.

Se a umidade do casing está ok, só baixando esta temperatura para conseguir pinar, acredito ser isso.

O ideal é vc manter abaixo de 20, por 5-7 dias.

good vibes!

Amigo, estou seguindo o que li no site da [EDITADO - sem link para sites de comércio de esporos e psicoativos, por favor]

Será que abaixar a temperatura ajudaria mesmo?? Não estou duvidando de vc...só quero ter certeza SE o PROBLEMA É ESSE!!!

Como está a troca de ar? É feita só pela fita micropore?
A troca de ar deve ser feita 3x por hora no P. cubensis, segundo Paul Stamets. Se depender só desse furo de 1cm de diâmetro fechado com micropore é certeza que está faltando oxigênio.

Sim, a troca é SOMENTE pela FITA MICROPORE e BOMBA DE AQUÁRIO !!!
Só abro o terrário pra recolher os COGUS e acrescentar vermiculita do casing (se necessário). Tudo isso, por medo de CONTAMINANTES!!!

Meu outro casing (um 3º, que não comentei), frutificou NESSAS CONDIÇÕES...

PERGUNTA:
-Poderia ser excesso de úmidade na camada casing?

Pois eu uma vez que abri achando que era falta de úmidade no casing, borrifei um pouco de água em cima, misturada com GIZ e bicarbonato de sódio nas proporções faladas anteriormente.
 
Dae...
Eu estava com o mesmo problema esses dias! Coloquei gelo no terrario(mantendo a 21ºC), injetei agua destilada nos casings(20ml por casing) e borrifei agua+H2O2(proporçao de 3/1) para simular uma chuvinha! Pinou no outro dia! Vários pins por sinal!
Uma dica com relaçao ao furo é retirar o micropore substituindo por uma camada dupla de papel filtro(filtro de café), cole ele com ajuda de esparadrapo para poder trocar qdo necessário e borrife álcool depois de colado para a assepsia!

Good vibes e boa sorte!
 
A troca gasosa com "FILTRO DUPLO DE CAFÉ" é melhor que MICROPORE??

Vou tentar isso!!!
 
Pelo que li, a única coisa que não está conforme padrões é a temperatura.

Lembrando que quando se fala em pinagem, o que ocorre é a mudança de estado do micélio. De estado vegetativo, passa para o estado de frutificação. Para isso ocorrer, as condições são a temperatura, oxigênio, claridade, umidade.

Para a maioria das strains cultivadas, a pinagem ocorre entre 18-21º, não é lei, mas é regra.

Se vc está com 22 graus, está acima do limite já.

Cultivos indoor são exigentes, infelizmente.

Espero ajudar, tente baixar a temperatura e observe o que ocorre.:)
 
A troca gasosa com "FILTRO DUPLO DE CAFÉ" é melhor que MICROPORE??

Vou tentar isso!!!
Estou usando há meses e nao tive problemas com isso! A diferença é que no furo acoplei uma valvula(ralo) de tanque(2cm de diametro) e com auxilio da luva que rosqueia na valvula encaixei o papel.

Good vibes!
 
Tenta assoprar por um filtro de café e depois tenta fazer o mesmo por um micropore...

Sua bombinha fica ligada 24hs?

Ah, agora que eu li, você usou bicarbonato de sódio. Cara, não use bicarbonato de sódio, use carbonato de CÁLCIO!
O excesso de sódio que vem do bicarbonato de sódio prejudica (e também mata o micélio) muito mais do que a correção de pH ajuda.
 
Última edição por um moderador:
PROCESSOS DOS CASINGS:

Um casing foi feito com um bolo 100% colonizado!!! O outro casing foi feito com 2 bolos 40% colonizado (somente com as partes colonizadas)...

Ambos depois de sairem da incubadora e transformados em Casings, foram p a incubadora onde ficaram por 3 ou 4 dias (num me lembro ao certo), à uma temperatura constante de 28 ºC...

Os casings foram feitos com que material ?
 
Os casings foram feitos com que material ?

Aguardo resposta a pergunta do Mauricio!!!
Mas meu amigo Muilok, não sei se é a temperatura não, essa strain é muito guerreira, fiz uns bolos de o choque têrmico e mandei eles dentro de um balde com agua e argila expandida no fundo, filme plastico com um furo e filtro de café para troca gasosa, não controlo nada apenas deixei lá, e não para de aparecer cogumelos!!! e não foi a primeira vez já fiz outras vezes com essa raça e nasce, sempre poucos frutos mas de bom tamanho!!!
Tiveram dias frios aqui mas a maioria foi quente e bem quente!!!
Abraço a todos!
 
Pelo que li, a única coisa que não está conforme padrões é a temperatura.

Lembrando que quando se fala em pinagem, o que ocorre é a mudança de estado do micélio. De estado vegetativo, passa para o estado de frutificação. Para isso ocorrer, as condições são a temperatura, oxigênio, claridade, umidade.

Para a maioria das strains cultivadas, a pinagem ocorre entre 18-21º, não é lei, mas é regra.

Se vc está com 22 graus, está acima do limite já.

Cultivos indoor são exigentes, infelizmente.

Espero ajudar, tente baixar a temperatura e observe o que ocorre.:)

Vou tentar resfriar o quarto p baixar a temperatura um pouco então!!! Obrigado

Estou usando há meses e nao tive problemas com isso! A diferença é que no furo acoplei uma valvula(ralo) de tanque(2cm de diametro) e com auxilio da luva que rosqueia na valvula encaixei o papel.

Vou tentar então..obrigado!!

Sua bombinha fica ligada 24hs?

Sim, fica ligada 24 horas!!!

shroower disse:
Ah, agora que eu li, você usou bicarbonato de sódio. Cara, não use bicarbonato de sódio, use carbonato de CÁLCIO!
O excesso de sódio que vem do bicarbonato de sódio prejudica (e também mata o micélio) muito mais do que a correção de pH ajuda.

Utilizei um pouco de Bicarbonato de sódio para combater VERTICILIUM...e também usei GIZ (carbonato de calcio), como disse!!!

PERGUNTA:
-Devo retirar o excesso de VERMICULITA do CASING e colocar um pouco de VERMICULITA seca pra diminuir o excesso de úmidade??

-O excesso de úmidade pode atrapalhar a frutificação?

Os casings foram feitos com que material ?

Apenas VERMICULITA estéril, com um pouco de GIZ raspado e fervido, mais Bicarbonato de sódio p evitar contaminação por VERTICILIUM!!!
 
A temperatura acho que não é, porque o correto mesmo é de 21º a 23º para cubensis. Acho mesmo que deve ser a falta de oxigênio, que se não for resolvida logo poderá ocasionar cobweb!
 
A temperatura acho que não é, porque o correto mesmo é de 21º a 23º para cubensis. Acho mesmo que deve ser a falta de oxigênio, que se não for resolvida logo poderá ocasionar cobweb!

Vou fazer o sugerido...MELHORAR A TROCA GASOSA...

depois posto fotos p os IRMÃOS.
 
Vai dar tudo certo amigão..
Não te falei que a FAMILIA CM ia te ajudar..
Tenta concertar o que tá errado aí que ficará tudo bem..
Inté mais..:pos::)
 
Talvez os 4 dias que você deixou o casing no escuro não tenha sido suficiente para o micélio se recuperar, após quebrar o bolo e cobrir com vermiculita.
A rede de micélio tem que estar recuperada.
Se não pinar em breve, feche e ponha no escuro por mais uns 5 dias, depois de o choque e ponha no terrário.
 
Vou fazer o sugerido...MELHORAR A TROCA GASOSA...

depois posto fotos p os IRMÃOS.
Daeeeeeeee........
Se vc usou cabonato de cálcio dificilmete o cobweb te pega! Que diga o Alienardo!
O Maurição depois de várias dicas e observações, disse uma coisa muito importante! Vale se atentar pra isso!
Quanto a troca gasosa... fundamental!

Good vibes!
 
Vai dar tudo certo amigão..
Não te falei que a FAMILIA CM ia te ajudar..
Tenta concertar o que tá errado aí que ficará tudo bem..
Inté mais..:pos::)

Su...valeu as vibes...são indispensáveis, ainda mais vindo da FADA DOS COGUMELOS...

Jamais duvidei da ajuda do pessoal aqui, pois TUDO o que APRENDI foi com os IRMÃOS do CM...vc mesma lembra que eu num sabia nem o que era COGUMELO...ahuahua (brincadeira, num é pra tanto)

o problema sempre foi TEMPO p abrir um diário mesmo!!!

Talvez os 4 dias que você deixou o casing no escuro não tenha sido suficiente para o micélio se recuperar, após quebrar o bolo e cobrir com vermiculita.
A rede de micélio tem que estar recuperada.
Se não pinar em breve, feche e ponha no escuro por mais uns 5 dias, depois de o choque e ponha no terrário.

Obrigado Mauricio, se num vingar agora, vou fazer isso mesmo. Já estava pensando em refazer todo o processo novamente, só num sabia se era possível...agora ta constatado, qquer coisa eu refaço!!!

VALEU!!!

Tiwanaku disse:
Daeeeeeeee........
Se vc usou cabonato de cálcio dificilmete o cobweb te pega! Que diga o Alienardo!
O Maurição depois de várias dicas e observações, disse uma coisa muito importante! Vale se atentar pra isso!
Quanto a troca gasosa... fundamental!

Good vibes!

Hehehehe, verdade!!!

Adivinha quem me ensinou isso? O próprio ALIENARDO!!!
O cara é nota 1000!!!
Valeu garoto...ja melhorei a troca gasosa...

VOU TODO DIA DAR UMA ABRIDINHA NO TERRARIO P DAR UMA VENTILADINHA POR ALGUNS SEGUNDOS!!!

Isso, além da saída de AR com MICROPORE!!!

OBS: Em relação ao FILTRO DE PAPEL e MICROPORE, fiz o teste assoprando os dois para comparar, e a MICROPORE deixa passar MAIS AR. Portanto, fico com ela.
 
IRMÃOS...agora to colocando 3 fotinhos pra vocês conferirem como está meu TERRÁRIO!!!

Uma IMAGEM vale mais do que MIL PALAVRAS!!!

indisp.png

FOTO 1: TERRARIO visto de FRENTE (Há 3 casings no terrário: os problematicos são o 1º e o 2º...o 3º irá para seu 2º FLUSH)

indisp.png

FOTO 2: Detalhe para a temperatura (22 ºC)

indisp.png

FOTO 3: TERRARIO visto de LADO (Observem o pequeno furo para SAÍDA DE AR, coberto com fita MICROPORE)

indisp.png

FOTO 4: Meus frutos do CASING PEQUENO em seu 1º FLUSH !!!
OBS: Casing feito com 3 bolos que ESTAGNARAM em 20%.

OBRIGADO A TODOS.

TODA AJUDA, CRITICAS E SUGESTÕES SERÃO BEM VINDAS!
 
Dae corpsebiff...
Pelas fotos tá tudo beleza por aí.

Quanto ao uso do filtro... o que vale é vc experimentar as possibilidades e criar a sua tek! Parabéns aí pela persistência! Os frutos logo vc colherá!

Good vibes!
 
Back
Top