Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático "Caseirização" de um cogumelo selvagem

Diário de cultivo problemático.
Olá

Muito motivado por este excelente e literalmente frutífero tópico:
https://teonanacatl.org/threads/selvagem-na-adaptação-del-mago.6948/ (do Mago ) decidi criar este tópico também, pra ver se traz umas energias positivas para meu primeiro cultivo.

Não é epoca de verão, mas semana passada aproveitando alguns dias de chuva seguida, consegui coletar meus primeiros cogumelos numa fazenda, a beira da estrada, nascendo num estrume curtido.

Cogus psilocybe pequenos. Antes de ingerir com a galera os poucos cogumelos que encontrei, removi o chapeu de um dos cogus e fiz um print em 12 horas.

No outro dia comprei 3 copos de whisky, alpiste, painço, farinha de aveia e vermiculita (não usei FAI pois não achei arroz integral, infelizmente na hora que fui comprar só tinha um supermercado aberto e não tinha arroz integral!!! Fiquei puto com isso!).

Medi um copo de vermiculita, um de 1:1 alpiste/painço e outro de farinha de aveia.
Adicionei a mistura de sementes na água, fervi..Enquanto isso misturei a vermiculita com a aveia. Após meia hora desliguei o fogo e escorri bem as sementes.

Misturei tudo e comecei a encher os copos de whisky, deixei um espaço pro selo de vermiculita.. Usei 2 copos americanos também, pra comparar e que foi o máximo que a PP comportava...

Usei alguns colheres e bolas de gude para isolar o fundo dos copos com o fundo da tampa..Fiz os lacres de papel Al, 2 dobrados como tampa e mais um sobressalente (do mesmo modo que no pf tek for simple minds - www.youtube.com/watch?v=3iFi3YrIo7o ), adicionei os copos e a agua e mandei ver na PP por cerca de 50 minutos dai desliguei.

Esperei o outro dia, fechei os potes com fita crepe e inoculei os esporos coletados no carimbo usando uma seringa estéril de 10 mL e água filtrada fervida num copo de cachaça.
Infelizmente no momento do procedimento eu não havia visto ainda sobre a hidratação e mandei ver logo após encher a seringa, pensando em diminuir o risco de contaminação..

Depois disso passei a fita crepe nos buracos e guardei numa caixa.
Isso foi na manhã de quinta feira, dia 03...

Está demorando pra aparecer uns micélios... Hoje percebi que há alguns focos brancos bem pequenos, ainda não há sinal de contaminação 'colorida', isso é normal? Talvez essa demora toda tenha ocorrido porque eu não hidratei os esporos..Alguem pode confirmar isso?
Como o tempo está frio, e isso talvez atrase o avanço dos micélios também, decidi colocar uma garrafa PET com água morna na caixa onde estão os copos.. Vou fazer isso todo dia pra ver os resultados..

Se por acaso algum (ou todos) os copos contaminarem, o que recomendam que eu faça? Rola fazer um outdoor como o do Mago?

Se tudo der certo e eu conseguir frutificar sem dúvida vou mandar um print pro pessoal da PF analisar.. eheh

Vou tentar tirar umas fotos com maior resolução dos copos depois.. E vou dar uma olhada em estrume curtido...

Ah, reparei que os copos americanos, ao contrário dos de Whisky após passar pela PP, ficaram com umas micro trincas bem pequenas que eu quase não vi... Então, realmente pouco recomendável..

Valeu galera!
Neves.0088.jpgNeves.0089.jpgNeves.0090.jpgNeves.0091.jpgNeves.0092.jpgNeves.0093.jpgNeves.0094.jpgNeves.0095.jpgNeves.0096.jpgNeves.0097.jpgNeves.0098.jpgNeves.0099.jpg
 
Última edição:
Talvez a galera mais experiente possa te falar melhor, mas, acho que pra isolar selvagens o melhor caminho seria placas de BDA.
 
Medi um copo de vermiculita, um de 1:1 alpiste/painço e outro de farinha de aveia.
Adicionei a mistura de sementes na água, fervi..Enquanto isso misturei a vermiculita com a aveia. Após meia hora desliguei o fogo e escorri bem as sementes.

Está demorando pra aparecer uns micélios... Hoje percebi que há alguns focos brancos bem pequenos, ainda não há sinal de contaminação 'colorida', isso é normal? Talvez essa demora toda tenha ocorrido porque eu não hidratei os esporos..Alguem pode confirmar isso?
Como o tempo está frio, e isso talvez atrase o avanço dos micélios também, decidi colocar uma garrafa PET com água morna na caixa onde estão os copos.. Vou fazer isso todo dia pra ver os resultados..

Esssa mistura alpiste e painço não é fácil. Arroz integral é facil.
Quanto aos esporos não terem hidratado isso não é problema. São esporos frescos.

O mais delicado deve ser o momento de tirar os carimbos do cogumelos selvagem, momento crítico de contaminações. Como voce retirou esses carimbos?

Pra domesticar selvagens nada melhor que papelão ou BDA.
 
uma dica - procure cogus ainda fechados, leve-os pra casa com o pedaco do bolo e espere o momento de abrir e carimbar, espete um palito no CENTRO do chapeu ou chapeis dos cogus, e coloca pra carimbar por 4 horas numa folha de papel.

durante este tempo, dentro de uma glovebox ou em um pote fechado deixe 2 ou 3 papeis aluminio ja prontos pro carimbo, pegue os cogus (que ja devem ter depositado a primeira esporada no papel) e carimbe-os por APENAS 4 horas em cada papel aluminio.
os carimbos 2 e 3 devem estar "relativamente" limpos.
pra fazer a solucao da seringa tambem convem usar ou uma gota de propolis pra cada copo de agua mineral ou uma gota de sal liquido por cada 300 ml de agua.
isso ja te da um "start" muito mais facilitado, e se utilizar de varios (10 - 12) copos pequenos com POUCO substrato de graos (milho preferencialmente) te ajuda a conseguir pelo menos um isolamento rizomorfico e limpo de contaminantes.
a partir desses copos pequenos voce pode partir pra um bullk ou PF mesmo, o mais dificil eh conseguir o micelio sadio isolado mas tem bastante material aqui sobre o assunto.
(isolamento em graos, grain 2 grain, papelao)
 
uma dica - procure cogus ainda fechados, leve-os pra casa com o pedaco do bolo e espere o momento de abrir e carimbar, espete um palito no CENTRO do chapeu ou chapeis dos cogus, e coloca pra carimbar por 4 horas numa folha de papel.

durante este tempo, dentro de uma glovebox ou em um pote fechado deixe 2 ou 3 papeis aluminio ja prontos pro carimbo, pegue os cogus (que ja devem ter depositado a primeira esporada no papel) e carimbe-os por APENAS 4 horas em cada papel aluminio.
os carimbos 2 e 3 devem estar "relativamente" limpos.
pra fazer a solucao da seringa tambem convem usar ou uma gota de propolis pra cada copo de agua mineral ou uma gota de sal liquido por cada 300 ml de agua.
isso ja te da um "start" muito mais facilitado, e se utilizar de varios (10 - 12) copos pequenos com POUCO substrato de graos (milho preferencialmente) te ajuda a conseguir pelo menos um isolamento rizomorfico e limpo de contaminantes.
a partir desses copos pequenos voce pode partir pra um bullk ou PF mesmo, o mais dificil eh conseguir o micelio sadio isolado mas tem bastante material aqui sobre o assunto.
(isolamento em graos, grain 2 grain, papelao)

Concordei com tudo, menos a parte do "gota de própolis ou sal líquido". :)
 
Isso ae galera vamos domesticar os selvagems, estou preparando tudo aqui em casa para partir para os sagrados Panaeolus canescens me aguardem:sneak:

KClO3 parabéns pela iniciativa achei que os selvagens não são nem um pouco difíceis, sobrou esporos ou o inoculo de seringa?

Faz mais alguns copos para garantir:)
o meu cultivo foi via grãos o que eu achei bem facil também...
e o bulk nem me fala me apaixonei por essa tek, muito produtiva e relativamente simples...

Boa Sorte no teu cultivo e god vibes!!!
 
Fala galera, beleza?


Hoje passei na loja de agropecuaria e achei um saco de esterco de curral seco e peneirado. Será que rola? Praticamente não tem cheiro; acredito não ter nenhum aditivo químico ou similar.. Muto em breve vou misturar com palha, pasteurizar e misturar com um dos copos no out, seguindo um dos links de out do forum..
Hoje eu achei um pacote de arroz integral, mas sem casca, comprei pra futuros experimentos.. Falta só montar a glovebox.
Tirei algumas fotos do desenvolvimento atual do micélio e do esterco, estou juntando mais fotos, em breve posto.

Talvez a galera mais experiente possa te falar melhor, mas, acho que pra isolar selvagens o melhor caminho seria placas de BDA.

Valeu sladeabdala!
Ainda não tenho a manha pra fazer este processo do BDA, mas como eu sou curioso e tenho um pequeno microscópio, vou pesquisando e com certeza vou fazer algo relacionado quando (se) obter meus flushs..


Esssa mistura alpiste e painço não é fácil. Arroz integral é facil.

Quanto aos esporos não terem hidratado isso não é problema. São esporos frescos.

O mais delicado deve ser o momento de tirar os carimbos do cogumelos selvagem, momento crítico de contaminações. Como voce retirou esses carimbos?

Pra domesticar selvagens nada melhor que papelão ou BDA.

Fala tup! Bão cara?
Então, usei farinha de aveia com sementes pois não tinha achado AI e não queria esperar o outro dia.

Notei que apesar de lento, o processo está ocorrendo e hoje reparei mais algumas 'bolinhas' de algodão nos copos.. Ainda não vi sinais de contaminações (ao menos com o olho nu)..

O carimbo eu fiz do seguinte modo: peguei um dos chapeus (abertos..Infelizmente não achei nenhum fechado) de um dos cogus e deixei sobre uma folha retangular de papel Al (previamente limpa com algodão embebido em etanol 96°GL) dentro de um pote de plástico com tampa (tambem limpo com algodão/alcool) por ~24 horas. Mesmo assim acho pouco provável não conter algo estranho nos esporos, já que é chapeu de selvagem, exposto ao tempo no campo..


uma dica - procure cogus ainda fechados, leve-os pra casa com o pedaco do bolo e espere o momento de abrir e carimbar, espete um palito no CENTRO do chapeu ou chapeis dos cogus, e coloca pra carimbar por 4 horas numa folha de papel.

durante este tempo, dentro de uma glovebox ou em um pote fechado deixe 2 ou 3 papeis aluminio ja prontos pro carimbo, pegue os cogus (que ja devem ter depositado a primeira esporada no papel) e carimbe-os por APENAS 4 horas em cada papel aluminio.

os carimbos 2 e 3 devem estar "relativamente" limpos.

pra fazer a solucao da seringa tambem convem usar ou uma gota de propolis pra cada copo de agua mineral ou uma gota de sal liquido por cada 300 ml de agua.

isso ja te da um "start" muito mais facilitado, e se utilizar de varios (10 - 12) copos pequenos com POUCO substrato de graos (milho preferencialmente) te ajuda a conseguir pelo menos um isolamento rizomorfico e limpo de contaminantes.

a partir desses copos pequenos voce pode partir pra um bullk ou PF mesmo, o mais dificil eh conseguir o micelio sadio isolado mas tem bastante material aqui sobre o assunto.

(isolamento em graos, grain 2 grain, papelao)


Obrigado pelas dicas sobre estes prints Mortandello ! No cultivo out vou ficar de olho pra fazer isso, mas tenho que pegar a manha de como fazer.. Suponho que a tecnica do papelão seja mais facil pra iniciantes que o do BDA.. Confere? Vi uma outra dica sua ali no tópico do Mago sobre escorar pedaços de papelão no lado do cultivo, mas não entendi muito bem, o micélio vai escalando o papelão (sem contaminação?)??

Ainda não tentei o metodo do milho, mas li coisas muito boas sobre ele, sendo a parte mais foda a esterilização, mas é promissor...

E sobre este "sal liquido", é algum produto específico ou é simplesmente sal de cozinha (NaCl) dissolvido em água? Sei que existe um outro produto chamado (meta)silicato de sódio ('water glass') que é usado para tornar papeis e materiais celulosicos resistentes à chama e também para fazer silica gel, mas não sei se é essa substancia que você está falando..


Isso ae galera vamos domesticar os selvagems, estou preparando tudo aqui em casa para partir para os sagrados Panaeolus canescens me aguardem:sneak:

KClO3 parabéns pela iniciativa achei que os selvagens não são nem um pouco difíceis, sobrou esporos ou o inoculo de seringa?

Faz mais alguns copos para garantir:)

o meu cultivo foi via grãos o que eu achei bem facil também...

e o bulk nem me fala me apaixonei por essa tek, muito produtiva e relativamente simples...

Boa Sorte no teu cultivo e god vibes!!!

Fala Mago , beleza cara?

Infelizmente eu fiz uma cabacice e joguei o resto do print fora supondo ter contaminado e que seria inútil.. Perdoe o desperdício mãe natureza.. Esse é o preço por ter feito o procedimento antes de absorver todas as informações necessárias.. Se tivesse lido alguns tópicos de out, como o seu por exemplo, antes de tentar, sem dúvida ainda estaria com o resto do print armazenado.
Mas por outro lado, isso é um pretexto para sair no campo.. E é muito legal a sensação de ir só pra caça, talvez como um garimpeiro que sai na esperança de encontrar uma pepita de ouro ou um diamante no aluvião e quando acha, vem uma sensação viciante de ter ganho o dia!
 
(previamente limpa com algodão embebido em etanol 96°GL)


Etanol 96º - ou seja, álcool 96º - não é um bom desinfetante. Use álcool 70º.

Fora isso eu não escolheria papel como base para o carimbo.
 
Etanol 96º - ou seja, álcool 96º - não é um bom desinfetante. Use álcool 70º.

Fora isso eu não escolheria papel como base para o carimbo.
o papel que eu indico a ele, e fica bem claro isto eh apenas para a primeira esporada, que pode ser dispensada.

Obrigado pelas dicas sobre estes prints @Mortandello! No cultivo out vou ficar de olho pra fazer isso, mas tenho que pegar a manha de como fazer.. Suponho que a tecnica do papelão seja mais facil pra iniciantes que o do BDA.. Confere? Vi uma outra dica sua ali no tópico do Mago sobre escorar pedaços de papelão no lado do cultivo, mas não entendi muito bem, o micélio vai escalando o papelão (sem contaminação?)??

Ainda não tentei o metodo do milho, mas li coisas muito boas sobre ele, sendo a parte mais foda a esterilização, mas é promissor...

E sobre este "sal liquido", é algum produto específico ou é simplesmente sal de cozinha (NaCl) dissolvido em água? Sei que existe um outro produto chamado (meta)silicato de sódio ('water glass') que é usado para tornar papeis e materiais celulosicos resistentes à chama e também para fazer silica gel, mas não sei se é essa substancia que você está falando..
a dica pro mago eh essa mesma mas so funciona se tu ja tiver o bolo vivo e sadio, sal liquido para cozinha, CISNE.
 
Olá galera, tudo bem?

Até o presente momento nenhum dos meus 4 copos (1 eu sacrifiquei..Explico adiante) teve sinal de contaminação, mas por outro lado a colonização tem se mostrado bastante lenta.. O copo americano, menor que os de whisky, é o que está mais próximo dos 50% e mesmo assim tá agarrado..

O outro copo americano eu sacrifiquei semana passada na tentativa de um outdoor.. Desmontei o copo e com uma colher de café limpa fui coletando as partes colonizadas e colocando num recipiente limpo e descartei o resto. Este material foi misturado com estrume comercial seco de embalagem (previamente pasteurizado, espremido e resfriado) e o material foi colocado num buraco proximo a raíz de uma árvore e coberto com uma forragem de palha/grama, nem preciso preocupar muito com umidade pois tem chovido com certa frequência e os dias que não chove, não tem feito muito sol e a umidade está sempre alta; porém o clima tem estado frio ultimamente (a maxima não tem passado dos 22°C).

Ontem fui no campo e consegui coletar mais alguns chapeludos. Fiz um print bem denso e espero enviar pra ProFungos em breve.
 
Ontem fui no campo e consegui coletar mais alguns chapeludos. Fiz um print bem denso e espero enviar pra ProFungos em breve.

Só não envie a ProFungos um print proveniente de um selvagem. Só se já tiver sido devidamente trabalhado e cultivado indoor com sucesso, de preferência com um diário de cultivo por aqui :)
 
Só não envie a ProFungos um print proveniente de um selvagem. Só se já tiver sido devidamente trabalhado e cultivado indoor com sucesso, de preferência com um diário de cultivo por aqui :)


Melhor perguntar à Profungos se interessa ou não o print de selvagem, se não for cultivar o mesmo, ou não conseguir.
 
KClO3 guarda essa print pra você faz mais uma seringa e mete bronca, quanto mais copos colonizados você tiver mais teks diferentes você testa;)

god vibes...
 
Olá, obrigado a todos pelas respostas..

tupy , Ecuador , Mago ,
Fiz apenas dois prints dos dois chapeludos mais robustos que encontrei e que estavam no mesmo local, mesma strain. Apesar de pesquisar e ler bastante tópicos, ainda não me sinto 100% seguro em realizar técnicas de isolamento, então ao menos um dos prints eu posso enviar pra eles, pra aumentar a variabilidade de strains..E se porventura no futuro eu realizar um isolamento (possivelmente através do papelão, que é mais barato), também mando um ou mais carimbos limpos..
Curiosamente o primeiro print de selvagem que eu fiz e usei direto nos bolos não perece ter tido contaminação (ao menos até agora)..

Ontem transferi os 4 copos para uma caixa de plastico (organizadora) e envolvi com um cobertor e coloquei uma garrafa com água morna e fechei.. Tudo para aumentar um pouco o ritmo do micélio..
Notei que na parte interna dos vidros estava condensando um pouco de gotículas pequenas de água; apesar de não estar aparentemente atrapalhando o micélio, fiquei meio cabreiro..
Talvez seja melhor usar mesmo a técnica do aquecedor de aquário, pois mantem a temperatura mais ou menos constante ao passo que com a garrafa é intermitente.. Ainda não tive tempo pra comprar um aquecedor.
 
Olá, obrigado a todos pelas respostas..

tupy , Ecuador , Mago ,
Fiz apenas dois prints dos dois chapeludos mais robustos que encontrei e que estavam no mesmo local, mesma strain. Apesar de pesquisar e ler bastante tópicos, ainda não me sinto 100% seguro em realizar técnicas de isolamento, então ao menos um dos prints eu posso enviar pra eles, pra aumentar a variabilidade de strains..E se porventura no futuro eu realizar um isolamento (possivelmente através do papelão, que é mais barato), também mando um ou mais carimbos limpos..
Curiosamente o primeiro print de selvagem que eu fiz e usei direto nos bolos não perece ter tido contaminação (ao menos até agora)..

Ontem transferi os 4 copos para uma caixa de plastico (organizadora) e envolvi com um cobertor e coloquei uma garrafa com água morna e fechei.. Tudo para aumentar um pouco o ritmo do micélio..
Notei que na parte interna dos vidros estava condensando um pouco de gotículas pequenas de água; apesar de não estar aparentemente atrapalhando o micélio, fiquei meio cabreiro..
Talvez seja melhor usar mesmo a técnica do aquecedor de aquário, pois mantem a temperatura mais ou menos constante ao passo que com a garrafa é intermitente.. Ainda não tive tempo pra comprar um aquecedor.

se os copos estiverem suados por dentro não é problema, só cuide para na incubação nao gerar umidade ao redor dos copos, porque dai vai soltar a tua fita que se usou para lacrar os copos. E trazer contaminantes que adoram umidade.
 
Obrigado tupy.
Hoje vou tentar fazer os procedimentos para inocular amanhã alguns copos (PFtek) com TKSSS da ABPF; assepsia máxima!

Estou matutando também como irei isolar o strain selvagem.. No outro tópico sobre papelão disseram que não rola de jogar os esporos direto no papelão esterelizado pois não desenvolve então estou pensando se deve haver algum modo de fazer uma cultura liquida com esta strain, pegar o micelio no meio do contaminante e aplicar uma gota no papelão..Cortar depois parte deste papelão e inocular outro papelão e assim sucessivamente até ter o micélio saudável que pode usar pra inocular grãos e por fim cogus com prints saudáveis.
 
sei não...acho que CL com print selvagens é certeza de contaminação!
 
sei não...acho que CL com print selvagens é certeza de contaminação!

Mas eu me referi a fazer a técnica varias vezes, pra tentar isolar.. Tipo pegar um micelio de CL contaminado e jogar num pedaço de papelão esteril.. O micelio tendo vantagem no papelão, se alastraria mais rapido e poderia ser isolado pra jogar em outro papelão, e se contaminasse repetisse até obter o micelio 'purificado'..
Será que rola?

EDIT: Galera, estava olhando um tópico avulso aqui quando me dei conta de que os cogumelos selvagens que eu coletei se parecem MUITO com panaeolus cyanensis....
Na minha ultima visita ao pasto lembro de ter encontrado alguns cogumelos parecidos, mas não me convencia de que era panaeolus ou psilocybe.. Tinha caracteristicas boas como as lamelas pretas, com as bordas voltadas pra cima e ponto marrom no centro do píleo se irradiando para as bordas, mas tinha caracteristicas que me deixaram cabreiro.. Tinha um anel escuro na parte de cima do pileo, quase acompanhando a borda e o estipe era marrom escuro/negro e não azulava quando dobrado/quebrado. Infelizmente não levei maquina, não registrei nada só comi os cogumelos (na verdade fiz um chá.. Os suspeitos eu deixei lá no pasto mesmo)..
 
Última edição:
eu investiria em placas BDA. Acho mais eficiente.

mês passado gastei menos do que R$ 50,00 com material (luvas, mascara, placa petri, agar-agar, dextrose)
 
Back
Top