Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Carimbo de Esporos Úmido Demais

• Criador do tópico Rees
  • Data de início
R

Rees

Visitante
Olá pessoal.

Seguinte, estava de viagem essa semana na Europa. Passei em um parque no centro da cidade, e encontrei muitos cogumelos. Não sei o strain.

De qualquer maneira, coli alguns que pareciam ter aberto o chapéu recentemente. Levei para o hotel e tentei preparar prints deles, após fotografar tudo direitinho para ajudar na identificação depois. No caso de não ser nada de especial, serviria apenas como experiência mesmo. Essa era a idéia original.

Cortei os chapéus de cinco cogumelos o mais próximo possível, sem qualquer corte errado e tals. Comprei folhas de papel aluminio antes. Coloquei-os com as lamelas viradas para baixo emcima do papel aluminio, uma folha pra cada chapéu, e deixei em um lugar a temperatura ambiente, sem umidade, e escuro, por algo em torno de 15 horas.

Eu meio que dobrei a folha de papel aluminio deixando os chapéus dentro sem qualquer circulação de ar, ou contato com o mundo exterior. Ficaram dentro de gavetas, no quarto escuro.

Enfim, quanto fui retirá-los, eles estavam completamente molhados. Tanto as folhas de papel aluminio, como os proprios chapéus, estavam muito molhados.

Descartei tudo e joguei fora ali mesmo. Para mim, tinha feito algo bem errado.

Enfim, vocês podem me ajudar dizendo onde eu errei, se errei, e tudo mais?

Eu procurei aqui no Forum por "Como Criar um Carimbo de Esporos" e encontrei apenas aquele tópico que oferece um pequeno esboço sobre. Vocês teriam um link com informações mais detalhadas?

Valeu a todos pela atenção.

Ah- eu vou postar mais tarde algumas imagens, ok? De repente, ajuda.

Última edição por um moderador:
Rees, acho que o principal erro foi não ter usado algum dessecante. Por isso que os carimbos ficaram molhados. Se a intenção era apenas a experiência do processo, você deveria ter deixado pelo menos os chapéus em local arejado para que não acumulasse umidade.

De qualquer forma, poste as fotos sim.

Entendi.

Na realidade foi mais falta de informação na hora, sabe? Eu estava sem qualquer acesso a internet e resolvi fazer tudo meio que de última hora, despreparado.

Eu deixei enrolado no papel aluminio, dentro de uma gaveta, no quarto escuro.

Quando tirei e abri o papel aluminio, estava bem molhado mesmo.

Enfim, acho que errei em deixar o chapéu e tudo mais sem qualquer contato com o mundo de fora, né?

Queria ver um passo a passo mais detalhado nessa área.

Rees,
nos carimbos que ja fiz, esperei o chapeu abrir e liberar o suficiente de sporos e logo pego o papel aluminio e deixo secar junto a um sachê de Silica Gel..
É impressionante a velocidade em que o silica gel retira a humidade do sporo a ponto dele ficar até quebradiço e de facil remoção na hora de fazer a seringa.

Silica gel rlz =D
AbraçoS!

tenho tirado uns carimbos que estão muito úmidos, ao final estou colocando no dissecante, assim ficam bem secos,

seria viável o chapéu ser colocado junto com o dissecante para que já começe assim a retirada da umidade :?:

o post do Mauricio na biblioteca diz que o uso de ar codicionado ajuda na retirada dos esporos retirando a umidade, por isso me veio a idéia :luz:

tenho tirado uns carimbos que estão muito úmidos, ao final estou colocando no dissecante, assim ficam bem secos,

seria viável o chapéu ser colocado junto com o dissecante para que já começe assim a retirada da umidade :?:

o post do Mauricio na biblioteca diz que o uso de ar codicionado ajuda na retirada dos esporos retirando a umidade, por isso me veio a idéia :luz:

Os chapéus ficam suados, e os carimbos úmidos.

É interessante o uso de alguns sachês, ou sílica gel , no recepiente onde ficam os carimbos.

Se não utilizar dissecante no momento de fazer os prints, depois, quando se retira o chapéu do aluminio, pode-se colocar os prints no aluminio em um recepiente, aí sim colocar dissecante. Faço assim: deixo os prints secarem dentro de um pote retangular com tampa, e coloco meu pote de dissecante (de mercado, neutro) dentro do recepiente maior. Fica legal.

Vi em posts do Boca e do TapyKala, que pode se utilizar impressoras Epson Cubensis ou HPsilocibe para imprimir os carimbos:D :confused:

Back