Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Carbonato de Cálcio para controle de pH: Qual é a proporção?

Spitzenkörper

Cogumelo maduro
Membro Ativo
20/05/2007
329
73
Alguém poderia me dizer qual é a proporção correta de CaCO3 e esterco para obtenção de um pH ideal? Não tenho fitas indicadoras no momento e não quero errar no pH...

E para a camada de casing? A proporção muda?
 
Ainda a poco li num topico uma resposta do Alienardo falando sobre o uso de carbonato de calcio.. A ideia era a seguinte:

-1 colher de carbonato de calcio, cal hidratada ou po de casca de ovo; a cada copo de vermiculita pura.

-3 colheres a cada 2 copos de vermiculita + fibra de coco 50/50

No esterco ja nao sei :)
Creditos ao Alienardo :cool:

Paz
 
So uma duvida .
Por acaso alguem do forum ja utilizou Gesso ao invez de carbonato de calcio ?
CaSO4.
Si sim Qual a proporcao utilizada?
obrigado :D:pos:
 
Por acaso alguem do forum ja utilizou Gesso ao invez de carbonato de calcio ?
CaSO4.
Não sei qual é a proporção, mas eu acho, EU ACHO, q muda, já que (CO3)- forma ácido fraco e (SO4)2- forma ácido forte...
 
Carbonato de cálcio não aumenta o pH, carbonato de cálcio é "buffer", ele faz a solução resistir a mudanças de pH, caso ela tente ficar ácida, com HCl, por exemplo:
CaCO3 + 2HCl → CaCl2 + CO2 + H2O
Carbonato de cálcio é insolúvel em água, mas vai dissolvendo aos poucos conforme aumenta a quantidade de CO2:
CaCO3 + CO2 + H2O → Ca(HCO3)2

É diferente de adicionar Ca(OH)2 na solução, hidróxido de cálcio sobe o pH além de reagir violentamente com ácidos e atacar metais.

Já com o CaSO4, ... vou pensar nele e já volto ...
 
O estrume ou esterco é excelente para casing, pouca coisa deve ser feita pois na natureza os cogumelos escolheram-no como substrato.

Se você tiver estrume curtido esse que vende em sacos em supermercado ele já vem apropriado para ser utilizado.

Se você buscar estrume em pasto, então procure o estrume que está duro, sem massa molhada, mole no interior, esse estrume está praticamente pronto.

Se houver somente estrume novo, seco por fora e molhado e mole por dentro , então deve ser curtido.

Eu preparo o estrume que uso, porque busco no pasto e frequentemente vem mole ainda por dentro.

Esse estrume se você utilizar para plantas ou cogumelos, vai matar o ser vivo (planta ou micélio).

Eu coloco numa bandeja de alumínio e deixo no forno do meu fogão de trabalho até secar bastante toda a umidade.

Durante o processo é necessário virar com colher para acelerar a secagem.

Depois junto todo material seco num saco de lixo grosso e deixo bastante tempo assim.

Para usar em casing para cada pote de 800 ml ponho uma colher de sopa de corretor.

Utilizo calcáreo agrícola

Fórmula Química CaMg (CO3)2
Teor de CaO 33%
Teor de MgO 16%
PRNT Médio 95%
Natureza Física Pó
Cor Branca

Uso também pó de ostra


A pasteurização deve ser preferida a esterilização.

Para pasteurizar coloque todo substrato numa quentinha de alumínio.

Uma boa mistura é estrume, fibra de coco, vermiculita e o corretor, umideça a mistura.

Não encha a quentinha deixe espaço para colocar posteriormente o milho colonizado.

Feche com a tampa de alumínio, tente deixar bem lacrada para não perder muita umidade no processo.

Coloque no forno do fogão e aqueça até atingir 70ºC e desligue o fogo.

Deixe por 24 horas descansando e aqueça novamente.

Repita esse procedimeto 3 vezes.

Depois de fria pela 3 vez, implante, imediatamente, a semente colonizada, cubra com uma camada de pó de coco esterilizada e feche a quentinha com a tampa de alumínio.

Deixe 4 ou 5 dias para colonizar, abra cubra com uma fina camada de vermiculita.

Ponha dentro de um saco e coloque na geladeira por 24 horas (choque térmico).

Leve em seguida para o terrário.



O choque térmico também pode ser dado dentro do próprio terrário deixando por 1 dia a temperatura em torno de 18 a 20º C.
 
eu preciso molhar e secar quantas vezes pra ele ficar curtido?

Curtir o estrume e fazê-lo propício para ser utilizado.

Quando "sai do gado" está com sucos ácidos que devem ser neutralizados.

Na natureza sol e chuva curtem o estrume.
 
Obrigado Mauricio!!!
Estou com bastante estrume aqui e quero fazer casing com eles!!!
Creio que os PESA Vao agradecer !!!:D
Obrigado!!!:D:pos:

OBS:
O que é o gesso?
Hidratada sulfato de cálcio
Sulfato de cálcio - CaSO4
Outro nome: Gypsite
INdicado no Dvd :Lets Grow Mushrooms.
 
Para usar em casing para cada pote de 800 ml ponho uma colher de sopa de corretor.

Utilizo calcáreo agrícola

Fórmula Química CaMg (CO3)2
Teor de CaO 33%
Teor de MgO 16%
PRNT Médio 95%
Natureza Física Pó
Cor Branca

Uso também pó de ostra
Dae Mauricio...
Seria Calcario Dolomitico, certo?
Que é o corretor de solo preferido na agricultura.

Paz e Luz!
 
E o pó de casca de ovo??
Qual a proporção ideal?
ótimas contribições pessoal!;) 10!

Paz e luz para vocês!
 
po de casca de ovo eh praticamente carbonato de calcio, mas por causa da "película" pode ser propício a contaminações.
 
Carbonato de cálcio não aumenta o pH, carbonato de cálcio é "buffer", ele faz a solução resistir a mudanças de pH, caso ela tente ficar ácida

Quer dizer que não importa se eu coloco carbonato de cálcio além da proporção, o pH sempre vai ficar neutro?
 
Mais ou menos isso... O carbonato de cálcio é praticamente insolúvel em água. Nas CNTP o pH de uma solução de carbonato de cálcio 1 mol/L é 8.27.

A solubilidade de Ca^2+ e consequentemente as variações de pH variam com uma série de coisas, como a pressão parcial de CO2, e presença de outros ácidos fortes ou fracos...

http://en.wikipedia.org/wiki/Calcium_carbonate#Chemical_properties
 
pH (potencial de hidrogênio) é a medição de íons H+ livre numa solução, esses valores são depois transportados para uma tabela que varia de 0 à 14.
Ao intervalo de 0 à 6,99 diz-se que o meio está ácido sendo 7 neutro e o intervalo de 7,01 à 14 diz-se que o meio está básico.

Quando HCl ou outro ácido é dissolvido em água a concentração de íons H+ no meio é grande, a medida através de um instrumento, indica um valor entre 0 e 6,99.

Quando se dissolve NaOH ou outra base em água a concentração de íons H+ é baixa é o instrumento de medida indica um valor entre 7,01 e 14.
Então o que o pH mede é a quantidade de íons H+ livres na solução.

CaCO3 é um sal sem mesmo íon H+, praticamente insolúvel em água, logo ele por si não gera íons H+, mas se íons H+ forem lançados na solução o sal CaCO3 captura esse íon e a solução não fica ácida, isso chama-se tamponar, ou seja frear, impedir uma modificação.
Então o que o CaCO3 faz é impedir que o meio se acidifique capturando a acidez que aparecer.

Para aumentar o pH deve-se usar uma base (OH-), sais como NaOH, Ca(OH)2 tornam o pH alto, no intervalo de 7,01 à 14.


Alguns valores comuns de pH Substância pH (Wikipédia)

Ácido de bateria <1.0
Suco gástrico 2.0
Sumo de limão 2.4
Refrigerante tipo Cola 2.5
Vinagre 2.9
Sumo de laranja ou maçã 3.5
Cerveja 4.5
Café 5.0
Chá 5.5
Chuva ácida < 5.6
Saliva pacientes com câncer (cancro) 4.5-5.7
Leite 6.5
Água pura 7.0
Saliva humana 6.5-7.4
Sangue 7.34 - 7.45
Água do mar 8.0
Sabonete de mão 9.0 - 10.0
Amônia caseira 11.5
"Água sanitária" 12.5
Hidróxido de sódio caseiro 13.5
 
Saudações, micófilos do meu Brasil Varonil!

Ressuscitando esse tópico... Pelo que andei lendo, me surgiu uma dúvida. Será que posso moer a casca do ovo, esterilizar e usá-la como corretor de PH?

Salute all!
 
Back
Top