Confirma.se
@Mindfulness obrigado.
Em relação à
sílica seria o ideal (?). Penso que também encontras em lojas de fotografia, algo relacionado com lentes/objectivas. De momento estou a pensar utilizar tunel de vento. Como fazes?
Dificilmente encontras mesmo em lojas de fotografia, digo isto porque cheguei a vender 1kg que tinha a mais uma vez a um fotografo. E quando encontras é carissimo. Trata disso o quanto antes, caso contrário arriscas-te a perder os cogumelos pois não tens como armazenar.
Para secar faço assim:
1- Colher os cogumelos que estão prontos: colho quando o véu rasgou ou quando está prestes a rasgar (com o tempo vais percebendo). O mais importante ao inicio é não esperar muito tempo para colheres pois vai começar a libertar
esporos, mas mesmo que isso aconteça eles estão bons na mesma.
Mais ou menos assim (ainda dava para esperar um pouco até rasgarem mesmo o véu, mas é igual):
2- Limpar os cogumelos: retirar com cuidado com os dedos os bocados de
micélio que possam estar agarrados aos frutos e possíveis bocados de perlita que possam vir agarrados.
3- Colocar por 12h/16h no túnel de vento (uso uma tampa de uma caixa de 100CDs perfurada com um garfo quente nas laterais. Prendo-a à ventoinha com dois pedaços de arame, mais ou menos assim (entretanto arranjei uma ventoinha com metade do tamanho):
4- Colocar na caixa de secagem com sílica laranja. Tenho uma caixa estanque com 600g de silica, separada com uma rede (podes usar das mais simples e maleavéis, desde que tenham buracos muito pequenos) onde ficam os cogumelos pousados durante 3 dias. Assim (na foto não tem mas eu costumo colocar guardanapos de papel por cima da rede):
5- Após os 3 dias, tiro da caixa de secagem e peso-os para saber quanto rendeu. Depois coloco noutra caixa (de armazenagem) que tem 400g de silica, onde vão ficar sempre guardados, deixo a caixa num local seco e sem luz (guarda-fatos ou outro móvel), dentro de um saco. Algo assim:
Só abro esta caixa para armazenar mais cogumelos já secos (pois vão nascendo mais e não ficam todos prontos a colher ao mesmo tempo) nos pontos anteriores, ou para retirar para consumo.
A caixa do ponto 4 não me lembro onde comprei mas a do ponto 5 foi no Continente é da marca Kasa, é hermética de 5l. Podes comprar 2 dessas, uma para o ponto 4 (cortas a rede em formato redondo com o diâmetro da caixa) e outra para o ponto 5.
Com este método os cogumelos ficam armazenados sem problemas (desde que a sílica esteja laranja e a caixa seja estanque) durante MUITO tempo (testado, mais de 2 anos).