Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cantinho dos Portugueses

Boas. Inscrevi-me há uns dias e também sou de Portugal.
Se alguém quiser trocar uns dedos de conversa pode enviar-me mensagem :)
ola amigo. Nao consigo te mandar mensagem, aparece um erro qualquer. Tenta me enviar ou entao te envio um email. Um abraço :)
 
Só a partir de dada altura é que se tem acesso a receber e enviar mensagens no fórum.

Não recomendo que dês dados teus (mesmo o email, nome ou cidade) em sites ligados a estes temas, por uma questão de segurança.

No fórum tens tudo o que precisas saber. Recomendo a técnica pf tek.
O material necessário já postei aqui neste tópico onde se consegue tudo.

Mas diz aqui que precisas que se souber ajudo.
 
Sim funciona podes seguir o método descrito no site à vontade. Entre 2 a 4 semanas após enviares o pedido recebes os esporos.
 
Hey pessoal, quais sáo as vossas recomendações para substrato? Tendo em consideração falta de experiência.
 
Hey pessoal, quais sáo as vossas recomendações para substrato? Tendo em consideração falta de experiência.
Técnica PF-Tek com arroz integral biológico (compras no Celeiro ou outras lojas de produtos naturais). A maioria das lojas vende-o já moído (farinha) ou podes fazer isso tu se tiveres máquina para isso (liquidificador ou moedor de café) - prefiro comprar moído dá muito menos trabalho apesar de sair mais caro.
 
Técnica PF-Tek com arroz integral biológico (compras no Celeiro ou outras lojas de produtos naturais). A maioria das lojas vende-o já moído (farinha) ou podes fazer isso tu se tiveres máquina para isso (liquidificador ou moedor de café) - prefiro comprar moído dá muito menos trabalho apesar de sair mais caro.
Obrigado @Mindfulness, é exactamente o que pretendo para iniciação. Já reuni o arroz moido, vermiculite os pequenos potes de vidro utilizei de umas compotas que tinha. Falta-me o esporo de Cubensis que infelizmente com a actualidade mundana está dificil.
 
Obrigado @Mindfulness, é exactamente o que pretendo para iniciação. Já reuni o arroz moido, vermiculite os pequenos potes de vidro utilizei de umas compotas que tinha. Falta-me o esporo de Cubensis que infelizmente com a actualidade mundana está dificil.
Os esporos mandas vir da FSRE. Deve demorar um mês.

Os potes têm de ser rectos (ou melhor, a boca tem de ser da mesma largura ou mais larga que o restante para o bolo poder sair). É difícil arranjar, mas se esses forem está bom. Eu sempre usei de plástico pp5 (está por baixo das caixas essa designação). Compras facilmente nos hipermercados e lojas de chineses, ficam bastante baratos (sempre paguei menos de 1€ ou 1€ no máximo e compro entre 250ml e 350ml).

Certifica-te também que tens a sílica laranja para os secar (é, provavelmente, a coisa mais difícil de obter) no final do cultivo.
Eu comprei 1kg no ebay.
 
Última edição:
Os esporos mandas vir da FSRE. Deve demorar um mês.

Os potes têm de ser rectos (ou melhor, a boca tem de ser da mesma largura ou mais larga que o restante para o bolo poder sair). É difícil arranjar, mas se esses forem está bom. Eu sempre usei de plástico pp5 (está por baixo das caixas essa designação). Compras facilmente nos hipermercados e lojas de chineses, ficam bastante baratos (sempre paguei menos de 1€ ou 1€ no máximo e compro entre 250ml e 350ml).

Certifica-te também que tens a sílica laranja para os secar (é, provavelmente, a coisa mais difícil de obter) no final do cultivo.
Eu comprei 1kg no ebay.
Confirma.se @Mindfulness obrigado.
Em relação à sílica seria o ideal (?). Penso que também encontras em lojas de fotografia, algo relacionado com lentes/objectivas. De momento estou a pensar utilizar tunel de vento. Como fazes?
 
Confirma.se @Mindfulness obrigado.
Em relação à sílica seria o ideal (?). Penso que também encontras em lojas de fotografia, algo relacionado com lentes/objectivas. De momento estou a pensar utilizar tunel de vento. Como fazes?
Dificilmente encontras mesmo em lojas de fotografia, digo isto porque cheguei a vender 1kg que tinha a mais uma vez a um fotografo. E quando encontras é carissimo. Trata disso o quanto antes, caso contrário arriscas-te a perder os cogumelos pois não tens como armazenar.

Para secar faço assim:
1- Colher os cogumelos que estão prontos: colho quando o véu rasgou ou quando está prestes a rasgar (com o tempo vais percebendo). O mais importante ao inicio é não esperar muito tempo para colheres pois vai começar a libertar esporos, mas mesmo que isso aconteça eles estão bons na mesma.
Mais ou menos assim (ainda dava para esperar um pouco até rasgarem mesmo o véu, mas é igual):

2- Limpar os cogumelos: retirar com cuidado com os dedos os bocados de micélio que possam estar agarrados aos frutos e possíveis bocados de perlita que possam vir agarrados.

3- Colocar por 12h/16h no túnel de vento (uso uma tampa de uma caixa de 100CDs perfurada com um garfo quente nas laterais. Prendo-a à ventoinha com dois pedaços de arame, mais ou menos assim (entretanto arranjei uma ventoinha com metade do tamanho):

4- Colocar na caixa de secagem com sílica laranja. Tenho uma caixa estanque com 600g de silica, separada com uma rede (podes usar das mais simples e maleavéis, desde que tenham buracos muito pequenos) onde ficam os cogumelos pousados durante 3 dias. Assim (na foto não tem mas eu costumo colocar guardanapos de papel por cima da rede):

5- Após os 3 dias, tiro da caixa de secagem e peso-os para saber quanto rendeu. Depois coloco noutra caixa (de armazenagem) que tem 400g de silica, onde vão ficar sempre guardados, deixo a caixa num local seco e sem luz (guarda-fatos ou outro móvel), dentro de um saco. Algo assim:

Só abro esta caixa para armazenar mais cogumelos já secos (pois vão nascendo mais e não ficam todos prontos a colher ao mesmo tempo) nos pontos anteriores, ou para retirar para consumo.


A caixa do ponto 4 não me lembro onde comprei mas a do ponto 5 foi no Continente é da marca Kasa, é hermética de 5l. Podes comprar 2 dessas, uma para o ponto 4 (cortas a rede em formato redondo com o diâmetro da caixa) e outra para o ponto 5.

Com este método os cogumelos ficam armazenados sem problemas (desde que a sílica esteja laranja e a caixa seja estanque) durante MUITO tempo (testado, mais de 2 anos).
 
Última edição:
Companheiros,

Alguém sabe onde posso comprar AGAR a preços convidativos em Portugal ou mesmo na Europa pelo correio?

Abraço
 
Back
Top