Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Bulk em garrafas -P.C. White Lightning e P.C.Columbian Rust Spore

Diário de cultivo completo.
Boa tarde.
Adquiri os esporos deste cultivo por um e-shop, porém estou desconfiado do carimbo de Columbian rust spore, pois o carimbo não era castanho e sim preto.Vou proceder com o cultivo pra ver o que acontece.
Inoculei quatro copos de 250 ml de milho de pipoca .Cada um com com 1 ml de esporos de P.C.White lightning, 4 furos ,com 0,25 ml por furo.Tapei todos com fita isolante.
Preparei o milho da seguinte maneira:Fervi o milho com uma colher de carbonato de cálcio por 15 minutos ,deixei 24 horas de molho,escorri e deixei secar por umas 5 horas no ventilador.Quando o milho estava seco por fora coloquei nos copos.Dois só com milho e nos outros dois copos misturei uma colher de vermiculita seca em cada copo.Coloquei na panela de pressão e quando a pegou pressão ,desliguei a panela.Esperei 24 horas e repeti o processo.Esperei mais 24 horas e esterilizei por 75 minutos.
O centeio eu preparei da mesma forma ,porém não misturei vermiculita.Inoculei dois copos com 1 ml de esporos de Columbian rust spore (?) cada.Os copos foram incubados a 27 °C.
Em mais ou menos um mês os copos colonizaram todos ,infelizmente não tirei fotos do processo.
Preparei o substrato bulk da seguinte maneira : 2,5 copos de vermiculita +2,5 copos de fibra de coco + 1 copo de húmus de minhoca + 0,5 de turfa e duas colheres de sopa de carbonato de cálcio.A quantidade de água foi aproximadamente 1 copo .Fui medindo a quantidade de água até que apertasse e saíssem algumas gotas.Sei que o indicado é que saia no máximo uma gota de água, mas os substrato perdeu uma boa quantidade de água na pasteurização e acho que ficou no ponto.Rendeu 8 copos.
Preparação dos terrários:cortei os galões de 5 litros ,transversalmente ,próximo a topo dos galões ,cortei um quadrado de mais ou menos 6 x 6 cm ,no meio da garrafa e fiz 8 furos um pouco a cima de onde ficaria a camada superior do casing e tapei todos com esparadrapo micropore.
Coloquei em um pedaço de folha de poliéster quadrado ,coloquei o substrato em cima ,juntei as quatro pontas deixando o termômetro culinário no meio e amarrei.Ficou parecido com um saco.Coloquei dentro de um pote de sorvete de polipropileno e o pote de sorvete dentro de uma panela com água.
Pasteurizei a de 60 a 70°C por duas horas.Esperei 24 horas e repeti o processo.Esperei mais 24 horas e repeti pela terceira vez.Esperei esfriar ,esterilizei uma mistura de 50% vermiculita +50% de pó de coco ,previamente umidecida ,coloquei uma parte no fundo dos dois galões de água de cinco litros ,tirei os grãos colonizados ,misturei com o substrato pasteurizado,coloquei nas garrafas cobri os grãos expostos com um pouco da mistura e deixei colonizar a 23 °C.
A proporção de spawn x substrato foi :
White lightning:4 copos de spawn para 4 de substrato.
Columbian rust spore (?) :2copos de spawn para 4 de substrato
Em dez dias estava tudo colonizado.Cobri com a mesma mistura da camada inferior do casing (50/50 vermiculita +pó de côco) e deixei incubando por três dias.Cobri a parte de baixo dos terrários com papel alumínio para que os frutos não nasçam espremidos contra as paredes do terrário.A temperatura é mantida de 23 a 26 °C.
O White lightning frutificou mais rápido , o outro começou a pinar agora.
As fotos:
Terrários:
100_4841.JPG
White lightning:
100_4831.JPG

100_4835.JPG
Columbian rust spore (?)
100_4830.JPG

100_4840.JPG
Abraço a todos e espero voltar com boas notícias em breve !
 
Última edição:
Legal! Recomendo mesmo !Bulks dão um pouco mais de trabalho mas compensou .Se tivesse um cogumelo ,já estaria feliz,pois antes desses eu fiz uns 8 ou 9 que deram errado .Tipo 6 meses tentando acertar :facewall:.Provavelmente por excesso de umidade e temperaturas altas na hora da colonização.Além do que eu só pasteurizava 2 horas, esperava esfriar inoculava com o spawn. A partir do momento em que fiz essa pasteurização mais longa e fracionada , não tive problemas com contaminantes.Antes ,em cinco dias meus bulks eram invadidos por duendes verdes e :alien: .Recomendaria você e bolar um sistema eficiente de controle de temperatura ,pois temperaturas altas em bulks são um problema maior do que em pk tek ,eu acho.E boa sorte :)!
 
Bulks dão um pouco mais de trabalho mas compensou .Se tivesse um cogumelo ,já estaria feliz,pois antes desses eu fiz uns 8 ou 9 que deram errado

E PF Teks dão menos trabalho e compensam ainda mais para os iniciantes em geral. Poucos conseguem acertar casings ou bulks logo no início, mas podem continuar tentando por seis meses, como você, ou mais, ou desistirem ... ou fazerem um cultivo PF Tek.
 
Concordo com o @Ecuador.Essas tentativas frustradas que tive, foi depois de ter certa experiência com PF Tek.E cada contaminação é um risco de se comprometer outros cultivos.Sempre levei alguns PF Tek paralelamente a esses bulks e felizmente não contaminaram ,mas foi um risco que corri :unhas:.Falei da temperatura apenas por que acompanho seu diário e vi que teve problemas com isso .Se você obtiver sucesso com uma PF Tek ,é um incentivo a mais para proceder com um bulk depois .Se o problema for o controle de umidade até um PF Tek casing, na garrafa pode ser uma solução mais simples do que um bulk.Mas ainda assim a temperatura deve ser ajustada e a umidade do casing na medida certa.São alguns passos a mais do que a PF Tek tradicional ,e algumas chances a mais de contaminação.
 
Boa noite.
Colhi hoje o primeiro flush de White lightning ,rendeu 38 g frescos e estou com 8 carimbos em processo de confecção.
Ainda não tenho muito jeito para colheitas em bulks ,e acabei fazendo alguns buracos no substrato, pois quando puxava os frutos ....100_4853.JPG :unhas:.
Acho que vou ter que remendar o casing ,para que os grãos não fiquem expostos.
Fotos:
White Lightning:
100_4845.JPG 100_4848.JPG 100_4849.JPG 100_4854.JPG 100_4858.JPG
Columbian rust spore:
100_4860.JPG
 
Ótimo flush @joca ! Gostei do seu terrário estilo McGiver :sneak::sneak:! Você disse que está com problemas de calor no terrário, segue algumas dicas:
*Use água gelada quando borrifar o terrário
* Boa ventilação dificulta a proliferação de bactérias anaeróbias e dos fungos intrusos que vivem em simbiose com elas (acima dos 25°C tudo se multiplica exponencialmente). Utilize cooler's de computador do lado de fora do terrário, são silenciosos e econômicos.
* posicione garrafas pet congeladas na parte de captação de ar dos cooler's, isso mandará ar frio direto para o terrário.
*poderá usar uma caixa de isopor ou montar uma com material reaproveitado e colocar as garrafas pet dentro para manter congeladas por mais tempo, faça um furo no isopor para prender o cooler e um para entrar ar e posicione próximo ao terrário (você é criativo, vai conseguir :):
É difícil controlar a temperatura de uma forma constante, isso gera custos elevados. Os chapeludos toleram variações de temperatura, mas altas temperaturas (29°C ou mais) os colocam em desvantagem na competição com outros seres no terrário e o micélio pode cozinhar no calorão.
Essas dicas que deixo aqui, são de baixo custo ou zero custo porque poderá fazer tudo com reaproveitamento de sucatas (carregador de celular para alimentar o cooler, cooler de pc sucata e etc...).
Já fiz isso e deu certo no verão de SP. Hoje estou no RS e não foi necessário, do contrário, meus micélios( trigo grão a grão )estão lentos no crescimento pelo frio que tem feito (18° a 22°), eu esperava temperaturas maiores quando iniciei o cultivo :amuado:.
Sou sempre econômico nos meus cultivos, gastei aprox. R$5,00 neste ultimo. Aproveito as cascas de ovos, as borras de café, o humus da composteira caseira (minhas minhocas são competentes) e fecho um ciclo de resíduos orgânicos. Quando o ultimo flush é colhido, volta para as minhocas :eba::eba::eba:.
Espero ter contribuído.
Abraços psicodélicos!
 
Obrigado amigo.Mas na verdade meu controle de temperatura é para aumentá-la.a temperatura aqui está em torno de 15 °C.Os problemas que citei no começo do tópico foram porque eu incubei os bulks a 28º-29ºC,que é a temperatura que incubo grãos e bolos PF.Pura ignorância :facewall:,mas depois li aqui na comunidade que não é indicado incubar bulks a temperaturas tão altas.De qualquer forma agradeço muito as idéias.Além do que é difícil saber ao certo o que exatamente o que fez dar errado das outras vezes, pois em vez de mudar um parâmetro de cada vez ,para saber onde estava errado,mudei todos de uma vez (receita,temperatura e tempo de pasteurização).Antes fazia só com 50% húmus + 50%vermiculita ,depois li aqui : https://teonanacatl.org/threads/eu-quero-saber.5930/ que não é muito bom uma porcentagem tão alta de húmus ,portanto mudei a receita.E a pasteurização era de 2 horas e foi para 6.Isso também diminuiu bastante a umidade do substrato ,outro fator que pode ter contribuído.
Na primeira vez que apliquei essas todas essas mudanças ,deu certo.De primeira:rolleyes:!!hahahh
 
Colhi o 1° flush do que seria Columbian rust spore.Os frutos são bem robustos e pelo que da pra ver ,do depósito de esporos na superfície do casing ,são escuros :meh:.Agora estou colhendo seis carimbos ,porém talvez acabe descartando ,pois não sei qual strain é .E o pior é que acho que vão dar ótimos carimbos ,tinha um chapéu com uns 7 cm de diâmetro.Além do que os chapéus são bem mais escuros do que as fotos que vi dessa strain.
Fotos:
Columbian rust/dark spore :huh::
100_4863.JPG 100_4864.JPG 100_4870.JPG

White Lightning (atrasadinhos colhidos hoje):
100_4869.JPG

Deixei os dois bulks em imersão na água destilada,dentro do próprio terrário.Pretendo tirar pela manhã e refazer as camadas de casing..
 
Última edição:
Bom dia.
Colhi ontem o segundo flush do pseudo-Columbian rust spore:D.Seja qual for essa strain, parece bem agressiva.Dois dias depois do dunk,apareceram os pins ,e acho que rendeu mais ou menos a mesma quantia do primeiro flush.
O White Lightning começou a pinar, mas os frutos ainda não amadureceram,imagino que dentro de uns dois ou três dias estejam prontos para colheita.
White Lightning:
100_4885.JPG
Columbian Rust Spore:
100_4883.JPG 100_4887.JPG 100_4890.JPG 100_4893.JPG
 
Então amigo, tirei no primeiro flhush. 6 Carimbos,todos escuros.:drepessivo:
 
Eu li o post do @joca na abertura do tópico, quando ele escreveu, @Malahov.

Só que no caso acho que vale a pena verificar. O carimbo que ele recebeu pode ter escurecido por algum motivo. E se, por outro lado, os cogumelos derem tivessem dado origem a carimbos castanhos agora, ele pode poderia considerar que são CRSpore.

Então amigo, tirei no primeiro flhush. 6 Carimbos,todos escuros.

O jeito é não passar a strain adiante, então.

E reclame com quem enviou :p
 
Última edição:
Infelizmente como falei acima os carimbos são escuros mesmo, mas eu já imaginava quando colhi os frutos ,pois o depósito de esporos na superfície do casing era escuro.Entrei em contato com o fornecedor e o que ele me disse foi :Compro os carimbos de um site gringo de confiança ,cultivo e revendo ,se houve algum erro ,foi do fornecedor.Mas a questão é :Como que ele fez os carimbos se perceber que não eram castanhos ?:cautious:.E o problema é que parece ser uma ótima strain .Colonizou rápido ,deu frutos grandes e frutificou rápido.Como não tenho meios e nem conhecimento para identificar qual é ,e estou com pena de descartar,pelos motivos que citei anteriormente, vou guardar os carimbos até conseguir os meios para a identificação.Ainda tenho outro carimbo da mesma strain e do mesmo fornecedor ,veio de brinde.Vou confeccionar uma seringa hoje com ele e aproveito pra conferir a cor ,ainda há uma esperança !:D
 
Última edição:
Nâo posso afirmar que foi má fé, mas tudo esta levando a crer que foi intencionalmente. A strain withe lightning produz cogumelos sem alguns pigmentos como a A+ Albino, e os seus CRS deram pra ver claramente nas fotos que o veu esta roxo como qualquer cubensis comum. Se fosse um erro poderia até ser por engano mas dois é demais. Sacanagem :facepalm:
Ja li relato de um ex-trabalhador de uma e-shop gringa afirmando que toda a lista disponivel com dezenas de strain na verdade se tratava apenas de uma com nomes diferentes, ou seja golpe para angariar vendas.
 
Que chato isso.Quanto ao white lightning,eu também tinha visto esse negócio da coloração, por sinal ,foi o que me motivou a escolher essa strain.Mas como estava escrito ,que ocasionalmente poderia formar frutos brancos ,eu simplesmente pensei :no meu cultivo não formou.Mas a cor dos esporos não tem como enganar.Além disso ,a coloração dos frutos ,principalmente do píleo é bem escura ,comparando com as outras que cultivei (que não eram deste fornecedor).Acho possível sim, que essas duas strains que tenho ,sejam a mesma, e nenhuma seja White Lightning nem CRSpore.Lição aprendida.Só não imaginei que fariam isso com essas strains que tem particularidades notáveis.Dá vontade de encomendar um Albino A+ de lá ,só pra ver se nasce pigmentado:hilario:.Tinha até um F albino lá que me interessou ,mas acho que vai acontecer a mesma coisa ,então não vou pedir:olhoroxo:.
 
Última edição:
Boa tarde.Colhi hoje os White Lightning,infelizmente um pouco depois do ponto que gostaria ,mas ontem quando estavam rompendo o véu ,não tive tempo de colher.
Me chamou a atenção o tamanho dos frutos.Enormes !!O maior deu 39 g:
100_4902.JPG
Outra coisa interessante que notei, foi que dois frutos produziram esporos albinos,mas a coloração da parte de cima do píleo era normal:
100_4900.JPG 100_4901.JPG
Seria isso um indício de que são white lightning ?
Colhi os frutos, infelizmente não colhi esporos desse flush ,pela dúvida quanto as strains :drepessivo:.Remendei o casing e espero que no terceiro flush venham frutos tão grandes quanto esses :p.
Fotos:
100_4895.JPG 100_4897.JPG 100_4898.JPG 100_4904.JPG
 
Outra coisa interessante que notei, foi que dois frutos produziram esporos albinos,mas a coloração da parte de cima do píleo era normal:

Produziram esporos albinos ou não produziram esporos?

Tirou carimbo em um papel preto para ver se os esporos albinos estão lá? Eles são transparentes e difíceis de serem vistos em papel alumínio.
 
vou fazer o teste aproveitando que eles não secaram ainda.Não tinha pensado na possibilidade de eles não terem produzido esporos.Obrigado !
 
Back
Top