Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Bulk em garrafas -P.C. White Lightning e P.C.Columbian Rust Spore

Diário de cultivo completo.
Boa tarde.
Adquiri os esporos deste cultivo por um e-shop, porém estou desconfiado do carimbo de Columbian rust spore, pois o carimbo não era castanho e sim preto.Vou proceder com o cultivo pra ver o que acontece.
Inoculei quatro copos de 250 ml de milho de pipoca .Cada um com com 1 ml de esporos de P.C.White lightning, 4 furos ,com 0,25 ml por furo.Tapei todos com fita isolante.
Preparei o milho da seguinte maneira:Fervi o milho com uma colher de carbonato de cálcio por 15 minutos ,deixei 24 horas de molho,escorri e deixei secar por umas 5 horas no ventilador.Quando o milho estava seco por fora coloquei nos copos.Dois só com milho e nos outros dois copos misturei uma colher de vermiculita seca em cada copo.Coloquei na panela de pressão e quando a pegou pressão ,desliguei a panela.Esperei 24 horas e repeti o processo.Esperei mais 24 horas e esterilizei por 75 minutos.
O centeio eu preparei da mesma forma ,porém não misturei vermiculita.Inoculei dois copos com 1 ml de esporos de Columbian rust spore (?) cada.Os copos foram incubados a 27 °C.
Em mais ou menos um mês os copos colonizaram todos ,infelizmente não tirei fotos do processo.
Preparei o substrato bulk da seguinte maneira : 2,5 copos de vermiculita +2,5 copos de fibra de coco + 1 copo de húmus de minhoca + 0,5 de turfa e duas colheres de sopa de carbonato de cálcio.A quantidade de água foi aproximadamente 1 copo .Fui medindo a quantidade de água até que apertasse e saíssem algumas gotas.Sei que o indicado é que saia no máximo uma gota de água, mas os substrato perdeu uma boa quantidade de água na pasteurização e acho que ficou no ponto.Rendeu 8 copos.
Preparação dos terrários:cortei os galões de 5 litros ,transversalmente ,próximo a topo dos galões ,cortei um quadrado de mais ou menos 6 x 6 cm ,no meio da garrafa e fiz 8 furos um pouco a cima de onde ficaria a camada superior do casing e tapei todos com esparadrapo micropore.
Coloquei em um pedaço de folha de poliéster quadrado ,coloquei o substrato em cima ,juntei as quatro pontas deixando o termômetro culinário no meio e amarrei.Ficou parecido com um saco.Coloquei dentro de um pote de sorvete de polipropileno e o pote de sorvete dentro de uma panela com água.
Pasteurizei a de 60 a 70°C por duas horas.Esperei 24 horas e repeti o processo.Esperei mais 24 horas e repeti pela terceira vez.Esperei esfriar ,esterilizei uma mistura de 50% vermiculita +50% de pó de coco ,previamente umidecida ,coloquei uma parte no fundo dos dois galões de água de cinco litros ,tirei os grãos colonizados ,misturei com o substrato pasteurizado,coloquei nas garrafas cobri os grãos expostos com um pouco da mistura e deixei colonizar a 23 °C.
A proporção de spawn x substrato foi :
White lightning:4 copos de spawn para 4 de substrato.
Columbian rust spore (?) :2copos de spawn para 4 de substrato
Em dez dias estava tudo colonizado.Cobri com a mesma mistura da camada inferior do casing (50/50 vermiculita +pó de côco) e deixei incubando por três dias.Cobri a parte de baixo dos terrários com papel alumínio para que os frutos não nasçam espremidos contra as paredes do terrário.A temperatura é mantida de 23 a 26 °C.
O White lightning frutificou mais rápido , o outro começou a pinar agora.
As fotos:
Terrários:
100_4841.JPG
White lightning:
100_4831.JPG

100_4835.JPG
Columbian rust spore (?)
100_4830.JPG

100_4840.JPG
Abraço a todos e espero voltar com boas notícias em breve !
 
Última edição:
Boa noite.Colhi o terceiro flush do ´´columbian´´.Agora não estou mais aplicando o Dunk tek nos micélios ,simplesmente colhi os frutos e dei uma umedecida na camada de casing.Fotos:
100_4910.JPG 100_4912.JPG 100_4914.JPG 100_4918.JPG
 
Boa tarde.Hoje foi colhido o terceiro flush de W.L. ,resolvi então,dar esse cultivo por encerrado_Os carimbos colhidos durante este cultivo ,serão deixados em um ziplock ,com o nome da strain e do e-shop,assim sei que são as strais não identificadas.Se alguem se interessar por descobrir que strains são essas, e tiver meios pra isso ,peço que me avise por mp e eu abro um tópico no Compartilhando & Trocando para oficializar a oferta.Acho que não estou infringindo nenhuma regra, mas se estiver peço que me desculpem e mande para a lixeira essa mensagem :vergonhento:.
Dois frutos ,aparentemente não produziram esporos.Será algum fator genético ?:greyalien:
100_4921.JPG
Obrigado a todos que acompanharam ,e até o próximo diário.
Abraço!
 
Parabéns pelo cultivo :).

Dois frutos ,aparentemente não produziram esporos.Será algum fator genético ?:grealien:

Então, eu também observo que alguns cogumelos simplesmente não esporulam. Fico muito chateado quando isso acontece com "aquele" cogumelo perfeito pra tirar carimbo - chapéu grande e plano - que nunca esporula, até que começa a definhar e eu colho.

Por que será?

Teve uma vez que não consegui carimbar porque estava muito úmido. No caso, o chapéu ficou escuro embaixo, como é comum quando esporula, mas no carimbo não saiu nada.
 
Back
Top