Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Bolo, Chá e Filosofia . Keepers Creepers.

Diário de cultivo problemático.
Carimbo doado pelo amigo Exporo

O bom , é eu não fico tipo, "poutz, pq não dá certo os cultivo?", por enquantO eu to aceitando e até agradecido pelas três trips leves que tive no decorrer desse um ano.

Esse é o único bolo com colonização completa de uma leva de uns 5 copos. Em geral foi contaminação mesmo, ela ocorreu, porque o lugar de armazenamento para colonização, foi um guarda-roupas; As roupas rasgaram a dupla camada de aluminio, e só percebi o que pareceu, dias depois... Mas isso não é o todo importante.

Quando descartei todos os bolos, esse estava mais para o meio, e não no canto, como os outros. Quando tinha dado por problemático 100% o cultivo, encontrei este copo todo branco e saudável. =D

Eu consegui acompanhar toda a primeira semana depois do dunk e roll, ele ficou no mini terrário, o qual vou apresentar melhor neste diário de cultivo :

É um pote de plástico que foi adquirido com doces dentro.
Já os vi em pequenos comércios, lanchonetes e bares. Compre os doces de dentro, e peça para que distribuam para cada criança que vier ao local,
os doces podem ficar fora do pote, no balcão mesmo, e tu ganha um mini terrário, olha que firmeza ...

mterr.jpg

Depois então, de uma semana, viajaria no dia seguinte,
Resolvi realizar mais um dunk and roll. Não que estivesse azulado ou baixa umidade , nem nada do tipo ...
Deixei ele próximo a janela, e abri a veneziana de baixo. A luz indireta , o terrário, e o tempo fariam o processo de frutificação numa boa.

Só que...
Fecharam a veneziana , e o bolo viveu no escuro por toda a semana da viagem.

O micélio não desenvolveu na nova camada de vermiculita, somente em alguns pontos, onde surgiram formações sólidas, mas que não formariam cogumelos...
Já tinha observado algo parecido em outro cultivo,pequenas formações ,parecidas com cogumelos que nascem em tronco, orelhas"

Limpei o que pude, e este diário tem o objetivo de verificar a possível regeneração de um bolo mantido no escuro no período de frutificação ( primeira semana), e a capacidade dele de gerar frutos saudáveis passando a ter condições de luz normais ( 12 x 12 ) .
 
Última edição:
Carimbo doado pelo amigo Exporo

:D

Que legal ver um diário com nossos filhos...

Quando tinha dado por problemático 100% o cultivo, encontrei este copo todo branco e saudável. =D

... e mais ainda saber que eles estão saudáveis! ;)

Esse é o único bolo com colonização completa de uma leva de uns 5 copos. Em geral foi contaminação mesmo, ela ocorreu, porque o lugar de armazenamento para colonização, foi um guarda-roupas; As roupas rasgaram a dupla camada de aluminio, e só percebi o que pareceu, dias depois...

Hmmm, da próxima só colocar dentro de uma caixa de sapatos que não vai ter esse risco...

No mais, torcendo e acompanhando :).
 
la ocorreu, porque o lugar de armazenamento para colonização, foi um guarda-roupas
Eu não acredito que seja esse seu problema. Se os copos estão vedados com fita e micropore, não deveria entrar nenhuma contaminação, a não ser que ela já esteja lá dentro. Ou seja, eu acredito que você está falhando na esterilização e assepsia, eu sempre deixo meus copos colonizando em qualquer lugar se a temperatura estiver boa.
As roupas rasgaram a dupla camada de aluminio, e só percebi o que pareceu, dias depois...
Não entendi. Você jogou roupas em cima dos copos? Pra que tanto descuido?
Resolvi realizar mais um dunk and roll.
Não faz sentido. Está atrasando o desenvolvimento do micélio, fazendo ele recomeçar...
pequenas formações ,parecidas com cogumelos que nascem em tronco
Isso provavelmente é estroma.

 
@Malahov , pelo que entendi do que o @HD_agade relatou, parece que a questão do armário ter contaminado os bolos é porque as roupas lá dentro dele rasgaram a tampa de alumínio dos copos, criando uma abertura pra entrada das contaminações :coffee:.
 
sim, mas foi descuido também, os próximos serão acondicionados em outro local...

bem, o bolo continua na mesma, nada de micélio aparecendo...

quanto ao titulo" ...filosofia..

é sobre uma questão de como ajudar moradores de rua,
O aromatizador para Carros, custará R$2,50 e será vendido principalmente em semáforos...
O indivíduo que concordar com a ajuda, realizará um cadastro em serviços sociais da prefeitura, como
psicólogos, exames gerais, e passará a fazer parte do projeto, dando vida a ele.

O valor de R$ 0,50 a cada aromatizador vendido será destinado a construção do alojamento para os que participarem do projeto.
1 real será do vendedor
e o restante para custos de produção...


Estou aguardando a nova essência chegar pelos correios...
a experiência com a essência anterior que era "Flores do Campo" foi
razoável no quesito cheiro agradável
ótimo, em duração ( durou cerca de 2 semanas )

A nova essência será Kaiak da natura ...


Vendi cerca de 15 unidades no semáforo , mas era um modelo antigo que não deu muito certo... um cavalo marinho impresso em plástico e com adesivo no verso..
mas devido a essência conter óleo a impressão não grudava no papelão embebido em essência... então vendi por 1 real, mas não estava muito empolgado, afinal queria vender um bom produto..
.
Esse é o segundo modelo então , o dos coqueiros, com o desenho recortado no papelão, e papel e plastico no meio para colori-lo .

Veja só,
quando comecei a escrever o a parte da ideia, neste diário, perguntas como : mas no que isso vai ajudar o projeto ? ou agregar na vida de quem ler a ideia?
Conclui então descartar qualquer expectativa de ajuda aqui, pq afinal, não tinha conseguido nenhuma resposta no facebook, enviando mensagem para perfis que ofereceram ajuda em uma página sobre moradores de rua, quem diria aqui que o assunto é outro...

mas depois de receber um "amigável" em uma mensagem, me motivei a escrever um pouco mais... veja só!


Tive a honra de morar em um alojamento para funcionários de uma fábrica de carros da Suzuki, no Japão.
O trabalho era exaustivo, mas não era só por isso que meu quarto era tão relaxante e confortável ;)

O Academy possui cinco andares,
A entrada era mesmo idêntica a hotéis sofisticados caros, portas de vidro, e carpete vermelho...
Logo na recepção, deixávamos as chaves ao sair, e recebíamos ao chegar, também podería-se prosear com os japoneses simpáticos,se conhecesse em pouco do nihongo ( Idioma japonês ) ou em inglês com a jovem japonesa que concluiu um intercâmbio na Austrália...

à Esquerda da entrada, um refeitório amplo e uma cozinha sempre limpa,
fazíamos duas refeições ali, e uma na fábrica,
em geral era boa a comida, que era separada em dois tipos, para os japoneses, uma comida bem tradicional e com temperos fortes, e para os brasileiros... tinha até feijoada! não era uma delícia...

tinha uma mini-academia
a lavanderia ..
a sala de banho, com ofurô e vários chuveiros ...
nos fundos do prédio, ficavam o estacionamento para bicicletas ( todas lá, tem que ter documentação e luzes )
e a piscina, que ficava suja a maior parte do ano...


Os andares superiorer eram em geral um grande salão com banheiro,
os quartos eram feitos com divisórias dessas de escritório,
eram cerca de 100 quartos por andar...
lá é necessário um aquecedor| ar-condicionado, devido as variações de temperatura.
mas em geral era um quarto simples, com cama escrivaninha e armário.
tinha também uma pequena tv de tubo,



Fora tudo o que eu não aproveitei,
foram 6 meses de bastante aprendizado.
Vejo hoje, que o ambiente em si proporcionava isso e muito mais...
e sim, teria uma parte em mim querendo recriar esse ambiente...

posso só filosofar quanto as características de uma sobrevivência na rua...
sobre como a mente pode estar habituada a desconfiar das pessoas que se aproximam,
sobre a falta de expectativa ) bem ,isso eu até conheço)
a falta de higiene que já nem deve incomodar tanto...

É... é um projeto que para dar certo precisa de alguma coisa, que não sei o que é.
mas , sério, pensamentos desejando que vá para frente, têm um poder surpreendente.
ter esse espaço para ampliar a perspectiva não tem preço.


Sonhos a parte.

o bolo continua na mesma - atualizando.
micros pontos brancos começaram a surgir em volta do bolo. ; )
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    79.2 KB · Visualizações: 9
  • IMG_20160106_151538224.jpg
    IMG_20160106_151538224.jpg
    123.5 KB · Visualizações: 8
Última edição:
BOa noite caros !

Diário encerrado ...

O bolo, o chá e a filosofia, podem ficar para outra hora, o que me diz ?

por alguns motivos, permanecerei ausente durante nove meses...
e depois... bem, o depois, o meu eu do futuro dá conta ;)

abraços@
 
Back
Top