Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bolo azulado

NaianaNarciso

Hifa
Cadastrado
19/05/2020
16
5
23
Boa tarde, galera. Tou precisando de uma ajuda aqui com o meu 1 cultivo. Todos os bolos colonizado que coloco no terrário ficam com machas azul claro na superfície. Os bolos estão frutificando normalmente e não apresenta nenhum cheiro diferente. O que pode ser?
Meu terrário é bem improvisado e possui algumas falhas como baixa umidade.
*NAS FOTOS A COR AZULADA FICA BEM MAIS ESCURA*
Outra dúvida... Não tenho acesso a vermiculita e nem fibra de coco (estou em um interior devido a pandemia) . Oque posso utilizar pra fazer roll após dunk?
Posso usar areia de gato? Ou colocar no terrário sem fazer roll?
IMG_20200617_104432.jpg
 
Dale irmão! Ao meu ver vc já respondeu sua pergunta. Esse azulado é muito sugestivo de ressecamento do bolo. Com o vc disse que a umidade dentro do terrário é baixa, tenho quase certeza de que essa é a causa. Não é contaminação, mas melhor corrigir para não ter perdas na produção. Não use nada além de vermiculita ou pó de coco para fazer o roll. Se não tiver esses ingredientes melhor não fazer (desconheço substitutos)! Tente colocar argila expandida com água no fundo do terrário pra aumentar a umidade pelo menos próximo de 95%, isso vai ajudar o bolo a não perder água. Vai dar certo! Abração
 
Dale irmão! Ao meu ver vc já respondeu sua pergunta. Esse azulado é muito sugestivo de ressecamento do bolo. Com o vc disse que a umidade dentro do terrário é baixa, tenho quase certeza de que essa é a causa. Não é contaminação, mas melhor corrigir para não ter perdas na produção. Não use nada além de vermiculita ou pó de coco para fazer o roll. Se não tiver esses ingredientes melhor não fazer (desconheço substitutos)! Tente colocar argila expandida com água no fundo do terrário pra aumentar a umidade pelo menos próximo de 95%, isso vai ajudar o bolo a não perder água. Vai dar certo! Abração
Muito obrigada
 
Boa tarde, galera. Tou precisando de uma ajuda aqui com o meu 1 cultivo. Todos os bolos colonizado que coloco no terrário ficam com machas azul claro na superfície. Os bolos estão frutificando normalmente e não apresenta nenhum cheiro diferente. O que pode ser?
Meu terrário é bem improvisado e possui algumas falhas como baixa umidade.
*NAS FOTOS A COR AZULADA FICA BEM MAIS ESCURA*
Outra dúvida... Não tenho acesso a vermiculita e nem fibra de coco (estou em um interior devido a pandemia) . Oque posso utilizar pra fazer roll após dunk?
Posso usar areia de gato? Ou colocar no terrário sem fazer roll?
View attachment 114464
Talvez não sejam aqueles machucados na hora de tirar os bolos?
 
Dale irmão! Ao meu ver vc já respondeu sua pergunta. Esse azulado é muito sugestivo de ressecamento do bolo. Com o vc disse que a umidade dentro do terrário é baixa, tenho quase certeza de que essa é a causa. Não é contaminação, mas melhor corrigir para não ter perdas na produção. Não use nada além de vermiculita ou pó de coco para fazer o roll. Se não tiver esses ingredientes melhor não fazer (desconheço substitutos)! Tente colocar argila expandida com água no fundo do terrário pra aumentar a umidade pelo menos próximo de 95%, isso vai ajudar o bolo a não perder água. Vai dar certo! Abração
Eu substitui a vermiculita por granulado higiênico de madeira "areia de Gato" e deu certo, mas demorou mais tempo do que utilizando a vermiculita. Porém ache os cogumelos mais robustos.
 
Eu substitui a vermiculita por granulado higiênico de madeira "areia de Gato" e deu certo, mas demorou mais tempo do que utilizando a vermiculita. Porém ache os cogumelos mais robustos.
Lisa, comecei usar granulado também, não em bolos, em minis monos e monos, o granulado tem uma certa nutrição, coisa que a vermiculita não tem, por isso a demora para absorver parte dos nutrientes e por isso ficam mais robustos que apenas com vermiculita, comecei usar agora uma proporção de 75% granulado 25% vermiculita e tenho gostado dos andamento.
 
Bom dia, passei 3 dias sem olhar estes que coloquei em um lugar mais claro e arejado, estes casting foram feitos de bolos que já haviam produzido uma vez. Fiz a reidratação quebrei eles coloquei em uma vasilha cada com uma cama de pinos higiênico de madeira e cobri com vermiculita, deixei na incubadora por 15 dias e depois coloquei no terrário usando um balde e pelotas.
 

Anexos

  • P_20201030_095713.jpg
    P_20201030_095713.jpg
    2.3 MB · Visualizações: 12
  • IMG-20201030-WA0010.jpeg
    IMG-20201030-WA0010.jpeg
    943.2 KB · Visualizações: 12
  • P_20201030_095736.jpg
    P_20201030_095736.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 12
Back
Top