Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial BDA ou PDA

Girinop

Esporo
Cadastrado
27/04/2019
10
2
31
Olá a todos, venho produzindo alguns cogumelos comestíveis há um tempo mas sou novo no fórum, hoje vou ensinar uma receita de PDA/BDA que desenvolvi, utilização penas ingredientes que podem ser comprados no MercadoLivre e que custa no final de tudo uma fração de um meio PDA em pó comprado pronto.

O meio BDA é composto básicamente por três ingredientes, Potator / Batata (batata inglesa), Dextrose e ágar. Esse meio pode conter outras coisas como corretores de pH mas geralmente é só isso mesmo. Ele é ideal para crescimento de fungos filamentosos. Um pote de 500g desse meio custa uns $600 reais nas lojas próprias (rende em torno de 12 litros de solução pronta). Minha receita custa uns $150 reais mas rende muito, muito mesmo algo em torno de 56 litros, mas claro que não precisa fazer tudo isso de uma vez.

Vamos a receita, vamos precisar de Dextrose, ele é um suplemento alimentar para atletas na minha cidade custa $17 reais um kg, é muito importante você comprar a dextrose pura sem sabor, muito fácil de encontrar. Ágar, também conhecido como gelatina de algas, mas procure por ágar, esse é o mais caro em torno de $70 reais o kg e você vai ter que testar precisa de entre 15 a 20 gramas por litro de solução. E por último e não menos importante batata, mas não é batata normal in natura, você vai procurar no MercadoLivre por purê de batata (vou colocar uma imagem do rótulo) esse é importante que seja batata pura, existe alguns purês que vem temperos e conservantes, precisa também de uma balança de precisão.

Quantidades para um litro de solução.

DEXTROSE _________ 20 GRAMAS
ÁGAR ______________ 15 A 20 GRAMAS
BATATA (PURÊ) ____ 4 GRAMAS
ÁGUA ______________ 1 LITRO

Pese todos os sólidos em uma balança de precisão, batata, ágar e dextrose. Coloque 1 litro de água para ferver, ao ferver abaixe o fogo e acrescente os sólidos mexa por 1 minuto. Agora é só despejar nas placas de Petri ou copo de vidro desinfetados.

Esse meio é ideal para clones e isolamento de fungos e para germinação dos esporos.

Me desculpem por qualquer erro de digitação estou enviando pelo celular.

Imagem da purê em anexo.
Screenshot_2019-05-08-01-47-25-688_com.mercadolibre.png

Esqueci de colocar acima, rende 56 litros porque só tem jeito de comprar os ingredientes em maior quantidade. Ou seja 1kg de cada, então receita final fica assim.

1 kg de Dextrose
1 kg de de ágar (depende)
200g de batata (purê)

Espero que tenha ficado esclarecedor, qualquer coisa é só comentar que eu explico aqui. Valeu galera e espero ter contribuído.

Um print dos produtos no MercadoLivre:
Screenshot_2019-05-08-12-40-55-241_com.mercadolibre.png
 
Última edição por um moderador:
Muito bom !

Quando despeja e inocula as placas... vc ta fazendo onde ? Eu faria dentro da glovebox..

Abz
 
Última edição por um moderador:
Se tiver uma glovebox é o ideal, como ainda não construir uma faço perto da chama do fogão e funciona direito, mas já comprei um maçarico de cozinha para usar como bico de Bunsen, e flambar os utensílios. Ao utilizar a placa de Petri a tarefa fica mais fácil, mesmo sem está em um ambiente controlado.
Abraço!

Depois posto foto de como eu inoculo sem a glovebox.
 
Última edição por um moderador:
Legal ! !
A receita parece simples e facil de conseguer os materias pot mercado livre !
Eu uso bastante ele tb por el problema de entrega dos correios !
Caixa postal ! rsssss

Como te falei num post.. as placas de petri sempre forom a minha pendencia...
Acho que nesta vez vou a tentar...
Achei hoje no mercado ums potinhos em plastico para microndas assim :

20190509_143711.jpg


Achas que podem reemplazar as perti de vidro ?
No caso das trocas de ar para o micelio respirar ta fazendo como ?
Obg de antemano oor as respostas
Abz
 
Olá @Gteach tudo bem?

Esse potinho dá sim, substituir as placas com certeza. Após a inoculação dos esporos eu passo as placas no fogo rápido só pra matar possíveis contaminantes na parte de fora, logo após eu fecho as placas com uma camada de plástico de PVC desses apara cozinha (Plástico Filme), e guardo as placas em um local fechado, uso uma caixa de sapatos desinfetada com álcool e água sanitária, o ar que fica dentro da placa já é suficiente para os micelios se formarem, leva uns 5 dias para ver como realmente eles estão porque nós primeiros dias ainda não dá para ver os filamentos de micelios como a gente é acostumado.

Após isso é só cortar pedaços do meio onde o micélio esteja saudável e fazer uma cultura líquida com água destilada. Vou postar aqui quando os meus estiverem no ponto. Essas placas de Petri eu comprei no MercadoLivre custou 12 reais, compensa.
 
Última edição por um moderador:
Legal as informaçoes. !

Espero ver as fotos da evoluçao das suas placas...

Abz
 
Última edição por um moderador:
Ontem preparei as prineiras tres placas (alias plasticos Pp5 rsss).

20190517_145636.jpg

Decidi fazer a receita :

Cozimento 75 grs de batata para 250 ml de agua . meia hora mantendo o nivel de ml.
1 tampinha de agua mineral de agar
1 rampinha de agua de xarope de milho

20190517_135857.jpg20190517_143617.jpg

A ideia e clonar um gigante cogumelo deshidratado e ver se da certo..

O agar foi comprado em loja naturista..

O primeiro que vi que que quando joge o agar no caldo das batatas fervendo ele fico grudado a pesar de ir colocando aos poucos... E nornal isso ou e mala calidad do agar ?

Quando esfrio coloquei na glovebox..

Ja dentro da GB pasei os pequenos pedaços por uma mergulhada no agua oxigenada 3 % (esta bem isso o tenho que fazer uma proporçao de esse 3 % ? ) e de ai abri a tampa rapido e adentro !!!!

Vedei com sacolas platicas novas..

20190517_233049.jpg

Agora so aguardar... conselhos e comentarios sao bemvindos !!

Abz
 
Olha aí... Depois de separar a parte não contaminada no dia (17) acho que o carimbo veio cheio de esporos contaminantes, desculpa por não tirar fotos da contaminação na placa, agora eu isolei somente os micelios que eu queria. Estão crescendo lindamente!!! :love:
Esse meio aí é o da receita do tutorial desse post!
Abraço a todos
 

Anexos

  • IMG_20190519_162130_HDR.jpg
    IMG_20190519_162130_HDR.jpg
    917.5 KB · Visualizações: 53
  • IMG_20190519_162057_HDR.jpg
    IMG_20190519_162057_HDR.jpg
    915.4 KB · Visualizações: 56
  • IMG_20190519_162114_HDR.jpg
    IMG_20190519_162114_HDR.jpg
    916.2 KB · Visualizações: 50
Atualização do dia 21 hoje
Tá muito, muito bonito mesmo!
Já tô pensando em fazer a inoculação em painço.
 

Anexos

  • IMG_20190521_175926_HDR.jpg
    IMG_20190521_175926_HDR.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 53
  • IMG_20190521_175908_HDR.jpg
    IMG_20190521_175908_HDR.jpg
    772.5 KB · Visualizações: 50
Será que da certo cultivar apenas neste tipo de Ágar?
Digo, colonizar uma placa de petri e após completa, cobrir as hifas com uma camada de vermiculita ou semelhante e aguardar os cogumelos.
 
Back
Top