Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Base do bolo c/agua

Premonisom

Artífice esporulante
Contribuidor
24/11/2005
614
80
to super preocupado...botei ontem pra aniversariar um bolo 100%....meu terrário tem bomba de aquario, duas pedras porosas...mais acho que exagerei em por duas pedras pois o terraário é pequeno, tem 28 ltrs....por isso aconteceu o seguinte....a Base dos bolos ,(coloquei uma tampa de nescau aquelas de plastico bem baixa), está com um pequeno acumulo de agua no fundo e o bolo está bem úmido do lado onde sai as bolhas do borbulhador...será quer devo retirar uma pedra ou só diminuindo o nível de agua (menos agua na argila)..???
e o bolo...devo secar ele com um papel toalha????





Paz a todos!
 
Fala Vitor! Que dilema!

Bom, posso estar enganado mas...

Se possível, afastaria os pontos de pedras porosas das tampas de nescau. A oxigenação e a umidade são muito importantes! Meu terrário de 68 litros possuia 4 pontos com pedras porosas. Descobri o quanto são importantes depois que os bolos contaminaram com CobWeb (falta de troca de ar). Portando, não desligue o sistema de umidade/troca de ar.

O que você poderia fazer é em uma atitude ninja, afastar esses pontos das tampinhas, e em um ato suave porém realizado como um relâmpago, substituir as tampinhas por outras, dessa vez maiores (mais altas, ou com algum suporte) e com bastante vermiculita no fundo!

Assim evitará que as gotículas caiam sobre os bolos, e a vermiculita (esterilizada) ajudara a retirar/sugar o molhado do bolos.

Uma outra sugestão é utilizar da técnica 'Dunk and Roll' na qual a majestosa Biblioteca nos oferece.

Sempre é interessante lembrar: Evite ao máximo tocar no micélio! E realize todas operações com luvas (bem limpas), mascara e touca! Seu micélio agradece!

Bem, bom... Pelo menos seria isso que faria em uma atitude de desespero. Você descreveu bem a situação, mas nada seria muito interessante se tivéssemos fotos para podermos entender com clareza o que se passa.

Vamos deixar os mais experientes (como Mauricião, Bocão, Neurão e MuiLokão) opinarem!

Abraços e boas vibrações para você e seu cultivo! E para todos do fórum!
 
Upvote 0
fala vitor

Coloque os bolos numa base que os proteja melhor dos respingos, uma quentinha de alumínio por exemplo.

É importante que a água não cubra a argila, o nivel d'água deve ficar abaixo.
 
Upvote 0
eai Mauricio

então vou fazer isso...colocar nas quentinhas, coloquei o bolo para dunkar e farei um dunk and roll como disse o irmão Kilphos....

to encucado com uma coisa meu terrrário está com um cheiro de agua sanitaria um poko elevado...será que coloquei muita???
tem algum perigo pro micélio???

obrigado pela ajuda.


Paz :)
 
Upvote 0
Xi, nesse meu cultivo atual eu coloquei mais água que argila expandida no fundo do terrário e deu umas inundadas dentro do pized do bolo. eu tava com um problema onde axo q o ar lah dentro estava com umidade baixa, então a parte usperior do bolo azulou, a inferior nao, ep or incrivel q pareca, onde inundou d'água apareceram os cogumelos mais bem desenvolvidos da coleita
 
Upvote 0
Os bolos estavam sedentos.

A água não pode cobrir a argila, o nível deve ficar um pouco abaixo.

Bolos são sempre mais exigentes, requerem atenção do cultivador e terrário com umidade elevada.

Injeções de água destilada ajudam muito o desenvolvimento de cogumelos.
 
Upvote 0
Back
Top