Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Baixar temp na frutificaçao: Gelo pode?

smithfh

Primórdia
Cadastrado
01/08/2012
9
23
São Luís - MA
Alta temperatura durante a frutificação, cerca de 29º, pode prejudicar e fazer com que "vinguem" poucos frutos, certo?

Dúvida simples: supondo que o bolo esteja numa bandeja de alumínio e esta imersa em água, posso colocar 1 pedrinha de gelo na água a cada 12 horas pra diminuir a temperatura do substrato? ou não é uma boa ideia?

o cultivo deu muito certo até agora, pinaram e começaram a frutificar muito rápido, mas apareceu alguns poucos pins. o número reduzido pode ser por conta da alta temperatura?

obs.: ainda estão no 1º flush

bjos

Alta temperatura durante a frutificação, cerca de 29º, pode prejudicar e fazer com que "vinguem" poucos frutos, certo?

Dúvida simples: supondo que o bolo esteja numa bandeja de alumínio e esta imersa em água, posso colocar 1 pedrinha de gelo na água a cada 12 horas pra diminuir a temperatura do substrato? ou não é uma boa ideia?

o cultivo deu muito certo até agora, pinaram e começaram a frutificar muito rápido, mas apareceu alguns poucos pins. o número reduzido pode ser por conta da alta temperatura?

obs.: ainda estão no 1º flush

bjos

Pode sim.. se a temperatura estiver muito elevada, enche uma garrafinha de água, congela ela e depois coloca a garrafinha inteira imersa na água.

Troca o ar do terrário ao menos 4x por dia, isso vai ajudar remover a acumulação do calor la dentro tmb!

Tem alguma foto do seu terrário disponível?

Veja: https://teonanacatl.org/threads/frutificação-fatores-importantes.1032

Pode sim.. se a temperatura estiver muito elevada, enche uma garrafinha de água, congela ela e depois coloca a garrafinha inteira imersa na água.

Troca o ar do terrário ao menos 4x por dia, isso vai ajudar remover a acumulação do calor la dentro tmb!

Tem alguma foto do seu terrário disponível?

Veja: https://teonanacatl.org/threads/frutificação-fatores-importantes.1032

pois é, to sem câmera. mas cresceu 1 cogu só e já tive que colher junto com outro pequenino pq ambos já tinham rompido o véu. apareceu mais uns 5 ou 6 primórdios mas não foi grande coisa. comprei uma vasilha de plástico e colokei o terrário na água gelada. agora é esperar pra ver se aparecem mais primórdios.

valeu!

namastê

THIS IS A KITE?? :entendiado:

Hehehe... Siga os conselhos do gldtn, que vai ajudar no controle da temperatura. Mas sempre lembrando que quando maior o manuseio do material, maiores são as chances de fracasso.

Boa sorte.

Olha vc pode usar uma garrafa de refrigerante congelada, mas o problema que , ela roubo a umidade! Então vc precisa abanar. Era bom vc dar um novo cold shock, para absvorve mais agua! Eu aconselho botar o bolos pf no terrario no inverno ou primavera , quando as temperaturas estam mais amenas.

o problema é que na cidade que tô morando, a temperatura é MUITO constante. não tem muito essa de inverno ou verão; é sempre entre 27~31 graus o ano todo. logo, se eu não usar o gelo, a temperatura no terrário chega a uns 33~34 graus, o que acredito ser muito perigoso.

quanto à umidade, tenho feito o seguinte: tiro o bolo do terrário com cuidados de contaminação e borrifo agua mineral dentro dele e nas paredes 1x por dia (isso tem conservado a umidade). o grande problema agora é a [CO2] que acho q ta muito alta. tenho abanado umas 2~3x por dia mas ainda sim acho que ta com muito co2. vou sair agora a tarde pra comprar uns coiso de ar de aquario.

aproveitando a deixa, tenho mais uma pergunta: vou comprar uma lampada de luz negra UVA pra deixar algumas horas por dia sobre o terrário. não vi isso em lugar nenhum, é pura intuição, entao to curioso pra ver oq acontece, alguem tem alguma informação sobre isso (luz negra durante a frutificação)?

valeu galerinha
bjos

Você tem um bolo numa bandeja de alumínio ou um casing montado numa bandeja de alumínio ?

o cultivo deu muito certo até agora, pinaram e começaram a frutificar muito rápido, mas apareceu alguns poucos pins.

Qual a composição do substrato ?

o número reduzido pode ser por conta da alta temperatura?

Pode ou não.
Você deveria ter aberto um diário, mesmo sem fotos, descrevendo o processo de preparo do substrato.

Você tem um bolo numa bandeja de alumínio ou um casing montado numa bandeja de alumínio ?

um bolo no clássico PF, casing nao serve pra mim

arroz integral, vermiculita, sementes de pássaros, blá blá blá

Pode ou não.
Você deveria ter aberto um diário, mesmo sem fotos, descrevendo o processo de preparo do substrato.

qual o verdadeiro propósito das suas perguntas? nao abri diário pq todos fazem perguntas o tempo todo sem ter q dar detalhes do próprio cultivo. Quando dão, são detalhes a quem se interessa em ajudar e nao a quem quer perseguir.

o perseguido nota um déficit de idade mental por conta dos perseguidores (os quais nao ganham absolutamente nada por perseguir)

a luz-negra eu estou testando e tive alguns resultados. exponho aqui ou nao? pelo que vi uns se interessam pela logica de pra que serve um forum. outros só respondem qualquer besteira desnecessária e nem leem pergunta nenhuma. entao, até segunda ordem, fico no aguardo.

bjinhos ;)

o perseguido nota um déficit de idade mental por conta dos perseguidores (os quais nao ganham absolutamente nada por perseguir)

Qual a sua idade física, aliás?

qual o verdadeiro propósito das suas perguntas? nao abri diário pq todos fazem perguntas o tempo todo sem ter q dar detalhes do próprio cultivo. Quando dão, são detalhes a quem se interessa em ajudar e nao a quem quer perseguir.

;)a luz-negra eu estou testando e tive alguns resultados. exponho aqui ou nao? pelo que vi uns se interessam pela logica de pra que serve um forum. outros só respondem qualquer besteira desnecessária e nem leem pergunta nenhuma. entao, até segunda ordem, fico no aguardo.

bjinhos

Como vc já sabe pelo link que passei acima, a luz não é o unico fator para uma boa frutificação. Dando detalhes sobre o seu cultivo podemos tentar lhe ajudar melhor.

Quanto de arroz? Quanto de Vermiculita? Esses detalhes são importante.

o problema é que na cidade que tô morando, a temperatura é MUITO constante. não tem muito essa de inverno ou verão; é sempre entre 27~31 graus o ano todo. logo, se eu não usar o gelo, a temperatura no terrário chega a uns 33~34 graus, o que acredito ser muito perigoso.

Mata os esporos!

quanto à umidade, tenho feito o seguinte: tiro o bolo do terrário com cuidados de contaminação e borrifo agua mineral dentro dele e nas paredes 1x por dia (isso tem conservado a umidade). o grande problema agora é a [CO2] que acho q ta muito alta. tenho abanado umas 2~3x por dia mas ainda sim acho que ta com muito co2. vou sair agora a tarde pra comprar uns coiso de ar de aquario.
..Mas sempre lembrando que quando maior o manuseio do material, maiores são as chances de fracasso.

aproveitando a deixa, tenho mais uma pergunta: vou comprar uma lampada de luz negra UVA pra deixar algumas horas por dia sobre o terrário. não vi isso em lugar nenhum, é pura intuição, entao to curioso pra ver oq acontece, alguem tem alguma informação sobre isso (luz negra durante a frutificação)?

Já respondi essa pergunta várias vezes aqui no fórum porem não me lembro aonde ela esta agora. Mas pelo que me lembro o beneficios são praticamente zero! Leia os seguinte tópicos;
https://teonanacatl.org/threads/iluminação.1024/
https://teonanacatl.org/threads/terrário-desperate-poor-man.7996/

E consulta bem a seção Terrário!

pois é, to sem câmera. mas cresceu 1 cogu só e já tive que colher junto com outro pequenino pq ambos já tinham rompido o véu. apareceu mais uns 5 ou 6 primórdios mas não foi grande coisa. comprei uma vasilha de plástico e colokei o terrário na água gelada. agora é esperar pra ver se aparecem mais primórdios.

https://teonanacatl.org/wiki/primordia/

Boa sorte! []s

minha idade cronológica, nesse planeta, é de 20 anos. mas respondendo sua pergunta: não sei oq é idade física

Deve ser então por isso que você é perseguido.

Além de tentar dar um jeitinho para conseguir ajuda para um cultivo de kit, é claro.

Deve ser então por isso que você é perseguido.

Além de tentar dar um jeitinho para conseguir ajuda para um cultivo de kit, é claro.

Ecuador, porque você não deixa ele discutindo sozinho?? :entendiado:

Se não notou, ninguém deu bola pras nóias dele. Don't feed the troll, como diz o Cosmik.

Ecuador, porque você não deixa ele discutindo sozinho?? :entendiado:

Porque eu prefiro deixar bem explicado, Rain.

O "perseguido" que vê um deficit de idade mental de idade mental nos "perseguidores", como o Mauricio e eu, ao que parece acha que não ganhamos nada ao defendermos a clareza, as regras do fórum e o bom funcionamento do mesmo. Então alguém tem que esclarecer a ele, antes que surjam mais perseguidos disposto a enrolar e dar um jeitinho para conseguir o que querem.

valeu, gldtn! quanto à luz negra, logo antes dos píleos abrirem eu colocava luz-negra e percebi uma evoluçao mto rapida nos que ainda eram pins. acredito que a frequencia da luz negra e a temperatura da cor dela (qse 11000k) se aproxima bastante de um dia nublado, mais que lampada fria.

se eu perceber alguma novidade, aviso.

bjos

quanto à luz negra

Qual o comprimento de onda? Quantos nanômetros? É UVA? UVB? "Luz negra" é um termo genérico, há muitos tipos e dependendo, podem até atrapalhar o seu cultivo.

Back