Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo B+ - dentro do armário

Diário de cultivo completo.
Planos para o cultivo (P. Cubensis B+) - começa semana que vem!

Materiais necessários:
lista de materiais e onde encontra-los

-vermiculita (Cobasi)
-argila expandida (Cobasi)
-recipiente de plástico transparente com capacidade de 14 litros (loja de 1 real)
-isopor em que caibam os 3 potes (mercado)
-sacos de lixo para forrar o isopor (mercado)
-3 copos grandes de base grossa (mercado)
-papel alumínio (mercado)
-lysol (mercado)
-alcool 92% (mercado)
-fita adesiva transprente (mercado)
-fita micropore (farmácia)
-seringa (farmácia)
-água mineral (mercado)
-termômetro de ambiente (loja de produtos sirúgicos :eek:, mas deve ter em outros lugares)
-luvas (farmácia)
-máscara (farmácia)
-touca (farmácia)
-arroz cateto (Cobasi)

Terrário:

-caixa plástica de 14 litros com feixes de abertura tapados com micropore
-termômetro de ambiente esterelizado
-argila expandida

>

Estufa:

-caixa de isopor revestida com saco de lixo esterelizada
-termômetro de ambiente esterelizado

>

Copo:

-tampa = papel alumínio sem vedar antes da esterelização (vedar após inoculação)

-topo = 1 cm de vermiculita seca

-meio = 3 porção de arroz selvagem semi-esfarelado e pré-cozido, respectivamente, para pré-expandimento
-meio = 1 porção de linhaça semi-esfarelada e umidificada para pré-expandimento, respectivamente
-meio = 4 porções de vermiculita

-meio = misturar tudo, sem compactar nada, com umidade leve ao tato

-base = 0,5 cm de vermiculita.

>

Esporos:

-1/3 de carimbo B+ para 10 ml
-3 ml por pote (serão 3 potes)
-destilada

>

Procedimentos:

1-preparar estufa

2-ferver o arroz selvagem e depois tritura-os (ou vice versa, verei o que será melhor) para evitar expansão dentro do pote

3-triturar a linhaça e depois umidifica-las para evitar expansão dentro do pote

4-misturar a linhaça pronta, o arroz selvagem e a vermiculita e medir umidade ao toque

5-preparar os potes (esterelizados)

6-esterelizar na panela de pressão com água na altura da metade dos potes por + ou - 1 hora depois da pressão

*durante a esterelização dos potes*

7-fechar todas correntes de ar e fechar todas entradas de luz solar

8-tomar banho esfoliante com protex

9-equipar-me com luvas, máscara e touca

10-esterelizar ambiente

11-esterelizar armário

12-esterelizar estufa

13-preparar seringa de esporos com destreza

14-guardar seringa na estufa

*esterelizou*

15-vedar pote logo após esterelizado e já colocar na estufa aberta no dentro do armário (irá esfriar)

16-deixar um dia esfriando enquanto os esporos encharcam

17-repetir de 7, 8, 9, 10 e 12 com fria destreza

18-pegar potes e estufa

19-esterelizar as tampas dos potes

20-pegar seringa

21-fazer a inoculação numa faixa vertical encostada no vidro 1 cm abaixo da vermiculita

22-vedar com esparadrapo virgem

23-colocar potes na estufa e fecha-la

24-colocar estufa no armário

25-ajustar a temperatura da estufa igual a 28,5ºC

26-verificar micélio de semana em semana, com proteção e higiene

27-quando estiver 100% colonizado, preparar o fundo do terrário com 1,5 cm argila expandida

28-tirar bolos dos potes e colocar no terrário com um cubo de gelo do tamanho ideal para abaixar a temperatura até uns 23ºC

29-criar umidade no terrario molhando a argila expandida esterelizada, borrifando água nas paredes (do terrário) e no bolo

30-manter temperatura igual a 25,5ºC

31-expor à luz de manhã cedo e de tardezinha

32-colher os cogumelos e ir acampar (hehe)

33-comemorar!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ps.: lista modificada conforme posts posteriores.
 
Volte daqui a 2 semanas

Morta, você é o Nono?
 
Esterelização

Comecei.

Ta tudo esterelizado agora.
A seringa está cheia de esporos (fiz um carimbo inteiro de 1,5 cm de diâmetro de B+ para 10 ml, mas não pretendo usar tudo nos 3 potes, farei um cultivo outdoor também).

Tive contratempos...
Por exemplo:
-a tampa da panela não entrava por causa do tamanho dos copos;
-fui usar esparadrapo para vedar os potes (super quentes estavam!), mas ele tapou a parte que preciso ver na hora de inocular acompanhar o micélio (tive que cortar a "saia" do esparadrapo e passar um durex daqueles bem largo);
-para cortar o alumínio eu dobrei 2 vezes um quadrado, mas isto fez um furinho no centro (tive que por mais camadas);
-não achei sachês ou bisnagas de água destilada nas farácias (fervi água mineral por 10 minutos, puz num copinho de alumínio estrelizado, fechei com papel alumínio esterelizado tbm e puz imediatamente no congelador para esfriar enquanto esterelizava os copos);
-o problema com o termômetro já citei em "materiais para cultivo > laboratoriais";
-só consegui achar o isopor ideal para mim hoje e amanhã vou prepara-lo direitinho;
-sobrou muito arroz cateto pronto e também sobrou um pouco de mistura de arroz, linhaça e vermiculita (foram pro saco);

Foto-0010.jpg Foto-0011.jpgFoto-0012.jpg

-enquanto os potes esterelizavam eu fechei todas as correntes de ar para preparar a seringa e vedar os potes, mas ficou muito abafado (deixei tudo aberto antes de mecher com os contamináveis e fechei tudo novamente na hora de mecher com os esporos e com os potes).

Maaass, deu tudo certo:

Foto-0009.jpg Foto-0008.jpg Foto-0014.jpg Foto-0013.jpg

Só não usei água mineral para esterelizar os potes na pressão, mas acho que não tem problema.

Amanhã tem mais: vou inocular!!

Esterelização

Tá inoculado, tá tudo inoculadooo!
Tá incubado, tá tudo incubadoooo!

Detalhe: estou controlando a temperatura dentro da isopor com pedras de argila expandida quente, ta funcionando legal! E estou acompanhando a temperatura com um temômetro de medir a temperatura do ambiente.

Sobraram 4 ml de com esporos, mas aí já é outra estória, outro cultivo... Farei anotações.
 
WARNING!!!
EMINENT CONTAMINATION

Quaaaaase fui contaminado!
Fui observar o crescimento do micélio (no próximo posto as fotos) e vi um bichinho quase microscópico andando no pote, e na hora que eu o vi ele entrou pela ruga do durex!!!

Fiquei doido na hora, super puto, hehe, já peguei o spray de álcool e joguei em tudo: no pote, na incubadora e no armário. Joguei bastantão mesmo, para não ter problemas.

O bichinho meio que dissolveu, mas ainda estou preocupado: o que ele estava fazendo lá???

Eu não vedei a incubadora pois senti que os copos estavam bem vedados (e estão, dificilmente o bichinho entraria). Vedar a incubadora também poderia estraga-la, já que é de isopor (simples, só o isopor).

Mas amanhã vou forra-la com saco de lixo esterelizados (forrar o interior e a tampa), pois isto irá ajudar na vedação.

T+
 
Se os copos estão bem vedados nenhum inseto vai conseguir entrar.
 
Desenvolvimento do micélio (ontem de manhã):
pote1.jpg pote2.jpg pote3.jpg pote4.jpg pote5.jpg pote6.jpg

Quanto ao bichinho, entra ele não ia não, mas só agora que pensei melhor cheguei a conclusão de que eu devia ter me esforçado para tirar o bichinho da ruga que ele entrou, pois a decomposição dele pode ser uma fonte de contaminantes, mas agora já era:confused:

Vou colocar o saco lá agora.
....

Saco de lixo, pô! :mad:
hehe
 
Qual a média de tempo que demora para os micélios surgirem?
 
Nos meus cultivos de três a sete dias.

Mas não fico observando e anotando minuciosamente esse tempo.
 
Nossa, 3 a 7 dias!?
Acho que o meu está atrasado já rs.

Passaram 6 dias após a inoculação e só surgiram pontos quase invisíveis de micélios.
Acho que vou ter que esperar mais uns 10 dias para os micélios se alastrarem por todo o composto de substrato.

Have a nice shroom wizard's grow man! :p
 
ta no tempo ainda velho, tenha paciencia...
coloca um pink floyd pro miscelio, que ele desembola.
 
São vários os fatores que podem propiciar o não crescimento do micélio:
-esporos queimados (raios UV), falsos ou "vencidos";
-falta de espaço (e arejamento) no substrato = substrato compactado;
-temperatura (fora da faixa de 27ºC ~ 29ºC);
-pequena porção de nutrientes para grande porção de vermiculita/fibra de côco;
-exesso ou falta de água;
-PH muito ácido ou básica/alcalina (*se não usou substrato bulk, ou terra, ou, na mais remota teoria, fibra de côco*, mas usou apenas grãos e vermiculita/fibra de côco**, dificilmente o PH não será neutro).

Existem outros fatores que desconheço e/ou que não me lembro agora, mas basicamente é isto.

Mas, pelo que eu li, teu micélio ainda pode se desenvolver, mas talvez, dificilmente, haja necessidade duma intervenção para adaptar as condições de tua cultura aos parâmetros acima.

*Não sei se estou falando besteira.
**Não tenho certeza de se o PH pode alterar com fibra de côco (ou vermiculita ou grãos), mas é sempre bom* adicionar um corretivo de PH***. Como diz o Mortandello: é melhor usar farinha casca de ovo.
***Não sei corrigir PH.

Boa sorte e crie um diário mais minucioso e com fotos para que possamos acompanhar melhor teu cultivo.
 
Tchescko: "ta no tempo ainda velho, tenha paciencia...
coloca um pink floyd pro miscelio, que ele desembola."

Kkkkkkkkk, pior né rs!
Já ouviram todos os álbuns, praticamente The Dark Side of the Moon, Wish You Were Here , Animals e The Wall inteiro :D

Coloquei meus recipientes inoculados em estufas com boas condições de desenvolvimento, está lá há 6 dias e começou a surgir os micélios agora...

Vamos ver se daqui uma semana ele já está ficando parcialmente infestado ;)

Abraços!
 
to acompanhando , to com um b+ tb , breve iniciarei meu cultivo e postarei aqui tb .
 
Uma coisa que eu percebi é que os micélios tem surgido bem mais rápido quando estão fora da estufa do que quando estão dentro.

Os recipientes quando deixo dentro da estufa a 28C ficam transpirando (suados), quando deixo fora da estufa e transpiram menos, parece evoluir mais rápido.
 
Gente, está acontecendo alguma coisa...

Quando fiz o substrato, não adicionei água, pois o arroz já estava bem úmido (triturado e fervido) e a linhaça (triturada e umedecida) também (os grãos estavam na proporção 1 x 1 com a vermiculita). Lembrei-me que é melhor faltar umidade do que sobrar e que a mistura deveria ter uma leve umidade ao toque (foi o que senti).

Mas agora o micélio desacelerou seu crescimento e acho que pode ser falta de água. Cresceu em média apenas cerca de 0,75 cm de diâmetro por ponto inoculado desde terça-feira de manhã - não vejo necessidade de fotos, pois já servem de parâmetro as do post de quarta-feira.

O que vocês acham? É falta de água, frescura minha ou alguma outra coisa?
Se for falta de água, posso injetar água esterelizada nos bolos? Quanto?

Grato.
 
Não parece falta de água.

Pode ser falta de oxigênio. Faça um furo na tampa com um instrumento esterilizado e cubra com micropore.
 
Back
Top