Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo B+ - dentro do armário - rumo ao casing!

Diário de cultivo completo.
Este cultivo está sendo feito da forma mais parecida o possível com este (o 1º cultivo):
https://teonanacatl.org/threads/b-dentro-do-armário.5395/

A diferença é que para 5 copos adicionei 1/5 de um pacote de cremogema à mistura de vermiculita com arroz fervido. O arroz foi fervido junto com a linhaça, que tomou uma porção maior da mistura em comparação com a do último cultivo.
Segundo cultivo 3.jpg Segundo cultivo 1.jpg

Desta vez usei apenas 3/4 do segundo carimbo, que estava mais ralo, em 17 ml de água purificada. Vou injetar no máximo 3 ml por copo e, se der certo, no próximo vou colocar menos esporos ainda!

Também sobrou bem menos mistura desta vez!
Segundo cultivo 2.jpg

Vou fazer um dunk em cada copo e depois um casing.
Segundo cultivo 5.jpg Segundo cultivo 4.jpg

Para o casing vou usar o terrário. Vou tirar a argila expandida do fundo, esterelizar, dar uma vedada nos buraco para colonizar corretamente a camada de casing e depois vou passar um micropore.

Estou ansioso!

Detalhe, para recortar o papel alúminio para tampar o copo a tek é esta:
Como cortar alumínio 1.jpg Como cortar alumínio 2.jpg Como cortar alumínio 3.jpg
Medir com um CD, cortar quadrados nos quais caibam o em cada um e botar o CD em cima do quadrado e ir arrancando dos lados.
 
Você fez 5 copos e pretende fazer o casing direto no terrário.
Se o terrário for pequeno, blz, se não é pouco substrato colonizado.
Faça em potes, individuais, é mais seguro, para você que está iniciando.

A linhaça fervida com o arroz fica muito grudenta.
Melhor ferve separados, pois teem tempo de cozimento diferentes.
 
A linhaça fervida com o arroz fica muito grudenta.
Melhor ferve separados, pois teem tempo de cozimento diferentes.
É verdade, hehe, acabei de constatar isso hoje!

Você fez 5 copos e pretende fazer o casing direto no terrário.
Se o terrário for pequeno, blz, se não é pouco substrato colonizado.
Faça em potes, individuais, é mais seguro, para você que está iniciando.
Os copos são de 350 ml cada e preparei sem selo de vermiculita embaixo e só o,75 cm de vermiculita em cima. O terrário é de 12 ou 14 litros, um dos dois, não lembro, e espero conseguir de 2 a 3 cm só de substrato. Mas obrigado pela dica, tomarei maior cuidado, então: medirei direitinho antes de aniversariar.

Se for o caso providenciarei um terrário menor ou um recipiente de casing para por dentro do terrário.
 
O arroz fervido não expande dentro do copo.

Não precisa fazer mais nada depois de ferver e escorrer a água durante uns 30 minutos. Só misturar com vermiculita até o ponto certo.
 
Coloquei água suficiente para não precisar escorrer depois do total expandimento. É bem melhor, pois muitos nutrientes ficam na água. E mesmo que eu colocasse mais água do que o proporcional para preparar um "rango tradicional", eu não conseguiria escorrer por causa da linhaça, aí teria que adicionar mais vermiculita seca..

Eu nem devia ter fervido a linhaça batida, nem com nem sem arroz, pois nela é só adicionar um pouco de água que em 5 minutos ela expande ao máximo.

A propósito, apesar de eu ter usado arroz integral com casca (arroz cateto), rendeu belas colheradas para mim, hehe, acho que sou um cogumelo que gosta de comer o substrato (sem vermiculita, é claro).

Cremogema também, uma delícia! Mas muito forte, se comer muito (algumas colheradas, umas 3 ou 4) já causa efeitos de uma vitaminose!!

Me baseando na nutriência da cremogema e na quantidade que eu adicionei, tenho fé de que os cogumelos que nascerão estarão muito mais potentes do que estes que tenho colhido agora (e estes estão potentes, em). Mas, claro, eu procuro usar o mínimo de vermiculita possível, algo bem perto de meio a meio, mas com mais substrato e menos vermiculita, para alcançar uma uma riqueza maior de nutrientes, algo mais concentrado.
 
Cremo cremo cremo cremo gema a , eh a coisa mais gostosa DESTE MUNDO.
JA DIZIA A MIDIA DO SECULO PASSADO.
 
Bom, depois da grande ajuda que recebi no tópico "Eu quero saber" e, depois de pesquisar um pouco, descobri que o que estou fazer é, na verdade, um bulk com spawn de pf.
Isso significa apenas que eu peguei os bolos colonizados e enfiei na merda, literalmente!
:confused:
Calma, não foi bem assim que você está pensando, eu usei esterco de vaca pasteurizado (sem medir a temperatura, no forno) e com PH corrigido com casca de ovo, mas não deixarei de fazer uma camada de casing depois.

Acho que usei uns 2,5 litros de esterco para 4 bolos de 300 ml cada.

1 bolo contaminou com uma coisa amarela, que da qual começou a sair uma coisa preta, e quando abri estava com um super cheiro de azedo podre que fiquei sentindo pelo resto do dia!

Os outros 4 bolos estavam com a colonização faltando apenas alguns pontinhos, isto graças ao exesso de umidade. :notworthy:

Mesmo assim passei para o bulk, que também estava com a umidade um pouco alta (espremia com a mão e saia algumas gotas, umas 10).

Estão agora num topware (sei lá como se escreve este negócio) fechado apenas com a tampa.

Água condensa bastante nas paredes e o micélio está colonizando aparentemente bem, ou quase isto.

Pretendo dar um golpe para abaixar a umidade, que será secar um pouco do esterco + vermiculita que sobrou numa frigideira e fazer uma camada seca misturada com um pouco da parte molhada não colonizada, esperando a homigeneização da umidade.

Espero ajudar o micélio das cagadas que fiz... Pelo menos ainda tenho alguns carimbos bonitinhos que tirei do último cultivo.

As fotos estão no PC de casa e algumas ainda preciso tirar, mas logo mais postarei aqui para ilustrar melhor.

Apesar de este cultivo estar bem diferente do meu último, espero conseguir distinguir a difença na quantidade e qualidade das frutificações, pois desta vez usei alta umidade no substrato, cremogema no substrato e esterco como bulk, mas com certeza ainda terei outras chances para fazer mais experiências comparativas com o B+, e até outras espécies.

Boa sorte para mim, hehe, neste caso estou precisando um pouco!
 
Fotos de hoje:
Hoje foto-0026.jpg Hoje foto-0025.jpg

Contaminação (semana passada):
Semana passada foto-0011.jpg Semana passada foto-0004.jpg Semana passada foto-0003.jpg Semana passada foto-0002.jpg Semana passada foto-0001.jpg

Mais fotos da semana passada:
Semana passada foto-0017.jpg Semana passada foto-0018.jpg Semana passada foto-0019.jpg Semana passada foto-0020.jpg Semana passada foto-0021.jpg Semana passada foto-0022.jpg Semana passada foto-0023.jpg Semana passada foto-0024.jpg

Fiz semana passada conforme o último texto, mas o micélio continua parado na colonização, apesar de eu ter colocado material seco para homogneizar a umidade.

Creio que a parte amarelada no fundo do substrato, em contato com os bolos, seja o sulco do esterco que escorreu para o fundo, ou excremento micelial.

Mesmo tendo feito o procedimento acima ainda posso perceber uma pequena poça em contato com os bolos.

Vou colocar mais material seco lá dentro e virar o recipiente de cabeça para baixo e se não funcionar vou tirar os bolos de lá e por no terrário normal, se ainda estiverem sadios o suficiente.Semana passada foto-0013.jpgSemana passada foto-0015.jpgSemana passada foto-0016.jpg
 
Coloquei mais esterco + vermiculita secos há alguns dias atrás, conforme falei que ia fazer.

Apesar de ter queimado um pouco o esterco na frigideira, a umidade já abaixou um pouco mais, o suficiente para o micélio desestressar um pouco (penso assim).

Maaaas, como o verão já passou e o inverno está chegando, a temperatura da incubadora (armário) diminuiu bastante.

Ficou uma semana entre 22 e 25ºC, mas acabei de dar um jeitinho para aumentar a temperatura: coloquei uma lâmpada incandescente acesa na incubadora. A luz não entra em contato com o recipiente, mas deixa a temperatura em torno de 27,5ºC.

O micélio voltou a colonizar!:eba:
Bem pouquinho, mas ainda tenho uma enorme fé neste cultivo:love:.

Não tirei foto, pois o avanço foi muito pequeno, mas posso dizer que as duas maiores manchas de micélio já estão, finalmente, se encontrando (ou eu que estou tendo uma miragem).

Espero que agora a colonização deslanche, pois senão eu serei obrigado a retirar os bolos do esterco e manda-lo para o terrário do jeito que estão, afinal, eles já colonizaram bastante esterco!
 
Novidades: aniversariei os bolos hoje...

Infelizmente teve que ser desta forma, pois o clima está muito frio e a colonização parou novamente... Não dava mais para esterar, senão podia contaminar.

Cada um dos 4 bolos colonizou cerca de 450 ml de esterco + vermiculita (1:1).

O micélio parecia estar meio fraco, despedaçando fácil, não sei se era para estar assim, mas mesmo assim eu dei um dunk neles. Vou tirar do dunk esta noite. Cada par de bolo grudou, mas um estava mais fraco e soltou.

Colocarei de volta no mesmo recipiente (duplicado para ter espaço para os cogumelos crescerem) e o espaço vazio eu preencherei com vermiculita úmida esterelizada. Deixarei o lado de maior área dos bolos para cima, expostos à luz.

Em breve fotos! (e cogumelos!)
 
Aniversariou sem estar 100% colonizado?

De onde veio essa idéia de que poderia contaminar se ficasse mais tempo?
 
O esterco não colonizado eu enxaguei. Não iria colonizar, tenho certeza! Aqui a temperatura máxima está em cerca de 21ºC e a mínima 10ºC.

Apesar de o esterco não estar muito cheio de nutrientes, ainha havia um risco de contaminar. Risco bem pequeno, concordo, mas o micélio estava estressado, estava secretando aquele líquido amarelo novamente, e ali sim existia um grande risco de contaminar!

Só de o bolo ter colonizado bastante esterco já estou super feliz! :D

Edição de quarta-feira, 18 de maio de 2011, às 12:02:
Cofesso que meu grande e condenável erro foi ter feito dunk.
O estresse micelial pode estar ironicamente atribuído ao exesso de umidade, mas espero poder compensar com uma vermiculita não tão úmida.
 
Fotos dos buracos sendo feitos.... Hahahaha :)

Tá bem interessante esse casing. Espero que dê bons frutos.
 
Sexta-feira de manhã: Foto-0001a.jpg

Sábado de manhã: Foto-0001b.jpg

O outro eu manti a parte que estava para baixo na incubadora para baixo no terrário, mas como percebi que estava frutificando em baixo, sexta à noite eu virei o bolo de ponta-cabeça e revestí com papel alumíno por fora no mesmo nível da vermiculita. Parece que não houve abortos nesta operação.

Quero já aproveitar para agredecer a boa sorte que vocês me deram e desejar o mesmo a todos!

Domingo de manhã:
Foto-0001c1.jpg Foto-0001c2.jpg
 
Esporos coletados no local, é isso? :)

Parecem ótimos, Giuliano.
 
Esporos coletados no local, é isso? :)

Parecem ótimos, Giuliano.

Até pensei nisso, mas teria contratempo devido a umidade.
Posso tentar.. Dá para fazer um "véu de alumínio" e deixa-lo rente ao píleo, assim talvez a umidade não meleque o carimbo e, com certeza, teremos um carimbo mais limpo.

Pronto, agora botei esta idéia na cabeça!
hehe

Aliás, estou tirando um carimbo daquele chapelão que aparece na minha mão, mas por enquanto apenas eu correrei o risco de utiliza-lo.
Em breve vou poder coletar carimbos de maneira bem mais asséptica e me tornarei um Carimbado Maluco!!!
 
Back
Top