Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo B+ - 1° cultivo

Diário de cultivo completo.
Cansado de cassadas frustradas resolvi me aventurar no cultivo em casa, depois de ler bastante no forum e tirar algumas duvidas, aqui esta o andamento do meu primeiro cultivo em Pf.

Consegui um pote grande de inoculo com um amigo ja 100% colonizado.

25/01

Fiz a limpeza do local com pinho sol (desinfetante) e alcool, enquanto o material esterelizava no forno (pré aquecido por meia hora em temperatura alta e mais meia hora com o material).

Utilizei alpiste, linhaça e vermiculita para a camada (tive q comprar 100l d vermiculita pra usar nem meio).

Bom o processo de montagem vcs ja sabem,

Montei em vasilhas de alumínio de quentinha, e coloquei deireto na estufa, nem foto lembrei d tirar. (infelizmente minha estufa e fosca e to bolado com contaminações, nem precisa dizer mais nd).

Enquanto o material estava no forno aproveitei para preparar algumas CLs em Karo de Mexican Dutch King, qd tiver pronto para inocular, relato aos amigos como fiz e andamento em outro topico.

28/01

Comecei a notar os primeiros pontos brancos surgindo sob a superfície, primeiro proximo as bordas.

29/01

Os pontos brancos estão se espalhando, agora ja aparecem no centro tambem, alguns lugares os pontos ja se encontraram e formam "manchas" brancas (varios pontos proximos), seriam esses pontos primordios?

vo tentar tirar umas fotos hj a noite, não sei se é uma boa ideia abrir a estufa msm que por poucos segundos, depois de ler varios relatos de contaminações provocadas por menos.

indisp.png

essa foi tirada a uns 15 min.

Última edição por um moderador:
ja tava pensando nisso, ate vi os preços já, mas to meio q duro agora, vo dar uma improvisada com um borrifador com agua mineral.

Este terrário tbm parece meio lacrado..

Pode ser necessário abanar de 3 em 3 horas ou fazer vários furos (+ ou - 14 furos em baixo e + ou - 14 em cima com 1 cm de diâmetro cada furo, sendo cada furo tapado com uma fita micropore, que é vendida em farmácias do lado do esparadrapo normal) e abanar algumas vezes por dia (no mínimo 3 vezes).

Recomendo fazer vários furos e abanar algumas vezes, pois assim menos umidade será perdida por exesso de abanos.

fiz um esquema q não da pra ver na foto, entre a tampa e a caixa tem pequenos espaços que permitem a entrada do ar sem precipitação de particulas do ar, pois eles são de baixo para cima e o local onde a caixa esta não tem corrente de ar.

uma iluminação de led branco q fiz.

Valeu mesmo, to na expectativa aki, tenho q melhorar umas coisas ainda mas com o tempo agente pega o jeito.

Então meu irmão, ta lindão esses casing, veja mano paciência é tudo, fique susse, depois que esta no terrario não adianta ficar fazendo coisas mirabolantes....sei que é dificil a espera hehe, mas tenha calma, entrada de ar apenas por cima não é suficiente, pois o CO2 produzido pelo micélio é mais pesado queo oxigênio e se concentra no fundo por isso a dica dada anteriormente de se fazer furos na parte de baixo, acho que é uma boa, MAS PARA UM PROXIMO CULTIVO :D, não borrife agua mineral pois esta não é estéril e pode trazer contaminantes, uma boa pedida pra vc é ferver agua por uns 15 min. depois de frio, coloque em um borrifador e faça a medida de 9 partes de agua para uma de agua oxigenada, como faz muito calor onde vc mora, o mauricio recomenda enrolar o borrifador em papel aluminio e guardar na geladeira, borrife nas laterais do terrario (não diretamente sobre os casing, mas nas paredes)2X ao dia tipo uma pela manhã e outra no final da tarde, como vc não esta utilizando argila expandida, repare nas paredes do terrario ela não deve estar seca e sim sempre suada, isso vai ajudar a vc a ter um controle melhor de humidade e assim saber quando regar, como vc ainda não instalou um borbulhador de aquario em seu terrario e nem furos foram feitos outra dica seria dar aquela velha abanada, eu particularmente não recomendo ainda mais no local em que esta o terrario uma abanada e provavelmente ira muita poeira e esporos etc..., mas no seu caso sera o jeito, outra, ta muito quente cara, não que não va pinar mas se a temperatura estiver muito alta vai rolar de o micélio ir cescendo crescendo e pela falta de humidade podera dar overlay, se conseguir abaixar um pouco durante 0 dia quando vc esta perto do ar condicionado tipo pra uns 21 a 23 Graus e dar uma borrifada da solução fria ressem tirada da geladeira quando chegar pela manhã seria uma boa, depois quando for embora deixe subir mesmo, vai rolar o famoso choque de temperatura isso vai ajudar a pinar, no demais vai na fé que ta muito bom valeu!

amigos, olhem só fotos de 10 min.

aimages.orkut.com_orkut_photos_OgAAAGjahyUcE1WCNP_9xxfX_7SzZzD8791a9d42adcc4bcea2c01fc2b30714d.jpgaimages.orkut.com_orkut_photos_OgAAAKPIe8Z8Hds8L36L9ZIb5nTYDr6ad13f063d4ca690ff04df358e0fb781f.jpgaimages.orkut.com_orkut_photos_OgAAAMeCewDG22aokjXi8T66B4fQ4JX4fd209d8489f1af555b7182c41ca7b59.jpg

qual é a hora certa de colher pra comer e quero fazer pelo menos 1 carimbo.

para comer: assim que o veu comecar a soltar-se
para carimbar:4-6 horas apos o veu se romper totalmente (nas strains onde isso acontece, nas outras 8 horas apos o inicio do rompimento do veu).

e como identifico esse rompimento?

e como identifico esse rompimento?
aonde o cogumelo se junta ao estame existe um "cabacinho" branco que lembra muito uma fita veda-rosca.
com o crescimento do chapeu essa capinha vai se rasgando
quando ela comeca a se soltar do caule esta maduro pra consumo.
(apice de psilas)

Acabei de colher 4, tem mais uns 7 pra amanhã ou depois, fiz 2 carimbos com os maiores pensando no futuro.
Mais tarde posto umas fotos.

da pra tirar mais de um carimbo por por chapeu, ainda mais b mais que tem uma esporulaççao nervosa
da pra tirar uns quatro prints de cada chapeu, aproveira e manda pra fungos alguns...
tenha uma boa trip!!

vo mandar sim, to com 2 chapeus aki fazendo print, um ja ta no segundo o outro coloquei agora, to deixando 12h, vo mandar uns pra profungos.
Ta com kra d q vai sair mais uns 4 bonitões logo pela manhã vo tirar o maior pra fazer print tb.

fotos de hj a tarde.

aimages.orkut.com_orkut_photos_OgAAAHkMgPBU8QDDedfVH6hD1PxBlbG9a663249f67f721136aa1cd5cd99a3f1.jpgaimages.orkut.com_orkut_photos_OgAAAJFliViecbvLemZg17nVNJV_52Ee26d31a924caa9bc6c9cd632741e4b94.jpg

Última edição por um moderador:
depois de carimbar nao esqueca de comer os chapeus.
eles se sentem honrados em perpetuar a especie e rendem uma tripp maravilhosa.

tem um gigante nervoso ai!!!!
parabens!!!
agora e so tripar..
esse grandao daria uma bela clonagem...

to secando eles mas ta ficando com uma cor esverdeada no talo, onde não tem cortes, sei que nos cortes é normal ficar azulado mas verde no meio do talo.

aimages.orkut.com_orkut_photos_OgAAAFTrqCht_rU1nOqE9We0HXSNXSP1c68b5020afef15a1583eb7a3cbba287.jpgaimages.orkut.com_orkut_photos_OgAAAIaF3NcRtQ7_rYQLQ3_9s_G2_QE6826ad86f207c91b60248a34db09e69f.jpg

Back