Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Aventurando no primeiro cultivo - PFTEK - Camboja

Diário de cultivo completo.
Raças
Psilocybe Cubensis Camboja
Inoculação
22/09/2023
Inoculação via
Cultura liquida (comprada pela internet)
Assepsia (Inoculação)
Ar livre, mesa de trabalho limpa, com 4 velas para ajudar na assepsia
Terrário
Caixa organizadora ( instalei um sistema de controle de umidade, temperatura e ventilação )
Técnicas
Bolos PF TEK em copos americanos, tampa de papel alumínio, assepsia em panela de pressão e fé
Substratos
Vermiculita, arroz integral (quebrados no liquificador)
Saudações!

Vou deixar minha experiência aqui nesse espaço, na esperança de ajudar alguém também iniciante, porque para mim ajudou muito os outros diários aqui do fórum. E também claro pegar algumas dicas dos veteranos que por aqui circulam. :sorriso:


Preparo do substrato
Nessa etapa, me preocupei apenas em deixar tudo limpo e organizado, não me preocupei com assepsia porque tudo que estamos trabalhando nessa etapa será esterilizado com o uso da panela de pressão posteriormente.

Preparei o substrato em uma vasilha de vidro, colocando 2 partes de vermiculita (comprada em casas de jardinagem, só tinha um tamanho, um pouco fina parecendo um pouco areia), 1 parte de arroz integral ( comprado no mercado) e coloquei no liquidificador e liguei aos poucos, apenas para quebrar os grãos, não virar pó.

Como a orientação para se preparar o substrato, coloquei vermiculita (2 copos americanos) na vasilha, e fui colocando a água ( 1 copo americano) e quando já toda a vermiculita misturada com a água (essa ordem fica mais fácil você hidratar a vermiculita). Coloquei o último ingrediente, o arroz triturado ( 1 copo americano) e misturei tudo e deixei o mais homogêneo possível.

Essas proporções conseguem preencher 3 copos americanos, pronto esse é o substrato.

Colocar o substrato nos recipientes (copos americanos)
Nessa manipulação também não me preocupei com assepsia, tudo vai para panela de pressão posteriormente.

Com uma colher fui pegando um pouco do substrato e colocando nos copos americanos, lembrando em não compactar o substrato (se compactar o substrato, só vai deixar um caminho mais complicado para o micélio percorrer), fui apenas batendo o copo levemente em cima de um pano sobre a mesa e vai colocando mais e mais substrato até preencher cada copo, lembrando de deixar um espaço antes de completar totalmente o copo de aproximadamente 1 a 2 cm (eu usei um tracinho que tem o copo americano é aproximadamente 1 cm).
Feito isso estamos pronto agora para "selar" nossos recipientes.

Fazendo a tampa com papel alumínio
Ainda sem se preocupar com a assepsia e com os copos já cheios (com uma distância de aproximadamente 1cm para a borda) preenchi o restante do espaço com vermiculita (a mesma que usamos para preparar o substrato, porém sem hidratar, direto da embalagem da loja). Esse procedimento de preencher com vermiculita seca, faz uma barreira a mais que a algum microorganismo responsável pela contaminação indesejada tenha que passar, uma ambiente seco até chegar no substrato em si.

Com os copos já preenchidos, limpei a borda do copo (apenas para tirar algum vestígio de vermiculita ou substrato para não rasgar o papel alumínio quando fecharmos o copo), corte uns pedaços de papel alumínio de forma que pareça uma tampa, e sobre um pedaço de aproximadamente 1 a 2cm que usaremos para "lacrar" com fita isolante.

Com o papel alumínio ajustado como se fosse uma tampa, passei a fita isolante duas vezes o mais apertado que consegui. Pronto está feito o que considero o mais trabalhoso, não o mais crítico :) e sim o mais trabalhoso.

Observação de furos ou não furos na tampa? Eu não fiz furos no papel alumínio com encontrei algumas orientações. Na minha interpretação esses furos são um facilitador de entrada de contaminante quando estamos manipulando para inoculação, já que a esterilização na panela de pressão, será feita pela temperatura elevada devido a pressão dentro da panela que faz a água ferver próximo a 125ºC e não próximo a 100ºC como uma panela sem ser de pressão. E essa pressão será exatamente a mesma em todo interior e tudo dentro da panela, dentro e fora do copo, com ou sem o furo no papel alumínio. E o vapor que cria nesse processo ( um pouco mais quente que a água fervendo) está presente em toda área fora da água da panela, dentro do copo também, os furos não seriam a entrada desse vapor, mesmo porque a pressão será sempre a mesma dentro ou fora do copo. Dessa forma então não coloquei uma segunda folha de papel alumínio, mantive apenas uma folha tampando o copo.


Esterilização na panela de pressão
Comprei uma panela de pressão apenas para essa função ( na verdade a de casa aqui já tem uns km rodados)
Coloquei os quatros copos americanos, já prontos como os passos anteriores ( eram apenas 3, mas resolvi depois fazer mais copo americano um para preencher mais a panela e um copo apoiar no outro, tinha receio deles tombarem quando começar a fervura da água)

Observação colocar ou não colocar pano no fundo da panela? Apesar de ver algumas pessoas recomendando, eu optei por não colocar, não vi função para ele e tive a sensação dos copos ficarem menos apoiado que no fundo mesmo da panela, e lembrando que a temperatura da água fervendo será a mesma tanto próximo ao fundo da panela ou na superfície, próximo dos 125ºC, então interpretei o pano no fundo da panela um elemento a mais de complicação e não usei, apoiei os copos diretamente no fundo da panela.
Com os copos dentro da panela, preenchida com água até cobrir 40% do copo mais ou menos, e não estavam boiando a massa do substrato e do copo faz o copo ficar apoiado no fundo a panela, dando uma segurança que não tombe o copo dentro da panela, que poderia entrar mais água no nosso substrato e isso não seria bom.

Deixei por 1 hora contando após a panela pegar a pressão, ou seja começar a sair um vapor pela válvula comecei a contar o tempo. Após 1 hora na pressão desliguei e deixei esfriar ( na verdade fiz a esterilização umas 22h e só fui fazer a inoculação no dia seguinte 12 horas depois)

Inoculação (aqui para mim foi a parte mais preocupante, por fazer sem equipamentos, fiz no meu escritório)
Aqui é o processo que fiz o possível, me preocupar com contaminação e fiz o que estava ao meu alcance tornar o máximo asséptico.
Limpei a mesa do meu escritório com álcool 70 e levei a panela de pressão ainda fechada sem abrir (já totalmente fria, deixei a noite toda esfriando) para a mesa do escritório, fechei a janela e porta, na intenção de deixar o fluido ar o mais parado possível, para tentar fazer o ambiente mais controlado possível.

Usei uma boné (para minimizar o risco de algum fio de cabelo cair durante o processo) , máscara (a mesma que usei nos tempos de Covid) para diminuir a circulação de ar e gotículas natural da respiração , luvas comprei umas de látex, mas comprei tamanho M e ficou muito pequena, então acabei fazendo todo o processo sem as luvas. Com a panela de pressão ainda fechada acendi 4 velas em volta, para criar uma barreira estéril, com ar quente ( é pouco eficaz mas é o que tinha para o dia).

Abri a panela de pressão ( pronto desse ponto em diante já perdemos a esterilidade que tínhamos com ela ainda fechada) então tentei fazer o mais rápido possível esse processo (por isso não tenho fotos para publicar, prometo na próxima fazer os registros melhores :). Tirei cada copo por vez, passei a agulha rapidamente em uma chama das velas acesas, para esterilizar a agulha e furei o papel alumínio, a ponta da agulha afundei o suficiente para começar a aplicar a cultura líquida depois da camada de vermiculita seca, e despejei 1 ml.

Cada furo que colocava 1 ml da cultura líquida, já fechava com um pedaço de fita microporosa. E repetia o processo em cada furo.
Esquentava a agulha na chama da vela, furava o papel alumínio com a agulha, aplicava 1ml e logo em seguida tampar o furo com um pedaço de fita microporosa. (já deixe os pedaços cortados antes de fazer a aplicação, para agilizar o processo, eu imagino que quanto mais rápido você fechar o furo, menos chance você vai dar para outros microrganismos entrarem no nosso bolo :sorriso:


Progresso dos micélios ( 5 dias após a inoculação)
Se passaram 5 dias (22/09/23 a 27/09/23) desde a inoculação e para minha felicidade começaram a aparecer os primeiros pontos de micélios. Fique feliz por não perceber alguma contaminação por enquanto

Aqui na minha cidade como todo o Brasil passamos por uma onda de calor intensa, chegando a temperaturas próximas de 38ºC e a noite também altas próximo dos 30ºC. Não é uma temperatura ideal para o desenvolvimento dos micélios, mas estou deixando os bolos em uma caixa de papelão em uma parte mais fresca do apartamento onde moro
Bom é isso até o momento, vou postar o progresso e mais detalhes quando tiver atualizações. :)

Estou fazendo com muita atenção e respeito. Por ser um universo novo para mim e estar manipulando um ser milhões de anos mais tempo no planeta terra que nos.

Gratidão pelas informações que consegui aqui nesse fórum e vou compartilhando também minhas experiências por aqui.:positivo:
 

Anexos

  • cogumelo1.jpeg
    cogumelo1.jpeg
    63.9 KB · Visualizações: 17
  • cogumelo4 (3).jpeg
    cogumelo4 (3).jpeg
    95.8 KB · Visualizações: 35
  • cogumelo4 (2).jpeg
    cogumelo4 (2).jpeg
    157.2 KB · Visualizações: 22
  • cogumelo4 (1).jpeg
    cogumelo4 (1).jpeg
    262.2 KB · Visualizações: 15
  • cogumelo4 (4).jpeg
    cogumelo4 (4).jpeg
    137.9 KB · Visualizações: 12
  • cogumelo3.jpeg
    cogumelo3.jpeg
    166.4 KB · Visualizações: 12
  • cogumelo2.jpeg
    cogumelo2.jpeg
    61 KB · Visualizações: 10
Um pouco de assepsia desde o começo da preparação do substrato nunca é demais pois, há formas de microorganismos (esporos) que sobrevivem à esterilização. Eu uso touca, máscara e lavo as mãos antes, além de limpar os utensílios usados e o local de trabalho.

Eu não vedo as tampas antes de colocar na panela. Se estiverem vedados, a pressão dentro e fora dos copos poderá ser diferente sim. Depende de quanta água tem dentro do copo. E a diferença de pressão pode rasgar as tampas se estiverem vedadas, ou até mesmo estourar os copos. Além do adesivo da fita que eu uso poder se dissolver na água, e perder a aderência no copo molhado. Se tiver água demais em algum copo, o excesso também pode sair. Eu vedo os copos depois de frios, quando saem da panela.

Também por isso não faço furos na tampa (não preciso). Mas uso tampas duplas, a tampa de cima eu só tiro imediatamente antes de inocular e fechar os furos com micropore. Se trabalhar rápido nem precisa das mandingas nem da glove box, só de ambiente fechado e assepsia.

Eu coloco pano no fundo da panela para os copos não ficarem batendo. Com as bolhas se formando embaixo do copo, eles ficam se mexendo, podendo quebrar. O pano também evita que arranhe o antiaderente da panela.


No mais o micélio dos seus copos parece estar se desenvolvendo bem. Acompanhando e aguardando os próximos passos 👍

Paz, luz e bom cultivo.
 
Salaam saudações!

Valeu por dividir sua experiência comigo.
Um pouco de assepsia desde o começo da preparação do substrato nunca é demais pois, há formas de microorganismos (esporos) que sobrevivem à esterilização. Eu uso touca, máscara e lavo as mãos antes, além de limpar os utensílios usados e o local de trabalho
Certo, vou ficar atento do lado de cá, vou passar álcool 70º nas colheres e potes que uso na preparação do substrato, nesse caso do meu primeiro cultivo, apenas foram lavados com detergente.


Eu não vedo as tampas antes de colocar na panela. Se estiverem vedados, a pressão dentro e fora dos copos poderá ser diferente sim. Depende de quanta água tem dentro do copo. E a diferença de pressão pode rasgar as tampas se estiverem vedadas, ou até mesmo estourar os copos. Além do adesivo da fita que eu uso poder se dissolver na água, e perder a aderência no copo molhado. Se tiver água demais em algum copo, o excesso também pode sair. Eu vedo os copos depois de frios, quando saem da panela.
Interessante, mas deve variar muito pouco a pressão dentro da panela e do frasco que esta dentro da panela. Ou as fitas isolantes que fechei deve deixar passar um pouco do fluido ar para dentro da panela e com isso equalizar a pressão, porque qualquer diferença de pressão considerável a folha de papel alumínio teria rasgado durante o processo de esterilização de 1h na panela de pressão, alias era uma das preocupações minhas. Mas quando abri a tampa de papel alumínio estava intactas. Vou ficar atento nos próximos cultivos. E até fazer uns testes com furos e não furos na tampa.

Eu coloco pano no fundo da panela para os copos não ficarem batendo. Com as bolhas se formando embaixo do copo, eles ficam se mexendo, podendo quebrar. O pano também evita que arranhe o antiaderente da panela.
Entendi, verdade minha preocupação também é dos copos tombarem, mas a panela que estou usando os copos ficam um apoiado nos outros (panela pequena de 4,5 litros), não conseguem tombar. Coloquei agua uns 30% da altura do copo e imaginei a agua fervendo e tentei imaginar a agua não pegar na fita isolante, outra preocupação minha, a fita isolante se soltar durante o processo de esterilização e acabar entrando agua ou vapor de agua dentro do substrato e ai deixar uma umidade superior a ideal. Mas nesse primeiro experimento a fita se manteve bem apertada como no inicio do processo.🙏

No mais o micélio dos seus copos parece estar se desenvolvendo bem. Acompanhando e aguardando os próximos passos 👍
Puxa fiquei feliz por não ter contaminado. No momento que estou escrevendo aqui se passou 10 dias de inoculação. E dos meus 4 copos americanos PF Tek teve uma diferença muito grande de progresso no micélio.

Como na foto anexada, os copo da esquerda esta com o micélio totalmente colonizado e vai diminuindo para os copos da direita até chegar no ultimo que esta com a colonização bem baixa.

O copo da esquerda eu inoculei 5 pontos de CL (cultura liquida) 1ml cada e esta todo colonizado e o da direita eu inoculei 3 pontos de CL 1ml cada ponto, ainda vou fazer outros testes, mas por esse teste a quantidade de ml de CL (cultura liquida) influencia diretamente na velocidade de colonização. Mas vou fazer mais outros testes para ver se essa relação faz sentido ou foi coincidência nesse cultivo.

Mas o que me deu mais alegria foi não ter contaminado que era minha maior preocupação e até o momento estou livre dessa 🙏

Estou segurando minha ansiedade e esperar um pouco mais o primeiro copo que já esta bem inoculado e fazer o dunk (mergulhar o bolo na agua por 12h)

Bom, estou aqui acompanhando de perto e qualquer evolução eu vou colocando aqui no fórum.

Obrigado pelas informações e bom cultivo a todos.

Imunidade Digital
 

Anexos

  • micelioPFTEK.jpeg
    micelioPFTEK.jpeg
    190.4 KB · Visualizações: 10
Certo, vou ficar atento do lado de cá, vou passar álcool 70º nas colheres e potes que uso na preparação do substrato, nesse caso do meu primeiro cultivo, apenas foram lavados com detergente.
Detergente é suficiente nesse preparo. O que não recomendo é simplesmente pegar uma colher da gaveta e usar, potes empoeirados, não lavar as mãos etc.

Entendi, verdade minha preocupação também é dos copos tombarem, mas a panela que estou usando os copos ficam um apoiado nos outros (panela pequena de 4,5 litros), não conseguem tombar.
Os copos se tocando e mexendo por causa da ebulição embaixo do copo podem ficar batendo uns nos outros, o que aumenta o risco de algum deles quebrar.

O copo da esquerda eu inoculei 5 pontos de CL (cultura liquida) 1ml cada e esta todo colonizado e o da direita eu inoculei 3 pontos de CL 1ml cada ponto, ainda vou fazer outros testes, mas por esse teste a quantidade de ml de CL (cultura liquida) influencia diretamente na velocidade de colonização. Mas vou fazer mais outros testes para ver se essa relação faz sentido ou foi coincidência nesse cultivo.
Faz todo sentido. O ideal são 4 pontos, no caso de um copo ou pote redondo. O micélio se propaga em todas as direções a partir do ponto inoculado, mais ou menos 0,5 cm por dia, às vezes mais. Vai crescendo como se fosse uma esfera. Com 4 pontos, quando os diferentes micélios se encontrarem (o copo "fechar"), a maior parte do substrato estará colonizado, faltando o miolo. Com 3 pontos, faltará menos do miolo, mas vai demorar mais para fechar o copo. Com 5 ou mais pontos, creio que seja fácil visualizar que faltará um bom pedaço do miolo não colonizado, quando a parte de fora fechar:

Pftek_Cubensis_growth_pattern.png
Você pode (deve) é claro esperar algum tempo depois que o copo fecha, antes de colocar para frutificar (tipicamente 1 semana), para terminar de colonizar completamente.

O problema é que com muitos pontos em volta, o copo vai fechar bem rápido, mas o micélio vai demorar para chegar no meio, então você vai ter que esperar mais depois que o copo fecha, mas não sabe se o micélio continua crescendo ou não.

Você poderia, é claro, imaginar inocular o bolo no meio, mas não é recomendado, porque você não conseguirá ver se naquele ponto crescer uma contaminação.


No caso, esse seu copo da esquerda já deve estar 100% colonizado, então pode contar 1 semana de quando fechou e fazer o dunk.

O terrário já está pronto?
 
Salamm, muito obrigado por toda explicação.

Gostei demais da ilustração do progresso do micélio, e sua explicação me esclareceu muita coisa.

Agora acho que me precipitei no aniversario do meu primeiro bolo:incerto:
No caso, esse seu copo da esquerda já deve estar 100% colonizado, então pode contar 1 semana de quando fechou e fazer o dunk.
Eu não tinha essa informação, eu esperei 2 dias depois que completou todo substrato com o micélio toda parte visível do copo.

Eu peguei o copo que estava com o desenvolvimento mais avançado e fiz um dunk de 7 horas ( agua da torneira em uma jarra de vidro, mergulhei e coloquei um outro copo com agua para ajudar a ficar submerso) ( Deu uma pequena aflição em deixar eles submerso por tanto tempo):sorriso:

Puxa espero que de certo mesmo com essa ida ao terrario um pouco mais cedo que o recomendado. Nos próximos 3 copos que esta desenvolvendo o micélio com certeza irei seguir sua dica @Salaam`aleik

O terrário já está pronto?
Sim, foi a primeira etapa que me preocupei, depois que conclui o terrário é que fui iniciar o cultivo. Estou pensando agora no túnel de secagem, com alguns "ventiladores pequenos" , vou desenhar ainda e já providencie um pote de vidro com uma tampa hermética, para depois deixar confinado com a sílica gel.



Primeiro e prematuro aniversário

Inoculação 22/09 e aniversario 04/10

Abri meu primeiro copo com o bolo PF Tec que estava completamente desenvolvido (parte visível do substrato, porém o ideal seria esperar alguns dias, uma semana antes de aniversariar, vou fazer isso nos próximos, nesse cultivo ainda tenho 3 copos que estão desenvolvendo o micélio.

Fiz o procedimento de dunk (submergir o bolo em agua) por 7 horas.

Retirei do dunk e coloquei no terrário. Não fiz o roll (procedimento de rolar na vermiculita o bolo depois do dunk) por não ter como fazer a esterilização da vermiculita e preferi deixar sem essa técnica do que fazer com vermiculita sem esterilização.

Cortei um pedaço de papel alumínio e apoiei o bolo nele, o meu terrario é uma caixa organizador sem nada no fundo dele (pedras ou camada de vermiculita)


Terrário


No terrario estou utilizando uma caixa organizadora e coloquei uma automação nos controles de temperatura e umidade. Sei que não é necessário esse controle ser automatizado, mas gosto de automatizar processos é o meu hobbie também.

Deixei um Arduino (microcontroladores de uso bem simples) controlando a temperatura, umidade, ventilação e iluminação.

Não sei se todo esse controle (sensores, fios, furos fora do padrão) podem afetar negativamente como elemento de contaminação, vou ficar atento aos sinais do lado de cá.

Mas o terrario esta com um sistema de controle que deve ficar no automático. Se mais ajudar que atrapalhar eu disponibilizo depois os detalhes de como fazer se interessar para mais alguém.

Controle de temperatura e umidade
Na tampa da caixa organizador fiz uma estrutura como uma caixa na impressora 3D onde esta alojei a eletrônica e um display LCD, onde vai ficar marcado a temperatura menor e maior que ficou no interior do terrario, como também marcar a menor umidade que apresentou dentro do terrario.

Na parte interna do terrario eu imprimi um pequeno tanque onde tem um reservatório de agua e instalei um pequeno nebulizador que esta sendo controlado pelo Arduino e tambem um sensor de umidade e temperatura. Estou controlando com um pequeno codigo que quando a umidade fica menor que 85% o nebulizador liga e quando estiver proximo de 95% de umidade o nebulizador desliga.

Quanto a temperatura, moro em Sp e nessa epoca do ano parece que teremos condiçoes ideais para os cogumelos naturalmente, mas se precisar penso em usar pastilhas Peltier para aquecer ou refrigerar, mas julgo desncessario por enquanto e um pouco mais trabalhoso de fazer, apesar de divertido.

Ventilação, troca de gases

Ainda na tampa fixei um ventilador de gabinete, e fiz varios furos pequenos (5mm) para a passagem do fluido de ar, e esse ventilador vai ligar a cada 1 hora e ficar ligado por 30 segundos (vou acertando esses valores de acordo com a saude dos cogumelos dentro do terrario) e nas laterais da caixa organizadora fiz 4 furos pequenos (5mm) por lateral para saida de fluido quando o ventilador ligar, forçado a saida de CO2.

O controle aqui por tempo a cada 1 hora o ventilador liga por 30 segundos, tambem pretendo ajustar de acordo com a saude do cogumelo.

Iluminação

Na tampa na parte de dentro do terrario eu colei uma fita de LED Endereçável (consigo controlar a cor e a intensidade de cada LED da fita) nesse caso vou deixar 24 horas de luz azul. Sei que a luz influencia apenas na direção do crescimento do cogumelo, pelo que li. Mas ai é algo que tenho fé (já no lado nada cientifico são meus sentimentos e minhas experiências psicodélicas) que as cores afetam nossas plantas de poder e acredito tambem no cogumelo ( claro sem embasamento cientifico nenhum :sorriso: ). Futuramente quero colocar um pequeno auto falante para ficar constantemente tocando uma musica.

Sim claro papo de maluco e com orgulho :ler:.

Ótimo cultivo para todos!! Na torcida aqui para nascer os primeiros pins :sorriso:

ImunidadeDigital
 

Anexos

  • PrimeiroAnivesario.jpeg
    PrimeiroAnivesario.jpeg
    70.5 KB · Visualizações: 15
  • Controle.jpeg
    Controle.jpeg
    112.2 KB · Visualizações: 15
  • PrimeiroAniversario.jpeg
    PrimeiroAniversario.jpeg
    122.7 KB · Visualizações: 15
  • Dunk.jpeg
    Dunk.jpeg
    138.8 KB · Visualizações: 16
eu esperei 2 dias depois que completou todo substrato com o micélio toda parte visível do copo.
O seu copo, por ser estreito, provavelmente já estava bem colonizado por dentro.

fiz um dunk de 7 horas ( agua da torneira em uma jarra de vidro, mergulhei e coloquei um outro copo com agua para ajudar a ficar submerso)
Geralmente uso água mineral, ou pelo menos fervida. Água da torneira tem cloro, e/ou possíveis contaminantes.
Eu deixo até mais tempo, de um dia para o outro... 12 a 24 horas.
Normal ter que colocar um peso, porque os bolos flutuam. Um pote com tampa também funciona bem nesse caso.

Se mais ajudar que atrapalhar eu disponibilizo depois os detalhes de como fazer se interessar para mais alguém.
Esse é um daqueles casos em que uma imagem (ou duas, ou dez) vale mais do que mil palavras...

Já que tem a possibilidade, faça a umidade ficar sempre no máximo, e cair para níveis mais baixos 2 ou 3 vezes por dia. É o que se faz quando se abana.

Não precisa trocar o ar do terrário constantemente, nem isso é desejável (pois a umidade vai embora junto, por mais que você mantenha um nebulizador ligado). Fungos gostam de ambientes quentes, molhados e com ar parado, e no caso do cubensis com breves quedas de umidade e temperatura.
 
Começaram os cogumelos aqui... muito feliz do lado de cá!


Segundo aniversário

Hoje dia 12/10 fiz o segundo aniversario, dessa fez esperei uns 7 dias depois do copo estar completamente coberto com o micelio e fiz o dunk por 12 horas em agua filtrada, valeu as dicas @Salaam`aleik .

Primeiros cogumelos

08 dias depois do aniversário (coloquei no terrário dia 04/10). Não tenho experiencia no cultivo mas pelas minhas pesquisas parecem que estão indo bem.

Terrario

Instalei em uma caixa organizadora um controle de temperatura, umidade e ventilação. Vou analisando a saude dos cogumelos e vou ajustando a umidade e a ventilação de acordo com as dicas e resultado dos cogumelos.

Agora vou pesquisar sobre a colheita e me preparar para a secagem da colheita. Não esperava que eles crescem muito rápido. :sorriso:

Valeu e vamos nessa, vou colocando aqui os resultados e agradeço muito as dicas.

Bom cultivo e paz para todos.
ImunidadeDigital
 

Anexos

  • Cubensi (6).jpeg
    Cubensi (6).jpeg
    115.3 KB · Visualizações: 23
  • Cubensi (7).jpeg
    Cubensi (7).jpeg
    176.7 KB · Visualizações: 23
  • Cubensi (8).jpeg
    Cubensi (8).jpeg
    103.7 KB · Visualizações: 21
  • Cubensi (9).jpeg
    Cubensi (9).jpeg
    95.7 KB · Visualizações: 21
  • Cubensi (1).jpeg
    Cubensi (1).jpeg
    87.6 KB · Visualizações: 21
  • Cubensi (2).jpeg
    Cubensi (2).jpeg
    93.3 KB · Visualizações: 20
  • Cubensi (3).jpeg
    Cubensi (3).jpeg
    129.9 KB · Visualizações: 19
  • Cubensi (4).jpeg
    Cubensi (4).jpeg
    114.6 KB · Visualizações: 16
  • Cubensi (5).jpeg
    Cubensi (5).jpeg
    104.4 KB · Visualizações: 25
Saudações pessoal

Para finalizar o processo de secagem.


Secagem
Deixei 24 horas em um fluxo de ar, usei dois coolers de gabinete de computador ligados em uma fonte de 12V.

E depois deixei mais 24h em um pote hermético com silica gel atóxica, não deixei o cogumelo em contato direto, coloquei uma folha de papel absorvente ( aqueles de cozinha) .

O resultado foi uma desidratação completa, os cogumelos ficaram quebradiços. Acredito que possa armazenar por um bom tempo sem perigo de alguma contaminação.

De 30g do cogumelo fresco como na pesagem inicial, agora com eles desidratados estão com 3g.

Se bem que semana que vem já começo a separar pequenas micro dosagem e nas próxima colheita se os cogumelos quiserem eu farei uma consagração com aproximadamente 2g. Mas vai depender se os próximos bolos ficarem em paz como o primeiro e tudo mais.

Valeu pessoal.
Paz e otimas colheitas para todos
Imunidade Digital
 

Anexos

  • must.jpeg
    must.jpeg
    235.8 KB · Visualizações: 15
  • must1.jpeg
    must1.jpeg
    95 KB · Visualizações: 16
  • must2.jpeg
    must2.jpeg
    230 KB · Visualizações: 16
Back
Top