Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Atualização PF Tek 2020 - Do Aniversário à Colheita

ExPoro

Enteogenista Apaixonado pela Vida
Cultivador confiável
14/04/2015
3,699
1
64
Bem, mais um tópico pra tratar do novo guia em .pdf que será adicionado à Biblioteca com o PF Tek atualizado e simplificado até 2020.

Começamos o tutorial pela feitura do substrato. Nós já tratamos de:
  1. Atualização PF Tek 2020 - Substrato
  2. Tutorial - Atualização PF Tek 2020 - Inoculação e
  3. Tutorial - Atualização PF Tek 2020 - Preparo do Terrário de Garrafa Pet


Agora é hora do aniversário do bolo PF Tek, colocação no terrário de garrafa Pet, manutenção básica e colheita.

Fico em dúvida do guia apresentar um método de secagem, pois poderia extravasar o básico da PF Tek.

Bem, estes tópicos são relativamente profundos e constituem o material que será simplificado para o pdf.

Mas vamos a essa etapa:

Guia 2020 de PF Tek - PARTE IV
HORA DE FRUTIFICAR - Do Aniversário à Colheita
*higiene necessária

Primeira coisa a deixar de lado: esqueça assepsia, o cultivo só precisa de esterilização na hora de inocular e na hora de fazer a seringa ou CL. Também se recomenda para a feitura do carimbo. Mas, de resto, o cultivo exige higiene e dispensa assepsia. Não adianta tanto você ter um equipamento laboratorial bizarro e caro e morar num chiqueiro; se uma casa mantida limpa (ou não imunda pelo menos) te dará já um ambiente de trabalho bom incapaz de afetar seus bolos ao manejá-los livremente na cozinha, na sala, ou onde for, de mãos limpas.

Uma recomendação geral de higiene pra quem possa é colocar em toda a casa aquelas telinhas de mosquitos (nossa! A vida muda depois que sua casa fica livre deles!). Isso já vai te dar mais liberdade com os bolos dentro de casa com quase nulas ocorrências de contaminações por mosquitos, que podem detonar um casing facilmente com seus verminhos e são uma ameaça igual ou maior do que qualquer fungo contaminante em casings outdoors. Enquanto o fungo contaminante só ataca o bolo micelial enfraquecido, o mosquito bota vermes em bolos saudáveis que vão adorar a carninha suculenta dos seus bolinhos durinhos até matá-los.

Enfim, o bolo está vivo e saudável. Pode pousar esporo de trichoderma nele que não vai restar nem pó do contaminante. O micélio já fortalecido com o fim da colonização só contamina quando enfraquecido e sob certas condições (pra cada contaminante diferente, uma condição diferente). Então :!: invista mais em como deixar seu micélio sempre fresquinho e vivo do que em isolar ele do ambiente se deseja evitar contaminações, e, claro, aumentar bem sua produção. O rool é uma tek básica excelente em manter o bolo mais saudável, apesar de só falarem do aumento de produção que gera.

A) Aniversariar o bolo
Abra o pote onde ele está dentro, vire de cabeça pra baixo, dê uma batidinhas se necessário pra desgrudar, e pegue o bolo.

Pronto! Parabéns!

Não farei fotos disso. kkk Brincadeira:
WhatsApp Image 2020-08-23 at 19.14.43 (1).jpeg :apontar: olha o bolo saindo do copo ae genteeeee!

E tem lá no Diário Completo #1 fotos e mais detalhes desse procedimento :apontar: Completo - Diário Completo #1 - Ciclo de Vida Cool Bensis - TKSSS em PF Tek - 9º Cultivo.


B) Colocação no Terrário
Com a garrafa Pet pronta, com argila expandida ou perlita limpas (não precisa esterilizar, mas se quiser, esterilize) e com água, coloque o bolo em cima, do jeito que quiser. (Bolo não tem lado, eu prefiro usar o lado da camada de vermiculita pra baixo que fica mais fácil de equilibrar). Em seguida, encaixe a parte superior da Garrafa e finalize com a colocação do perlon onde ficaria a tampa:
WhatsApp Image 2020-08-23 at 19.14.43.jpeg :apontar: eis o bolo dentro da garrafa toda pronta. Foi feito um roll com ele, por isso a cor não tá toda branquinha.

C) Manutenção do Terrário
Idealmente, coloque as garrafas em local com boa passagem de ar que reduz a necessidade de ventilação ativa, pois ressalta a ventilação passiva mecânica da forma da garrafa. Com isso, nem sequer ventilar precisa, caso seus bolos não formem micélio aéreo.

Mas em regra, ventile até 3x ao dia. Pode abrir ou simplesmente bombear, na forma ensinada quando passamos o modo de preparar a garrafa Pet. Se estiver com umidade suficiente ali dentro, não precisa espargir água se não quiser.

Não se preocupe da água tocar levemente ou se aproximar muito do bolo embaixo. Ele tirará proveito dela. Mas isso não dispensa que o ambiente dentro do terrário esteja com alta umidade do ar.

Caso os cogumelos cresçam a partir debaixo, se quiser, vire o bolo então após essa pinagem embaixo.

D) Colheita
Os cogumelos cresceram! Como eles devem ser tirados?

Bem, tire o bolo da garrafa Pet. Vá até a base do(s) cogumelo(s) e os retire com um puxão junta a uma torção, como se fosse desenroscar da base. Procure que toda a base dele venha e limpe o que ficar pra trás.

A sequência de imagens mostrando isso em detalhes está na seguinte postagem do Diário Completo #1 :apontar: Completo - Diário Completo #1 - Ciclo de Vida Cool Bensis - TKSSS em PF Tek - 9º Cultivo .


-------------------

Bem, o próximo passo é a secagem e consumo, e depois finalizamos com a tiragem de carimbos e feitura de seringas. Até lá, pessoal. Fico no aguardo por qualquer feedback, lembrando que este material todo visa a formar um guia simples de orientações simples sem os aprofundamentos de porquês destes tópicos.
 
Última edição:
Bem, mais um tópico pra tratar do novo guia em .pdf que será adicionado à Biblioteca com o PF Tek atualizado e simplificado até 2020.

Começamos o tutorial pela feitura do substrato. Nós já tratamos de:
  1. Atualização PF Tek 2020 - Substrato
  2. Tutorial - Atualização PF Tek 2020 - Inoculação e
  3. Tutorial - Atualização PF Tek 2020 - Feitura do Terrário de Garrafa Pet

Agora é hora do aniversário do bolo PF Tek, colocação no terrário de garrafa Pet, manutenção básica e colheita.

Fico em dúvida do guia apresentar um método de secagem, pois poderia extravasar o básico da PF Tek.

Bem, estes tópicos são relativamente profundos e constituem o material que será simplificado para o pdf.

Mas vamos a essa etapa:

Guia 2020 de PF Tek - PARTE IV
HORA DE FRUTIFICAR - Do Aniversário à Colheita
*higiene necessária

Primeira coisa a deixar de lado: esqueça assepsia, o cultivo só precisa de esterilização na hora de inocular e na hora de fazer a seringa ou CL. Também se recomenda para a feitura do carimbo. Mas, de resto, o cultivo exige higiene e dispensa assepsia. Não adianta tanto você ter um equipamento laboratorial bizarro e caro e morar num chiqueiro; se uma casa mantida limpa (ou não imunda pelo menos) te dará já um ambiente de trabalho bom incapaz de afetar seus bolos ao manejá-los livremente na cozinha, na sala, ou onde for, de mãos limpas.

Uma recomendação geral de higiene pra quem possa é colocar em toda a casa aquelas telinhas de mosquitos (nossa! A vida muda depois que sua casa fica livre deles!). Isso já vai te dar mais liberdade com os bolos dentro de casa com quase nulas ocorrências de contaminações por mosquitos, que podem detonar um casing facilmente com seus verminhos e são uma ameaça igual ou maior do que qualquer fungo contaminante em casings outdoors. Enquanto o fungo contaminante só ataca o bolo micelial enfraquecido, o mosquito bota vermes em bolos saudáveis que vão adorar a carninha suculenta dos seus bolinhos durinhos até matá-los.

Enfim, o bolo está vivo e saudável. Pode pousar esporo de trichoderma nele que não vai restar nem pó do contaminante. O micélio já fortalecido com o fim da colonização só contamina quando enfraquecido e sob certas condições (pra cada contaminante diferente, uma condição diferente). Então :!: invista mais em como deixar seu micélio sempre fresquinho e vivo do que em isolar ele do ambiente se deseja evitar contaminações, e, claro, aumentar bem sua produção. O rool é uma tek básica excelente em manter o bolo mais saudável, apesar de só falarem do aumento de produção que gera.

A) Aniversariar o bolo
Abra o pote onde ele está dentro, vire de cabeça pra baixo, dê uma batidinhas se necessário pra desgrudar, e pegue o bolo.

Pronto! Parabéns!

Não farei fotos disso. kkk Brincadeira:
View attachment 117565 :apontar: olha o bolo saindo do copo ae genteeeee!

E tem lá no Diário Completo #1 fotos e mais detalhes desse procedimento :apontar: Completo - Diário Completo #1 - Ciclo de Vida Cool Bensis - TKSSS em PF Tek - 9º Cultivo.


B) Colocação no Terrário
Com a garrafa Pet pronta, com argila expandida ou perlita limpas (não precisa esterilizar, mas se quiser, esterilize) e com água, coloque o bolo em cima, do jeito que quiser. (Bolo não tem lado, eu prefiro usar o lado da camada de vermiculita pra baixo que fica mais fácil de equilibrar). Em seguida, encaixe a parte superior da Garrafa e finalize com a colocação do perlon onde ficaria a tampa:
View attachment 117566 :apontar: eis o bolo dentro da garrafa toda pronta. Foi feito um roll com ele, por isso a cor não tá toda branquinha.

C) Manutenção do Terrário
Idealmente, coloque as garrafas em local com boa passagem de ar que reduz a necessidade de ventilação ativa, pois ressalta a ventilação passiva mecânica da forma da garrafa. Com isso, nem sequer ventilar precisa, caso seus bolos não formem micélio aéreo.

Mas em regra, ventile até 3x ao dia. Pode abrir ou simplesmente bombear, na forma ensinada quando passamos o modo de preparar a garrafa Pet. Se estiver com umidade suficiente ali dentro, não precisa espargir água se não quiser.

Não se preocupe da água tocar levemente ou se aproximar muito do bolo embaixo. Ele tirará proveito dela. Mas isso não dispensa que o ambiente dentro do terrário esteja com alta umidade do ar.

Caso os cogumelos cresçam a partir debaixo, se quiser, vire o bolo então após essa pinagem embaixo.

D) Colheita
Os cogumelos cresceram! Como eles devem ser tirados?

Bem, tire o bolo da garrafa Pet. Vá até a base do(s) cogumelo(s) e os retire com um puxão junta a uma torção, como se fosse desenroscar da base. Procure que toda a base dele venha e limpe o que ficar pra trás.

A sequência de imagens mostrando isso em detalhes está na seguinte postagem do Diário Completo #1 :apontar: Completo - Diário Completo #1 - Ciclo de Vida Cool Bensis - TKSSS em PF Tek - 9º Cultivo .


-------------------

Bem, o próximo passo é a secagem e consumo, e depois finalizamos com a tiragem de carimbos e feitura de seringas. Até lá, pessoal. Fico no aguardo por qualquer feedback, lembrando que este material todo visa a formar um guia simples de orientações simples sem os aprofundamentos de porquês destes tópicos.
valeu pelo conhecimento irmao, bem expicado, isso ajuda muito nós que estamos começando
 
E quanto tempo levou desde a inoculação até o micélio ter tomado todo o substrato? reparei em alguns diários aqui do fórum que esse tempo varia. Verdade? Reparei micélio demorando para eclodir. Uns em uma semana, outros em 2, 4 e até seis semanas para eclodir! E mais ainda para colonizar tudo. Então na verdade são duas perguntas rsrs

1) Quando tempo para eclodir/começar a colonizar, desde o dia da inoculação?

2) quanto tempo, desde que eclodiu, para colonizar tudo?
 
Oi! Como controlar a temperatura dentro dos terrários? Moro em local quente e úmido, então tenho medo dos micélios não conseguirem frutificar!
 
E quanto tempo levou desde a inoculação até o micélio ter tomado todo o substrato? reparei em alguns diários aqui do fórum que esse tempo varia. Verdade? Reparei micélio demorando para eclodir. Uns em uma semana, outros em 2, 4 e até seis semanas para eclodir! E mais ainda para colonizar tudo. Então na verdade são duas perguntas rsrs

1) Quando tempo para eclodir/começar a colonizar, desde o dia da inoculação?

2) quanto tempo, desde que eclodiu, para colonizar tudo?

Cara, to fazendo meu primeiro cultivo, depois de ler muito aqui no fórum. Processo de PF-Tek (arroz+vermiculita) como manda o ritual. O meu apareceu o primeiro ponto branco (micélio) em questão de 2 ou 3 dias. Após 20 dias (hoje) tenho 2 copos 100% colonizados, e um que eu julgo estar 98%. Estou aguardando o fechamento desse 3º copo para aniversariar... Particularmente eu acredito que existem muitas variáveis que podem afetar a velocidade de colonização... Não é uma ciência exata... abs
 
Bom momento galera,

@ExPoro, caso não encontre vermiculita para fazer o roll, posso usar pó de coco? Pois será isso que irei usar para fazer os bolos, uma vez que vermiculita aqui onde estou, não encontrei...

Abraço!

Se o pó de coco grudar no bolo, acredito que sim. :)

Mas tem que ser pó, já que vai substituir a vermiculita num roll.

E quanto tempo levou desde a inoculação até o micélio ter tomado todo o substrato? reparei em alguns diários aqui do fórum que esse tempo varia. Verdade? Reparei micélio demorando para eclodir. Uns em uma semana, outros em 2, 4 e até seis semanas para eclodir! E mais ainda para colonizar tudo. Então na verdade são duas perguntas rsrs

1) Quando tempo para eclodir/começar a colonizar, desde o dia da inoculação?

2) quanto tempo, desde que eclodiu, para colonizar tudo?

Varia mesmo. Pode demorar dias ou semanas. Até mesmo numa mesma inoculação, apesar de ser mais comum que eclodam em tempos próximos.

1 - a partir do segundo dia, um olho experiente pode reconhecer eclosões. No quarto dia, micélios branquinhos já podem ser visíveis. Mas já tive eclosões de mais de um mês. Contudo, o normal é em 4 dias já se ver algo.

2 - depende:
  • de seguir a receita 2:1:1 do substrato PF Tek.
  • da compactação do seu substrato - quanto mais compacto, mais devagar pra colonizar. Coloque o substrato sem compacta-lo pra evitar atraso por isso.
  • da genética dos esporos.
  • da temperatura da época do ano na sua região.
  • da temperatura mantida na incubadora. Se for muito frio, fica muito lerdo. Mais pra frio, cresce menos rápido que mais pra quente.
 
Bom momento @ExPoro,

Tenho algumas dúvida...

1 - Quando retirar o bolo do copo?
  • Tenho um está com a superfície 100% colonizada, mas a dúvida é se posso colocá-lo no terrário e esperar a frutificação, ou além disso preciso esperar mais algum tempo para ter certeza que o interior também esteja colonizado.
2 - Quando é necessário realizar o dunk antes de aniversariar?
  • Já vi em outros lugares alguém disse que antes de aniversariar, realizar um dunk com o bolo, pergunto, pois parece que os bolos estão sem contaminantes e tenho medo de tentar fazer o dunk e acabar contaminando antes do primeiro flush.
Abraço!
 
1 - Quando retirar o bolo do copo?
  • Tenho um está com a superfície 100% colonizada, mas a dúvida é se posso colocá-lo no terrário e esperar a frutificação, ou além disso preciso esperar mais algum tempo para ter certeza que o interior também esteja colonizado.
Cara, já vi a galera falando por aqui que é legal esperar uma semana após a superfície estar toda colonizada para aniversariar os bolos.

2 - Quando é necessário realizar o dunk antes de aniversariar?
  • Já vi em outros lugares alguém disse que antes de aniversariar, realizar um dunk com o bolo, pergunto, pois parece que os bolos estão sem contaminantes e tenho medo de tentar fazer o dunk e acabar contaminando antes do primeiro flush.
Abraço!
Eu utilizo água potável para fazer o dunk, as chances de contaminação diminuem.

Espero ter ajudado :)
 
Com a devida licença aos ilustres que discordam... :)

1 - Quando retirar o bolo do copo?
  • Tenho um está com a superfície 100% colonizada, mas a dúvida é se posso colocá-lo no terrário e esperar a frutificação, ou além disso preciso esperar mais algum tempo para ter certeza que o interior também esteja colonizado.

Esse debate todo começou da questão "qual o melhor momento pra aniversariar sem atrapalhar a pinagem?". Então, segue abaixo uma pequena reflexão...

O micélio resolve frutificar quando dá na telha dele, não quando ele "consolida". Essa conclusão que trago é fruto de uma observação cuidadosa sobre diversos e diversos bolos todos feitos nas mesmas condições e diversas genéticas. A razão de dizerem pra deixar uns dias antes de aniversariar é porque em regra o micélio consome todo o substrato disponível, dá um "arroto" (que são os dias de "consolidar") e então vai dar "gozadinha" (ou gerar cogumelo pra espalhar seus esporos no mundo). Mas isso não ocorre em 100% dos casos... Às vezes ele para no meio da colonização, sem ter contaminante, e frutifica, ou fica ali congelado sem aumentar nem produzir cogumelos.

Bem, o que ocorre é que mesmo em caso de inoculação de 2 pontos, quando o micélio fecha os 100% externos, ele já fechou lá dentro também. Isso qualquer um pode verificar fazendo assim:
  1. Pegue um bolo que fechou 100% hoje;
  2. Abra ele, quebre todo;
  3. Você não achará área não colonizada;
  4. Agora vai fazer um casing pra aproveitar o bolo que foi quebrado kkk.
Isso acontece por quê? Não acho que apenas porque o fundo do copo está longe, mas porque os micélios se encontram lá no meio também e se comunicam pra englobar o substrato da melhor forma possível, de dentro pra fora. Enfim, o resultado é que só há 100% externo quando há 100% interno - com exceção de alguma contaminação totalmente interna.

Em resposta, deixar uns dias no copo após os 100% é desnecessário mas ajuda um pouco a reter a frutificação e também a manter o bolo isolado por mais alguns dias até frutificar, reduzindo (de forma talvez irrelevante) a chance de contaminação pós-aniversário antes do primeiro flush.

Hoje em dia, eu deixo tudo fechar. Tem uns que dão até 2 semanas de diferença pra fechar. Aí, quando o último fecha, no dia seguinte aniversario tudo junto - com exceção dos que tenham frutificado in vitro antes do último copo fechar 100%.

Aliás, em casos de casing eu recomendo não deixar consolidar. Um micélio que acabou de fechar 100% é mais agressivo sobre as camadas de casing justamente porque ainda está com a cinética micelial a todo vapor nas últimas áreas de colonização.


2 - Quando é necessário realizar o dunk antes de aniversariar?
  • Já vi em outros lugares alguém disse que antes de aniversariar, realizar um dunk com o bolo, pergunto, pois parece que os bolos estão sem contaminantes e tenho medo de tentar fazer o dunk e acabar contaminando antes do primeiro flush.

Quando por alguma razão, sabe-se lá qual (uma colonização excessivamente demorada de 2 meses pode gerar isso, por exemplo), o bolo é aniversariado e você já vê que ele tá seco. Nesse caso, inclusive, o micélio estará com tonalidades amareladas por secretar mais excremento micelial uniformemente pelo bolo todo na superfície.

Em resposta, se o bolo sair do pote ou copo úmido, saudável, não precisa afogar o coitado do micélio. Espera dar um ou dois flushes, sentir que ele tá seco ao toque, para fazer um dunk. Mas se fizer... bem, muita gente faz sem qualquer prejuízo perceptível na produção - nem melhoria também... kkk

Ah, e pode fazer o dunk em qualquer água limpa, potável, da rede pública mesmo. Se você pode beber a água, o micélio já desenvolvido também. Cuidado extra com água só é indispensável na etapa de confecção da seringa - pode usar água mineral de copinho, água mineral de garrafa fervida, água destilada, etc. E é recomendável na feitura do substrato o uso de água mineral por razões de Ph, mas também dispensável.

Bolos colonizados e contaminantes. O receio de contaminação não é tão grande depois que o bolo coloniza todo substrato, pois ele passa a se defender bem de ataques - agora de parasitas e contaminantes de fato, e não de concorrentes pelo substrato. Então, realizar dunk ou roll não gerará contaminação por si mesmo. Apenas cuide de manter a casa limpa, o ambiente do terrário limpo, sem excessos. Ventilar diariamente ajuda. Quando o bolo contaminar, ele já estará fraco, ou então algum contaminante muito forte estava em condição muito favorável - caso do duende verde no calor de verão em terrários que não são ventilados e ficam com umidade alta.
 
Última edição:
Estou montando um terrário, é uma incubadora bem elaborados, venho estudando o fórum aqui a meses, acredito que até mesmo a anos.
Depois de ter umas 2/3 experiências com consumo de cubensis, resolvi eu mesmo cultivar os meus, para mim foi um encontro incrível com o divino, com a percepção de outra realidade…
Estou fazendo alguns testes primários antes de criar um tópico aqui, e pela primeira vez estou dando um “alô” aqui.
Essa atualização me esclareceu várias dúvidas bem simples que tinha.
Agradeço desde já, e esperem por novidades, pretendo aparecer mais aqui brevemente!
 
Back
Top