Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

ATEÍSMO - a opção de não querer crer no impossível

Sua pergunta já é a própria resposta.

Não se consegue provar a não existência de algo assim. Por isso o ateísmo, ao afirmar que não existe, é uma crença, assim como o teísmo. O agnosticismo, ao contrário, entende que não se sabe a resposta para essas questões, e que essas respostas não podem ser encontradas pela razão humana.

ta, deixe me ver se entendi, então o fato de eu não crer em algo que não foi provado a existência, acaba se tornando minha crença?
sou crente então... :D

Bom mas eu acredito que esteja se referindo a deuses e ao criacionismo, e não sobre o papai noel quando disse q o agnosticismo não sabe a resposta para essas questões, a não ser que alguém realmente acredite no papai noel, nesse caso finja que não leu isso. ( calma papai noel existe sim).

vou anexar uma imagem do Ricky Gervais, em um "debate" sobre esse assunto, bem interessante.
13775954_875629462580975_498375795673018836_n.jpg
 
vou anexar uma imagem do Ricky Gervais, em um "debate" sobre esse assunto


Não sei porquê eu perco meu tempo com textos longos quando temos tantos memes por aí que explicam a verdade em poucas palavras.

Mas talvez alguém se interesse:

https://teonanacatl.org/threads/deus.3954/page-52#post-99310

Ah, se você procurar por aí vai achar muitos textos, tanto a favor como contra a ideia de que ateísmo é uma crença. Só não sei se serão tão profundos quanto Rick Gervais.
 
Última edição:
Não sei porquê eu perco meu tempo com textos longos quando temos tantos memes por aí que explicam a verdade em poucas palavras.

Ah, se você procurar por aí vai achar muitos textos, tanto a favor como contra a ideia de que ateísmo é uma crença. Só não sei se serão tão profundos quanto Rick Gervais.

Realmente, esses memes curtos são... simples..., e o que falar desse do Rick né? Bom mesmo.
 
Não é nesse sentido. É no sentido de ser algo demonstrável ou não.

E ainda entendo seu "acho" como crença.

Claro, há crenças em que acreditamos firmemente e outras que nem tanto. Nem por isso deixam de serem crenças.
De qualquer forma, acredito que a maior parte dos agnósticos creia em deus ou não, mesmo acreditando ser impossível testar tal crença, mas todo mundo tende a um dos dois lados. Então, por essa lógica até os agnósticos são crentes. (?)
 
Então, por essa lógica até os agnósticos são crentes. (?)


É, tem o teísmo agnóstico e o ateísmo agnóstico.

E outras propostas por aí.

De repente o que você está querendo dizer é que é um ateísta agnóstico? É quem não tem fé na existência de um Deus, além de assumir a posição agnóstica de que esse conhecimento metafísico é insolúvel para a razão humana.

E além do debate ateísmo/teísmo ainda tem o deísmo, que é outra história.
 
Não li o tópico e por isso não sei se alguém já disse algo parecido com isso que vou postar, então perdão se eu estiver sendo repetitivo, mas aí vai.

Se a gente for parar pra analisar, veremos que a crença na ciência não difere em absolutamente nada da crença em Deus ou em qualquer outra coisa.

Vou dar um exemplo: todo mundo afirma que não faz sentido acreditar em Deus se você nunca o viu. No entanto, todo mundo afirma que existe um planeta chamado Netuno, só para dar um exemplo entre milhares. Mas se a gente sair por aí perguntando se alguém já viu esse planeta, provavelmente não vamos achar uma única pessoa que já o tenha visto. Aí nós poderíamos perguntar para essas pessoas: "Mas se você nunca o viu, como sabe que existe?", no que a pessoa poderia responder: "Ah, os cientistas falam que existe. Os professores me ensinaram na escola que existe."

Tá, mas como a gente sabe que o que os professores nos ensinam na escola é verdade? Será que algum desses professores que ensinam para as crianças que existe o planeta Netuno, será que ele próprio já viu esse planeta? As pessoas dizem: "Mas eles passaram anos estudando, eles sabem o que falam." Tá, mas quem garante que aquilo que é ensinado nas faculdades e nas universidades é verdade? Como a gente pode ter certeza que o que os cientistas falam é verdade? Só porque quando a gente ainda era bem criancinha os adultos nos falavam que os professores sabem mais do que a gente? Mas como os adultos sabem disso? Provavelmente quando eles eram crianças isso também lhes foi falado, e então eles cresceram sem questionar isso e agora ficam empurrando para seus filhos que os cientistas e professores sabem o que falam, mesmo que eles nunca tenham ido conferir de perto se aquilo que os cientistas e professores falam realmente procede.

Um outro exemplo disso é quando alguém debocha da bíblia porque, segundo ela (a bíblia), o mundo tem cerca de 6 mil anos (é isso mesmo?), e o argumento da pessoa que debocha disso é afirmar que o mundo tem cerca de 15 bilhões de anos. A pergunta é: como essa pessoa sabe que o universo tem mesmo 15 bilhões de anos e não 6 mil? Provavelmente a pessoa vai afirmar que a ciência diz que o universo tem 15 bilhões de anos. Tá, mas como ela sabe que isso que a ciência diz é verdade? Ela esteve cronometrando o tempo desde o surgimento do mundo até o momento presente para poder afirmar que a ciência está correta ao afirmar que o universo tem mesmo 15 bilhões de anos? Imagino que não. Então, como podem ver, as pessoas apenas substituem uma crença por outra. Algumas crenças podem parecer mais confortantes, outras duras mas lógicas e racionais, mas no fim das contas acabam não passando de crenças de qualquer modo. A gente fica apenas repetindo as historinhas que a gente ouve desde que a gente se entende por gente.

E, a propósito, toda e qualquer crença é uma forma de se autoenganar. Não interessa se aquilo em que você acredita é verdade ou não, porque, mesmo que seja verdade, ainda assim você está se enganando. Por isso não há diferença alguma entre acreditar numa verdade e acreditar numa mentira. A crença numa verdade não é melhor e mais verdadeira que a crença numa mentira. O simples ato da crença por si só já é uma forma de ilusão, de engano, pouco importa qual o objeto ou o conteúdo da crença.

Pra fechar o post, deixo esse vídeo do Krishnamurti sobre as crenças:

 
Morpheu; a ciência não é perfeita evidentemente, mas cuidado com os falsos silogismos.
A ciência lida com observação empírica, hipóteses, teste de hipótese e modelos. "Ela" sem dúvida erra (e, como em toda atividade humana, pode se por a serviço de interesses e ser contaminada por profissionais ruins) porém é uma característica científica rever conceitos e refazer modelos então existe sempre a busca do aperfeiçoamento e da evolução.
Já os ditames das organizações teocráticas são baseadas unicamente em mitos criados pela imaginação humana. São estruturas estagnadas que evoluem (quando evoluem) muito devagar.
Pra dar um exemplo: Podemos afirmar categoricamente que é impossível um homem caminhar sobre a água. Qualquer pessoa constata empiricamente esse fato e a física possui modelos que o explicam. No entanto os católicos afirmam e creem que um homem caminhou sobre as águas e não oferecem nem demonstrações empíricas nem modelos teóricos para embasar essa afirmação. Fato e fé.
A boa ciência, de qualidade, não tem nada a ver com fé. Está sempre aberta para a possibilidade de correção.
 
Por isso não há diferença alguma entre acreditar numa verdade e acreditar numa mentira.
Quanto a isso, eu discordo; acho que não é vantajoso se acreditar em algo que não seja verdade. Se Deus não existir então temos milhões de pessoas a investir dinheiro (dízimo, por exemplo) e tempo de forma inútil, desde os primórdios da humanidade.
 
Vou dar um exemplo: todo mundo afirma que não faz sentido acreditar em Deus se você nunca o viu. No entanto, todo mundo afirma que existe um planeta chamado Netuno, só para dar um exemplo entre milhares. Mas se a gente sair por aí perguntando se alguém já viu esse planeta, provavelmente não vamos achar uma única pessoa que já o tenha visto. Aí nós poderíamos perguntar para essas pessoas: "Mas se você nunca o viu, como sabe que existe?", no que a pessoa poderia responder: "Ah, os cientistas falam que existe. Os professores me ensinaram na escola que existe."

Na verdade esse seu exemplo é completamente diferente, pois a ciência trabalha com evidencias, já a religião é baseada na fé.

E apesar de muitas pessoas não terem visto o planeta Netuno, é muito mais fácil acreditar que exista o "tal" planeta no nosso sistema solar do que acreditar em Deus.

A diferença esta nas evidencias, por exemplo, vivemos em um planeta que gira em torno de uma estrela central e possuímos um satélite natural (lua), e basta olharmos para cima numa noite qualquer para vermos incontáveis estrelas bem acima de nós e se você possuir um telescópio, pronto, vera outros planetas com seus próprios olhos.

Agora, Deus... ainda não vi nenhuma evidencia que sustente a ideia.
 
Última edição:
Jahbba, eu não estou afirmando que o que a religião diz é verdade e o que a ciência diz é mentira (embora, no fim das contas, a ciência seja sim pura mentira e enganação, já que ela parte de pressupostos e preconceitos não questionados e tem como fundamento um engano básico, mas não é essa a questão).

O que eu estou querendo mostrar é que atitude de muitas pessoas em relação à ciência é idêntica à atitude dos religiosos em relação às suas crenças. Se a ciência está certa ou errada, não é essa questão. A questão é o caráter dogmático com que tratamos a ciência sem perceber. Mesmo que ela estivesse certa, isso não mudaria o fato de que nós apenas acreditamos cegamente nela que nem um evangélico acredita em céu e inferno.

Você falou que a ciência lida com "observação empírica, hipóteses, teste de hipótese e modelos". Mas será que todas essas pessoas que defendem tanto a ciência ficam num laboratório monitorando os cientistas para ver se eles lidam mesmo com observação empírica? Será que elas sequer fizeram o mesmo experimento que os cientistas fizeram para saber se tal coisa que os cientistas falaram realmente é verdade? Será que elas sequer sabem quais experimentos os cientistas fizeram para chegar a determinada conclusão? Ou basta alguém falar ou escrever num livro que os cientistas são frios e objetivos e que lidam apenas com evidências empíricas que, pronto, a gente só precisa engolir tudo o que eles falam goela abaixo?

Os cientistas falam que quando uma partícula tá sendo observada ela se comporta como partícula e quando não está sendo observada ela se comporta como onda, por exemplo. Nós vemos vídeos disso e lemos isso em vários lugares e já saímos por aí repetindo que isso aí acontece mesmo. Mas quantos de nós fomos lá fazer o experimento da dupla fenda ou outro qualquer para verificar se isso realmente acontece? Ou será que a gente não precisa fazer isso só porque os cientistas já falaram que isso é verdade e então não há o que ser questionado, vamos deixar que os outros cientistas questionem isso, a gente apenas vai repetindo o que eles falam?

Quando a gente vai ler alguma coisa de ciência, física, química, biologia ou sei lá o que, a gente em muitos casos não entende porra nenhuma do que tá escrito, mas mesmo assim falamos "Isso aqui é verdade. Isso aqui existe. Isso aqui tá certo". Isso quando a gente vai ler, porque acontece também de a gente nem sequer procurar saber.

A própria história da ciência mostra como ela é sim também cheia de paradigmas e dogmas, assim como a religião. Muitas coisas que eram tidas como verdade pela ciência antigamente hoje em dia não podem nem ser levadas a sério. No futuro também olharão para nós como seres primitivos que acreditavam em um monte de bobeira. E chegará um dia, se é que esse dia vai chegar, que não apenas alguns paradigmas e modelos científicos serão motivo de piada, como também toda e a própria ciência, assim como ou até mais do que a religião o é para muitos hoje em dia.

Perceba que nós apenas trocamos o objeto da crença. Alguns tomam como autoridade inquestionável os livros e mestres religiosos, outros os cientistas e livros científicos.

Quanto a isso, eu discordo; acho que não é vantajoso se acreditar em algo que não seja verdade.

Em momento algum eu disse que é vantajoso se acreditar em algo que não seja verdade.

a ciência trabalha com evidencias

Como você sabe?

E apesar de muitas pessoas não terem visto o planeta Netuno, é muito mais fácil acreditar que exista o "tal" planeta no nosso sistema solar do que acreditar em Deus.

Pelo menos você admitiu que é fácil acreditar no planeta Netuno. Ou seja, é uma crença. Mesmo que existisse o planeta Netuno, ainda assim ficaria sendo apenas uma crença.

A diferença esta nas evidencias, por exemplo, vivemos em um planeta que gira em torno de uma estrela central e possuímos um satélite natural (lua), e basta olharmos para cima numa noite qualquer para vermos incontáveis estrelas bem acima de nós

Isso de modo algum é uma evidência de que existe o planeta Netuno. O fato de estarmos num planeta que gira em torno de uma estrela e que possui um satélite natural e o fato de vermos várias estrelas no céu não prova a existência do planeta Netuno. No máximo provaria a existência da Terra, da lua, do sol e das estrelas (na verdade até isso pode ser questionado; afinal, quem garante que o céu não é de mentira que nem naquele filme lá, "O Show de Truman"? você por acaso já pegou uma nave espacial ou um foguete e foi até o espaço pra ver se lá tem mesmo o sol, a lua e as estrelas?). A propósito, a própria ciência diz que muitas estrelas que vemos no céu na verdade não são estrelas, mas apenas a luz de estrelas que já morreram há muito tempo. Então quando você afirma que "basta olharmos para cima numa noite qualquer para vermos incontáveis estrelas bem acima de nós" você é capaz de distinguir o que realmente é estrela do que é apenas a luz de estrelas que já morreram (isso, é claro, supondo que a ciência esteja correta)?

e se você possuir um telescópio, pronto, vera outros planetas com seus próprios olhos.

Você já viu com um telescópio outros planetas?

Agora, Deus... ainda não vi nenhuma evidencia que sustente a ideia.

E do planeta Netuno, você já viu alguma evidência?
 
E do planeta Netuno, você já viu alguma evidência?
Na verdade sim, meu ex-vizinho possuía um telescópio em seu apartamento(ultimo andar :D), embora Netuno seja bem mais difícil de localizar/visualizar se comparar com Júpiter por exemplo, mas agora entendendo um pouco a sua "paranoia" com crenças, provavelmente me perguntara, e como você sabe se é realmente o planeta Netuno? ou Júpiter?... etc.
Bom, para esse tipo de conversa eu realmente não tenho tempo.

Recomendo um canal no youtube o nome é Primata Falante , vai ajudar entender melhor como a ciência(principalmente física) realmente funciona/trabalha e responder algumas questões que você colocou acima.
 
Mas quantos de nós fomos lá fazer o experimento da dupla fenda ou outro qualquer para verificar se isso realmente acontece? Ou será que a gente não precisa fazer isso só porque os cientistas já falaram que isso é verdade e então não há o que ser questionado, vamos deixar que os outros cientistas questionem isso, a gente apenas vai repetindo o que eles falam?

Este o ponto central que me fez curtir sua postagem anterior. Lembro de uma vez com um ateu em que eu lhe disse "você não acredita na religião (ou em Deus, ou no mundo espiritual) porque você diz que deve vivenciar/conferir aquilo que você crê; no entanto acredita na ciência, sendo que você não confere você mesmo tudo que lhe é trazido como informação de fonte científica - contrariando em sua individualidade o basilar princípio de questionamento, dúvida e verificação da ciência - de forma que você só pode saber, segundo você mesmo diz, que existe aquilo que você mesmo verificou, sem poder confiar no conhecimento trazido a você por ciência por outros sem que você mesmo não tenha verificado a sua verdade; o que inclui seu conhecimento científico não pessoalmente verificado no mesmo conjunto de conhecimento não verificado por você em que se inclui o conhecimento religioso e/ou espiritual segundo a sua visão".

Eu gostava de debater com esse amigo ateu. Foram 4 anos de debates sem fim até que resolvemos parar de falar do tema. No fim, cada um continuou com suas crenças. Um caso legítimo de respeito pelo próximo, apesar da discordância radical de ideias. Apenas nos cansamos de nunca terem fim as argumentações. :coffee:

Um resultado prático ideal de uma mente aberta à ideia acima seria na verdade a questionabilidade da afirmação de um mundo unicamente materialista, o que talvez possibilitasse uma revisão da análise dos fenômenos que envolvem contatos com entidades hoje chamadas de espirituais, que foram vistos com preconceito pela comunidade científica do século XIX que desde então os rechaçou sem nunca se propor à dúvida. Outro resultado, mais provável, seria a admissão pelos ateus de que o ateísmo é no fim das contas uma crença, e não a única explicação plausível para o sentido da vida.
 
porque você diz que deve vivenciar/conferir aquilo que você crê;
Eu pessoalmente acho a ideia desse rapaz um pouco equivocada... Vivenciar algo não é prova de que aquilo é real; se fosse, então as pessoas que sofrem alucinações não seriam tratadas (pois não haveria como provar de forma absoluta que suas visões não eram experiências reais). Por isso eu não considero experiências espirituais como prova da existência de deuses ou do mundo espiritual.

Foram 4 anos de debates sem fim até que resolvemos parar de falar do tema
Quem sabe não alcançamos essa marca aqui no fórum também...:p
Afinal na maioria das vezes é assim que acontece, essas argumentações nunca chegam a lugar nenhum... rs

Outro resultado, mais provável, seria a admissão pelos ateus de que o ateísmo é no fim das contas uma crença, e não a única explicação plausível para o sentido da vida.
???
Ateísmo não é uma explicação para o sentido da vida.

Na real, o criador do universo existe e não existe, eu existo e não existo, o universo é real e não é; o que é existir? Quais formas de existência podem ser consideradas reais?
Vamos simplesmente admitir que o universo é um bagulho louco (do latim, bagulhus lokus :D) e talvez não compense procurar sentido pra tudo isso.
 
Jahbba, eu não estou afirmando que o que a religião diz é verdade e o que a ciência diz é mentira (embora, no fim das contas, a ciência seja sim pura mentira e enganação, já que ela parte de pressupostos e preconceitos não questionados e tem como fundamento um engano básico, mas não é essa a questão).

Não parte não. Parte da análise de fenômenos naturais ou da capacidade de abstração humana. O pensamento religioso vê um raio e cria um mito; deve ser Thor ou Ogum quem faz esse troço (exemplo). Já a ciência ainda que demore séculos ou milênios tenta compreender aquele fenômeno de maneira completa e categoriza-lo. Talvez nem um nem outro compreendam a essência do raio mas a ciência nos da subsídios para construir um para-raios ou entender que o mesmo fenômeno responsável pelo raio move nossos músculos ou conseguir reproduzir aquele tipo de energia (tão divina e misteriosa para o pensamento mítico) e a controlar.

O que eu estou querendo mostrar é que atitude de muitas pessoas em relação à ciência é idêntica à atitude dos religiosos em relação às suas crenças. Se a ciência está certa ou errada, não é essa questão. A questão é o caráter dogmático com que tratamos a ciência sem perceber. Mesmo que ela estivesse certa, isso não mudaria o fato de que nós apenas acreditamos cegamente nela que nem um evangélico acredita em céu e inferno.

De fato algumas pessoas incorrem nesse erro do dogmatismo. Porém isso é uma desvirtuação do pensamento científico que pelo contrário deve ser sempre aberto às novas descobertas.

Você falou que a ciência lida com "observação empírica, hipóteses, teste de hipótese e modelos". Mas será que todas essas pessoas que defendem tanto a ciência ficam num laboratório monitorando os cientistas para ver se eles lidam mesmo com observação empírica? Será que elas sequer fizeram o mesmo experimento que os cientistas fizeram para saber se tal coisa que os cientistas falaram realmente é verdade? Será que elas sequer sabem quais experimentos os cientistas fizeram para chegar a determinada conclusão? Ou basta alguém falar ou escrever num livro que os cientistas são frios e objetivos e que lidam apenas com evidências empíricas que, pronto, a gente só precisa engolir tudo o que eles falam goela abaixo?

Nesse caso a diferença é que se "confia" nos modelos científicos vigentes (alguns corretos outros incorretos, alguns completos outros ainda com lacunas) no caso dos mitos a questão é de fé. Quero dizer: Você pode, duvidando de uma determinada teoria científica, estudar o assunto por si mesmo, você pode prestar vestibular pra astronomia virar astrônomo, agendar uma visita a um observatória e ver Netuno com os "próprios olhos". Você pode estudar, por exemplo, evolução e ir aos museus ver as evidências fósseis...Agora como faz pra comprovar um milagre católico?

Os cientistas falam que quando uma partícula tá sendo observada ela se comporta como partícula e quando não está sendo observada ela se comporta como onda, por exemplo. Nós vemos vídeos disso e lemos isso em vários lugares e já saímos por aí repetindo que isso aí acontece mesmo. Mas quantos de nós fomos lá fazer o experimento da dupla fenda ou outro qualquer para verificar se isso realmente acontece? Ou será que a gente não precisa fazer isso só porque os cientistas já falaram que isso é verdade e então não há o que ser questionado, vamos deixar que os outros cientistas questionem isso, a gente apenas vai repetindo o que eles falam?

Que as pessoas saem repetindo coisas por aí e mistificam a ciência eu concordo, talvez isso tenha inclusive a ver com a penetração profunda do pensamento místico na sociedade contemporânea. Mas esse experimento mesmo que você citou NÃO é amplamente reconhecido pela comunidade científica e é bastante questionado. Outra coisa bacana na ciência: O convívio de diferentes hipóteses e teorias acontece de maneira relativamente pacífica...Ninguém mata ninguém por ser de uma corrente de pensamento científico diferente. Já a religião...

Quando a gente vai ler alguma coisa de ciência, física, química, biologia ou sei lá o que, a gente em muitos casos não entende porra nenhuma do que tá escrito, mas mesmo assim falamos "Isso aqui é verdade. Isso aqui existe. Isso aqui tá certo". Isso quando a gente vai ler, porque acontece também de a gente nem sequer procurar saber.

Aí depende do "a gente" né? Aqui nesse fórum mesmo quantas vezes não vemos gente teimando contra a técnica vigente e mais aceita e indo atrás de testar diferentes métodos? De vez em quando pode até dar certo (não não muito né? Hahahaha)

A própria história da ciência mostra como ela é sim também cheia de paradigmas e dogmas, assim como a religião. Muitas coisas que eram tidas como verdade pela ciência antigamente hoje em dia não podem nem ser levadas a sério. No futuro também olharão para nós como seres primitivos que acreditavam em um monte de bobeira. E chegará um dia, se é que esse dia vai chegar, que não apenas alguns paradigmas e modelos científicos serão motivo de piada, como também toda e a própria ciência, assim como ou até mais do que a religião o é para muitos hoje em dia.

Que pensamento estruturado pode ser livre de paradigmas Morpheu? Quanto aos dogmas científicos de fato eles existem, mas repito; é uma desvirtuação dos princípios fundamentais de todas as ciências. Talvez no futuro outros modelos totalmente diferentes expliquem melhor os fenômenos naturais e sociais, talvez a ciência crie abstrações que sejam ferramentas mais eficientes do que as atuais. Porém não podemos negar as inúmeras funcionalidades das ciências atuais...Que num futuro distante seremos considerados primitivos...Bom, difícil fugir disso.

Perceba que nós apenas trocamos o objeto da crença. Alguns tomam como autoridade inquestionável os livros e mestres religiosos, outros os cientistas e livros científicos.

Procure compreender a diferença da funcionalidade da ciência e da fé. Repito: As ciências também podem se por à disposição da "crueldade", podem gerar desde um sistema de irrigação que melhore a produção agrícola até um agrotóxico venenoso, de uma câmara de cinema a uma bomba atômica...Porém são as ciências que nos permitem criar modelos de compreensão do mundo que nos possibilitam uma série de vantagens concretas. Espero inclusive que algum dia as ciências sociais nos permitam um melhor uso de todas as outras ciências.

De certa forma o pensamento científico é a evolução do religioso.

Mas eu entendo teu ponto e concordo; todo o dogmatismo que aceita e nega cegamente é perigoso
 
"Não parte não. Parte da análise de fenômenos naturais ou da capacidade de abstração humana. O pensamento religioso vê um raio e cria um mito; deve ser Thor ou Ogum quem faz esse troço (exemplo). Já a ciência ainda que demore séculos ou milênios tenta compreender aquele fenômeno de maneira completa e categoriza-lo."

Parte sim. O engano da ciência é que ela está submetida à separação entre sujeito e objeto e à crença de que existem coisas (e o objetivo dela é conhecer essas coisas), logo não teria como ela própria não estar chafurdando na mentira. No caso do raio, por exemplo, o erro da ciência já começa em acreditar que de fato existe um raio. A explicação da causa do raio (se foi um deus ou o que a ciência diz) não faz diferença alguma, o simples fato de alguém acreditar que realmente existe um raio já é um erro.

No Fedro, de Platão, há uma parte em que Fedro e Sócrates comentam sobre uma lenda que diz que a princesa Orítia foi raptada por Bóreas, o deus do vento norte, numa colina ali perto de onde eles (Fedro e Sócrates) se encontravam. Fedro pergunta pra Sócrates se ele realmente achava que essa lenda fosse verdade. Naquela época já havia homens que queriam dar uma explicação racional para as coisas, e para essa história esses homens diziam que na verdade a princesa havia sido derrubada da colina por uma ventania, e que disso nasceu a lenda do rapto pelo deus Bóreas. Sócrates diz que para ele tanto faz qual a explicação verdadeira da história, se a princesa foi derrubada pelo vento ou raptada por um deus. Sócrates diz que não faz sentido ele procurar dar uma explicação científica a todas as histórias míticas que eram contadas naquele tempo se ele ainda não havia conseguido conhecer a si mesmo, conforme recomenda a inscrição do oráculo de Delfos, e que seria ridículo ele, que não conhece nem a si mesmo, querer saber de coisas estranhas a ele.

Para Platão, não faz diferença alguma dar uma explicação mítica e lendária ou racional e científica para um fato. O engano já está em tomar o aparente, o fenômeno, o sensível como o verdadeiro. Mesmo que se dê uma explicação racional, lógica, científica dos fatos, isso ainda é engano. A gente pensa que a gente já superou Platão há muito tempo, que nós somos bem mais avançados do que ele. No entanto, a ciência atual se encontra no mesmo engano que Platão já havia reconhecido há 2300 anos. Como disse Jung, "quem olha pra fora sonha, quem olha pra dentro acorda". A ciência só olha pra fora, e portanto só se engana. Se você não conhecer a si mesmo, não adianta querer conhecer o mundo, que você vai só se iludir, e é isso o que a ciência está fazendo tentando conhecer e explicar o mundo. Nós olhamos para todo o nosso progresso científico e tecnológico e achamos que isso nos faz mais avançados do que os povos antigos, como se todas as nossas invenções tecnológicas conseguissem resolver o problema de alguém, como se a nossa vida fosse menos sofrida que a deles e como se nós estivéssemos mais próximos da verdade do que eles.

"Talvez nem um nem outro compreendam a essência do raio mas a ciência nos da subsídios para construir um para-raios ou entender que o mesmo fenômeno responsável pelo raio move nossos músculos ou conseguir reproduzir aquele tipo de energia (tão divina e misteriosa para o pensamento mítico) e a controlar."

O fato de a ciência ter utilidade prática não quer dizer que ela seja verdade ou mais verdadeira do que os mitos.

"no caso dos mitos a questão é de fé."

É inegável que praticamente todo mundo que acredita em alguma religião ou dogma nunca teve uma única evidência que confirmasse suas crenças. Mas isso não quer dizer que os mitos sejam mentiras (afinal, nunca lhe passou pela cabeça que os mitos talvez sejam metáforas para tentar mostrar aquilo que a razão não consegue dar conta?). Por mais que muita gente acredite na ciência mesmo sem conhecer praticamente nada de ciência, isso não quer dizer que a ciência esteja necessariamente errada (não estou afirmando que ela está certa), até porque tem também muita gente que lida com a ciência empiricamente. Da mesma forma, o fato de muita gente acreditar em mitos não quer dizer que só por isso eles estejam errados. Afinal, como você pode ter certeza que absolutamente todas as pessoas que afirmam a existência de Deus ou de deuses, de mundo espiritual ou coisas parecidas, o fazem apenas por fé? Como você pode ter certeza que nenhuma dessas pessoas já teve de fato uma experiência de contato com o divino? Só porque ninguém consegue provar isso? A falta de evidências não quer dizer que algo não exista.

"Quero dizer: Você pode, duvidando de uma determinada teoria científica, estudar o assunto por si mesmo, você pode prestar vestibular pra astronomia virar astrônomo, agendar uma visita a um observatória e ver Netuno com os "próprios olhos". Você pode estudar, por exemplo, evolução e ir aos museus ver as evidências fósseis"

No entanto, mesmo que eu vá estudar e fazer ciência empiricamente, ainda assim eu vou fazer isso já cheio de crenças em histórias que me são contados desde pequeno. Afinal, quem garante que aquele monte de coisas que os adultos nos contam quando ainda somos bem pequenos é verdade? São apenas histórias que nos vão sendo contadas e nas quais nós vamos acreditando, e essas histórias não tem ciência que questione.

"Agora como faz pra comprovar um milagre católico?"

Talvez não tenha como comprovar, mas isso não quer dizer que não exista e que não possa ser experienciado. Existem coisas que podem ser experienciadas mas que não podem ser provadas ao outro por meio de evidências (e com isso não estou afirmando que existem milagres, nem que não existem).

"Outra coisa bacana na ciência: O convívio de diferentes hipóteses e teorias acontece de maneira relativamente pacífica...Ninguém mata ninguém por ser de uma corrente de pensamento científico diferente. Já a religião..."

Nem todas as religiões guerreiam umas com as outras. E mesmo que ninguém mate outra pessoa por ser de um pensamento científico diferente, isso não quer dizer que a ciência esteja mais próxima da verdade do que a religião (e com isso não estou dizendo que a religião está mais certa do que a ciência, que fique claro).
 
"
"Parte sim. O engano da ciência é que ela está submetida à separação entre sujeito e objeto e à crença de que existem coisas (e o objetivo dela é conhecer essas coisas), logo não teria como ela própria não estar chafurdando na mentira. No caso do raio, por exemplo, o erro da ciência já começa em acreditar que de fato existe um raio. A explicação da causa do raio (se foi um deus ou o que a ciência diz) não faz diferença alguma, o simples fato de alguém acreditar que realmente existe um raio já é um erro."
Discordo. Euacreditoemraios# chafurdandonamentira2016#
Hehehehehe...


"Sócrates diz que não faz sentido ele procurar dar uma explicação científica a todas as histórias míticas que eram contadas naquele tempo se ele ainda não havia conseguido conhecer a si mesmo, conforme recomenda a inscrição do oráculo de Delfos, e que seria ridículo ele, que não conhece nem a si mesmo, querer saber de coisas estranhas a ele."
Perda de tempo talvez, principalmente se posto assim "TODAS as histórias míticas", mas sem sentido não. Vivemos num mundo onde os mitos religiosos de fato possuem ação perniciosa sobre as sociedades, onde a dicotomia bom-maus (fiéis-infiéis, tolerável-intolerável...) presente em diversas vertentes religiosas culmina em violência prática. Desmistifica-las destarte pode ser uma forma de lutar contra os obscurantismos perniciosos. Perceba que não sou dogmático e Platão e Sócrates em suas enormes contribuições ao pensamento ocidental tampouco são dogmas absolutos para o meu pensamento.

"Para Platão, não faz diferença alguma dar uma explicação mítica e lendária ou racional e científica para um fato. O engano já está em tomar o aparente, o fenômeno, o sensível como o verdadeiro. Mesmo que se dê uma explicação racional, lógica, científica dos fatos, isso ainda é engano. A gente pensa que a gente já superou Platão há muito tempo, que nós somos bem mais avançados do que ele. No entanto, a ciência atual se encontra no mesmo engano que Platão já havia reconhecido há 2300 anos. Como disse Jung, "quem olha pra fora sonha, quem olha pra dentro acorda". A ciência só olha pra fora, e portanto só se engana. Se você não conhecer a si mesmo, não adianta querer conhecer o mundo, que você vai só se iludir, e é isso o que a ciência está fazendo tentando conhecer e explicar o mundo."
Novamente aqui vejo você cair num falso silogismo nessa relação entre a frase de Jung e a ciência. Não é por acaso que nossos olhos, ouvidos e narizes apontam "pra fora". O que há dentro de um hipotético indivíduo do tipo Kaspar Hauser (se sua história fosse verdadeira)...O que seria de um indivíduo que nunca interagiu com o mundo? Não somos justamente fruto da relação entre o mundo e nossa percepção dele?

"Nós olhamos para todo o nosso progresso científico e tecnológico e achamos que isso nos faz mais avançados do que os povos antigos, como se todas as nossas invenções tecnológicas conseguissem resolver o problema de alguém, como se a nossa vida fosse menos sofrida que a deles e como se nós estivéssemos mais próximos da verdade do que eles."
Nós não. Me inclua fora dessa. Depende desse "nós", depende desse "povo antigo" e depende do recorte que se está considerando. Mais evoluídos em que aspecto? Duro argumentar quando o outro fala de maneira tão generalizada. A ciência já resolveu inúmeros problemas concretos para inúmeros indivíduos reais, também criou outros tantos problemas...Mas quando se fala em "o problema" se está falando exatamente do que?

"O fato de a ciência ter utilidade prática não quer dizer que ela seja verdade ou mais verdadeira do que os mitos."
Vamos lá; uma ciência abstrata, como a matemática, cria um modelo teórico que possui premissas absolutamente verdadeiras dentro desse próprio modelo teórico: Duas unidades somadas a duas unidades são quatro unidades. Essa lógica dá a humanidade ferramentas incríveis para executar todo o tipo de tarefas práticas. Mesmo que "unidade", "dois" e "quatro" não passem de invenções humanas. Pense na linguística, por exemplo, a linguagem estrutura todo o pensamento humano. As palavras são códigos de sons igualmente abstratos, para um sapato tanto faz chamar sapato ou calcinha, mas essa "simples" abstração humana nos permite realizar toda a estruturação de nosso pensamento. Pode ser um recorte e não ser essa verdade absoluta que você aparentemente busca (e "verdade" também é uma palavra e um conceito abstrato) mas dentro da língua portuguesa é uma verdade; um sapato é um sapato.
Outras ciências possuem objetos que são materiais e não abstratos, a observação empírica desses objetos nos permite também chegar a determinadas verdades, ou melhor - premissas - absolutas. Por exemplo; seres aeróbios necessitam de oxigênio para sobreviver. Isso é uma premissa da biologia real e concreta, é uma verdade. E quem disser que não estará equivocado. Pegue um camundongo e coloque num saquinho dessas seladoras de vácuo e observe (não, não faça isso não! Hehehehehe).
Agora na premissa judaico-cristã "Deus criou o universo em 7 dias"...Onde há verdade nisso? Como comprovar isso? De que nos serve isso?


"É inegável que praticamente todo mundo que acredita em alguma religião ou dogma nunca teve uma única evidência que confirmasse suas crenças. Mas isso não quer dizer que os mitos sejam mentiras (afinal, nunca lhe passou pela cabeça que os mitos talvez sejam metáforas para tentar mostrar aquilo que a razão não consegue dar conta?). Por mais que muita gente acredite na ciência mesmo sem conhecer praticamente nada de ciência, isso não quer dizer que a ciência esteja necessariamente errada (não estou afirmando que ela está certa), até porque tem também muita gente que lida com a ciência empiricamente. Da mesma forma, o fato de muita gente acreditar em mitos não quer dizer que só por isso eles estejam errados. Afinal, como você pode ter certeza que absolutamente todas as pessoas que afirmam a existência de Deus ou de deuses, de mundo espiritual ou coisas parecidas, o fazem apenas por fé? Como você pode ter certeza que nenhuma dessas pessoas já teve de fato uma experiência de contato com o divino? Só porque ninguém consegue provar isso? A falta de evidências não quer dizer que algo não exista."
Nisso concordo inteiramente contigo: "os mitos talvez sejam metáforas para tentar mostrar aquilo que a razão não consegue dar conta". E sou agnóstico por não crer ser possível para um humano contemporâneo compreender determinados mistérios. O dia que alguém conseguir me demonstrar a existência de Deus, por exemplo, como um biólogo me demonstra o exemplo supracitado do ratinho asfixiado, mudo de opinião no mesmo segundo. até esse dia...

"No entanto, mesmo que eu vá estudar e fazer ciência empiricamente, ainda assim eu vou fazer isso já cheio de crenças em histórias que me são contados desde pequeno. Afinal, quem garante que aquele monte de coisas que os adultos nos contam quando ainda somos bem pequenos é verdade? São apenas histórias que nos vão sendo contadas e nas quais nós vamos acreditando, e essas histórias não tem ciência que questione."
Como já disse, algumas "histórias" serão verdadeiras, outras falsas. A busca das ciências continuará sendo modelos melhores e ferramentas cada vez mais práticas e seguras. Quando você faz "arte" Jesus não chora, não é o Papainoel que te trás presentes em dezembro, dois mais dois são quatro e seres aeróbios precisam de oxigênio para sobreviver, hehehehe.

"Talvez não tenha como comprovar, mas isso não quer dizer que não exista e que não possa ser experienciado. Existem coisas que podem ser experienciadas mas que não podem ser provadas ao outro por meio de evidências (e com isso não estou afirmando que existem milagres, nem que não existem)."
Ok, apenas não tente me convencer desses coisas então.


"Nem todas as religiões guerreiam umas com as outras. E mesmo que ninguém mate outra pessoa por ser de um pensamento científico diferente, isso não quer dizer que a ciência esteja mais próxima da verdade do que a religião (e com isso não estou dizendo que a religião está mais certa do que a ciência, que fique claro)."
A verdade - "A" VERDADE - é algo que admito ter alguma dificuldade em compreender, perdoe esse materialista histórico por tanta falta de fé na fé...Também não tenho muita esperança na ciência. E se quiser continuar acho que cumpri minha cota semanal de tempo nesse debate, semana que vem retomo. Hehehehe.

;)
 
O cara é ateu até a hora em que botam o revólver na cabeça dele !!! Aí meus amigos a sua vida passa todinha pela sua mente numa fração de segundos ! E se você tem algo à perder, como, uma família a qual você ama , a primeira coisa que vc faz (dentro daquela mesma fração de segundo) é pedir para D'us por sua vida
 
O cara é ateu até a hora em que botam o revólver na cabeça dele !!! Aí meus amigos a sua vida passa todinha pela sua mente numa fração de segundos ! E se você tem algo à perder, como, uma família a qual você ama , a primeira coisa que vc faz (dentro daquela mesma fração de segundo) é pedir para D'us por sua vida

Resumindo, as pessoas acreditam em Deus porque têm medo da morte e porque querem salvar a si mesmas.
 
Back
Top