Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Alguém já experimentou sal?

Ether

Cogumelo maduro
Cadastrado
13/04/2007
25
67
Pó galera desculpa a e se eu to errado:confused:, mas fiquei a noite toda pensado nós faraós e lembrei que os corpos durava ou dura a eternidade pq eles enfiava Sal nos defuntos, não só retirando toda umidade como conservando o "pobre coitado que morreu":rolleyes:!!! Ai fica a idéia para um teste, tal vez eu ate faça o teste aqui com qual quer tipo de cogumelo pra ver se vai fica crocante, alem disso vai dá um sabor, pra quem e vegetariano que nem eu no lugar de charque(carne-de-sol) chercumelo(carne-seca-de-cogumelo).:D
 
Alguém já experimento sal?

Melhor utilizar um dissecante, pode ser antimofo de supermercado ... o neutro.

O sal funciona tb, mas tem que ser desidratado antes. Mesmo assim, a absorção do dissecante é superior. Antes os cogumelos tem que ser desidratados em tunel de vento.

Pesquise na biblioteca, existe riqueza de material sobre o assunto.

paz e muita luz
 
Alguém já experimento sal?

Sim, já sei sobre os ressecante e já vi o túnel de vento. Era apenas uma idéia, se mergulha ele todo no sal seca bastante e conserva muito. Claro, depois do ventilado :]
 
Alguém já experimento sal?

Sim, já sei sobre os ressecante e já vi o túnel de vento. Era apenas uma idéia, se mergulha ele todo no sal seca bastante e conserva muito. Claro, depois do ventilado :]

Assim vc está querendo fazer cogumelos salgados meu amigo.

Coloca os cogus em um recepiente, enrolados em papel toalha, separados do sal, que vai dentro de uma bolsa de tecido, ou enrolado em papel toalha tb. Sempre com total assepssia, o pote deve ser hermeticamente fechado. Usar o dissecante é vanjatoso.

Namastê!
 
Alguém já experimento sal?

O barato da idéia e o sal o tal do Chercomelo(carne-seca-de-cogumelo)!

Mais fica ai a dica pra galera que não acho a química pra seca o cogumelo, pode ser no modo do Chercomelo(como toda higiene possivel:pos:) ou do papel, dentro de um pote fechado.;):rolleyes:

Namaste!

Assim vc está querendo fazer cogumelos salgados meu amigo.

Coloca os cogus em um recepiente, enrolados em papel toalha, separados do sal, que vai dentro de uma bolsa de tecido, ou enrolado em papel toalha tb. Sempre com total assepssia, o pote deve ser hermeticamente fechado. Usar o dissecante é vanjatoso.

Namastê!
 
Alguém já experimento sal?

Boa idéia.. mais uma pro meu arquivo.
 
Alguém já experimento sal?

Em se o Cogumelo é um DOCE e com o Sal agente equilibra o gosto. Ate rimo esporo ;]
 
Alguém já experimento sal?

Eu acredito no poder do sal!
Pois bem, tá certo que os desumidificadores de mercado são mais confiaveis e apresentam maior solução, mas vou contar uma historia. Uma vez eu morava num ap que tinha mta umidade e era fod* pra caralh* morar la. Até que começamos a espalhar alguns copos com sal grosso nos cantos dos quartos. A umidade baixou a ponto de nao criar mais mofo, passado uma semana o copo que antes continha cerca de 3/4 de sal e um pouco de sal fino, estava quase cheio do agua. Então.
Se montar um recipiente médio como uma bacia com sal dentro e uma tela por cima para proteger os cogus e tampando com um , nao seria uma boa Tek alternativa?. imaginem! ...
 
Alguém já experimento sal?

aaah, demorou pra alguém que tenha cogumelos em vista tentar isso!
não tenho uma próxima colheita em vista, pra ser mais rápido:alguém se dispõe?

é sempre bom se desprender de coisas industrializadas de qualquer maneira.
 
Alguém já experimento sal?

Eu acredito no poder do sal!
Pois bem, tá certo que os desumidificadores de mercado são mais confiaveis e apresentam maior solução, mas vou contar uma historia. Uma vez eu morava num ap que tinha mta umidade e era fod* pra caralh* morar la. Até que começamos a espalhar alguns copos com sal grosso nos cantos dos quartos. A umidade baixou a ponto de nao criar mais mofo, passado uma semana o copo que antes continha cerca de 3/4 de sal e um pouco de sal fino, estava quase cheio do agua. Então.
Se montar um recipiente médio como uma bacia com sal dentro e uma tela por cima para proteger os cogus e tampando com um , nao seria uma boa Tek alternativa?. imaginem! ...

Claro que sim.

Funciona da mesma forma que o desumidificador, só que com menos poder de absorção e menor custo.

Para economizar no sal (silica ou desumidificador) é comum fazer uma pré-secagem no vento, pra tirar o grosso.

Mas nada impede de colocar direto no sal.

A única coisa importante de se controlar é que o agente desumidificador continue ativo.

Pois se ele não conseguir tirar mais agua do ar os cogus podem se perder.

É simples.
 
Alguém já experimento sal?

Depois de ler esse post resolvi usar uma combinação de sal+desumidificante dentro de um pote fechado (colocando os cogus após secarem 3 dias em tunel de vento). Deixei dois potes um com desumidificante (secar vendido no supermercado) e outro com sal grosso + sal refinado, e os cogumelos dentro de um pote maior fechado. Ficou perfeito, os cogus estão totalmente secos e testei a potencia depois de 2 semanas armazenados assim, mantiveram toda, o unico porem é que os cogus ficam meio salgados, mas ai vai do gosto de cada um, eu misturo eles com suco geralmente, então não tive problemas nenhum. (Vale dizer tambem que tinha bastante problemas com enjoo tomando chá deles frescos, com eles secos dessa forma meu enjoo praticamente foi embora, tenho um desconforto de uns 30 min, mas bem tranquilo e nada de vomitos :)).

Vale a pena quem quiser tentar!
 
Alguém já experimento sal?

Não uso porque é caro, ou não uso porque não tem aqui, mas porque não usa o vento do ventilador ?
Em 3 dias estarão secos, ai qq quantidade de desumificador ou sal retira até ficar crocante.

O sal seca, melhor ainda se for o sal grosso, mas o ar fica saturado de sal, como a maresia (quem mora próximo a praia sabe o que é ter ar saturado de sal por perto). O sal precipita sobre o produto e então pode gerar algumas reações até produzir ácido clorídrico ( altamente corrosivo).
 
Alguém já experimento sal?

Tenho um desumidificador, mas não tenho a certeza de que ele possa secar cogumelos, principalmente cogumelos grandes como Amanita... Sem túnel de vento, só desumidificador... Que acham?

Obrigado e abraço ;)
 
Alguém já experimento sal?

Acredito que a secagem ao vento seja uma unidade indispensável de qualquer sistema de secagem de cogumelos que posteriormente for usar dissecantes.

Colocar os cogumelos frescos direto no dissecante pode funcionar, mas demandará muito dissecante e você terá que mudar eles de recipiente, ou trocar o dissecante, ao mínimo uma vez para ficarem crocantes.
 
Pessoal,

O sal de cozinha comum (cloreto de sódio - NaCI) é um composto higrosocópico, e é por isso que ele pode ser utilizado para conservação, pois absorvendo a umidade a atividade microbiana é interrompida. A maioria dos sais são substâncias higroscópicas, ou seja absorvem água, então há um leque muito grande de dessecantes a disposição. Porém, há sais que absorvem mais água e há sais que absorvem menos água: os que absorvem menos umidade são denominados insolúveis, mas pode existir diversidades entre os sais insolúveis. O sal de cozinha é muito solúvel, mas pode atingir um grau de saturação alto.

Um dessecante deve ser escolhido não somente por sua eficiência na secagem, mas também por outros efeito desejados: antibiótico ou fungicida natural, não ser nocivo aos seres vivos e é importante que não cause danos ao produto em dessecação. Nesse aspecto, o sal é uma substância com efeitos antibióticos e fungicida natural e não é nocivo quando consumido em quantidade moderadas, ou seja seu uso popular como agente de secagem em alimentos é adequado.

Um ponto a ser avaliado no cloreto de cálcio como dessecante é que ele é corrosivo na forma de sal. Então, é adequado embalar o sal para evitar o contato direto com os cogumelos.

Eu estou utilizando sal grosso para a dessecação de uma coleta que realizei esta semana. Assim que o processo estiver concluído, eu posto o resultado do uso do sal grosso como dessecante de cogumelos Cubensis.

:seta: Lista de dessecantes no Wikipédia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dessecantes

:luz: Dica: frequentemente algum tipo de indicador de umidade é incluído no dessecador para mostrar, por mudança de cor, o nível de umidade. Estes indicadores podem ser em forma de grãos ou cartão. O produto químico ativo mais comum é o cloreto de cobalto (II) (CoCl2) contido também na sílica-gel. Este sal é azul. Quando se liga com duas moléculas de água (CoCl2 - 2H2O), torna-se púrpura. Atualmente estes indicadores de cobalto estão sendo substituídos pelo indicador laranja ou por outros corantes (amarelos por exemplo) de origem orgânica e atóxicos, porque o cobalto é classificado como tóxico (segundo diretiva C 98/98 EC - potencialmente carcinogênico por inalação e pela Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (IARC) como potencialmente carcinogênico para humanos (2B). Ainda que a sílica-gel indicadora seja usada em pequenas quantidades, a diretriz da Comissão Européia exige que ela seja etiquetada como "tóxica".

:luz: Dica: a sílica-gel pode ser regenerada quando submetida a temperaturas superiores a 100°C e inferiores a 200°C, por um período mínimo de 40 minutos. Em geral, nos processos de regeneração, verifica-se uma perda de 10 a 20% em função da fragmentação dos grânulos.


Abraço a todos! :pos:
 
Eu estou utilizando sal grosso para a dessecação de uma coleta que realizei esta semana. Assim que o processo estiver concluído, eu posto o resultado do uso do sal grosso como dessecante de cogumelos Cubensis.

:teo_seta_direita:

Abraço a todos! :pos:


Funcionou? os cogumelos mantém as propriedades psicoativas?
 
de quanto em quanto tempo tenho q trokar o papel e o sal?
posso aquecer o sal pra reaproveitalo ?
quantas veizes ?
 
Use silica gel ...
 
Back
Top