Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Acho que matei os esporos.

Ramza

Cogumelo maduro
Membro Ativo
21/11/2007
415
73
:neg:Acho que matei os esporos.

Aconteceu o seguinte:

Ontem chegaram carimbos da Pro Fungos pra mim, então fui preparar a seringa para usar hoje a noite. Eu lí em algum lugar que um bom lugar para se preparar as coisas do cultivo era em cima da tampa aberta de um forno quente, pois esta seria um lugar bem esterelizado.

O problema foi o seguinte: ao abrir o carimbo (que achei que era grandão) descobri que era um carimbinho de 3 cm de diâmetro num papelzao de aluminio. Então deu o maior trabalho raspar, pois tinha pouquissimo esporos. Então abri a água destilada e joguei em cima do papel alumínio, para levar os esporos logo pro recipiente esterelizado. Depois disso puxei a água com a seringa. Toda hora a agulha entupia e eu precisava jogar um pouco pra fora e puxar de novo.

Tudo isso fez com que eu demorace um pouco, então quando estava tudo terminado eu segurei na seringa, e senti que o líquido estava morno. Não medi com termometro mas creio que estava algo entre 40°C e 50°C.

Será que eu os matei? Será que é melhor fazer outra seringa e não perder tempo tentando usa-la?
 
Para ter maior segurança e garantia de esporos viáveis, faça nova seringa.

Porém, sua medida de temperatura manual e imaginária não prova nada, Neo.

Para preparar sua seringa sem enfrentar esse tipo de problema, utilize uma caixa plástica, um aquário, deitado com a boca virada para você. Então, você limpa muito bem o ambiente , coloca o material que você vai utilizar lá dentro, limpe bem as mãos, utilize luvas e refaça o procedimento.

Tampa de forno é um bom local para fazer inoculações, porém um ambiente fechado (glovebox) é muito mais garantido.
 
Upvote 0
Para ter maior segurança e garantia de esporos viáveis, faça nova seringa.

Porém, sua medida de temperatura manual e imaginária não prova nada, Neo.

Para preparar sua seringa sem enfrentar esse tipo de problema, utilize uma caixa plástica, um aquário, deitado com a boca virada para você. Então, você limpa muito bem o ambiente , coloca o material que você vai utilizar lá dentro, limpe bem as mãos, utilize luvas e refaça o procedimento.

Tampa de forno é um bom local para fazer inoculações, porém um ambiente fechado (glovebox) é muito mais garantido.

Mas então o melhor é eu tentar usar a seringa? Tem chancer de ainda prestar?
 
Upvote 0
Outra idéia, se você dispor de um aparelho de microondas, é limpa-lo bem por dentro com álcool ou água sanitária e em seguida deixar uns minutos ligado para matar qualquer coisa que possa estar la dentro. Depois você abre a tampa inocular lá dentro mesmo, pois o interior do forno não estrá quente.

Nunca fiz isso, mas deve ser bastante eficás.

Falow!
 
Upvote 0
Mas então o melhor é eu tentar usar a seringa? Tem chancer de ainda prestar?

Existem chances sim, faça um teste:

Eu agiria desta forma:
faria um bolo PF, de farinha de arroz, vermiculita e água, em um copo pequeno, desses de whisky, esterilizava, aguardava esfriar e inoculava. Em 5 dias, você teria seu teste completo.
 
Upvote 0
Existem chances sim, faça um teste:

Eu agiria desta forma:
faria um bolo PF, de farinha de arroz, vermiculita e água, em um copo pequeno, desses de whisky, esterilizava, aguardava esfriar e inoculava. Em 5 dias, você teria seu teste completo.

Fiz quatro copos na quarta feira e até agora nada, nem micélio, nem contaminação. Seria o tempo frio?
 
Upvote 0
Fiz quatro copos na quarta feira e até agora nada, nem micélio, nem contaminação. Seria o tempo frio?

como quer micélio se não controla a temperatura?
aqui aparece em torno de 5 dias, desde que a temperatura esteje constante, 27° á 29°
 
Upvote 0
como quer micélio se não controla a temperatura?
aqui aparece em torno de 5 dias, desde que a temperatura esteje constante, 27° á 29°

Nos tutoriais que achei só me foi dito que era preciso controlar a temperatura no terrário. Então eu já teria que controlar a temperatura desde agora? Tem um link bom aí? :D
 
Upvote 0
NeoRamza uma outra alternativa pra vocÊ não utilizar a boca do forno é montar uma glove box!

Você monta uma espécie de tenda de papel aluminio e coloca um copo com alcool e fogo no interior, e, realiza todo o serviço próximo ao fogo.... em dois diários meus tem foto.:pos:

boa sorte vou torcer pra naum ter perdido seus esporos!

abraços psicodélicos
 
Upvote 0
NeoRamza uma outra alternativa pra vocÊ não utilizar a boca do forno é montar uma glove box!

Você monta uma espécie de tenda de papel aluminio e coloca um copo com alcool e fogo no interior, e, realiza todo o serviço próximo ao fogo.... em dois diários meus tem foto.:pos:

boa sorte vou torcer pra naum ter perdido seus esporos!

abraços psicodélicos

Valeu, vou fazer também.

abraços psicodélicos, gostei :D
 
Upvote 0
Como eu não encontrei o aquecedor de aquarios que desliga automaticamente fiz uma incubadora improvisada. Enrroli os copo em papel aluminio para proteje-los da luz, e coloqueos em uma caixa de isopor. Coloquei uma lampada de 25W de 220V ligada em uma tomada de 110V, na pratica a lampada ficou com 12,5W. Dentro da caixa de isopor coloquei um copo com a água, para eu poder colocar um termometro e medir a temperatura a água. Para ajustar a temperatura dentro da caixa eu abria mais ou menosa tampa da caixa. Regulei a incubadora em 27°C.

Agora é esperar, e ver se o micélio cresce mais rápido.
 
Upvote 0
tire o copo da agua, o termometro pode marcar no seco mesmo eu acho, aqui sim
deseja-se um ambiente de incubação seco, sem umidade
 
Upvote 0
:neg:Acho que matei os esporos.

Aconteceu o seguinte:

Ontem chegaram carimbos da Pro Fungos pra mim, então fui preparar a seringa para usar hoje a noite. Eu lí em algum lugar que um bom lugar para se preparar as coisas do cultivo era em cima da tampa aberta de um forno quente, pois esta seria um lugar bem esterelizado.

O problema foi o seguinte: ao abrir o carimbo (que achei que era grandão) descobri que era um carimbinho de 3 cm de diâmetro num papelzao de aluminio. Então deu o maior trabalho raspar, pois tinha pouquissimo esporos. Então abri a água destilada e joguei em cima do papel alumínio, para levar os esporos logo pro recipiente esterelizado. Depois disso puxei a água com a seringa. Toda hora a agulha entupia e eu precisava jogar um pouco pra fora e puxar de novo.

Tudo isso fez com que eu demorace um pouco, então quando estava tudo terminado eu segurei na seringa, e senti que o líquido estava morno. Não medi com termometro mas creio que estava algo entre 40°C e 50°C.

Será que eu os matei? Será que é melhor fazer outra seringa e não perder tempo tentando usa-la?


Essa linha tem 3 cm (--------------).

Um carimbo com esse diametro, daria para fazer 4 seringas de 20 ml cada, no mínimo.

Cada seringa inocularia 10 potes, fazendo 4 furos em cada.

Leia a biblioteca para melhor preparar as próximas seringas.



Aqui também fala sobre o extermínio de uma raça:

Enterrem meu coração na curva do rio (Dee Brown)
 
Upvote 0
pq vc num pinga uma gota num pedaço de papelao e observa pra ve se começa a nasce micelio;???
 
Upvote 0
pq vc num pinga uma gota num pedaço de papelao e observa pra ve se começa a nasce micelio;???

e isso funciona? tipo, não contamina, seca, etc? e demoraria qut tempo? interessante o "teste"
 
Upvote 0
Back
Top