Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

A Maravilha do uso de café, explicaçoes e resultados.

gostaria de saber se eu posso usar café soluvel,
para burrifar sobre o cultivo outdoor afim de se livrar dos contaminantes?
 
Posso colocar o café junto com o substrato antes da esterilização, ou é só depois que o micélio já se espalhou?
 
lendo ese topico do cafe e o do mycotopia, pensei em fazer experiencias com o café (substancia que eu acho fodástica )

e pensei em deixar de molho graos(pensei em milho) em café diluido por 1 dia, ao invés de agua simplesmente.

e depois esterelizar (pulando a fase da agua sanitaria e do cal) normalmente na panela e inocular. o que acham?

acham que o ph do substrato vai ficar mto acido e nao vai vingar, ou que vai contaminar por causa de bacterias?
 
lendo ese topico do cafe e o do mycotopia, pensei em fazer experiencias com o café (substancia que eu acho fodástica )

e pensei em deixar de molho graos(pensei em milho) em café diluido por 1 dia, ao invés de agua simplesmente.

e depois esterelizar (pulando a fase da agua sanitaria e do cal) normalmente na panela e inocular. o que acham?

acham que o ph do substrato vai ficar mto acido e nao vai vingar, ou que vai contaminar por causa de bacterias?

pq vc num testa?
eh soh num exagera na borra de café q eu axo q ele num vai fica TÃOO acido
 
Pelo que eu sei, cafeína causa mutações cromossômicas oO

Raios UV também causam...
E os cogumelos sempre tomaram sol...

isso pode ser benéfico ou não...
Podem surgir espécies levemente
diferentes, ou dar erro e não nascer nada...

Quem sabe um cogumelo de duas cabeças...
:eek::D:p:;)
 
pq vc num testa?
eh soh num exagera na borra de café q eu axo q ele num vai fica TÃOO acido
freak opor favor, tenha certeza ao afirmar.
eu digo que mesmo em MINIMAS quantidades o café altera a acidez do substrato e vc diz que acha que nao ?
fez algum teste pra afirmar isso?
se torna sim EXTREMAMENTE necessaria a adiçao de calcareo como tamponador, E fonte de calcio claro, em qualquer substrato onde se utiliza borra de café, senao em 12 horas de exposiçao ao ambiente(mesmo que seja micro clima controlado) esta azedo(contaminado por bacterias).
teste e me fala.
 
acho que da minha expericncia, nenhum milho imerso em café acabou colonizando de fato.
mas tambem acho que nao joguei nenhum no processo de panela de pressão.ao invés tentei o microondas.
 
Substituir o procedimento da água sanitária pelo 'banho em café' não é muito fundamentado, uma vez que o primeiro serve pra matar endosporos e demais possíveis invasores do cultivo, e o segundo não garante isso de forma alguma. Seria como tocar a corda de um violão e esperar ouvir um som de harpa... Mas eu ainda tenho dúvidas... O café injetado foi fervido? Se passou de 100ºC em condições de assepsia (injetando com seringa e ambiente limpo, quem sabe uma glove) e contaminou, aí não vale a pena mesmo... E vocês que responderam ao tópico lá pra 2006/07, ainda usam café nas receitas pf, a cremofé (ou até sem cremogema)? Valeu gente até logo!
 
sugiro um experimento um pouco mais elaborado:


preparar 2 levas de BDA (batata - açúcar - ágar)
1 com adição de café
1 sem café

fazer 4 placas de petri, 2 bda com café, 2 bda sem café

joga uma "gota de esporos" no meio de 1 placa bda+café, 1 placa bda-café

as outras 2 placas vc simplesmente abre elas e expõe ao meio ambiente.


os resultados seriam observados:


placa com fungo + café tem q crescer mais "rápido" q placa com fungo - café (o q indica q não é inibidor de crescimento e na realidade é "acelerador" de crescimento)

placa sem fungo + café tem q ter menos contaminantes q placa sem fungo - café (o q indica q o café tem ação antibiótica)


Não se esquecam q o café pode muito bem ser um antimicótico, inibir o crescimento de TODOS os fungos e talvez bactericida (de preferência q seja). Podemos considerar q como estamos jogando uma grande quantidade de "sementes", mesmo q inibidas a tendência seria o cresciemnto desse ser dominante em números.
 
Já usei borra de café, e tive sucesso.

Em substrato Bulk, e para hidratar pó de côco para casing, sempre com adição de carbonato de cálcio.

Na hidratação de pó de côco, sempre café puro, com a mesma quantidade de carbonato de cálcio (1 colher de sopa), em panela grande.

Teria o mesmo efeito tamponante o carbonato de cálcio e o calcáreo domilítico, Cygnus?

Ainda não testei o calcáreo com café.
 
Pessoal, estava navegando no fórum e acabei parando nesse tópico.
li, achei interessante e uma curiosidade surgiu. o que acham de usar por exemplo, um spray de café, pode até por um tampão na solução, daria pra usar em cima da cultura, por exemplo, passar os cases pro terrario e usar o spray pra dar uma energizada?
o que acham? espero que tenha me expressado bem.
abraço
 
acho que entendi jow, mas não é recomendável fazer isso uma vez que material orgânico é porta para contaminantes...

o que o pessoal testou aqui foi o dunk com café, que deu alguns resultados mas foi abandonado por alguns usuários da técnica por aumentar o índice de contaminação dos bolos depois do dunk.

legal você ter idéias, continue no estudo :pos: até
 
Quem diria que o café de todos os dias tomaria essa dimensão tão inesperadamente especial, uma poção mágica do ASTERIX para os nossos adorados Amigos do Mundo Azul.;) SUPER DICA, vamos evoluir essa "ferramenta" com mais pesquisas:cr: , muito boa, show de bola!:).
Talvez seja boa para iniciar tópico sobre Aditivos, com seus Prós e Contras e as confirmações viriam com os resultados dos cultivos relatados.(n). Meus Agradecimentos, valeu o instinto de pesquisa do Mortandello.:)
 
Última edição:
BOLO 1-
48 horas atrás eu injetei a MESMA quantia de café em toda a vermiculita em volta desse bolo , que esta até meio muchinho de tantos cogumelos que já produziu. pois bem. agora 48 depois deu injetar o café, voces nao imaginam: UMA CARGA DE PINS semelhantes ao maior flush desse bolo. vamos ver a taxa de abortos. nos ultimos flushs tem sido minima, mas a quantidade de pins também. de cada 5 pins 1 tem saido aborto.(*na media saem 5 ou 6 pins pra 4 ou 5 cogus ).

(obs. só injetei diretamente na vermiculita pois a mesma já havia sido adicionada de calcareo no momento do preparo. acredito que o mesmo se mantenha até o presente momento pois o PH se manteve alcalino após a aplicaçao. o cheiro continua FRESCO.)

e se a a vermiculita não estiver corrigida com cal? podemos confeccionar a seringa adicionando café mais um corretor diluído?
 
Última edição:
Já tinha lido a respeito mais nunca me aprofundado muito, a respeito do café na cultura.
Estarei olhando os tópicos recomendados para sanar algumas dúvidas.

Obrigado por ter compartilhado (em 2006:p)
 
Back
Top