Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

A Maravilha do uso de café, explicaçoes e resultados.

Mortandello

O tal do mortan
Cultivador confiável
01/11/2005
7,007
98
Mauá - ABC - SP
Bom, acho que jah tenho bagagem suficiente, e acredito que nosso amigo Psilo também tenha para iniciar uma thread sobre o uso do CAFÈ em culturas de P.cubensis.
bem vou recolher dados em várias fontes e tentar assim produzir o documento "Padrao" sobre o uso " maravilhoso" por assim dizer de café nos meios de cultura.
inicialmente os prós e contras do uso do café (ainda sem se aprofundar em quantidades ou receitas.só para o pessoal entender do que ele é capaz e do que NAO é):

Prós
rapidez MAIOR de colonizaçao.
maior quantidade de pins
menor numero de abortos
CURA de algumas contaminações
CURA de " machucados" no micelio
menor tempo entre inoculuação-colheita
aumento na resistencia do micelio diante agressoes ou contaminantes.
aumento no numero de flushs(colheitas)
aumento CONSIDERÀVEL no tamanho de frutos
aumento (a comprovar) na potencia dos cogumelos
CONTRA

nao sabemos se a cafeína chega ao produto final.
o PH fica MUITO acido, tornando-se necessaria a adiçao de calcareo a mistura
outros a descobrir.



os gringos vêm usando café faz TEMPO e é quase que um padrão nos cultivos deles.
cito como fontes iniciais duas threads em dois sites de MUITA confiança:
para que todos possam chegar as suas proprias conclusoes.

PROJETO CAFÈ(shromerry)
café? vamos explicar TUDO (mycotopy)

estou usando em testes aqui, no bolo1 e bolo 2, do cultivo coletivo do morta.
o bolo 1 está já no seu 11o flush, com uma certa frequencia de frutificação após a 7o colheita de 4 ou 5 cogus por flush no maximo, um flush a cada 4 ou 5 dias.
o bolo 2 teve 4 flushs grandes, deposi parece que contaminou e estagnou. está a 20 dias sem produzir nada.
está isolado em outro mini terrario que montei só como " hospital".
dêem uma olhada ae na thread dos gringos e digam :) oque vcs pensam? eu estou arriscando aqui e ADORANDO. assim como o CREMOGEMA o café pode ser um ADITIVO ótimo 'as culturas, facilitando e MUITO a obtençao de cogumelos dentro de casa :) os resultados sao maravilhosos.
 
SHROMERRY.ORG disse:
Nutes:
When the fungus colonizes the substrate he needs to release enzymes out of the hyphae to split up the starch to poly-, oligo-, di- and monosaccharides. these and other soluble nutes r then transported into the "cell".

So these additional nutes from the coffee which are already water soluble r an instant energie source for the growing fungus, which could give the mycelium a decisive boost especially in the beginning

The downside is that these nutes are readily available to all microorganisms -> contam

Caffeine:
Well at first I was pretty skeptic about the caffeine theory but then(2month later) i read an scientific article somewhere on the web and things like the mention of youngbae about cAMP
"""caffeine and its metabolite has "phosphodiesterase inhibitor" function...so accumulated cAMP had played a role....its downstream .... cAMP have various function...especially "stress signaling, starvation signaling....in microbe""" this would sound reasonable(especially since i heard some of it before when i followed a discussion on TV about alcohol, tobacco and coffee/tea.)

If you starve you try to eat as much as possible as fast as possible.
-> faster mycelium growth

Also sclerotia are produced to survive stress situations(temp, no water, no food..) and to survive till there r some new nutes...
-> more sclerotia

And last but not least stress is normally reduced by reproduction. Nature usually doesn't want you to die as long as you didn't reproduce yourself(whatever you are).
->faster pinning and maturing

greets
entao.. sao essas as conclusoes da thread do shromerry após uma thread de 2 anos
 
As propriedades do café são indiscutiveis. Tanto nos seres humanos qto na terra. Ótimo Thread Morta, bem explicativo.

:rolleyes:
 
mortandelo disse:
estou usando em testes aqui, no bolo1 e bolo 2, do cultivo coletivo do morta.
o bolo 1 está já no seu 11o flush, com uma certa frequencia de frutificação após a 7o colheita de 4 ou 5 cogus por flush no maximo, um flush a cada 4 ou 5 dias.
o bolo 2 teve 4 flushs grandes, deposi parece que contaminou e estagnou. está a 20 dias sem produzir nada.
entao ae está o teste que fiz:
o bolo 1 havia parado no 10 flush, eu estava decidido a enterralo, quando o SHROWER me levantou o negocio do bullk com café. eu dei uma pesquisada de lá pra cá e o bolo 2 continuava parado ha 20 dias, contaminadao exaurido no seu cantinho.
BOLO2-
eu injetei café em toda a vermiculita do bolo 2, só rpa ver se era assim mesmo 72 horas atrás. INCRIVEL, o micelio da superficie do bolo q estava amarelado começou a ganhar a cor novamente em 24 horas, e agora o MILAGRE DEZENAS DE PINS SAINDO DA PARTE DE BAIXO DO BOLO.
a quantidade injetada foi de 4 seringas de 5 cc de agua+ café sem açucar RALO.(2 dedos de café dentro de um copo de 300 ml de agua) pins pins pins. e uma APARENTE recupeeraçao de um bolo que eu dava por perdido.

BOLO 1-
48 horas atrás eu injetei a MESMA quantia de café em toda a vermiculita em volta desse bolo , que esta até meio muchinho de tantos cogumelos que já produziu. pois bem. agora 48 depois deu injetar o café, voces nao imaginam: UMA CARGA DE PINS semelhantes ao maior flush desse bolo. vamos ver a taxa de abortos. nos ultimos flushs tem sido minima, mas a quantidade de pins também. de cada 5 pins 1 tem saido aborto.(*na media saem 5 ou 6 pins pra 4 ou 5 cogus ).

(obs. só injetei diretamente na vermiculita pois a mesma já havia sido adicionada de calcareo no momento do preparo. acredito que o mesmo se mantenha até o presente momento pois o PH se manteve alcalino após a aplicaçao. o cheiro continua FRESCO.)
 
mortandelo disse:
CONTRA:

nao sabemos se a cafeína chega ao produto final.

Não seria EXATAMENTE um contra se a cafeina chegasse ao produto final. Poderia ser que ficasse um cubenis cafeinado. Psilocibina+cafeina = aumento ativo?
 
musttt killahhhhh, pelo pouco que lia achei massa demah, vou ler as thread com tempo e concerteza irei fazer meus proprios testes.

de grandissima informçao :D
 
NeuroFX disse:
A cafeína não chega ao produto final, não é residual.

Não lembro a porcentagem exata, mas o café utilizado com algumas espécies de cogumelos pode fazer com que a produção aumente em mais de 100%.
entao você acredita que seja valido e positivo o uso de café?
se sim, me diz se o substrato de casing precisa MESMO estar tratado com alguma coisa que corrija o PH, poque tem um casing de um amigo que ele pretende " testar" mas nao usou nada para corrigir o ph do casing. será que haveria algum problema dele regar o casing com café?
 
Olha, só um adendo rápido aqui, concordo com a maioria das conclusões (não diria q café acelera TANTO assim a colonização e flush mas definitivamente aumenta a resistência à algumas contaminações o q pode ser ou pela inibição dos contaminantes ou pelo aumento da imunidade do fungo) q o café por si diminui o pH ou aumenta a acidez parcialmente por causa dos açúcares do próprio café e para aqueles q usam café passado ou velho, como eu, o próprio açúcar q botamos no café, então um pouco de tampão ou subst. alcalinas não iriam fazer mal (casca de ovo moído ou cal, detalhe q esses tbm funcionam como complementos nutricionais). Usar a borra de café seria o mais recomendado, apesar de ter menos cafeína (se vc gastou-a para fazer café) e ser um pouco mais difícil de dosar do q o café "pronto" por assim dizer (esteja a borra gasta ou não). O café como um todo é rico pracaramba em muita coisa, o q ajuda muito como complemento nutricional, mas até onde estudei sobre o tema, o grande lançe é o velho alcalóide conhecido como cafeína e algumas outras subst. q oferece, de alguma forma, um grande estímulo para o fungo.
 
entao cygnus , faço das suas palavras as minahs e lavanto minah bandeira : USEMOS O CAFÈ COMO PADRAO ENTAO!
 
mortandelo disse:
entao você acredita que seja valido e positivo o uso de café?
se sim, me diz se o substrato de casing precisa MESMO estar tratado com alguma coisa que corrija o PH, poque tem um casing de um amigo que ele pretende " testar" mas nao usou nada para corrigir o ph do casing. será que haveria algum problema dele regar o casing com café?

Com certeza é positivo, pelo menos nos Pleorotus sp. os resultados são muito bons. A bôrra é uma boa opção, mas a casca do café é melhor, mantém a taxa de eficiência biológica próxima a 100%.

Há tb uma relação de cafeína-produção: quanto mais cafeína houver no substrato, menos ele produz. Uma parte pequena da cafeína é absorvida, mas a grande maioria é perdida.
 
NeuroFX disse:
. A bôrra é uma boa opção, mas a casca do café é melhor, mantém a taxa de eficiência biológica próxima a 100%.

Então neuro, a casca de café q vc tah falando éh a casca do grão torrado?
 
ta ficando massa esse thread :D
breve vou colaborar aki com algumas experiencias.

abraços e boa semana a todos
 
Conclusões sobre minha experiencia pessoal em um cultivo completo com café:

Strains Utilizadas

Thai koh Samui multi esporos em pf padrao, depois clonado uma amostra algodoada em papelao e re-inoculado em meio liquido/separado do papelao por açao mecânica (chacoalhei bastante até soltar do papelaouma boa quantidade de micelios) em agua esterelizada+ agua oxigenada 30 volumes 2 gotas / 100 ml .

PESA - um micelio isolado em papelao do meu primeiro cultivo + tentativa de isolamento a partir de carimbo de um amigo cultivador. as strains se mostraram "fiéis" ao isolamento, sendo uma MUITO rizomorfica, e a outra bem algodoada. o bolo rizomorfico foi o que apresentou melhor frutuficaçao.

Todos Bolos montados com substrato enriquecido com pó de café + cremogema

2 colheres de chá de cada pra cada /600 ml de substrato

1 bolo SEM adição de calcario

1 bolo com adição de lascas de madeira e graos a receita padrao + café em pó

Todos foram dunkados com agua+ café sem açucar em baixa concentração (3 gotas / 100 ml agua d.) por 24h


1 bolo controle de cada strain, feito na receita padrão + cremogema + calcario, sem dunk de agua+ café, todo baseado em procedimentos padrão contidos aqui no fórum), utilizando as mesmas fontes de spawn dos outros bolos acima citados.

1 pote de graos moidos, encharcados em café e depóis misturados 50/50 com vermiculita umida com agua+ café




Prós

1- rapidez MAIOR de colonizaçao.
como todos os bolos foram inoculados a partir de micelio vivo, nao posso considerar exatamente o resultado obtido, porém a colonizaçao foi otima, em 8- 10 dias os copos de uísque estavam 100% colonizados.

2- maior quantidade de pins

Nos thai os bolos pinaram freneticamente até a exaustao, após 3 flushs em media.
o bolo - controle pinou bem também, porém com menos frutos e menor peso liquido ( ainda vive após 4 flushs).

Pesa -
o bolo clonado saiu exatamente como o esperado.
16 copias de um unico cogumelo, variaçao MINIMA de fenótipo aparente. prints precoces (4 horas aós rompimento) e escuros.
o bolo controle , a partir da mesma seringa " clone " teve um pequeno primeiro flush, com 4 cogumelos medios até, porém muito semelhantes a fonte de clonagem.
o bolo da tentativa de isolamento que veio do carimbo de um amigo frutificou em paridade, com 12 cogumelos espalhados por 360 graus em volta do bolo. curiosamente existem vários fenotipos diferentes, como cogumelos finos, outros grossos, um com o chapéu partido e outro que virou para cima.

3-menor numero de abortos

Errado - Maior numero de pins = maior numero de abortos.

4-CURA de algumas contaminações
Errado - aqui o que aconteceu após um dunk com agua e café foi a contaminaçao de 4 bolos.
O bolo controle nao foi dunkado com café, somente com agua gelada por 12 horas. este bolo continua frutificando.

5- CURA de " machucados" no micelio
numa fase posterior ao 4 flush do bolo controle eu irei injetar agua + café no centro do bolo como eu fiz no meu primeiro cultivo. quero testar se o bolo se recupera com o café mesmo.

6-menor tempo entre inoculuação-colheita
tempo entre inoculaçao/primeiro carimbo de esporos - 23 dias
bolos controle 28 dias

7-aumento na resistencia do micelio diante agressoes ou contaminantes.
nao foi o que eu observei nos bolos dunkados com café. TODOS contaminaram.(trichoderma)

8-aumento no numero de flushs(colheitas)
Errado - o bolo solta tudo que pode em 3 ou 4 flushs CONTINUOS, o que torna o acumulo de pins e abortos no bolo uma porta de entrada para contaminaçoes.

9-aumento CONSIDERÀVEL no tamanho de frutos
Verdadeiro - tive frutos lindos e suculentos.

10-aumento (a comprovar) na potencia dos cogumelos
ainda nao testei, porém o azulamento dos mesmos está muito forte.
CONTRA

11-nao sabemos se a cafeína chega ao produto final.
nem vou saber tao cedo:)

12-o PH fica MUITO acido, tornando-se necessaria a adiçao de calcareo a mistura
Verdadeiro - o bolo sem adição de calcario que iria frutificar invitro está estagnado. existe um cheiro de azedo bem forte , sinal de fermentaçao.

outros a descobrir.

Conclusoes:

Considero o uso de café em dunks como arriscada, visto a perda de 80% dos cultivos para contaminaçoes provenientes do dunk e do uso do café em si.
Como aditivo ao Substrato, como fazemos já a algum tempo com cremogema, acredito que o café é um otimo acelerador do processo, sem magica nem MARAVILHAS, somente mais um aditivo para se " jogar" na massa do bolo.:pos:
 
Fala Mortandelo

Excelente colaboração.

Já estou utilizando a borra de café e logo também terei comentários a fazer.
 
Maneiro, valeu por compartilhar suas considerações Boca.

Pelas suas conclusões vc considera q o café é um aditivo pra acelerar o ciclo de vida do fungo, o q eu concordo parcialmente (no meu caso o tempo de colonização e frutificação foi igual ao dos controles). Só uma coisa: na 3 vc diz q teve maior número de abortos (o q acontece igual pra mim tbm) q na 9 vc notou aumento considerável dos frutos (o q não acontece aqui, os cogumelos crescem do mesmo tamanho q o controle). Na 7 (aumento de imunidade) vc diz "nao foi o que eu observei nos bolos dunkados com café. TODOS contaminaram.(trichoderma)", mas e os bolos com café imbutido no substrato em relação aos sem café imbutido? No meu caso notei um aumento de resistência pois meus bolos controle contaminavam "mais".

Uma coisa eu sei com total certeza, pra P.Mexicana A (esclerótia e cogumelos), em bolos PF com café começam a aparecer esclerotia em 15 dias após completa colonização, q crescem até 1-2 cm de diâmetro, bolos PF sem café formam uma quantidade ridiculamente pequena e sem massa de esclerotia. Potes com grãos (aveia e milho), cal e café + mexA em 30 dias após completa colonização tem umas bolotas até 3 cm de diâmetro, em grande quantidade, potes sem café produzem esclerótias bem menores.

Inclusive, eu conheci esse papo de café há um ano e meio atrás lendo justamente sobre como o tal de soliver tava desenvolvendo um método fácil de fazer esclerotia graças ao café e em suas considerações estava o fato q ele começou a usar nos bolos PF pra ver se ajudava tbm.
 
... Na 7 (aumento de imunidade) vc diz "nao foi o que eu observei nos bolos dunkados com café. TODOS contaminaram.(trichoderma)",...

de acordo com mestre mauricio a oferta de nutrientes na camada exterior do bolo nao é interessante, visto que injetamos ar nao filtrado pra dentro do terrario o tempo todo. o café para DUNK e COLD SHOCK aqui nao funcionou.



Inclusive, eu conheci esse papo de café há um ano e meio atrás lendo justamente sobre como o tal de soliver tava desenvolvendo um método fácil de fazer esclerotia graças ao café e em suas considerações estava o fato q ele começou a usar nos bolos PF pra ver se ajudava tbm.

Adoro cavocar os vaults do mycotopia. passo horas e horas vendo e revendo topicos que estao lá desde 1992.
acho que foi um topico do soliver mesmo sobre scleto]rotias em p mexicana onde eu vi isso.
 
entao ae está o teste que fiz:
o bolo 1 havia parado no 10 flush, eu estava decidido a enterralo, quando o SHROWER me levantou o negocio do bullk com café. eu dei uma pesquisada de lá pra cá e o bolo 2 continuava parado ha 20 dias, contaminadao exaurido no seu cantinho.
BOLO2-
eu injetei café em toda a vermiculita do bolo 2, só rpa ver se era assim mesmo 72 horas atrás. INCRIVEL, o micelio da superficie do bolo q estava amarelado começou a ganhar a cor novamente em 24 horas, e agora o MILAGRE DEZENAS DE PINS SAINDO DA PARTE DE BAIXO DO BOLO.
a quantidade injetada foi de 4 seringas de 5 cc de agua+ café sem açucar RALO.(2 dedos de café dentro de um copo de 300 ml de agua) pins pins pins. e uma APARENTE recupeeraçao de um bolo que eu dava por perdido.

BOLO 1-
48 horas atrás eu injetei a MESMA quantia de café em toda a vermiculita em volta desse bolo , que esta até meio muchinho de tantos cogumelos que já produziu. pois bem. agora 48 depois deu injetar o café, voces nao imaginam: UMA CARGA DE PINS semelhantes ao maior flush desse bolo. vamos ver a taxa de abortos. nos ultimos flushs tem sido minima, mas a quantidade de pins também. de cada 5 pins 1 tem saido aborto.(*na media saem 5 ou 6 pins pra 4 ou 5 cogus ).

(obs. só injetei diretamente na vermiculita pois a mesma já havia sido adicionada de calcareo no momento do preparo. acredito que o mesmo se mantenha até o presente momento pois o PH se manteve alcalino após a aplicaçao. o cheiro continua FRESCO.)

eae Boca

qual a proporção de café usado na seringa (água destilada X café)??

foi com borra ou em pó puro??

aqui tenho carbonato de cálcio como regulador de ph

vc poderia me dar uma proporção dos ingredientes para uma seringa de 20 ml?

no caso do meu casing, que é de milho, posso injetar a mesma dentro do micélio ou só na camada de casing??
 
Maravilhosa contribuição Boca,
to com 2 bolos exauridos apos 4 flushes (so o primeiro foi consideravel, os outros so me deram 2 ou 3), apos a leitura de todo topico chegeui a conclusao de que é mehlor ingetar agua+cafe (borra) do que dunkar na agua com cafe.
Certo ou errado??? me tirem essa duvida por favor.....
Vo fazer essa magica hoje pois esses bolinhos ja estavam de fora do terrario mesmo.


Daqui pra frente vo sempre acrescentar cafe+cal nos meus bolos, pois so tenho mais q 5 cogus no primeiro flush.
Outra, to acrencentado ao substrato de FAI um milho triturado que é vendido na agropecuarias, tive uma colonização bem rapida e muitos pins.
 
eae Boca

qual a proporção de café usado na seringa (água destilada X café)??

foi com borra ou em pó puro??

aqui tenho carbonato de cálcio como regulador de ph

vc poderia me dar uma proporção dos ingredientes para uma seringa de 20 ml?

no caso do meu casing, que é de milho, posso injetar a mesma dentro do micélio ou só na camada de casing??

Vitão esse topico de discussao acabou dando na receitinha lá CM-Cremofé

O café se adiciona como borra somente ao substrato.

Na seringa se usa chá mesmo de café, esse café que c BEBE todo dia, sem açucar diluido em agua mineral ou agua esterelizada.

Só achei antajoso fazer isso no final da vida util dobolo, pois dá um boost no finzinho da produçao.
O risco de contaminaçao é muito grande para se considerar o uso do café, vc pode errar a mao e ele pode escorrer por cima do bolo, que já está velho e exaurido e propicio a contaminaçoes.
o caminho de nutrientes que fica até o meio do bolo CONTAMINA, quase sempre.
Nas camadas de casing eu parei de utilizar qualquer tipo de nutriente extra para o micelio.
Chama trichoderma, chama cobweb.
Nunca vi dar trichoderma ou cobweb em vermiculçita pura umida e com PH tamponado.

Maravilhosa contribuição Boca,

to com 2 bolos exauridos apos 4 flushes (so o primeiro foi consideravel, os outros so me deram 2 ou 3), apos a leitura de todo topico chegeui a conclusao de que é mehlor ingetar agua+cafe (borra) do que dunkar na agua com cafe.

Certo ou errado??? me tirem essa duvida por favor.....
Obrigado Vitão :)

Café chá.
Bem diluido cara
10 ml de café (chá de café) pra cada 300 ml de agua.

Injete e NUNCA use café pra dunkar os bolos.
 
Back
Top