Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 3º Cultivo - Strain Tulum - PFTek

Diário de cultivo completo.
06.09.2016
Queridos amigos, começando um novo diário, pois aqui pretendo compartilhar a minha primeira experiência com a strain Tulum, antes de começar, quero agradecer ao amigo do fórum @LunáticoS.Dalí que trocou comigo carimbos.
DSCF2824.JPG DSCF2825.JPG
Sendo o dia de hoje de muita alegria, pois foi a primeira pessoa que mandou um carimbo para minha casa (além do site que vendeu meu primeiro carimbo de Puerto Rico:)). Obrigado de verdade meu velho! Foi muito legal chegar em casa e ver a carta na caixinha do correio, e como amanhã é feriado, já comecei os preparativos para a inoculação do seu carimbo.

Serão oito copos, preparei uma solução de água destilada com uns 60ml, deixei hidratando até amanhã na geladeira enrolado em um pacote de alumínio.
DSCF2833.JPG
O carimbo está bem forte, utilizei apenas metade e ainda assim a água destilada escureceu.
DSCF2827.JPG DSCF2828.JPG DSCF2829.JPG

Amanhã os copos receberão os esporos.
Até lá!
 
Última edição:
07.09.2016
Dia da Inoculação


No dia 06 (ontem) deixei já os substrato pronto nos copos dentro das panelas, sendo usada a proporção 2 de vermiculita para 1 de FAI e 1 de água.
Na parte da manhã foram para a panela em duas viagens, deixei 45 minutos na pressão e deixei as panelas esfriarem até depois do almoço. Aqui eu faço um agradecimento ao irmão @Ecuador que em outra ocasião me alertou sobre o que eu fazia errado, agora deixei para passar a fita crepe após a esterilização, desta vez não tive surpresas do tipo fita estourada e o melhor, o substrato desta vez recebeu a esterilização indicada.
Procedimento feito na boca do forno (sem fotos porque tinha que focar no processo). Uma hora antes pulverizei o ambiente com bactericida, manipulação feita com luvas e máscara cirúrgica.
DSCF2834.JPG DSCF2835.JPG DSCF2839.JPG DSCF2842.JPG DSCF2846.JPG

No final, sobrou um pouco dos esporos, resolvi tirar esta foto para mostrar como estavam na inoculação.
DSCF2837.JPG

Agora é deixar a natureza trabalhar. :)
 
Última edição:
São bolos da independência! :eba: :D

Muito legal o diário relatando passo a passo. :)

Aqui eu faço um agradecimento ao irmão @Ecuador que em outra ocasião me alertou sobre o que eu fazia errado, agora deixei para passar a fita crepe após a esterilização

Diários são excelentes mesmo com a interação dos membros. Essa de usar a fita somente após a esterilização é uma das novidades procedimentais que não consta nos tutoriais ainda. :coffee: Edit: na verdade é o contrário, a novidade é já colocar selado com fita isolante.
 
Última edição:
Mas se você usar fita isolante (daquela preta) ela pode ir sem problema na PP.
 
Mas se você usar fita isolante (daquela preta) ela pode ir sem problema na PP.

Eu particularmente nunca tive problemas com colocar os copos selados (mais furo de respiro) ou não na PP, mas passei a adotar com por ser bem mais prático no momento de tirar oa bolos para inocular, pois bastará o micropore em cima dos furos assim que os tirar, ao invés de selar. Na prática isso facilitou muito na hora de inocular.

P.S.: corrigi meu post anterior, que tinha invertido o que era a novidade. :atrapalhado:
 
Eu nem coloco fita isolante. Acho que é mt cara, e eu tenho umas neuroses de ficar usando borracha derivada de petróleo. Uso fita crepe, aquela branca, que é papel e cola ( sem petróleo). Nunca tive problema, só deixar a agua abaixo da fita que ela não solta.
 
Mas se você usar fita isolante (daquela preta) ela pode ir sem problema na PP.
Concordo quase 100% contigo Finga, foi o modo que aprendi vendo uma vídeo aula, porém, quero compartilhar que em algumas esterilizações, na hora de abrir a panela, um dos copos vinha com o alumínio quase q todo removido, como se não tivesse conseguido aguentar a pressão interna que o substrato aquecido gerou (minha teoria, de fato não sei o que rola direito lá dentro :roflmao:) aí sobe tudo junto, papel alumínio e fita isolante e ficava complicado de consertar, muito provável é porque eu nunca fiz os suspiros como o querido irmão @ExPoro comentou, mas isso é exceção, a maioria dos copos vinham ok.

De fato no vídeo que aprendi meus primeiros passos não tinha nenhuma dica dessas, achei legal também passar a fita crepe após, quero muito ver o resultado daqui umas semanas, talvez eu compre uma fita crepe daquelas bem mais largas, essa que usei é de apenas 18mm de largura, vi uma pra vender monstro que deve ter uns 4cm de largura.
 
O problema da fita ser larga demais, na minha opinião, é que ela pode cobrir uma possível contaminação. Mais importante que qual tipo de fita usar é se assegurar que os copos estão bem fechados e que não tenha água de mais ou de menos, se não teremos sopa de arroz e vermiculita para o jantar :roflmao:.

Paz.
 
15.09
8º Dia na Incubadora

Dando uma rápida olhadinha, os outros copos eu não olhei, tirei o primeiro que vi. Daqui uns dias eu olho tudo.
DSCF2938.JPG
 
Estando a incubadora numa temperatura aceitável e feito tudo certinho, agora é somente exercitar a paciência e ver a magica acontecer. Boa sorte!
 
25.09.2016
18º dia na incubadora

1.JPG 2.JPG 3.JPG 4.JPG

5.JPG 6.JPG 7.JPG 8.JPG

Obs.Testando o selo de vermiculita forçosamente:D. Ao guardar um dos copos, meu dedão direito perfurou o alumínio do copo nr. 5:facewall:.
Passei uma fita crepe onde o querido dedão adentrou e vamos ver o que vai rolar no copo nr. 5 depois dessa dedada.
 
Eu acho que essa dedada de leve aí não deu em nada :hilario:.
Ei, eu vi aí esse pc gamer.

Paz.
 
14.10.2016
Cultivo encerrado :eek:h:

Queridos irmãos, deixem eu explicar, o motivo é devido a vontade de que uns testes que fiz na clonagem de um cogu do Puerto Rico venham a gerar uma tentativa de casing.

A situação estava da seguinte forma. Já estavam com cinco semanas na incubadora. E dos 8 copos, apenas 2 estavam com uns 50% e o resto muito menos do que isso. Creio que deixei a mistura molhada demais, pois o arroz estava com o visual de empapado. E com o fato de os potes com os clones de papelão do exemplar bacana de puerto rico estarem em fase de colonizar o vidro. Optei por encerrar temporariamente o cultivo do Tulum.

Sendo assim, a incubadora agora está sendo usada pelos vidros da clonagem para que eu possa treinar minha primeira experiência com vidros de painço em clones no papelão.

Nem tudo está perdido, pois peguei todos os bolos e fiz uma espécie de outdoor improvisado num balde com vermiculita e terra de jardim, vai que vem alguma coisa né haha.

Fica aqui meu agradecimento pela troca bem sucedida com o irmão @LunáticoS.Dalí e ainda farei este cultivo futuramente, pois me sobrou meio carimbo (que era gigante hehehe).

Valeu galera! XD
 
Última edição por um moderador:
@Lucastav Grande Lucas! Obrigado por perguntar, ainda está cedo para dizer qualquer coisa, mas já vejo pequenos sinais do micélio aparecendo na vermiculita pelos cantos, qualquer sinal de frutificação eu adiciono aqui umas imagens, não era o que eu tinha em mente no começo, mas devido à mudança de planos, foi o que deu pra fazer. Mas assim que tiver alguma novidade relevante no balde eu passo aqui no post. Nem que seja para dizer que não deu em nada :roflmao:.

Abração ai irmão.
 
Última edição por um moderador:
Que pena Jowker. Passei por um problema parecido no meu cultivo de Tulum,o substrato me parecia ok, mas de 4 copos somente 1 colonizou 100%, outro contaminou muito e os outros 2 colonizaram metade e não evoluíram, esperei um tempo e até surgiu uma contaminação cinza. Usando luva e máscara eu separei a parte saudável destes dois bolos e deixei em um pequeno terrario separado, o micélio ficou livre de contaminação e até deu para colher alguns pequenos frutos.

Mesmo o bolo que colonizou por completo , demorou bastante e o micélio era bastante algodoado.

Achei meio problemática comparada com a strain Florida que estou acostumado a cultivar.

Agora vou tentar novamente outro cultivo de Tulum,espero ter resultados mais otimistas.

Boa sorte no seu próximo cultivo.
 
Última edição por um moderador:
Que pena Jowker. Passei por um problema parecido no meu cultivo de Tulum,o substrato me parecia ok, mas de 4 copos somente 1 colonizou 100%, outro contaminou muito e os outros 2 colonizaram metade e não evoluíram, esperei um tempo e até surgiu uma contaminação cinza. Usando luva e máscara eu separei a parte saudável destes dois bolos e deixei em um pequeno terrario separado, o micélio ficou livre de contaminação e até deu para colher alguns pequenos frutos.

Mesmo o bolo que colonizou por completo , demorou bastante e o micélio era bastante algodoado.

Achei meio problemática comparada com a strain Florida que estou acostumado a cultivar.

Agora vou tentar novamente outro cultivo de Tulum,espero ter resultados mais otimistas.

Boa sorte no seu próximo cultivo.

E ai irmão! Obrigado pelas palavras. Foi por causa que um desses bolos do atual cultivo de Puerto Rico estar com um micélio bem interessante, que enviou um exemplar bem bonito e que permitiu treinar clonagem em papelão, e que resultou em belos clones. Então, por causa disso, apareceu uma vontade de treinar a multiplicação de grão para grãos, imaginando um próximo cultivo focado em casing que ainda não experimentei a técnica. Por conta da logística do processo, precisei optar por um ou outro. Devido a só ter uma incubadora e dois termostatos, um sendo usado no momento no terrario do Puerto Rico, precisei sacrificar o projeto Tulum para treinar essa nova ideia. Mas eu sei, eu poderia simplesmente ter retirado eles da incubadora e deixado fora para crescer, mas mesmo que conseguisse que eles chegassem ao 100% tem o fator cuidados, eu não teria tempo para cuidar de tantos bolos e pensar em potes de clones ao mesmo tempo.

Fico grato por vocês estarem interessados mesmo após criar essa problemática aqui no meio do caminho, os cultivos fazem muito bem para todos nós, principalmente por termos esta interação aqui no fórum.

Vocês são nota 1000!
 
Última edição por um moderador:
E ai irmão! Obrigado pelas palavras. Foi por causa que um desses bolos do atual cultivo de Puerto Rico estar com um micélio bem interessante, que enviou um exemplar bem bonito e que permitiu treinar clonagem em papelão, e que resultou em belos clones. Então, por causa disso, apareceu uma vontade de treinar a multiplicação de grão para grãos, imaginando um próximo cultivo focado em casing que ainda não experimentei a técnica. Por conta da logística do processo, precisei optar por um ou outro. Devido a só ter uma incubadora e dois termostatos, um sendo usado no momento no terrario do Puerto Rico, precisei sacrificar o projeto Tulum para treinar essa nova ideia. Mas eu sei, eu poderia simplesmente ter retirado eles da incubadora e deixado fora para crescer, mas mesmo que conseguisse que eles chegassem ao 100% tem o fator cuidados, eu não teria tempo para cuidar de tantos bolos e pensar em potes de clones ao mesmo tempo.

Fico grato por vocês estarem interessados mesmo após criar essa problemática aqui no meio do caminho, os cultivos fazem muito bem para todos nós, principalmente por termos esta interação aqui no fórum.

Vocês são nota 1000!

Poxa cara ,que legal saber sobre seus resultado com clonagem em pepelão, bem interessante. Comecei essa semana com minha primeira tentativa de isolamento em placa de petri com a receita de BDA,inclusive vou tentar isolar Tulum para ver se consigo resultados mais satisfatórios futuramente.

Mas é isso aí amigo!! Sucesso nos projetos!!:)
 
Última edição por um moderador:
Back
Top