Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

2012

Quero dizer que a natureza é um ser consciênte e dinâmico. Que toma medidas e decisões, e que parece ter um intuito que ainda não compreendemos direito.

A natureza certamente é dinâmica. E em vários sentidos, não somente nesse de vermos mudanças a toda hora. E eu já tive vislumbres, somente vislumbres, da natureza viva e pulsante, modelando a realidade que sentimos. Mas longe de mim querer me fazer de intérprete do que vislumbrei. Não cabe na minha mente, pelo menos.

E exatamente por não compreendermos direito é que é impossível levar a sério esse moralismo cármico que campeia por aí.

Nós nem sabemos no fundo se um acontecimento levará a algo que nos agrade ou não, isso sem falar em conceitos como bem ou mal.

Já ouviu aquela história do velho chinês que tinha um cavalo muito valioso?

Um nobre quis comprar o cavalo e ele recusou. Alguns dias depois o cavalo fugiu e os vizinhos disseram: que azar, você não vendeu e agora perdeu o cavalo. Ele respondeu: quem sabe?

Aí o cavalo voltou trazendo um bando de cavalos selvagens, e os vizinhos mudaram de idéia: que bom. Ele respondeu: quem sabe?

Então o filho dele tentou montar em um dos cavalos selvagens, caiu e ficou coxo. Novamente os vizinhos disseram: que azar. Ele respondeu: quem sabe?

Houve em seguida uma guerra e todos os rapazes da região foram alistados à força, exceto o filho coxo do velho. Os vizinhos se lamentaram: nossos filhos vão morrer na guerra e o seu está aqui para lhe ajudar. Mais uma vez o velho se recusou a interpretar os acontecimentos. Porquê?

Nós estamos na mesma posição. Só que interpretamos e tentamos correr atrás do que queremos, baseados nessas interpretações. E achamos isso bom e aquilo ruim. Seja um materialista que quer acumular dinheiro ou um buscador que quer acumular carma. Mas o futuro escorre das nossas mãos como o tempo. Será que o problema é o acumular?

E assim tentamos garantir um bom carma, como se pudéssemos discernir verdadeiramente se o que fazemos é ou não merecedor do carma que desejamos. No fundo deve ser. Só que quando finalmente encontramos ou conseguimos aquilo que tanto desejamos podemos descobrir que não é o que realmente buscamos.

E do mesmo modo que buscamos o nosso bom carma vivermos julgando os outros, se estão ou não se comportando direito e que carma vão acumular em troca. Esse é o moralismo cármico. Eu não me excluo desse comportamento. Frequentemente me enredo no mesmo.

Não aconselho ninguém a virar um transgressor das regras X ou Y baseado em uma visão dessas. Mas qualquer um pode se lembrar que essas regras podem ser nossas. Ninguém garante que elas são as regras pelas quais a natureza dispensa ou não carma de um modo ou de outro.

E sinto que a natureza tem bem mais mistérios do que podemos conceber. Nós pouco sabemos, mas tudo queremos explicar e prever.

a natureza privilegia os corajosos ( fortes ), vide a evolução ...

o resto é sorte.

vide o universo.

(...)
E assim tentamos garantir um bom carma, como se pudéssemos discernir verdadeiramente se o que fazemos é ou não merecedor do carma que desejamos. No fundo deve ser. Só que quando finalmente encontramos ou conseguimos aquilo que tanto desejamos podemos descobrir que não é o que realmente buscamos.

E do mesmo modo que buscamos o nosso bom carma vivermos julgando os outros, se estão ou não se comportando direito e que carma vão acumular em troca. Esse é o moralismo cármico. Eu não me excluo desse comportamento. Frequentemente me enredo no mesmo.

(...)

Ecuador, boa a história do Chinês.... eu não conhecia e aprendi muito com ela. Quanto ao carma, pelo que eu já li, não existe carma bom e carma ruim.

Carma é a parte ruim e Dharma é a parte boa... eles são acumulados a partir de nossas atitudes no dia a dia e em outras vidas (para os que acreditam). Trago uma matéria de um site chamado Divina Ciência (http://www.divinaciencia.com/licao.php?cmd=1&id=22). Os caras tem textos muito bons... Mas sei lá se isto está certo... o importante é que acho que essência do que falou está correta.... apenas vim trazer uma informação adicional.

Comentário contido no site, no link que passei:

"(...)

Se ao pesar nossas ações em uma balança, o prato das boas ações estiver mais pesado o resultado será um Darma, que é uma recompensa pelas boas obras que fazemos.
O Darma (do sânscrito Dharma) significa também realidade ou ainda virtude.
Se ocorrer o contrário, se o prato das más ações estiver mais pesado, o resultado será um Carma para nós, ou seja sofrimento, dor, adversidades, etc.
A palavra de origem sânscrita Karma significa ação. Podemos entendê-la como lei de ação e conseqüência.

(...)"

bom dia a todos.:rolleyes:

Zappa, concordo que o universo é um ser consciente, vivo pulsante, como o Ecuador eu já tive um vislumbre da "maquina do mundo" funcionando. Porem ele não é consciente da nossa existencia, da mesma forma que não temos consciencia de quantos neuronios morrem por dia ou quantas celulas estão se dividindo nesse momento, então ele não reagiria as nossas ações.

O carma é uma forma de interpretar o mundo, pensar em uma energia ruim é pensar em mitos, se olhar o carma com olhos metaforicos veremos apenas uma relação causal, o cara apanha na balada pq é um cusão, se fez como cuzao se apresentou como cuzao, agiu como cuzao e apanho feito um cuzao e a porrada nao foi o acerto de contas carmico dele foi apenas uma relacao causal de suas atitudes e nada mais.

Vai acontecer muita coisa galera, muita mesmo, nosso mundo humano está mudando muito rapidamente, temos cada vez mais pessoas no mundo, o que significa que qualquer catrastofe natural vai matar MUITO mais gente do que a 200 anos atras, e isso não tem nada haver com profecias é apenas o resultado do estado atual da humanidade, porem para quem espera um evento purificador qualquer catastrofe vai servir.

Não se preocupem com o nosso estrago na natureza, somos os agentes causadores de mudança, depois que a terra primitiva esfriou surgiram cianobactérias que fizeram uma mudança muito mais significativa do que a nossa emissao de CO2, elas injetaram O2 nos mares e na atmosfera, quase que a totalidade da vida do planeta utiliza o O2 como vantagem energetica e o mesmo não estava na atmosfera na Terra primitiva.

Relaxem, não vale a pena gastar energia pensando em profecias, e muito menos esperando uma mudança, vejo nas pessoas ao meu redor, muitos são conformados com a vida e manifestam pouca iniciativa e atitude, pois esperam um evento que ira mudar tudo, seja um novo emprego, um novo cargo, uma visão de seus deuses e assim por diante, pessoas assim negam que elas tem o poder de correr atras e fazer tais eventos acontecer.

Amigos, esqueçam esse tal de 2012, corram atraz da vida e talvez realmente aconteça um evento purificador na vida pessoal de voces, um evento provocado pela realação causal (carma) de quem procura viver e fazer algo melhor e não de quem espera pacificamente um dia melhor chegar.

"Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer..."

Corram, lutem, gritem mais façam logo, pois morremos dia apos dia desde o momento do nascimento.

abraços.

A natureza certamente é dinâmica. E em vários sentidos, não somente nesse de vermos mudanças a toda hora. E eu já tive vislumbres, somente vislumbres, da natureza viva e pulsante, modelando a realidade que sentimos. Mas longe de mim querer me fazer de intérprete do que vislumbrei. Não cabe na minha mente, pelo menos.
....

Espetacular!! Gostei da forma que você escreveu. Na internet temos que usar o poder de síntese (como o que vc demonstrou) ou então perdemos espaço e tempo.

Algumas coisas não podemos provar (ainda), mas sentimos porque somos parte de tudo isso.

Tenho que dizer que sou extremamente cético, mas eu não posso subestimar ou descartar as minhas conclusões internas e pessoais sobre a lógica do sistema, simplesmente porque não tenho provas científicas, senão viver valeria a pena apenas se todos fossem cientistas.

Agora, eu não tenho a sorte de um artista ou coisa assim, onde as emoções valem mais que a lógica. Mexo com programação e lógica a mais de 20 anos, isso está enraizado em mim. Tenho estado atento sobre as últimas noções que a ciência tem tomado sobre a natureza e acredito no caminho que isto aponta.

Por este fato de ser um aficionado pela lógica, não posso aceitar que casualidades aconteçam no grau que algumas pessoas usam para explicar a miríade de coisas não entendidas, ou então não poderia ter este nome [casualidade, acidentes e tals]. Seriam constantes explicadas e entendidas, não acidentes.

A pouco tempo fiz um gerador de números aleatórios reais usando como base caotica a radiação de fundo, inspirado de longe por um projeto da universidade de princeton (http://noosphere.princeton.edu/) e o que percebi é que é totalmente possível nossa consciência (ou cabe alguma outra coisa aqui) de alguma forma se manisfestar fora da esfera do corpo. Estas coisas se relacionam aqui ou ali com algumas teorias propostas por cientistas sérios, e podem até mesmo levar a conclusão de um universo consciênte.

Ou estou viajando, como alguem disse aqui, ou tem muita gente dormindo. Quem está errado ou quem está certo? a questão infelismente não é simples qto parece.

A pouco tempo fiz um gerador de números aleatórios reais usando como base caotica a radiação de fundo, inspirado de longe por um projeto da universidade de princeton (http://noosphere.princeton.edu/) e o que percebi é que é totalmente possível nossa consciência (ou cabe alguma outra coisa aqui) de alguma forma se manisfestar fora da esfera do corpo. Estas coisas se relacionam aqui ou ali com algumas teorias propostas por cientistas sérios, e podem até mesmo levar a conclusão de um universo consciênte.

me ajuda a 'perceber que a consciência pode se manifestar fora da esfera do corpo'? mas estou magrinho, será que dá?

'universo consciente' dá a impressão de que é algo dotado de volição, é isso mesmo? como explicar isso com lógica?

tô viciado no fórum, não resisti, tô postando de novo.

Morta, sabia do disco do Tim, mas não sabia nada do tal movimento racional, cara que piração. Nota 1000, você matou a charada véio. KKKK,

O Zappa tu programa em que cara, eu programo também, não levem a mal todos vocês que fazem este forum, sei que tá ficando chato, mas Zappa, programo desde os 14, sei que não significa nada, até pq não posso citar um programinha meu que seje que vocês conheçam. Mas e daí o nosso contato com este tipo de lógica significa o quê?. você entendeu que "tem gente" descartando tudo, ou que "tão" associando tudo ao acaso. Debuga melhor aí que não vai encontrar nada disso aí não cara. Acreditar ou não acreditar, tanto faz... Eu acredito que exista vida fora do planeta Terra, e daí??? Será que você também tem que acreditar nisso??? Mas te peço, quando perceberes que eu estou acreditando em algo que você discordar plenamente, não deixe de falar não, pq daí você me dará a chance de ver o outro lado, o porque não, sacou???

E quanto à ciência, pô, ela tem sido tudo para a humanidade até hoje... Tudo, o bem e o mal, verdade e mentira, acerto e engano.

Eu também já tive o tal vislumbre da Natureza viva e una, consciente, faz anos, hoje, não mais... Amanhã, também não estarei com o mesmo olhar de hoje, e enquanto for possível quero olhar diferente mesmo. Se possível, checarei o infinito de possibilidades e descartarei todas. Pois não existe verdade absoluta.

Quanto à sintese, quando é boa como o último post do Ecuador é louvável, mas tem vezes que temos que nos extender um pouco, como neste poema que acredito reunir um pouco a esssência do que algumas pessoas tentaram aqui neste tópico.

Cântico negro

José Régio

"Vem por aqui" — dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...
A minha glória é esta:
Criar desumanidades!
Não acompanhar ninguém.
— Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe
Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...
Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...
Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.

Como, pois, sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tetos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...
Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém!
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções,
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou,
É uma onda que se alevantou,
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
Sei que não vou por aí!

me ajuda a 'perceber que a consciência pode se manifestar fora da esfera do corpo'? mas estou magrinho, será que dá?

'universo consciente' dá a impressão de que é algo dotado de volição, é isso mesmo? como explicar isso com lógica?

se a magreza for só física dá :)

você me faz perguntas, mas sabe que nem mesmo quer a resposta (ou não perguntaria :)), e que eu não tenho dever de explicar ou fazer vc entender este raciocínio, certo?

Mas mesmo assim vou, a título de apenas organizar as idéias, dissertar um exemplo de sistema artificial (está mais perto da nossa pobreza intelectual do que um sistema natural).

Criamos o sistema em que vivemos (empresas, comércio, mercado, normas, valores, etc). Depois de tempos de repetição e voltas e ciclos , hoje podemos afirmar que este sistema é autonômo no sentido de que suas regras (leis) atuam no seu domínio. Este sistema pune ou privilegia as unidades (de pessoas a empresas) em seu interior a revelia de qualquer controle externo, valendo seus valores (corretos ou equivocados). Não existe uma pessoa ou grupo de pessoas controlando todas as variáveis e consequências deste sistema. Ele quase tem sua própria consciência.

Fui bem sintético, mas extrapole isso à um sistema natural com uma variedade quântica de subsistemas e eventos ocorrendo ininterruptamente e de forma sempre relacionada entre eles, isso parece muito próximo ao que acontece na rede de neuronios do cerebro, e podemos dai discorrer a consequência.

Estou com preguiça agora, mas este é o fio da meada.

Ihh cara você entendeu tudo errado o que eu disse... Chuva assim aconteceram varias vezes e sempre acontecem, isso não tem nada a ver com a mudança climática a não ser pela intensidade (sim, foi mais intensa do que as outras vezes). Quando a preocupação com as pessoas, há, quero mais e que todos moram mesmo, afogados em suas crenças estúpidas, quero mais é que procurem deus e perguntem pra ciencia o que fazer quando o bixo pegar.

Não entendo cara porque essa estereotipagem fulminante! Ou estou me expressando mal pra kct ou você não lê direito o que eu posto.
Saber que algo de significante está pra acontecer não significa que o cara tem que ficar sentado esperando nibiru cair na cabeça aeauehaiuheaiuheaui.
Eu sou contra a civilização estática, que nada faz e tudo espera. Sou defensor ávido da ultilização máxima do potencial do ser-humano.
Estou aqui tentando passar isso faz um tempão:

SE as pessoas não tomarem consciência do que pode acontecer em breve e fazerem algo a respeito, ai sim é o fim para elas. Não é pra ficar esperando nada, é pra buscar a não dependencia do estado relativo a energia, agua e alimento. O que tem de mal nisso? Sou tão lunático assim? Se depender do estado pra sobreviver é o "certo" a fazer, faço questão de estar do lado contrário!
É disso que tô falando o tempo todo. O sistema vai cair porque se tornou insustentável em todos os aspectos. Aquele que depende do sistema pra energia, agua e alimento provavelmente ficará sem. Isso é pura lógica.

A alguns posts atrás postei uma porrada de links de fontes consideráveis e considero que isso seja o concretismo que você se refere. O fato de eu dizer que "acredito" ou "acho" é porque estou dando a minha opnião, se você espera que eu poste um vídeo dos lideres do mundo dizendo que o fim está próximo como "prova concreta", vai esperar sentado... Minhas postagens referem-se a eventos distintos que quando analisados em escala conjunta implicam em algumas conclusões.

Tá ai pra quem quer ver cara...

http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/derspiegel/2009/03/17/ult2682u1107.jhtm

http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/derspiegel/2009/03/19/ult2682u1109.jhtm

Ok! Agora volta pro mar oferenda.

Cara que foda heim zappa! Gostei muito do que você falou agora e concordo plenamente com sua visão lógica da coisa. Antes eu era amante do acaso, mas agora sou adepto do simples "não sei", não é porque aparentemente aconteceu ao acaso que não existe lógica ali. Assumir a própria ignorância é um passo fundamental para o homem.
Se não for incômodo gostaria que você falasse mais sobre seu estudo ultilizando a radiação de fundo como base. Interessantissimo!

Sua exemplicação acima foi ótima e compartilho 100% com sua visão. é A LÓGICA DA OBSERVAÇÃO E COMPARAÇÃO.

Acho que tem muita gente dormindo mesmo meu, lembra do mito da caverna de platão? Falar o que as pessoas não querem ouvir é uma tarefa complicada...

Estou com preguiça agora, mas este é o fio da meada.
Preguiça nada, Zappa, é pq não tem fio e nem tem meada mesmo.

E aí, cria um programinha, que tal em C, que passe a ter consciência e a tomar decisões... IA, lembra? Agora vou prever o futuro, não dá para fazer e nunca dará, o sisteminha poderá até tomar decisões, mas dizer que ele tem consciência é só para quem quer forçar a barra mesmo...

Criamos o sistema em que vivemos (empresas, comércio, mercado, normas, valores, etc). Depois de tempos de repetição e voltas e ciclos , hoje podemos afirmar que este sistema é autonômo no sentido de que suas regras (leis) atuam no seu domínio. Este sistema pune ou privilegia as unidades (de pessoas a empresas) em seu interior a revelia de qualquer controle externo, valendo seus valores (corretos ou equivocados). Não existe uma pessoa ou grupo de pessoas controlando todas as variáveis e consequências deste sistema. Ele quase tem sua própria consciência.
.

Afff!!! Sintético? Isso é um verdadeiro exercício de sufismo e semântica!!!!:eek:

Entendi o que quis dizer mas...não tem muita coerência...hummm tá meio confuso :confused:

Seja mais claro... creio que 95% do povo ficou boiando.

... mas sem proselitismo, ok? se não vão te pixar de "pseudo-intelectual";):D:D

Preguiça nada, Zappa, é pq não tem fio e nem tem meada mesmo.

E aí, cria um programinha, que tal em C, que passe a ter consciência e a tomar decisões... IA, lembra? Agora vou prever o futuro, não dá para fazer e nunca dará, o sisteminha poderá até tomar decisões, mas dizer que ele tem consciência é só para quem quer forçar a barra mesmo...

Cara a sistema que ele se referia é o que nós vivemos e não um sistema de computador... Por ser atualmente impossível controlar todas as variáveis desse sistema, ele funciona de maneira autônoma. Ele citou como exemplo nosso próprio cerebro, que por ter tantas conexões e reações acontecendo ao mesmo tempo, torna-se impossível para o corpo exercer controle sobre os pensamentos, eis a nossa consciencia :cool:

Esse pensamento sustenta teorias como a de gaia, que pregam a complexidade dos fenomenos que existem unicamente aqui na terra, como parte de um organismo vivo.

Afinal alguém tem a definição final sobre o que pode ser considerado vivo ou não?

Cara a sistema que ele se referia é o que nós vivemos e não um sistema de computador... Por ser atualmente impossível controlar todas as variáveis desse sistema, ele funciona de maneira autônoma. Ele citou como exemplo nosso próprio cerebro, que por ter tantas conexões e reações acontecendo ao mesmo tempo, torna-se impossível para o corpo exercer controle sobre os pensamentos, eis a nossa consciencia :cool:

Esse pensamento sustenta teorias como a de gaia, que pregam a complexidade dos fenomenos que existem unicamente aqui na terra, como parte de um organismo vivo.

Afinal alguém tem a definição final sobre o que pode ser considerado vivo ou não?

Deixa de ser de vagar o man é claro que eu entendi, kkkk.

O sufismo (árabe: تصوف, tasawwuf; persa:صوفی*گری Sufi gari) é a corrente mística e contemplativa do Islão. Os praticantes do sufismo, conhecidos como sufis ou sufistas, procuram uma relação directa com Deus através de cânticos, música e danças.

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Fonte: Wikipédia

eu penso que todo sistema complexo, natural ou artificial, é vivo.

eu penso que todo sistema complexo, natural ou artificial, é vivo.

O pensamento que habita em mim, respeita o pensamento que habita em ti...

Grande abraço,

se a magreza for só física dá :)

fique tranquilo, eu sei bem dentre nós dois quem está mais perto da adiposidade espiritual :)

eu te fiz perguntas que você não conseguiria responder, e não conseguiu mesmo. era só pra não passar o post e parecer que todo mundo concordava com o blá :pos:

fique tranquilo, eu sei bem dentre nós dois quem está mais perto da adiposidade espiritual :)

eu te fiz perguntas que você não conseguiria responder, e não conseguiu mesmo. era só pra não passar o post e parecer que todo mundo concordava com o blá :pos:

se você acha que não, eu sinto muito. :pos:

não vejo nada de diferente entre os crentes.
...

é disso mesmo que estou falando. Você trata isso como uma disputa entre céticos e crentes.
(particularmente ofensivo pra mim ser tratado de crente)

Estamos num forum que deveria ir mais longe que isso, afinal trata-se uma cambada de drogados :) que já deveriam ter se libertado deste simplismo 'comum' do mundo 'comum'.

Não temos aqui obrigação de 'converter' ninguém. Mas se alguém aqui não percebeu, nos estados alterados da mente, que existem muitas coisas incomuns e imensamente distante do que os 'senhores do mundo comum' gostariam que nos satisfizessemos, estão desperdiçando um potencial imenso da arte de chapar o coco. :). E talvez pior mal que os crentes (ou tão ruim e manipulado quanto).

Estamos limitados e obscurecidos por nosso corpo e cultura e ,parafraseando mackenna, rodando um sistema operacional pobre. Mas temos a possibilidade de formatar e implantar um mais avançado (quiça melhor até que o do mister Jobs) ou diferente.

Nem 8 nem 80, carregar bandeiras limita o avanço.

Vamos a argumentação então!

Voltando a analisar as profecias de 2012, assim como propõe o tópico, gostaria de abrir novamente a questão da reversão dos polos. Esse assunto dá o que falar pois recentemente (2000+) surgiram várias teorias a respeito da queda de intensidade no campo magnético terrestre.

Existem muitas fontes consideráveis que falam a respeito deste assunto, porém a sua maioria em inglês sendo as em portugues restritas a sites tendenciosos apoclipticos e pouco coerentes com a real noticia. Se quiserem saber mais a respeito deste assunto tem que ser em inglês, do contrário só verão mais arrebatamento mesmo... Afinal é brasileiro né aueaiuheuaie

Traduzi aqui um texto publicado na seção científica de um jornal australiano conforme link. (Traduzido male porcamente apenas para fins de facilitar)

http://www.theage.com.au/articles/2004/04/08/1081326831006.html?from=storyrhs

A inversão do campo magnético da Terra, um evento raro, mas temido devido ao efeito catastrófico que poderia ter sobre a vida humana, leva cerca de 7.000 anos para ser concluída, diz um estudo publicado hoje.
A troca entre os pólos norte e sul ocorre em longos intervalos imprevisíveis, mas, o mais recente data de 780.000 anos atrás.
A virada de 180 graus ocorre quando há uma mudança nos padrões de circulação do ferro fundido que flui ao redor do núcleo da Terra e exterior, como um dínamo, cria o campo magnético.
A intensidade do campo cai por um tempo antes do ritmo de circulação ser estabelecido novamente.
Mas quanto tempo leva antes dos pólos se reestabelecerem, são apenas suposições.
As estimativas variaram entre 200 anos a 28 mil anos.
O investigador Bradford Clement lança luz sobre esta área de incerteza, analisando registros retirados amostras sedimentares perfuradas de vários sítios ao redor do mundo.
Estas amostras, depositadas em quatro diferentes idades da história da Terra, têm uma ressonância magnética residual do campo magnético que prevaleciam na época.
"Estes registos indicam uma estimativa média de cerca de 7000 anos para para a inversão completa ocorrer."Escreve Clement, da Universidade Internacional da Flórida, para o semanal britânico Nature.
A grande mudança não ocorre uniformemente e de uma hora para outra apesar de tudo.
Isso ocorre mais rapidamente no equador e leva mais tempo em altas latitudes - mais perto dos pólos.
A razão para isso, diz Clemente, é que na ausência dos principais Norte-Sul do campo magnético, o núcleo da Terra desenvolve um campo secundário mais fraco, que tem muitos mini-pólos na superfície.
Eventualmente os dois principais pólos são estabelecidos novamente, mas em lados opostos do planeta, como primordialmente.
Ninguém sabe o que aconteceria à vida na Terra se a inversão ocorresse hoje, mas há especulações sobre potencialmente um apocalipse.
Muitos aspectos da vida hoje seriam literalmente virados de cabeça para baixo, tanto para os seres humanos, dada a nossa dependência dos ímãs para a navegação, e para os animais que migram usando uma bússola interna.
Estaríamos também de estar mais expostos aos mortais flare-solar, da qual somos normalmente protegidos pelo campo magnético da Terra.
A perda do escudo que causaria o esmagamento das partículas solares na atmosfera superior, aquecendo-o e potencialmente provocando alterações climáticas.
Houve um susto em 2002, após francês geofísico Gauthier Hulot descobrir um enfraquecimento do campo magnético da Terra perto dos pólos, o que poderia ser interpretado como um precoce sinal de que uma inversão está perto.
Reversões polares parecem ocorrer aleatoriamente no tempo, diz o cientista da Universidade de Washington Ronald Merrill.
O menor intervalo está entre 20.000 e 30.000 anos e o mais longo em aprox. 50 milhões de anos.

Back