Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo - Strain desconhecida - Bolo PF/Casing

Diário de cultivo completo.
Bom dia pessoal, conforme prometido segue abaixo meu 2º diário de cultivo, desta vez irei tentar usar a técnica de casing pra poder obter mais frutos do que no cultivo de bolos. Então sem enrolar muito vamos lá!

==============
DIÁRIO DE CULTIVO
===============
Strain: Desconhecida.
Procedência: Trata-se de um print de carimbo de kit, que a princípio era pra ser B+, mas acredito ser Florida.

-------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
-------------------------------------------
(X) PF Tek (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
( ) Sim (X) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
Misturei a vermiculita com a água e no final adicionei a farinha de arroz integral, sempre tomando os cuidados necessários com a esterilização (Uso de luvas, completa limpeza do local antes de começar o procedimento, ETC). Após a preparação do substrato, fiz a esterilização da seguinte forma, enchi 80% dos copos de substrato e limpei as bordas dos mesmos com papel toalha úmida de álcool, fechei eles com folha de alumínio (Sempre limpando o lado que vai ficar dentro do copo com papel toalha com álcool) e fita isolante para lacrar, fiz 4 aberturas equidistantes no alumínio de cada copo e coloquei eles na panela de pressão, com água suficiente para cobrir metade dos copos (Tempo de esterilização de 1 hora, tome muito cuidado com a quantia de água que você coloca na panela, pouca água, pode evaporar rápido e "Queimar" o substrato, muita água pode encharcar os copos, já que eles estarão abertos e irá borbulhar muito dentro da panela). Após a esterilização deixei os copos na panela de pressão até ela esfriar totalmente para poder abrir e fazer a inoculação, lembrando que após tirar os copos da panela de pressão, fechei imediatamente os furos feitos no alumínio dos mesmos com fita microporosa.

--------------------------------
INOCULAÇÃO: 25/09/2013
--------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro:

GloverBox?
( ) Sim (X) Não

Substrato 100% colonizado dia:

----------
CASING:
----------
Materil utilizado:
(Descrever material e quantidades, descrever também o método de esterilização/pasteurização)

(inserir foto)

---------------------
FRUTIFICAÇÃO:
---------------------
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Temperatura do Terrário ________ °c
Humidade ________

FLush Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

2° Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

3° Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

Pessoal por enquanto é isso, quando os copos estiverem 100% colonizados trago mais novidades. Abraço e muita paz a todos.
 
Última edição:
Parabens pelo capricho.

Poste algumas fotos quando der.

Boa sorte.
 
Interessante a organização, apesar das técnicas questionáveis (?).
O bolo PF é uma ótima e simples forma de cultivo, mas o micélio é bem consolidado em si. Um "casing" nele, principalmente por não ser bulk, ou seja, não acrescentar nenhum tipo de nutriente ao micélio que já está colonizado, é questionável. Casing funciona melhor com grãos, pois eles já são "fragmentados" por si só, tendo uma rede micelial menos sólida que a de um bolo PF, utilizando menos nutrientes para religar a rede e começar a frutificar. Mas enfim, usar o bolo PF como Spawn também funciona bem na teoria.

A glovebox é "dispensável" desde que os procedimentos tenham sido feitos em um local absolutamente sem corrente de ar e bem asséptico. Então, se tudo foi feito certinho não devem haver problemas.
Como os copos nem colonizaram ainda, eu recomendaria tentar tirar como bolo, a não ser que o recipiente não tenha a boca maior.
Outra coisa, algum motivo em especial para não ter usado o selo de vermiculita?

Sobre a strain, partilho da idéia de que cubensis é cubensis. Salvo algumas mudanças pequenas de características.

Acompanhando seu cultivo e desejando boa sorte!
 
Última edição:
boa sorte!
Também acho melhor usar grãos para casing, o bolo é difícil de despedaçar pois fica bem compactado, mas pela lógica tem que dar certo também...
Caso realmente opte por casing eu daria uma sugestão, não sei se é viável, nunca coloquei em prática, mas creio que seja possível com uma faca bem afiada e esterilizada cortar rodelas do bolo e por numa bandeja de alumínio que comporte bem o tamanho, e após cobrir com camada de vermiculita. Segura o bolo deitado numa superfície BEM limpa, usando luvas, e corte ele em rodelas de mais ou menos 2,5 cm... Talvez dessa forma fique mais fácil fazer o procedimento de forma mais ágil e prática. Cortar e despedaçar bolo deu trabalho para mim aqui da última vez, por isso pensei em fazer isso da próxima. É bom também dar um dunk nele de pelo menos 24h para hidratar.
Sucesso ai! :)
 
Pois é, o problema é que não há necessidade em optar por um casing, neste caso. É um passo desnecessário a mais, para resultados potencialmente inferiores.
Mesmo sem perlita ou argila expandida no terrário, apenas borrifar as paredes diariamente algumas vezes e fazer a troca de ar pra manter a umidade já seria suficiente. Conseguiria mais frutos, mais rápido e com menos chance de erro. O único motivo para se fazer um casing com PF é se não for possível tirar o bolo inteiro do recipiente no qual ele foi feito.

Caso queira fazer o casing por experiência ou comodidade (monotub, por exemplo), recomendo que use grãos.
 
@Anão Eu pensava que pra fazer o casing era mais fácil fazer o bolo e depois quebrar ele na quentinha com mais substrato, estão no caso é melhor deixar colonizar no casing com grãos quando for fazer?, agora fiquei na dúvida se vou fazer casing ou não, por que esse cultivo iniciei em casa, mas estou dando continuidade no alojamento onde faço meu curso kkk, o local é "Limpo", mas apenas a olho nu, por que no ar acredito ter muita contaminação, mas como inoculei 8 copos estou pensando em tentar os dois métodos, se o casing não vingar pelo menos tenho chance com os bolos. Quanto aos copos que utilizo a boca é maior, saem facilmente. Não tenho nenhum motivo pra não usar selo de vermiculita, só não faço por que não tenho muito conhecimento sobre ele e por que no meu primeiro cultivo não deu muita contaminação, mas quero dar uma lida a respeito disso. Obrigado pela ajuda e votos de boa sorte. Abraço.

@F.J.P. Sim o casing vou fazer exatamente dessa maneira, dunk também não vou esquecer, vou fazer de 24h, obrigado pelas dicas. Abraço!

OBS: Tirei fotos mas não tô conseguindo conectar no PC, assim que resolver esse problema posto elas.
 
Olá Marcos.

Antes de mais boa sorte com o cultivo.

Fiquei intrigado com a opção de não utilizares o selo de vermiculite. Qual foi o motivo? Já não tinhas mais?
Fizeste furos no alumínio antes de ir à panela? Tapaste essa camada de alumínio com outra camada antes de colocar na panela?
Inoculaste em cima de uma fonte de calor - ex. fogão acesso?

Pode ser mau agoiro meu, mas não usar selo de vermiculite e inocular sem glovebox não me parece seguro...

Mas posso ser eu que sou desconfiado ;)

P.S. Quantos copos inoculaste?
 
E aí @Dandy, obrigado pelo votos de boa sorte. Não usei selo de vermiculita por não saber muito sobre o mesmo, quero me informar pra entender quais são os prós em usar selo. Sim fiz furos no alumínio antes de levar na panela, mas não coloquei outra camada de alumínio por cima. A inoculação fiz assim que a panela esfriou totalmente, tirei os copos, tapei os furos feitos no alumínio com microporosa e fiz a inoculação logo em seguida. Inoculei 8 copos e 1 pote, até o momento constatei apenas 1 contaminação em um dos copos e também no pote, mas o micélio do restante dos copos está muito bonito. Agora decidi o que vou fazer, no pote que a boca dele é menor e serei obrigado a quebrar o micélio irei fazer casing, nos copos vai de bolo mesmo :)
 
Pode ser mau agoiro meu, mas não usar selo de vermiculite e inocular sem glovebox não me parece seguro...
tudo relativo, eu tenho certa dificuldade em usar glovebox, acendo uma boca de fogão com água fervendo, e não uso o selo de vermiculita, de 8 potes que inoculei nenhum teve contaminação e todos já frutificaram... tudo é uma questão de limpeza e procedimentos básicos de assepsia, local sem ventilação, tudo esterilizado, preparo adequado dos grãos, e esporos de boa procedência, ... se contamina, nem sempre a culpa é falta de selo ou glovebox:)
 
E aí @Dandy Não usei selo de vermiculita por não saber muito sobre o mesmo, quero me informar pra entender quais são os prós em usar

O selo serve para criar uma camada não nutritiva para proteger de contaminantes. Convém limpar a borda do frasco com uma toalhete com álcool para retirar resíduos do composto nutritivo e encher até a cima com vermiculite e depois colocar o alumínio. Ao inocular a seringa perfura a camada de vermiculite seca e atinge o composto. Esta técnica sempre foi muito recomendada, mas tenho notado (ao fazer as minhas leituras ao fim de alguns anos sem cá vir) que surgem alguns teks de bolos que passam esta fase. Vi um tek curioso usando copos de plástico que não usava o selo, mas por contrapartida usava portas de injecção para precaver contaminantes. E o bolo era depois abanado ao fim de uns dias como se de grãos se tratasse para acelerar o processo.
 
O selo serve também quando colocado no fundo do copo ou pote pra evitar que água condensada no interior do pote acumule no fundo, mas aqui a anos não uso vermiculita, uso trigo direto em potes de polipropileno, nao acumula agua, coloniza rápido, não inocoulo muitos copos ou potes, faço dois ou três, e depois aplico G2G em outros grãos esterilizados que coloniza muito mais rápido, contaminação é quase nula nesse processo G2G devido a velocidade de colonização
 
O selo serve também quando colocado no fundo do copo ou pote pra evitar que água condensada no interior do pote acumule no fundo, mas aqui a anos não uso vermiculita, uso trigo direto em potes de polipropileno, nao acumula agua, coloniza rápido, não inocoulo muitos copos ou potes, faço dois ou três, e depois aplico G2G em outros grãos esterilizados que coloniza muito mais rápido, contaminação é quase nula nesse processo G2G devido a velocidade de colonização
diz oque seria esse G2G ?
 
diz oque seria esse G2G ?
Grain To Grain, de grãos para grãos, uma vez que vc tem um pote 100% colonizado sadio, vc da umas batidas nele para que ele se despedace, e então, você pega potes novos esterilizados, e pega o pote colonizado e joga os grãos colonizados nos potes novos, da uma leve mechida neles, e o micélio vai colonizar os potes novos, é muito rápido e seguro, vc transfere o micelio do pote colonizado para os outros potes, de um pote vc faz 5 ou 10, evita de ficar inoculando um monte de potes e contaminando tudo, vc faz menos potes iniciais, e vai replicando :D não sei se fui claro, mas creio que da pra entender
 
Grain To Grain, de grãos para grãos, uma vez que vc tem um pote 100% colonizado sadio, vc da umas batidas nele para que ele se despedace, e então, você pega potes novos esterilizados, e pega o pote colonizado e joga os grãos colonizados nos potes novos, da uma leve mechida neles, e o micélio vai colonizar os potes novos, é muito rápido e seguro, vc transfere o micelio do pote colonizado para os outros potes, de um pote vc faz 5 ou 10, evita de ficar inoculando um monte de potes e contaminando tudo, vc faz menos potes iniciais, e vai replicando :D não sei se fui claro, mas creio que da pra entender
opa, mais clara que sua explicação só água do rio do nunes... :ROFLMAO:
já tinha ouvido falar deste método, só não entendi a sua abreviação "G2G"...
essa transferência é feita dentro da glovebox ou tbm funciona em local limpo sem ventilação?
é um bom procedimento mesmo, vou usar na próxima inoculação!
 
opa, mais clara que sua explicação só água do rio do nunes... :ROFLMAO:
já tinha ouvido falar deste método, só não entendi a sua abreviação "G2G"...
essa transferência é feita dentro da glovebox ou tbm funciona em local limpo sem ventilação?
é um bom procedimento mesmo, vou usar na próxima inoculação!
Eu uso a glovebox, mas se vc fizer o procedimento em uma bancada bem limpa e sem circulação de ar, ou proximo a uma chama por exemplo, vai funcionar também
 
Todos os procedimentos podem ser feitos sem glovebox. A glovebox apenas proporciona um espaço reduzido para assepsia, ou seja, mais fácil de adquirir a assepsia completa. Ao invés de você precisar esterilizar uma sala toda, por exemplo, você só precisa esterilizar aquela pequena caixa, pois o ar de fora não vai estar influenciando no processo e as correntes de ar possivelmente não vão passar por aquele lugar fechado. Por isso a glovebox é recomendada.
Última vez enchi um banheiro pequeno de lysol, após ter lavado tudo direitinho, os processos de inoculação lá dentro levaram mais ou menos uma meia hora, e tudo ocorreu bem.

@Marcos-CM, o casing pode dar uma ilusão de colheita maior, mas é fato que o micélio utiliza energia após ser quebrado para se unir novamente e voltar a frutificar. Então, essa ilusão é apenas porque, por exemplo, se você colocar 4 bolos dentro de um casing, você vai ter uma colheita equivalente (discutivelmente um pouco menor) a 4 bolos. Porém, além da energia e nutrientes que eles gastam, caso um esteja contaminado, você perde todos.

Se quiser experimentar, tente fazer metade no casing (com o bolo de boca menor) e a outra metade, nos bolos normais. Pese todos ao fim e veja qual rendeu mais.
 
Obrigado pelos votos e pelas dicas pessoal, essa técnica de G2G não conhecia ainda, achei muito interessante tentar futuramente. Quanto ao meu cultivo segue fotos tiradas hoje:

IMG_20131014_123832_783.jpg IMG_20131014_123930_236.jpg IMG_20131014_124010_774.jpg

Dos 8 copos e 1 pote que foi inoculado, apenas 1 copo e 1 pote apresentaram contaminação, conforme mostra as fotos 1 e 2, não descartei eles por que apresentaram essas contaminações desde os primeiros dias que foi inoculado, mas aparentemente eles estagnaram e o micélio praticamente engoliu elas, alguns copos já estão quase 100% aí já mando pro dunk e frutificar. Vamo que vamo!!!
 
Última edição:
Mesmo assim, cuidado com estes dois copos. Se possível, tente fazer um outdoor com eles pra não espalharem esporos pelas áreas de cultivo.
 
Back
Top