Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo - Strain desconhecida - Bolo PF/Casing

Diário de cultivo completo.
Bom dia pessoal, conforme prometido segue abaixo meu 2º diário de cultivo, desta vez irei tentar usar a técnica de casing pra poder obter mais frutos do que no cultivo de bolos. Então sem enrolar muito vamos lá!

==============
DIÁRIO DE CULTIVO
===============
Strain: Desconhecida.
Procedência: Trata-se de um print de carimbo de kit, que a princípio era pra ser B+, mas acredito ser Florida.

-------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
-------------------------------------------
(X) PF Tek (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
( ) Sim (X) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
Misturei a vermiculita com a água e no final adicionei a farinha de arroz integral, sempre tomando os cuidados necessários com a esterilização (Uso de luvas, completa limpeza do local antes de começar o procedimento, ETC). Após a preparação do substrato, fiz a esterilização da seguinte forma, enchi 80% dos copos de substrato e limpei as bordas dos mesmos com papel toalha úmida de álcool, fechei eles com folha de alumínio (Sempre limpando o lado que vai ficar dentro do copo com papel toalha com álcool) e fita isolante para lacrar, fiz 4 aberturas equidistantes no alumínio de cada copo e coloquei eles na panela de pressão, com água suficiente para cobrir metade dos copos (Tempo de esterilização de 1 hora, tome muito cuidado com a quantia de água que você coloca na panela, pouca água, pode evaporar rápido e "Queimar" o substrato, muita água pode encharcar os copos, já que eles estarão abertos e irá borbulhar muito dentro da panela). Após a esterilização deixei os copos na panela de pressão até ela esfriar totalmente para poder abrir e fazer a inoculação, lembrando que após tirar os copos da panela de pressão, fechei imediatamente os furos feitos no alumínio dos mesmos com fita microporosa.

--------------------------------
INOCULAÇÃO: 25/09/2013
--------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro:

GloverBox?
( ) Sim (X) Não

Substrato 100% colonizado dia:

----------
CASING:
----------
Materil utilizado:
(Descrever material e quantidades, descrever também o método de esterilização/pasteurização)

(inserir foto)

---------------------
FRUTIFICAÇÃO:
---------------------
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Temperatura do Terrário ________ °c
Humidade ________

FLush Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

2° Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

3° Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

Pessoal por enquanto é isso, quando os copos estiverem 100% colonizados trago mais novidades. Abraço e muita paz a todos.
 
Última edição:
Atualizando: Um desses copos que comentei ter contaminação, ficou 100% colonizado, junto com outro copo "Saudável", escrevo entre aspas por que constatei ter um pouco de contaminação em cima ao abrir o copo, o que fez eu chegar a conclusão em usar o selo de vermiculita nas próximas vezes. Então fiz o seguinte, cortei a parte contaminada em cima do bolo com uma faca aquecida no fogo, e no outro que tinha contaminação no meio do bolo, fui cortando a parte contaminada até só ficar o micélio saudável. Fiz dunk de 24 horas em água gelada nesses dois bolos, depois ambos foram pro terrário. Como estou em um alojamento de onde faço meu curso, criei um terrário muito improvisado, peguei uma caixa térmica e forrei ela com um plastico limpo, de forma que não vaze água, enchi essa caixa com água limpa até cobrir um termostato de aquário, que ficará ligado em 30º, para cobrir o terrário, usei plástico transparente pra poder ver sem ficar abrindo o tempo todo. Como esqueci meu compressor de aquário em casa, vou ter que fazer a troca gasosa abrindo e abanando 2x por dia. Quanto os bolos, eu coloquei eles no terrário hoje de meio dia, após fazer o roll em vermiculita úmida, hoje de noite já irei tirar mais dois copos e talvez mais um pote pro dunk. Tá chegando a hora, espero que os frutos venham. Abraço pessoal. :)
 
Pessoal me desculpem pelo quase um mês sem atualizar meu diário, meu celular quebrou e estava no conserto, mas enfim obtive um pouco de sucesso no meu cultivo coloquei meu bolos no terrário dia 21/10 no terrário e no dia 28/10 começou a pinar e crescer alguns frutos conforme mostra nas fotos. Tinha assistido um DVD que mostrava o cara cultivando sem roll na vermiculita, então decidi fazer o teste e deixar 2 bolos sem roll.
Fotos dos pins e frutos:
2013-11-01_12-31-01_537.jpg 2013-11-02_18-55-23_806.jpg 2013-11-02_18-55-36_980.jpg 2013-11-02_18-55-00_724.jpg
Após esse flush colhi apenas mais 2 frutos em um dos bolos dia 05/11 que não tirei foto, e ontem colhi mais um flush em um outro bolo novo que tinha colonizado, segue as fotos dos frutos, no momento eles estão na secagem:

2013-11-15_12-49-21_8.jpg 2013-11-15_12-49-53_115.jpg

Também tenho um casing que está em incubação, vamos ver se pego o jeito. Por enquanto é isso. Abraço.
 
Back
Top