Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo - MDK em PF TEK e Casing

Diário de cultivo completo.
Quase que acidentalmente, consegui inocular 4 copos sem nenhuma contaminação! :D

Em 26/10 seringuei 4 copos já esterlizados com arroz integral+vermiculita. Dessa vez a vermiculita está mais clara e muito aerada. parece que está "mais fresca", mas tbm pode ser bobagem minha.
Não tirei foto do avanço micelial, mas no dia 10/11 (14 dias depois) o ciclo já estava completo. fiquei contente em ver o micélio todo rizomórfico.


Ontem (18/11) retirei eles do shock & dunk e já coloquei nesses terrários baratinhos improvisadão mesmo. Como esqueci da perlita, tou pensando em esperar o primeiro flush pra evitar mexer nos bolos e tal. As fotos n ficaram muito visiveis porque to passando plastico filme pra evitar contaminações.

Enfim, deem a opinião de vcs, purfavô!

;)
 

Anexos

  • 1 (1).jpg
    1 (1).jpg
    73.5 KB · Visualizações: 63
  • 1 (2).jpg
    1 (2).jpg
    53.1 KB · Visualizações: 62
  • 1 (3).jpg
    1 (3).jpg
    79.1 KB · Visualizações: 59
  • 1 (4).jpg
    1 (4).jpg
    98.8 KB · Visualizações: 62
eh cara ta BEM basicao.
mas evite mexer mesmo, dá um tempo pra eles se desenvolverem, pode levar ate 20 dias pra pinar num calor desses, leia direitinho sobre troca gasosa e escoamento do co2 pra dar tudo bem certinho.
na torcida aqui amigo!
 
Isso ai, relaxa, aparentemente tá tudo certo, deixa fluir!
 
eh cara ta BEM basicao.
mas evite mexer mesmo, dá um tempo pra eles se desenvolverem, pode levar ate 20 dias pra pinar num calor desses, leia direitinho sobre troca gasosa e escoamento do co2 pra dar tudo bem certinho.
na torcida aqui amigo!
Então.. acho até que estamos com um clima agradável pro crescimento das quiança. Aqui na minha cidade o clima tá entre 30º durante o dia e 22º a noite. Teve muita chuva e sol, tem cogu brotando na grama da minha rua, nas arvores..

Resta acompanhar agora! abç
 
Saíram os primeiros pins! E dessa vez pinaram no alto do bolo. Certa vez li em algum tópico que isso é um indicador de umidade em alta. É verdade?

Já fiz a primeira troca de ar. Que medo de contaminar o terrário com essas trocas :eek:

Por falar em conhecimento empírico: alguem sabe qto tempoleva, em media, até o romper dos chapéus? Nao encontrei informações mto detalhadas dessa fase


Valeu
 

Anexos

  • IMG_20151125_144950802.jpg
    IMG_20151125_144950802.jpg
    41.7 KB · Visualizações: 33
isso é um indicador de umidade em alta

Agora você me deixou em dúvida. Não sei se isso é indicador maior de (1) ou umidade alta, (2) ou de que a umidade do bolo não está baixa. Seriam situações diversas, apesar de que a baixa umidade do terrário resseca o bolo, o que então dificulta a pinagem na parte de cima.
 
De qualquer forma parece que o método de umidificação está OK, nao é?

Pessoal, pq alguns comentam que é bom retirar os frutos antes deles abrirem o chapéu, pra evitar que soltem esporos no terrário? :matreiro:
 
Pessoal, pq alguns comentam que é bom retirar os frutos antes deles abrirem o chapéu, pra evitar que soltem esporos no terrário?
Parece estar indo tudo bem sim. O melhor ponto pra colher é logo antes ou depois de romper o véu por questões de potência. Depois de começar a abrir o chapéu ele demorará ainda um tempinho pra começar a esporular. Nos pontos em que ele esporular abundantemente (ficarem pretos) o bolo não dará mais frutos, por isso o pessoal não gosta de deixar esporular sobre os bolos.
 
Nada como acordar e dar de cara com esse terrário!

Atualizando as condições do terrário. Interessante observar que os frutos do casing são notadamente maiores que os dos bolos.

Alguém já tentou colocar um pouco de água fervente(bem pouco mesmo) no terrário, a fim de que a evaporação aumente a umidade? Ando percebendo uma redução drástica de umidade no terrário.. está com menos gotículas de água nas paredes. :entendiado::deolho:
 

Anexos

  • IMG_20151127_102952992.jpg
    IMG_20151127_102952992.jpg
    62 KB · Visualizações: 54
  • IMG_20151127_103020184.jpg
    IMG_20151127_103020184.jpg
    89.5 KB · Visualizações: 55
  • casing1.jpg
    casing1.jpg
    142.4 KB · Visualizações: 62
  • casing2.jpg
    casing2.jpg
    73.3 KB · Visualizações: 55
  • casing3.jpg
    casing3.jpg
    66.3 KB · Visualizações: 55
Última edição:
me parece quase tudo certo, e se já pinou nao ha necessidade de mudar nada, mas uma dica, tente embalar seus potes transparentes com p0apel aluminio, para que eles nao pinem assim por baixo e no meio do substrato.
se tapar a luz, a pinagem vai se concentrar pela camada superior, facilitando depois a colheita e a manutençao do casing.
 
Interessante observar que os frutos do casing são notadamente maiores que os dos bolos.
Acredito que isso se deve ao fato de que seus bolos não têm nenhum mecanismo de manter a umidade (double casing, roll) e seu terrário também não tem nenhum mecanismo regulador de umidade. Então os casings, cuja camada superior serve exclusivamente para este sim, se sai melhor. Afinal, cogumelos são 90% água.
 
Atualizando as condições do terrário. Interessante observar que os frutos do casing são notadamente maiores que os dos bolos.

Alguém já tentou colocar um pouco de água fervente(bem pouco mesmo) no terrário, a fim de que a evaporação aumente a umidade? Ando percebendo uma redução drástica de umidade no terrário.. está com menos gotículas de água nas paredes. :entendiado::deolho:

Em regra os frutos de casing e bulk são maiores, mas um pouco menos potentes. Se essa redução chega a ser sensível nos efeitos psicodélicos de uma mesma quantidade em gramas, só testando...

Sobre a ideia da água fervente, não faça, que não vai adiantar, além de aquecer seu terrário. A ideia de manter a umidade não é ter um vapor que vai grudar às paredes, porque isso não quer dizer que ambiente está úmido, mas apenas molhado. O que leva à condensação na parede é a alta umidade do terrário, mas esta alta umidade não se estabelecerá ao provocar uma condensação dentro das paredes do terrário. Ou seja: não vai servir pra nada.

Pra manter a umidade alta no terrário, tem que ser um sistema automatizado que a mantenha, ou então usar perlita/argila expandida ou similar com água no fundo.
 
sábado chuvoso com colheita!

já aproveitei pra uma sessão logo pela manhã. Apenas um pequeno desses foi suficiente pra uma experiência gratificante.

obrigado pela atenção de vcs quanto as dúvidas. Valeu
 

Anexos

  • IMG_20151128_210708.jpg
    IMG_20151128_210708.jpg
    143.5 KB · Visualizações: 40
Back
Top