Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 2ª - GT • Cultivo de risco

Diário de cultivo problemático.
Falaí galera!!! Estou agora começando esse novo cultivo... porém agora é um cultivo arriscado... já já chego nesse ponto.

Técnicas: PF / Milho de pipoca / Yoki tek (Karo tek) (tudo com Amoxilina)

Começando a receita!!!:p:

Ingredientes:


4 Bolos PF:

- água mineral
- vermiculita (qse 2 copos)
- amoxilina
- farinha de arroz integral fina, não em pó! (1 copo)


2 Frascos de Milho de pipoca

- água de torneira (não recomendado! :( )
- água mineral
- milho de pipoca (2 metades dos frascos)
- amoxilina
- Yoki (glicose (genérico do Karo)) (2 colheres de chá)


1 Frasquinho de Yoki (cultivo em meio líquido)

- água mineral
- Yoki (1 colher raza de sopa)
- amoxilina



Preparo:

Água + amoxilina

Eu calculei a água mineral necessária q seria usada para todos os copos e frascos, então usei cerca de 1 copo pros bolos PF; 10ml para os frasco de milho; 40ml para o cultivo líquido. misturei cerca de 300mg de amoxilina em toda essa qtde de água... agora reservo para utiliza-lá


• Bolos PF

num recipiente misturei, respectivamente, a vermiculita e 1 de água+amoxilina. Só então misturo a farinha de arroz integral.

Pronto! Coloco nos copos e por ultimo adiciono o selo de vermiculita.
Tampei com um pedaço de papel aluminio e fechei com fita crepe. Reservo.



• Milho de pipoca

Peguei os frascos, adicionei milho dep ipoca até a metade de sua capacidade. Adicionei a água de torneira (coisa q eu num devia ter feito!!) até cerca de dois dedos acima do nível do milho e deixei hidratando por 24 horas.

Escorri toda a água, e lavei o milho. Num pequeno recipiente á parte misturei cerca de 10ml de água+amoxilina com o Yoki então misturei com o milho.

Tampei os frascos com papel alumínio e lacrei-os com fita crepe também. Reservei.



• Meio líquido com Yoki

Bem básico! rs! 40ml de água+amoxilina misturados com o Yoki. Tampei e lacrei com a fita crepe tbm. Reservei.



• Mandando tudo pra esterilização


Depois de tudo fechadinho e lacradinho, fiz dois furos por tampa pra permitir a livre entrada e saída de vapor (2 furos são suficientes) e coloquei os com 2 panelas de pressão com água em seu interior.

Fiz o esquema básico de esterilização:
Retirei o peso das tampas e deixei a panela em fogo alto. Qdo ocmeçasse a sair vpaos pela tampa, conta-se 5 minutos para que todo o ar existente dentro da panela saia e só fique vapor d'água. Só então coloca-se o pesinho de volta na tampa, mas com a ajuda de uma luva pra não se queimar né!
Abaixe o fogo da panela e ocmeçe a ocntagem do tempo de esterilização.

Deixei as panelas cerca de 1 hora a 1,20 hora esterilizando.

Deixei resfriar por 24 horas...



• Confecção da seringa

Esterilizei muito bem um benheirinho no fundo de casa... preparei tudo q precisaria: seringa, agulha, álcool etílico, lysol, panos limpos, guardanapo de papel, uma taça, sabonete protex, luvas, máscara, touca, soro fisiológico e o print.

Bem... foi simples
Me limpei ocm protex e dpeois massei um paninho embebido ocm álccol nos meus braços pra garantir assepsia, alem de colcoar as luvas, mascara e touca.

Espirrei no ar lysol em borrificador improvisado , passei um paninho ocm álccol em tudo

Dentro da taçinha de transferência do soro passei o guardanapo de papel embebido com álcool...

Tudo certo

Agora abro o print, raspo cerca de 1/6 do restante do print d GT pra dentro da taça com a agulha da seringa. Agora me enrolo na hora de chupar o soro do frasco com a seringa (a vaca da mulher me vendeu uma seringa fininha). Com pressa pra num cair ocntaminante na seringa, abri o potinho do soro e coloquei a olhometro uma quantidade X de soro.

Qdo vou puxar e empurrar o soro, misturand os esporos nele, pra minha sorte, a agulha voa dentro da taça.. mas ocmo eu tav de luva, e a luva tava limpa ocm álccol, eu enfiei a mão entro e jogeu a agulha longe :mad: ..hehe:eek: . PReparo outra agulha e qdo olho dentro da taça, o risco q eu havia falado: algumas formigas estavam boiando mortas... provavelmente provinientes do print q eu guardei no guardaroupa onde havia a minha ultima ucltura que foi invadida por formigas tbm.

Aí vem meu desespero.
Puxo toda o liquido e tampo a agulha.

Saí do banheirinho qse chorando de raiva!
Dentro de 24 horas eu teria q estar com uma seringa viável e já hidratada. Por isso postei na urgência isso ontem: https://teonanacatl.org/threads/formigas-no-print-help.428/#post-3568

Bem.. de qualquer forma. hj fui inocular...

• Inoculação

Essa pelo menos ocorreu tudo perfeito
Num vou dar detalhes. Apenas melhorei minha pratica na hora de retirar os ocpos das panelas e tampa-los com fita crepe e na hora de injetar os esporos hidratados fui super rápido e ágil.

Só um detalhe gostaria de Compartilhar com vcs:

O potinho de meio liquido foi o último a inocular e, eu ao inves de injetar esporos, eu puxei o liquido com a seringa, assim misturei o restinho de esporos q haviam na seringa, depois eu joguei metado do conteudo da seringa dentro do potinho, dei uma mexidinha, e puxei até encher a seringa. tampei a seringa e o furo do potinho. Agora tenho uma seringa q será colonizada e um potinho tbm!!!

Em breve, dou andamento ao desenvolvimento das culturas..

Abraços!:cool:
 
Recomeçando agora tudo bele... testando o print pisoteado pelas formigas!

------------------------------------------------------------------------

Ontem, dia 10 de março de 2006, ás 20 horas eu resolvi fazer a seringa!

Ajeitei a cozinha, passei um pano com lysol no forno e o acendi.
Enquanto o forno ia esquentando, passei um pano no chão com água, alcool e até criolina!!! Pra matar esses morfioso desses contaminantes!

coloquei uma cadeira ao lado do forno, tomei banho com protex, coloquei luvas, touca e mascara. passei um naninho com alcool nos meus braços e luvas.

limpei a taça com alcool e esperei ela secar um pouquinho, preparei o print.

Borrifei um pouco de lysol no ar e abri o forno: puta baque!

Blz,

com a agulha da serigna puxei a água do copinho de água mineral dpeois passei uma fita crepe no buraco. Coloquei a taça sobre a tampa do forno, abri o print e raspei um pouco de esporos. OBS.: dessa vez num vi uma formiga se que no print.

Parecia q a luva ia derreter na minha mão de tão quente q tava o forno...

joguei metade da água da seringa dentro da taça, puxei a água, joguei, pxuei, joguei e puxei, tampei a agulha e arrumei a cozinha


Dessa vez vi bolos enormes de esporos dentro da seringa, blocos de cerca de 2mm!!! e nenhuma formiga.

Hj a tarde vou fazer os copos. Farei 4 pf classico só ocm arroz e a noite farei uma vasilah de milho q deixei hidratando ontem as 9 da noite e mais 3 copos de pf + farinha de sementes de pássaros.
Kero testar essa farinha.

PAZ!!!
 
E115 disse:
Parecia q a luva ia derreter na minha mão de tão quente q tava o forno...
Bom, nesse caso se os esporos foram aquecidos a mais de 40C também morreram.

E115 disse:
Dessa vez vi bolos enormes de esporos dentro da seringa, blocos de cerca de 2mm!!! e nenhuma formiga.
Não é bom ter blocos de esporos dentro da seringa, é bom que esteja bastante diluido pra espalhar mais pelo substrato.

E115 disse:
Mas Shroower, vc usa as sementes inteiras, tipo grain tek? como é sua técnica? explica pra gente.
Qualquer hora eu pretendo fazer um fotorial da técnica mas é bem simples. É que nem qualquer Grain Tek por aí. Eu uso sementes de pássaros inteiras sim. Aqui vendem como semente pra canário. Vem painço branco, painço preto, alpiste, trigo e algo mais que não lembro em proporções parecidas. Hidrato por 24 horas lavando as vezes pra tirar o colorido que sai das sementes depois deixo elas escorrerem um pouco da água e coloco 3/4 nos potes de 750ml com máscara cirurgica entre tampa e rosca, coloco um elástico entre máscara e rosca pra não ficar soltando e fecho a tampa. A troca de gases ocorre entre a rosca, a máscara e o ar porque a máscara aperta um pouco a tampa pro lado de fora. O furo de inoculação eu fecho com esparadrapo ou fita isolante depois de inocular ~ 3ml de esporos.

Pretendo comprar Tyvek em breve e substituir a máscara pelo Tyvek.

É isso, a vantagem dos grão é que você pode sacudir e colonizar bem mais rápido.

Boa sorte dessa vez :)
Abraços.
 
Qto a temperatura, raspei rapidinho, e começou a ficar quente soh qdo eu fui injetar a água... mas alem desses blocos de esporos a água deu uma escurecidinha.. então vai ter esporos pro subrstrato todo...

Mas agora fikei com medo dos meus esporos... será q foram assasinados :eek: ?

Pensamento positivo nessas horas!!!

Hj axo q saio à caçada ocm meu irmão!!! hehe

Valew Galera!
 
Se você fez bem rápido provavelmente não morreram.
Essa é uma foto do meu último casing onde usei sementes de pássaros e terra vegetal (odiei, nunca mais) como casing layer. Note que eu coloquei acho que só 2cm de substrato então os bichinhos apareceram em grande quantidade porém pequenos :) Se bem que nessa foto foi tirada 4 dias antes de eu colher, cresceram bem mais que isso.

aimg87.imageshack.us_img87_6313_casingsoil50015fq.th.jpg
 
Carai :eek: parece uma multidão de cogus numa rave :cool: :pos: hehehe;) :p:

Lindo casing Shroower!
 
Vamos lá, continuando neh

(2 da tarde de Sábado)
Preparei o PF básico dando pra fazer 7 copos, em um deles eu resolvi misturar a farinha de sementes de pássaros.

Aí seguem as fotos do preparo dos bolos PF.

Coloquei pra esterilizar apenas 4 copos de PF básicão. Os outros 3, um de sementes de pássaros, ficaram na geladeira lacrados até a noite qdo eu for esterilizar o milho.

Deixei esfriar a panela até as 7 da noite (e estav fria mesmo). Limpei a cozinha. o chão com umam istura de lysol, água, criolina, alcool e água sanitária :eek: !

Coloquei uma toca e máscara, sem luvas senaum num consigo colocar o durex (usei durex dakeles grossos..naum aconselho, é horrivel pra manusear)... enquanto o forno esquentava, começei a cortar os pedaços de durex. mas aí o durex ficou repende e vi q eu ia perder muito tempo ajeitando-os, entaum fui procurar alguma fita colante q ajudasse... acabei axando soh adesivo vinil, mas blzz ,usei-os mesmo assim.

Fikei um pouco nervoso na hora por causa do maldito durex neh... mas td bem. Inoculei copo por copo morrendo de calor com o baque do forno!!

depois de tudos os furos tampados, peguei o maldito durex e, naum satisfeito ocm o adesivo vinil, passei uma bela camada de durex sobre TODA a tampa de papel aluminio.


(meia noite)

Tirei da geladeira os 3 copos, nenhum deles apresentaram sinal visível de contaminação. Coloquei-os na mesma panela com água neh, e o pote de milho após ter sido lavado e fechado com 2 tampas de papel aluminio e durecão mardito.

1 hora de esterilização e resfriamento até hj as 2 da tarde.

(2 da tarde de hoje, Domingo)

Limpei a cozinha no mesmo eskema, tudo no mesmo eskema.
Só que dessa vez eu havia reservado um pouco de água e esporos na seringa pra essa inoculação e eu havia conseguido novamente a nossa amda amiga fita crepe pra fecar os buracos.

Essa inoculação foi mais rápida e melhor.

um dos copos de pf eu num inoculei por 2 motivos

1) Porque acabou a seringa justo nele
2º Porque eu keria ter certeza se meu print havia sido contaminado pelas formigas.

Agora eu os guardei na minah gaveta, longe das formigas, e vamso esperar neh.

Seguem algumas fotos da seringa e dos passos dos meus PF.. além de u mdetalhe que axei interessante mostrar: Blocos gigantes de esporos visiveis no milho depois da inoculação...

Abraçus:cool:
IMG_0002.jpgIMG_0005.jpgIMG_0006.jpgIMG_0007.jpgIMG_0009.jpg

mais fotos... e uma foto de um trabalho final da matéria de Composição q fiz no meu curso técnico de Design Grafico: Tema: causa e consequência, material: lápis 6B e lápis de cor fluorescente... :cool: :pos:
IMG_0010.jpgIMG_0012.jpgIMG_0015.jpgIMG_0028.jpgIMG_0030.jpg
 
Última edição por um moderador:
Bem, estamos no terceiro dia dos primeiros copos e parece q tudo ocorreu bem, pois nas outras 2 tentativas as contaminações começaram a surgi no 3º dia, e desta vez num nenhum micélio ou bolor visível deu as caras!

Menos mal, espero q se algum micélio apareça, que apareça micélio de P. cubensis e bem rozimórfico ainda! :D :pos:

Good vibes aos meus filhotes e à todos os filhotes de todos que estejam cultivando!!! :cool:
 
fala gio blz? bem amigo espero que de certo dessa vez bem eu li só agora que vc citou sobre minha experiencia com milho, bem no meu diario tem explicado certinho como eu fiz, mas não tem misterio não basicamente foi assim

milho hidratando 24hrs num pote de sorvete
milho na panela solto com agua por 1:30 depois de levantar fervura
depois da panela dei uma boa lavada nele para sair aquela "baba" que fica
escorri a agua e deixei ele no pote na geladeira por 2 dias
ai coloquei no copo e mandei bala na panela

fiz assim receita de um amigo, achei interessante desse jeito nunca tinha feito
tinha um "trauma" de milho pq nunca tinha conseguido nada com ele, e agora parece que esta indo td bem :p: :p: :rolleyes: :pos: bem desejo sorte e muitos pensamentos bons e novos aprendizados :pos: :pos: :cool:
[]´s :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:
 
Brigadu gente pelos post!
 
Aveia tbm é uma ótima pedida para grãos inteiros, não tem tanto volume quanto à pipoca mas retêm uma boa quantidade de água (muito provavelmente à mais q os outros grãos se não me engano quanto à bibliografia clichê).

Eu sei q se dosados em proporções perfeitas, os grãos não precisam ficar de molho antes de ir pra panela, pois já consegui acertar algumas vezes e também errei tantas outras. Essa proporção e a quantidade de tempo sob pressão/calor é o q faz os potes de grãos inteiros ficarem perfeitos pra inoculação, perfeitos quer dizer: grãos soltos, nada de xaropes ou caldos ou coisas grudentas no fundo e uma boa quantidade de água dentro dos grãos.

Aí quando dá merda vc vê: grãos explodidos, gosmas acumuladas no fundo, um cheiro de fermentado em poucos dias adiante, grãos absurdamente secos, etc etc... um paraíso pra qualquer bicho microscópico. Provavelmente aumentar a temperatura da esterilização lentamente, acrescentar coisas como cal (bem pouco) e usar filtros na boca dos potes devem ajudar. Certamente deixar de molho antes ajuda bastante, mas um trampo bem mais rápido seria aquele com uma fórmula/proporção mágica dos componentes, tipo, bota isso de água, isso de grãos e mais essas outras paradas, bota água, fecha e liga o fogo, sem as 12 horas antes de molho.
 
O problema é que dependendo da quantidade de água que você põe dentro do pote, se não existir vasão suficiente pro vapor a tampa pula :)
 
5º dia - Resultados:

alguns sinais de colonização apareceram (de contaminação também)...

um dos copos foi invadido novamentep or fomigas que quem vai saber dao nde surgiram (apenas 1), este foi o que apresentou maior contaminação: um micélio algodoado igual ao dos outros copos. Não eh cobweb pq a textura dele crescido eh muito diferente. Segundo algumas ofntes q num me recordo no outro tópico poderia ser trichoderma.

Um outro copo apresentou uns 2 focos brancos (possívelmente o micélio) e um pequeno foco cor azul-esmeralda Penicillium spp.

Acredito que o print havia sido contaminado mesmo, poiso copo que não foi inoculado naum apresenta colonização de qualquer fungo, ao fato de alguns inoculados apresentaram, principalmente, micélio de trichoderma... uns 2 ou 3 naum possuem sinal de contaminação, sendo apenas 1 possuindo sinal de micélio de cogumelo.

vamos aguardar...
paciencia é uma virtude :eek:
 
O trichoderma costuma ser verde cara, esse branco é ouytra coisa. Aonde voce está trabalhando com os copos? Q tipo de seringa está usando? Há falhas no processo de esterilizaçao? QUe tipo de agua?
 
Psilo, eu li sobre o fungo, seu micélio eh branco e seus esporos são verdes, ele fica verde quando esporula, na supérficie do substrato.

o que você acredita ver verde, é o bolor esporulado... o micélio é branco, o mesmo q está crescendo.

Se num eh trichoderma, que fungo é entaum? Cobweb num eh pq tah claro demias pra ser cobweb.
 
cobweb é quase indistinto do micélio psilocybe não rizomórfico, ainda mais quando tá dentro do copo. Já no casing é fácil identificar pq o bolor vai se formando q nem um tufo de pelos secos acumulados (ou algo do tipo).
 
pois bem entaum, hj qdo cheguei do serviço, eu vi em um dos copos uma area de 2 cm de diâmetro cinza, ou seja, ja vi cobweb em outras uclturas, em futos, em culturas minhas, e digo q oq tah contaminando os outros copos num eh cobweb...

Acredito q em 3 copos o micélio do p cubensis esteja crescendo bem pekenininho, vamos aguardar pra ver ocmo esse micélio se desenvolverá
 
tem muitos outros fungos bem difundidos por aí pra atrapalhar o seu trampo, não é necessariamente cobweb, nem necessariamente contaminação e ainda não necessariamente cubensis...

só tente diagnosticar os problemas antes de expor algo possivelmente contaminado a algo certamente limpo.
 
Minha mae sempre me dizia uma frase da Bíblia mais ou menos assim : Quem sofre antes de acontecer sofre muito mais. Hehe não está literalmente copiada certinha, mas é algo assim. Paciencia cara, o segredo de se cultivar cogus é ter paciencia, o mesmo segredo para sair de bad trips. E llembra o que eu te falei, mesmo um bolo contaminado ainda é útil, se tiver micélio no meio da contaminaçao ainda há meios de isola-lo sádio, entao espere, nao se precipite, nao tente achar os problemas hehe que procurando eles sempre aparecem. Qtas contaminaçoes já devem ter surgido bem no meio dos bolos e a propria colonia cuidou delas? Se eram patógenicas ou nao, foi melhor nem ve-las, paciencia, eles sabem o que fazem.

Entrar em contato com eles ajuda. Ajuda MUITO :pos:

Sorte cara, logo você atingira seu objetivo.
 
16º Dia:

Nenhum sinal aparente de colonização de P. Cubensis, só contaminações. No copo onde havia sementes de pássaros jah começou a crescer um micélio branco meio transparente, com rizomas muito finos (lembra cobweb) porem num eh cinza, mas é translucido, parecido com nuvem, tambem está colonizando os outros copos, mas este apareceu apenas ele micélio. Ele surgiu próximo ao furo de inoculação, agora vou esperar ele colonixar 100% e colocar na luz pra ver oq rola. Ontem me lembrei do copo q eu num havia inoculado nada, oq fiz, coloquei num local onde havia luz indireta, pois estava 100% colonizado com um fungo branco e esse fungo tava até vazando pelos lados, traspassando todas as camadas de durex q eu havia colocado. Resultado hoje: uma área dele começou a ficar verde. Esse micélio branco é o mesmo que havia contaminado outros copos.

O milho está sendo colonizado por dois contaminantes visíveis: o azul-esverdeado e o verde (trichoderma). nenhum isnal de micélio. Talvez realmente é perigoso pros esporos ficarem perto da boca do forno. Axo q matei os esporos..hehe..:eek:

Agora ovu deixar lá neh
O ritmo dos ocntaminantes está devagar, mas estaum colonizando todos os bolos.

Abraços
 
Back
Top