Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 2ª - GT • Cultivo de risco

Diário de cultivo problemático.
Falaí galera!!! Estou agora começando esse novo cultivo... porém agora é um cultivo arriscado... já já chego nesse ponto.

Técnicas: PF / Milho de pipoca / Yoki tek (Karo tek) (tudo com Amoxilina)

Começando a receita!!!:p:

Ingredientes:


4 Bolos PF:

- água mineral
- vermiculita (qse 2 copos)
- amoxilina
- farinha de arroz integral fina, não em pó! (1 copo)


2 Frascos de Milho de pipoca

- água de torneira (não recomendado! :( )
- água mineral
- milho de pipoca (2 metades dos frascos)
- amoxilina
- Yoki (glicose (genérico do Karo)) (2 colheres de chá)


1 Frasquinho de Yoki (cultivo em meio líquido)

- água mineral
- Yoki (1 colher raza de sopa)
- amoxilina



Preparo:

Água + amoxilina

Eu calculei a água mineral necessária q seria usada para todos os copos e frascos, então usei cerca de 1 copo pros bolos PF; 10ml para os frasco de milho; 40ml para o cultivo líquido. misturei cerca de 300mg de amoxilina em toda essa qtde de água... agora reservo para utiliza-lá


• Bolos PF

num recipiente misturei, respectivamente, a vermiculita e 1 de água+amoxilina. Só então misturo a farinha de arroz integral.

Pronto! Coloco nos copos e por ultimo adiciono o selo de vermiculita.
Tampei com um pedaço de papel aluminio e fechei com fita crepe. Reservo.



• Milho de pipoca

Peguei os frascos, adicionei milho dep ipoca até a metade de sua capacidade. Adicionei a água de torneira (coisa q eu num devia ter feito!!) até cerca de dois dedos acima do nível do milho e deixei hidratando por 24 horas.

Escorri toda a água, e lavei o milho. Num pequeno recipiente á parte misturei cerca de 10ml de água+amoxilina com o Yoki então misturei com o milho.

Tampei os frascos com papel alumínio e lacrei-os com fita crepe também. Reservei.



• Meio líquido com Yoki

Bem básico! rs! 40ml de água+amoxilina misturados com o Yoki. Tampei e lacrei com a fita crepe tbm. Reservei.



• Mandando tudo pra esterilização


Depois de tudo fechadinho e lacradinho, fiz dois furos por tampa pra permitir a livre entrada e saída de vapor (2 furos são suficientes) e coloquei os com 2 panelas de pressão com água em seu interior.

Fiz o esquema básico de esterilização:
Retirei o peso das tampas e deixei a panela em fogo alto. Qdo ocmeçasse a sair vpaos pela tampa, conta-se 5 minutos para que todo o ar existente dentro da panela saia e só fique vapor d'água. Só então coloca-se o pesinho de volta na tampa, mas com a ajuda de uma luva pra não se queimar né!
Abaixe o fogo da panela e ocmeçe a ocntagem do tempo de esterilização.

Deixei as panelas cerca de 1 hora a 1,20 hora esterilizando.

Deixei resfriar por 24 horas...



• Confecção da seringa

Esterilizei muito bem um benheirinho no fundo de casa... preparei tudo q precisaria: seringa, agulha, álcool etílico, lysol, panos limpos, guardanapo de papel, uma taça, sabonete protex, luvas, máscara, touca, soro fisiológico e o print.

Bem... foi simples
Me limpei ocm protex e dpeois massei um paninho embebido ocm álccol nos meus braços pra garantir assepsia, alem de colcoar as luvas, mascara e touca.

Espirrei no ar lysol em borrificador improvisado , passei um paninho ocm álccol em tudo

Dentro da taçinha de transferência do soro passei o guardanapo de papel embebido com álcool...

Tudo certo

Agora abro o print, raspo cerca de 1/6 do restante do print d GT pra dentro da taça com a agulha da seringa. Agora me enrolo na hora de chupar o soro do frasco com a seringa (a vaca da mulher me vendeu uma seringa fininha). Com pressa pra num cair ocntaminante na seringa, abri o potinho do soro e coloquei a olhometro uma quantidade X de soro.

Qdo vou puxar e empurrar o soro, misturand os esporos nele, pra minha sorte, a agulha voa dentro da taça.. mas ocmo eu tav de luva, e a luva tava limpa ocm álccol, eu enfiei a mão entro e jogeu a agulha longe :mad: ..hehe:eek: . PReparo outra agulha e qdo olho dentro da taça, o risco q eu havia falado: algumas formigas estavam boiando mortas... provavelmente provinientes do print q eu guardei no guardaroupa onde havia a minha ultima ucltura que foi invadida por formigas tbm.

Aí vem meu desespero.
Puxo toda o liquido e tampo a agulha.

Saí do banheirinho qse chorando de raiva!
Dentro de 24 horas eu teria q estar com uma seringa viável e já hidratada. Por isso postei na urgência isso ontem: https://teonanacatl.org/threads/formigas-no-print-help.428/#post-3568

Bem.. de qualquer forma. hj fui inocular...

• Inoculação

Essa pelo menos ocorreu tudo perfeito
Num vou dar detalhes. Apenas melhorei minha pratica na hora de retirar os ocpos das panelas e tampa-los com fita crepe e na hora de injetar os esporos hidratados fui super rápido e ágil.

Só um detalhe gostaria de Compartilhar com vcs:

O potinho de meio liquido foi o último a inocular e, eu ao inves de injetar esporos, eu puxei o liquido com a seringa, assim misturei o restinho de esporos q haviam na seringa, depois eu joguei metado do conteudo da seringa dentro do potinho, dei uma mexidinha, e puxei até encher a seringa. tampei a seringa e o furo do potinho. Agora tenho uma seringa q será colonizada e um potinho tbm!!!

Em breve, dou andamento ao desenvolvimento das culturas..

Abraços!:cool:
 
Novo cultivo, novas especttivas!

Só nao sei ao certo se a seringa com soro é viavel, eu inoculei soro em cima de um milho com micelio e ele pareceu danificar o micelio, mas ainda nao tenho certeza, agua mineral de copinho é mais seguro por enquanto hehe.

As formigas jah postei no outro thread, axo que possam até fazer bem para a visao.

Bem pensado na hora de fazer a seringa com karo pra poder inocular micelio vivo depois, reduz bem o tempo de colonizaçao.

E cara parece que vc tah tendo um grande problemna com formigas, já pensou em usar algum produto ou ligar para um dedetizador??

Boa sorte nesse novo cultivo, e pense sempre positivo que ajuda bastante, voce e o cultivo sao um só!

Paz, amor e muita poesia!
 
Boa sorte. Em breve veremos testes de psilocibina em formigas.
:rolleyes:
 
Bem, já estamos no 3º dia.

Agora até sábado é pros esporos germinarem... vamos ver oq acontece
 
Bem, pelo jeito o soro parece realmente atrazar a colonização pois até agora o unico lugar que acredito ter visto esporos germinarem foi no fasquinho de glicose, onde jah dá pra ver vários pontinhos meio brancos q podem ser esporos de P cubensis em germinação

Mas agora às notícias ruins:

2 copos hj apresentaram colonização de 20% de ocntaminantes, o mesmo do cultivo passado. Por enquanto vou esperar e observar os acontece nos copos.

Um dos milhos parece seco, e ainda nenhum sinal de contaminante ou de micélio de cogumelos.

Não sei porque aparecem contaminantes nos copos sendo q fui o mais rígido possivel na esterilização e assepsia. O a idéia de ser pq o print pode estar contaminado praticamente está descartada, pois os contaminantes começaram a aparecer longe dos furos de inoculação, porem perto dos furos de passagem de vapor durante a esterilização...

Vamos aguardar e observar oq acontece!
 
Você tem que lembrar que os esporos de cobweb tem micrometros, então, se seu pote não for completamente fechado ou ter algum tipo de filtro em qualquer abertura, VAI contaminar.
Tem que lembrar também que Amoxilina não mata fungos. E cobweb é fungo. Cobweb produz esporos em massa, esporos estão no ar, em toda parte. Você tampou os furos de inoculação com que dessa vez?
Eu suspeito também de que a tampa desse seu pote não vede completamente a entrada de ar.
Se tem espaço pra passar ar vai contaminar a não ser que você tenha ar esterelizado ou filtros.
Você usou prints com formiga né? Pode ser isso sim. Formigas transportam fungos. Ah, e também cultivam, por incrível que pareça. Eu li que a Quenquém cortadeira rural e a Cabeça-de-vidro cortadeira rural são dois exemplos de formigas que se alimentam de fungos que elas cultivam levando aqueles pedacinhos de madeira, folhas secas, etc.
 
Putz, eu fechei com fita crepe.
 
Bem, hje é o fim:

6º dia, todos contaminados... acredito q até o cultivo liquido.

3 copos criaram cobweb, um deles e os dois frascos de milho umas larvas (foi praga do meu irmão, qdo viu eu esterilizando o milho disse "isso aí vai criar larva". Dito e feito)

Gente, como pode um bolo pf num crescer nenhum contaminante de bolor, até mesmo ocm amoxilina e criar larva?!??!

................................................
Amanhã acredito q eu estarei cultivando desde o inicio : O PF básico pra testar a viabilidade do print, se ele realmente tá contaminado!!!

Peço aos administradores que ainda não mandem esse tópico para o guia de ucltivos ocmpletos, pois ainda kero tirar aki as dúvidas sobre a viabilidade do meu print "formigado"
 
Amoxicilina é soh contra bacterias, cobweb é fungo, e as larvas podem vir tanto de uma esterilizaçao erronea como da procedencia do material usado para fazer os copos. (ou mesmo o voodoo que teu irmao lançou na hora de esterilizar :)) Uma vez sempre que eu usava uma farinha de arroz que eu tinha guardada aqui contaminava, podia ser tanto do arroz como do meu metodo de esterilizaçao, como eu descobri a causa?? - joguei fora e fiz outra - nao tive mais contaminantes ateh agora com arroz :D

E essa ideia de fazer o PF basico eh muito boa, voce vai ganhar muuuita experiencia para proceder com cultivos mais avançados e tecnicas proprias suas, estou torcendo por voce, logo terá uma bela frutificaçao (espirito e micologicamente falando :pos:)
 
Meu deus, LARVA?! Como pode cara, larva é coisa de inseto. Seu cultivo é realmente o mais bizarro que já vi. Logo terá mosquitos voando dentro do pote. :eek:
 
Gente o pior é q eu até qse tomei banho de alcool na hora da esterilização de tão rigorozo q eu fui... mas o fato das parvas pode estar também junto ao fato de formigas terem passeado sobre meu print?

E outra, eu num entendi muito bem a técnica de milho do Psilo, mas a gente tem q cozinhar o milho depois de hidratação/antes da esterilização??:confused:

O SHOWER PÁRA DE JOGAR PRAGA HEIN!!
 
Hahah, não é praga não cara. É só espanto mesmo. Tô tão espantado quando você nesse cultivo. De fato as larvas podem ser por causa das formigas. Formigas carregam coisas.

E outra, eu num entendi muito bem a técnica de milho do Psilo, mas a gente tem q cozinhar o milho depois de hidratação/antes da esterilização??

Cozinhar nesse caso não seria sinônimo de esterelizar? Tenho costume de falar cozinhar só quando uso panela de pressão. Não li a técnica do milho do psilo ainda, mas com semente de passaros eu lavo, hidrato por 12 horas, lavo hidrato por mais 12 horas, lavo, ponho nos potes e esterilizo na panela de pressão por 1h. Creio que com milho seja parecido não? Vou ver.
 
Então pq no cultivo do allan eu vi q ele cozinhou literalmente o milho antes de colocar na panela de pressão, e o milho dele tem copos q estão 100% colonizados.
 
De fato, pelo que vi na técnica que o psilocibec escreveu o preparo do milho funciona basicamente do mesmo jeito que eu escrevi aí com as sementes de pássaros.

Só de deixar o milho 24 horas na água já fica bem molengão. Depois quando você coloca ele pra esterelizar na panela de preção ele cozinha com a água que absorveu nas 24 horas.
 
eu fiquei sabendo que sementes de pássaros possuem uma(s) substância(s) que prejudica(m) o micélio do P. cubensis atrazando, assim, o seu crescimento...

Vc nunca teve problemas com as sementes?

Eu tenho em casa uma farinha de sementes de pássaros q eu fiz... num sei se seria interessante usa-la...
 
Sempre usei sementes de passaros sem problema, inclusive aquelas que vem todas coloridas. Potes de vidro de 750ml 100% colonizado em 8 dias à temperatura ambiente depois de chacoalhar no terceiro ou quarto dia. Meus potes são uns potões de vidro com tampa plástica dura que vende por aí, entre a tampa e a rosca eu coloco uma máscara cirurgica presa com elástico e fecho. Tapo o buraco de inoculação completamente com fita isolante depois de inocular e fim. Nunca tive problemas com contaminação também.
 
Mas Shroower, vc usa as sementes inteiras, tipo grain tek? como é sua técnica? explica pra gente.
 
Back
Top