Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo de cogumelos - p. cubensis "puerto rico"

Diário de cultivo completo.
Saudações amigos!
Sou novo no fórum e também no mundo dos chapeludos, esse é meu primeiro cultivo desses sagrados. Venho começar pela variação puerto rico de cubensis, dizem ser mais lento ou difícil pelo que andei pesquisando, mas foi o que consegui...
Resolvi criar o diário pois mesmo pesquisando ainda possuo duvidas e percebi que os membros do fórum são atenciosos e receptivos, por isso agradeço a oportunidade.
Escolhi o milho de pipoca para cultivo pois onde moro vermiculita e outros são impossíveis de conseguir por aqui, tanto que o material disponível que tenho para uso que venha a servir é esterco de gado seco misturado com um pouco de terra e o milho xD

Procedimentos que utilizei:
ESPOROS
Primeiramente esterilizei a seringa com água fervendo, puxando com a agulha, esperando 2 minutos e jogando fora. Fiz esse procedimento 4 vezes e por ultimo deixei a água dentro para esfriar. Após a seringa esfriar, peguei um copo de vidro e passei um pouco de água mineral com água sanitária dentro, deixei por alguns minutos, lavei em água corrente e passei álcool. Esperei o mesmo secar e retirei os esporos do carimbo com a agulha da seringa após passar a mesma no fogo. Coloquei a água da seringa nos esporos, misturei um pouco balançando o copo e puxei novamente. Repeti o procedimento mais uma vez. Após isso, lacrei a seringa e coloquei na geladeira por 24hs.

MILHO
Primeiramente fervi o milho por 40 minutos e depois deixei os mesmos de molho até o dia seguinte em um pote fechado, na mesma água que foram fervidos. Depois fervi mais uma vez por 20 minutos +/-, os sequei e coloquei no pote. Posteriormente utilizei o procedimento da panela de pressão, mesmo com meu pai reclamando que ela ia explodir e o frasco ia estourar dentro kkkkk, por cerca de 40 minutos apenas, esperei esfriar, coloquei mais água na panela de pressão e mandei mais 40 minutos. O frasco tinha sido tampado com papel alumínio, tinha esquecido de comprar e peguei um que veio enrolando uns espetinhos (eu sei, baita burrada xD), mas lavei bem com detergente liquido, desinfetei e passei álcool x].
Coloquei os esporos com a seringa e depois coloquei outra tampa de papel alumínio (o mesmo dos espetinhos kkkkk), guardei o restante na seringa na geladeira.

Depois...
Se passaram mais de uma semana e nada do micélio, decide fazer outros com copos de vidros como recipiente. Repeti os procedimentos, só que dessa vez tinha lembrado de comprar o papel alumínio. Dois dias depois apareceram sinais dos micélios nos três recipientes, só que os dos copos foram contaminados, mesmo tendo mais cuidado do que o do pote... que ironia, não?

Ontem o pote estava assim: 2014-01-27 12.25.26.jpg
Hoje dei uma chacoalhada nele pra misturar mais.

Bom, tenho umas dúvidas de como proceder depois que estiver 100% colonizado, já pesquisei no fórum mas ainda tenho duvidas, pois como falei anteriormente, meus recursos são escassos, moro no interior e por aqui não encontro nada do que o pessoal usa...

Paz e Luz irmãos!
 
Encontra esterco por ae? Se sim vai fundo que é o melhor que ta tendo, estuda sobre pasteurização. Qual a procedência desse carimbo de esporos PORTO RICO?
 
Olá Amaral!
Obrigado por responder!
Encontro sim, muito fácil por aqui... tenho sacolas cheias, uso nas minhas plantas enteogenas pra fortificar e como parte de substrato hauhauha. Agradeço a dica, pode deixar, vou dar uma olhada, já vi no fórum e vou rever. Poderia me tirar uma dúvida? sou novato ainda, o que você recomenda para fazer com apenas esses materiais... Casing, Bulk ou PF-TEK? e sobre as camadas...

@Edit: esqueci de te responder, eu adquiri um carimbo meio ralo semanas atras em um site.
 
Com o esterco você apenas conseguira preparar bulks, inclusive é uma técnica mais avançada. Eu indico pra quem está iniciando o PF-Tek, nessa tek você necessitaria de vermiculita ou fibra de coco, com esterco o PF-Tek se torna mais complicada, faz o seguinte, da uma pesquisada avançada pelo fórum e analisa oque é mais viável para a sua realidade(materiais).

Abraço!!!
 
Olá, @DragonDWhite. Seja bem vindo.

Puerto Rico?! Interessante. É uma strain incomum por aqui no CM.

Sugiro que comece por técnicas sem muita complicação. Pelo menos neste primeiro cultivo, e já que começou com grãos, sugiro fazer um casing básico. Pesquise a biblioteca, fórum e diários de cultivos.

Boa sorte! :)
 
Boa sorte na empreitada, o primeiro cultivo é muito mágico, se puder vai registrando todos os passos.
Se tem milho colonizando vai de bulk: aqui, o procedimento com húmus e pó de fibra de coco. Se não tiver, dá pra substituir ambos os materiais.
Se quiser ir de PF Tek, pode depois partir pro bulk também.
Fazendo bulk se vai pular toda a parte de construção de terrário, na minha opinião é o mais pratico pra iniciar e ter bons resultados.
 
Muito obrigado @tupy ! Pode deixar que vou registrando sim, aproveitar esse para colonizar outros pois não tenho mais esporos xD. Por aqui é difícil arrumar essas coisas x.x, vou tentar improvisar aqui xD. Obrigado pelos links!
Abraço!
 
Fazendo bulk se vai pular toda a parte de construção de terrário, na minha opinião é o mais pratico pra iniciar e ter bons resultados.

Bulk é apenas o substrato para spawn. "Bulk" não define o tipo de terrário que será usado. A técnica que não precisa de terrário é Monotub.
 
Meus testes com chacoalhadas de grãos em fase de colonização sempre foram um desastre, se você possui somente esse pote colonizando e não tem mais esporos na manga, eu não indico!!!
 
@Cosmik Aproximadamente umas três semanas, não lembro bem... dei uma chacoalhada nele hoje, obrigado! :)

@Amaral Vixe man... antes de você postar eu já tinha chacoalhado, vi o post do Cosmik pelo e-mail... vou tentar não fazer mais, obrigado pela dica :)

@SagradaPlanta ahuahauahua, pois é man, taquei fita adesiva kkkkkkkkk :roflmao:

Paz e Luz!
 
Não se liga muito em strain não... Tirando as belas aparências de algumas (particularmente albinos), claro que elas tem suas peculiaridades, mas quem garante que não foi de cada trip? É difícil dimensionar uma strain mais "potente" ou mais "visual", mais devagar ou mais rápida pode ser de cultivo pra cultivo também, substrato, temperaturas, se é que me entende. Tem a lendária Penis Envy também, mas aí eu acho que é um caso diferente.
Cubensis é cubensis. Não lembro de quem é esta maravilhosa frase mas está corretíssima.

Boa sorte!
 
Fotos tiradas hoje, esta colonizando mais rápido depois da chacoalhada :D:

Agora mantenha assim até ficaram 100%. Chacoalhar mais do que 3 vezes só atrasa o cultivo. :)
 
Blz @Cosmik , obrigado pela ajuda!:)
Estou com uma dúvida... dá para usar o método PF-TEK com o milho utilizado um mini umidificador usb?
Paz e Luz!
 
Blz @Cosmik , obrigado pela ajuda!:)
Estou com uma dúvida... dá para usar o método PF-TEK com o milho utilizado um mini umidificador usb?
Paz e Luz!

Não consegui entender a pergunta, pode reformular?

Pelo que entendo por PF TEK:

PF TEK é utilizar a receita Farinha de Arroz Integral + Vermiculita grossa, pra formar um bolo de micélio e frutificá-lo em um terrário sem quebra do substrato.
 
Estou com uma dúvida... dá para usar o método PF-TEK com o milho utilizado um mini umidificador usb?

Não. Com grãos é necessário que se faça um casing. Mesmo que você faça um "casing" somente com vermiculita, os frutos serão bem fraquinhos.
 
Back
Top