Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1o. Cultivo - Strain GT - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Hoje dia 02/06/2020, tive a satisfação de por em prática uma parte do conhecimento, fascinante, sobre o cultivo de cogumelos. A possibilidade de explorar minha curiosidade científica associada a busca de auto conhecimento e evolução, me motivou a iniciar essa jornada.

Apesar de ser iniciante e advertido sobre os riscos de improvisar antes de adquirir alguma experiência, comecei fazendo uma adaptação que, de acordo com a literatura que li, não seria o ideal, mas mesmo assim me permiti fazer essa mudança. Utilizei uma panela de pressão elétrica para esterilizar o substrato, que de acordo com a especificação que encontrei na internet só chega a 12 psi de pressão, o que é inferior aos 15 psi indicados na maioria da literatura que tive acesso.

Sem mais demoras vamos ao diário de cultivo.
———
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Golden Teacher (GT)
PROCEDÊNCIA: Seringa Internet

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
Substrato foi misturado em uma bacia e depois distribuído em diversos recipientes: copos de vidro de whiskey, copo de vidro de geleia de mocotó, depósitos plásticos PP.

Todos foram esterilizados em panela de pressão elétrica por 90min.

1591146984252.jpeg
1591147016069.jpeg
1591147057929.jpeg
1591147097953.jpeg

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 02 / 06 / 2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (X) Não

1591147232698.jpeg
1591147265131.jpeg
1591147300303.jpeg
1591147359982.jpeg
1591147412859.jpeg

Substrato 100% colonizado Data ___ / ___ / ____
(inserir foto)

---------------------
FRUTIFICAÇÃO:
---------------------
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Temperatura do Terrário ________ °c
Humidade ________

FLush Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

3° Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)
———
 
Última edição:
Atualização 01/07/2020 dia da primeira colheita.
Não foi exatamente como eu esperava, pra falar a verdade ficou bem aquém, apesar dos cogumelos terem nascido bonitos e saudáveis, o flush foi bem pequeno, após eu tirar 4 chapéus para fazer carimbos, o que sobrou só pesou 7,3g bem pouco. Mas serviu de aprendizado. Próxima vez faço o dunk antes do primeiro flush. Depois de colher o bolo foi para um dunk na geladeira e deve ficar lá por 24hr até amanhã de manhã onde retornará pro terrário. Os outros bolos que tenho na incubadora devem virar casing hoje a noite.

Segue algumas fotos.
Gostaria de poder postar o vídeo do timelapse aqui no fórum mas me parece que não aceita upload de vídeo nos posts.
 

Anexos

  • 73E2B9A4-1932-4ED2-A679-3F464540C9D4.jpeg
    73E2B9A4-1932-4ED2-A679-3F464540C9D4.jpeg
    3.3 MB · Visualizações: 51
  • 01375DF4-1011-4FEE-BC74-7E4D31BE8E6A.jpeg
    01375DF4-1011-4FEE-BC74-7E4D31BE8E6A.jpeg
    3.6 MB · Visualizações: 49
  • 141A1113-9C62-405F-9837-05818BE12501.jpeg
    141A1113-9C62-405F-9837-05818BE12501.jpeg
    3.4 MB · Visualizações: 46
  • 7CC67837-D07E-4775-9087-972004109CFD.jpeg
    7CC67837-D07E-4775-9087-972004109CFD.jpeg
    2.8 MB · Visualizações: 46
  • 1B0D14BF-C76B-4FB0-99BE-58AD575BC0EB.jpeg
    1B0D14BF-C76B-4FB0-99BE-58AD575BC0EB.jpeg
    2.7 MB · Visualizações: 45
  • 9D9D0360-231B-4CB2-B182-29A5E45E4D04.jpeg
    9D9D0360-231B-4CB2-B182-29A5E45E4D04.jpeg
    3.2 MB · Visualizações: 41
  • 4B700CFA-E875-433D-B3A6-1A01F42AE764.jpeg
    4B700CFA-E875-433D-B3A6-1A01F42AE764.jpeg
    822.3 KB · Visualizações: 41
  • FA4D91D5-2AD1-404F-B815-7E51643531FF.jpeg
    FA4D91D5-2AD1-404F-B815-7E51643531FF.jpeg
    858.8 KB · Visualizações: 32
  • 68F8E026-6044-46D8-A9DC-A4DA2B34F34F.jpeg
    68F8E026-6044-46D8-A9DC-A4DA2B34F34F.jpeg
    889.5 KB · Visualizações: 33
Última edição:
Bom amigo, não fique tão desanimado ^^
Pelo o que eu li, em algumas strains o primeiro flush é o menor de todos. Talvez os próximos venham mais exuberantes e tão bonitos quanto esse :D

Boa sorte nos próximos flushs amigo! 🍄 🍄 🍄 🍄
 
Seus bolos estão com um aspecto muito bom! Esse seu esquema de troca de ar deve estar dando muito certo, porque não houve algodoamento do bolo e nem da base do cogumelo, o que poderia indicar pouca troca de ar. E como disse o amigo a cima, dizem que o segundo flush vem mais rico. Keep going. 🧚‍♂️
 
Tenho percebido que nesse hobby a coisa é tão complexa em questão de número de variáveis a considerar que parece até impossível de apreender e controlar tudo. Tem a questão da strain e da genética, das suas novas tentativas no terrário com luz, câmera (e ação :LOL: ), umidade, temperatura, ser ou não o 1º flush, a qualidade dos nutrientes do substrato, e outras ainda não pensadas, enfim..

Tenho tentado em meus cultivos anotar tudo e ir isolando cada uma das variáveis pra testar algumas hipóteses, é realmente um trabalho científico e tanto.

De qualquer forma, espero que tenham vindo poucos mas potentes!
E que os novos flushs rendam mais!
ABS
 
Tenho percebido que nesse hobby a coisa é tão complexa em questão de número de variáveis a considerar que parece até impossível de apreender e controlar tudo. Tem a questão da strain e da genética, das suas novas tentativas no terrário com luz, câmera (e ação :LOL: ), umidade, temperatura, ser ou não o 1º flush, a qualidade dos nutrientes do substrato, e outras ainda não pensadas, enfim..

Tenho tentado em meus cultivos anotar tudo e ir isolando cada uma das variáveis pra testar algumas hipóteses, é realmente um trabalho científico e tanto.

De qualquer forma, espero que tenham vindo poucos mas potentes!
E que os novos flushs rendam mais!
ABS
Salve @diegosf, tens razão, são muitas variáveis, hoje falando com o brother daqui da minha cidade que também cultiva, ele acha que meu terrário está muito quente quando disse que a temperatura fica em 28 graus. Hoje vou remover a câmera e o raspberry pi para começar a projetar a versão 2.0 do terrário. Chega hoje meu umidificador ultrassônico e vou preparar pra por dentro do terrário junto com a automação da ventilação. Espero que realmente tenha vindo pequeno por falta de água e que no próximo flush depois do dunk seja maior. Estou pensando em como hidratar os outros 3 bolos que estão no terrário, pensei em pegar uma injeção com agulha e injetar água dentro do bolo furando com a agulha, alguém já tentou isso? Será que valeria a pena testar?

mostrar aqui a foto do cultivo do meu amigo, ele não participa do fórum. E nem faz roll nos bolos dele kkk.

1593615006900.png1593615034588.png1593615072356.png
 
Salve @diegosf, tens razão, são muitas variáveis, hoje falando com o brother daqui da minha cidade que também cultiva, ele acha que meu terrário está muito quente quando disse que a temperatura fica em 28 graus. Hoje vou remover a câmera e o raspberry pi para começar a projetar a versão 2.0 do terrário. Chega hoje meu umidificador ultrassônico e vou preparar pra por dentro do terrário junto com a automação da ventilação. Espero que realmente tenha vindo pequeno por falta de água e que no próximo flush depois do dunk seja maior. Estou pensando em como hidratar os outros 3 bolos que estão no terrário, pensei em pegar uma injeção com agulha e injetar água dentro do bolo furando com a agulha, alguém já tentou isso? Será que valeria a pena testar?

mostrar aqui a foto do cultivo do meu amigo, ele não participa do fórum. E nem faz roll nos bolos dele kkk.

View attachment 115161
View attachment 115162
View attachment 115163

Olha, to aceitando as dicas dele poque o clima da nossa cidade não perdoa viu kkkkk
Que clusters bonitos doido!!!
Sabe @fff , acho que seria interessante pros nossos terrários aquele lance de colocar garrafas congeladas dentro. A temperatura provavelmente pode ficar em torno de uns 23 com isso, dai entra o aquecedor pra elevar para a temperatura certa. Isso faz uma espécie de equilíbrio entende? Acho que esse poderia ser um bom caminho ^^
 
Olha, to aceitando as dicas dele poque o clima da nossa cidade não perdoa viu kkkkk
Que clusters bonitos doido!!!
Sabe @fff , acho que seria interessante pros nossos terrários aquele lance de colocar garrafas congeladas dentro. A temperatura provavelmente pode ficar em torno de uns 23 com isso, dai entra o aquecedor pra elevar para a temperatura certa. Isso faz uma espécie de equilíbrio entende? Acho que esse poderia ser um bom caminho ^^
O dele fica no quarto dele com o ar condicionado ligado o dia todo kkk ele trab de homeoffice em casa no quarto. Mas no meu caso vou colocar um resfriador a base de pastilha peltier. Não comprei ainda mas acho que será necessário. Vai ficar pra versão 3.0 do terrário
 
Atualização 01/07/2020 dia da primeira colheita.
Não foi exatamente como eu esperava, pra falar a verdade ficou bem aquém, apesar dos cogumelos terem nascido bonitos e saudáveis, o flush foi bem pequeno, após eu tirar 4 chapéus para fazer carimbos, o que sobrou só pesou 7,3g bem pouco. Mas serviu de aprendizado. Próxima vez faço o dunk antes do primeiro flush. Depois de colher o bolo foi para um dunk na geladeira e deve ficar lá por 24hr até amanhã de manhã onde retornará pro terrário. Os outros bolos que tenho na incubadora devem virar casing hoje a noite.

Segue algumas fotos.
Gostaria de poder postar o vídeo do timelapse aqui no fórum mas me parece que não aceita upload de vídeo nos posts.

Parabéns, irmão! Ficaram lindos!

Pra um cultivo de primeira viagem está muito bom. Talvez com o dunk para o segundo flush venha mais. Eu fiz dunk dos meus bolos antes de aniversariá-los e eles pinaram no dia seguinte ao qual foram para o terrário, não sei se foi por causa do dunk mas, me surpreendi com a rapidez.

Os 7,3 gramas foram de um único bolo?
 
Baseado nessa foto aqui, em que podemos notar pontos brancos em cima dos chapéus, não creio que seja falta de umidade!
Pelo que eu saiba, isso é sinal de umidade alta, pega o exemplo dos amanitas com pontos brancas em cima do chapéu e os que não tem, já vi várias discussões sobre isso aqui no fórum. Pode ser claro que a umidade tenha abaixado com o passar do tempo, mas acho que essa variável fica um tanto difícil de considerar como a mais importante nesse caso.. talvez a temperatura alta, 28 graus já passa do limite de 23-26 que o pessoal aqui recomenda né?
 
O dele fica no quarto dele com o ar condicionado ligado o dia todo kkk ele trab de homeoffice em casa no quarto. Mas no meu caso vou colocar um resfriador a base de pastilha peltier. Não comprei ainda mas acho que será necessário. Vai ficar pra versão 3.0 do terrário

Vou acompanhar esse teu progresso pois tava estudando essas pastilhas mas ainda não imagino como seria a instalação de uma no terraria devido ao lance de a parte quente ter de ficar fora e tals x.x

Mas boa sorte amigo! 🍄
 
Parabéns, irmão! Ficaram lindos!

Pra um cultivo de primeira viagem está muito bom. Talvez com o dunk para o segundo flush venha mais. Eu fiz dunk dos meus bolos antes de aniversariá-los e eles pinaram no dia seguinte ao qual foram para o terrário, não sei se foi por causa do dunk mas, me surpreendi com a rapidez.

Os 7,3 gramas foram de um único bolo?
Sim foi em um único bolo, apenas um tinha pinado, tenho outros 3 aguardando aparecerem os primeiros pins.


Baseado nessa foto aqui, em que podemos notar pontos brancos em cima dos chapéus, não creio que seja falta de umidade!
Pelo que eu saiba, isso é sinal de umidade alta, pega o exemplo dos amanitas com pontos brancas em cima do chapéu e os que não tem, já vi várias discussões sobre isso aqui no fórum. Pode ser claro que a umidade tenha abaixado com o passar do tempo, mas acho que essa variável fica um tanto difícil de considerar como a mais importante nesse caso.. talvez a temperatura alta, 28 graus já passa do limite de 23-26 que o pessoal aqui recomenda né?

É isso mesmo, a temperatura está acima da recomendada, mas só vou arrumar isso depois que finalizar todas as colheitas desses bolos que já fiz. Pois vai demandar trabalho manual no terrário que demoraria mais tempo com a tampa fora do que estou disposto a deixá-lo sem tampa.


Vou acompanhar esse teu progresso pois tava estudando essas pastilhas mas ainda não imagino como seria a instalação de uma no terraria devido ao lance de a parte quente ter de ficar fora e tals x.x

Mas boa sorte amigo! 🍄
É relativamente simples, o esquema é assim. Um cooler e um dissipador grande na parte quente, uma pastilha peltier no meio e outro dissipador e cooler menor na parte fria. Você abre um furo, no meio da tampa do terrário por exemplo, com tamanho suficiente pra entrar o dissipador com o cooler menor deixando o dissipador grande e o cooler grande do lado de fora.
Segue imagem do equipamento a ser utilizado.

1593623453428.png
 
O umidificador chegou, agora o negócio ficou sério kkkk.
 

Anexos

  • 81662BDB-80E8-42C6-A808-EC3A02B63FD8.jpeg
    81662BDB-80E8-42C6-A808-EC3A02B63FD8.jpeg
    891.5 KB · Visualizações: 42
  • A4C7AB75-7745-4F2B-8C01-2B980EE566B6.jpeg
    A4C7AB75-7745-4F2B-8C01-2B980EE566B6.jpeg
    1.2 MB · Visualizações: 41
  • A54EA9EB-3335-4ACB-9CEB-D14A52840DF1.jpeg
    A54EA9EB-3335-4ACB-9CEB-D14A52840DF1.jpeg
    2.9 MB · Visualizações: 34
  • 25765A65-A3AA-46BC-9B45-8A28B72571AB.jpeg
    25765A65-A3AA-46BC-9B45-8A28B72571AB.jpeg
    2.6 MB · Visualizações: 31
  • 513663C6-6964-4C66-85A4-12D17BA0EB0E.jpeg
    513663C6-6964-4C66-85A4-12D17BA0EB0E.jpeg
    2.6 MB · Visualizações: 34
O umidificador chegou, agora o negócio ficou sério kkkk.
Cada dia mais engenhoso e automatizado! Legal ein, eu tenho um umidificador daqueles em formato de bulbo de lâmpada, bem decorativo, sabe? Será que funcionaria da mesma forma?
Outra coisa que fico em dúvida é sobre quais sintomas poderiamos observar com falta de umidade e quais com excesso, assim como quais sintomas de acordo com baixa ou alta temperatura, falta ou excesso de troca gasosa, etc..
Porque a princípio não me pareceria que falta umidade pra ti, então qual será o resultado se for isso mesmo? Algum malefício ou apenas nenhum benefício?
E se for falta de umidade, afinal, será que veríamos mais pins? Frutos mais encorpados? Crescimento mais acelerado?

Vou tentar fazer uma pesquisa no fórum e montar um apanhado geral, se já não tiver em algum lugar.
 
Saaalve, @fff

Muito legal o cultivo e o empenho, parabéns!!! =)

Eu tenho uma grande preferencia por cultivos mais simples por mil motivos, inclusive pq acho que eles precisam ser o mais sustentáveis possível, mas também acho legal ver o pessoal brincando com essas parafernálias.
Mas cuidado. Por tudo que vejo por ai o mais comum é essas invenções simplesmente darem errado e a gente gastar uma grana em coisa desnecessária que faz mal ao cultivo.
O umidificador é um caso clássico, em geral ele vai aumentar mais a umidade do que o cultivo necessita e favorecer contaminações.
Cooler é uma boa saída para quem não pode abrir o terrário e abanar ao longo do dia, mas cuidado pois ele vai derrubar a umidade do terrário (e a função de um terrário é manter a umidade, afinal). Eles também são difíceis de limpar e costumam acumular poeira, cuidado com eles.
Quanto à temperatura, existe o "ideal", onde você vai colocar o micélio pra funcionar na velocidade máxima 24h por dia. Na minha opinião isso não deixa de ser desperdício de dinheiro, energia e todo materiais necessários pra construir um aparelho eletrônico. Talvez em um cultivo industrial seja necessário, mas no caseiro realmente não é (talvez no primeiro cultivo quando a ansiedade é grande, mas depois que vc tem um cultivo estável não faz mais diferença se ele frutificou em 30 ou em 45 dias).

Não estou falando isso pra criticar de jeito nenhum, irmão. Estou falando só pra pontuar mesmo, deixar aqui pra caso alguém queira iniciar um cultivo não fique assustado com essas engenhocas. Cultivar cogumelos é barato, relativamente fácil e bem sustentável. Essa é a minha forma de enxergar e de divulgar os cultivos, mas de jeito nenhum acredito que ela seja a forma "correta".
Por tudo que vejo por ai, cultivos mais simples simplesmente funcionam melhor (mas demandam um cuidado mais próximo e tem gente que não pode ficar em cima, e ai entra a automação do terrário).

Sobre a umidade, seu terrário está com uma camada grossa de argila expandida e quase toda a argila está submersa, ou seja, todas as pedras de argila que estão abaixo do nível da água simplesmente não estão ajudando em nada na manutenção da umidade. Pode deixar as pedras, mas reduza bem a quantidade de água,cubra metade da primeira fileira de pedras e isso já é o suficiente.

Quanto a quantidade de cogumelos, bolos rendem menos mesmo, mas são ótimos para aprender a cultivar. Você tá no primeiro cultivo, então fique feliz só por ter tirado cogumelos, esse já é um grande passo. Os próximos flushs devem vir um pouco maiores.
 
Saaalve, @fff

Muito legal o cultivo e o empenho, parabéns!!! =)

Eu tenho uma grande preferencia por cultivos mais simples por mil motivos, inclusive pq acho que eles precisam ser o mais sustentáveis possível, mas também acho legal ver o pessoal brincando com essas parafernálias.
Mas cuidado. Por tudo que vejo por ai o mais comum é essas invenções simplesmente darem errado e a gente gastar uma grana em coisa desnecessária que faz mal ao cultivo.
O umidificador é um caso clássico, em geral ele vai aumentar mais a umidade do que o cultivo necessita e favorecer contaminações.
Cooler é uma boa saída para quem não pode abrir o terrário e abanar ao longo do dia, mas cuidado pois ele vai derrubar a umidade do terrário (e a função de um terrário é manter a umidade, afinal). Eles também são difíceis de limpar e costumam acumular poeira, cuidado com eles.
Quanto à temperatura, existe o "ideal", onde você vai colocar o micélio pra funcionar na velocidade máxima 24h por dia. Na minha opinião isso não deixa de ser desperdício de dinheiro, energia e todo materiais necessários pra construir um aparelho eletrônico. Talvez em um cultivo industrial seja necessário, mas no caseiro realmente não é (talvez no primeiro cultivo quando a ansiedade é grande, mas depois que vc tem um cultivo estável não faz mais diferença se ele frutificou em 30 ou em 45 dias).

Não estou falando isso pra criticar de jeito nenhum, irmão. Estou falando só pra pontuar mesmo, deixar aqui pra caso alguém queira iniciar um cultivo não fique assustado com essas engenhocas. Cultivar cogumelos é barato, relativamente fácil e bem sustentável. Essa é a minha forma de enxergar e de divulgar os cultivos, mas de jeito nenhum acredito que ela seja a forma "correta".
Por tudo que vejo por ai, cultivos mais simples simplesmente funcionam melhor (mas demandam um cuidado mais próximo e tem gente que não pode ficar em cima, e ai entra a automação do terrário).

Sobre a umidade, seu terrário está com uma camada grossa de argila expandida e quase toda a argila está submersa, ou seja, todas as pedras de argila que estão abaixo do nível da água simplesmente não estão ajudando em nada na manutenção da umidade. Pode deixar as pedras, mas reduza bem a quantidade de água,cubra metade da primeira fileira de pedras e isso já é o suficiente.

Quanto a quantidade de cogumelos, bolos rendem menos mesmo, mas são ótimos para aprender a cultivar. Você tá no primeiro cultivo, então fique feliz só por ter tirado cogumelos, esse já é um grande passo. Os próximos flushs devem vir um pouco maiores.
Tranquilo, sei que não precisava disso tudo, mas como fali em algum post, estou fazendo esse projeto como hobby e quero aprender sobre automação essas coisas, então todo o tempo, dinheiro e estudo investido nesse projeto está me trazendo uma enorme satisfação por está aprendendo coisas novas, que poderiam ser utilizadas em diversos projetos futuros. Com relação a argila mesmo ela quase toda submersa comm você falou gera umidade suficiente pra ficar entre 95% e 100%, só não gera umidade suficiente para deixar as paredes suadas. O lance do cooler so liga por 2 min a cada 4 horas, ele baixa em 2% a umidade interna apenas e minutos depois já está em 98 ou 99% de novo. Acho que meu maior problema no flush pequeno foi não ter feito o dunk antes de aniversariar. Vamos esperar pelos próximos. Neste momento estou com 3 bolos que não fizeram dunk e um que voltou do primeiro flush feito dunk na geladeira.
Abração
 
Tem várias questões que vão influenciar no tamanho do flush.
Pode ser a genética, a técnica de cultivo, a falta de dunk, etc...

Pessoalmente, eu não cultivo em bolos exatamente por isso, fiz só meu primeiro cultivo em bolos (eles são realmente ótimos para aprender e sempre recomendo começar por eles), depois fui pro casing e achei nessa técnica o melhor custo-benefício, o risco a mais é mínimo e a vantagem é absurda. Você conseguiu um cultivo legal, vai pro casing que você não vai se arrepender.
se quiser eu te passo uns toques lá pela nossa conversa também
 
Mano, sobre o baixo rendimento do cultivo, cabe lembrar que a PF Tek é recomendada para se iniciar, mas não é nem de longe a melhor técnica em termos de rendimento. Se quiser uma colheita substancial, leia sobre substratos bulk! Depois de um tempo você vai perceber que é simples produzir uma quantidade suficiente para o resto da sua vida, só precisa ter algum jeito de secar os frutos
 
Mano, sobre o baixo rendimento do cultivo, cabe lembrar que a PF Tek é recomendada para se iniciar, mas não é nem de longe a melhor técnica em termos de rendimento. Se quiser uma colheita substancial, leia sobre substratos bulk! Depois de um tempo você vai perceber que é simples produzir uma quantidade suficiente para o resto da sua vida, só precisa ter algum jeito de secar os frutos
Como secar eu tenho agora essa descrição do fórum sobre bulk e muito pobre, não tem técnica para seguir. Estou tentando um casing aqui, torcendo pra não contaminar pq não fui digamos muito cuidadoso com a higiene quando estava montando esse casing, foi meio que de qqr jeito
 
Back
Top