Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1* Cultivo PC / Strain- Thai Pink Buffalo

Diário de cultivo completo.
Boa tarde/dia/noite pessoal! Espero que estejam bem...
Comecei meu cultivo ontem dia 20/01/2019 e estou meio receoso espero não ter cometido muitos erros kk, sempre mantendo a higiene e a atenção!
Segue abaixo os passos tomados por mim.

Preparação/esterilização do bolo (6 copos)- 20/01/19
Substrato: Farinha de arroz integral,Vermiculita,Aguá do filtro proporção 1,5/4/2 (Copo boca larga)

Enchi os copos com a mistura, deixando 1 dedo de espaço para a vermiculita seca e tapei com papel alumínio, vedando com fita isolante

Após o preparo do bolo os coloquei em uma panela de pressão com um pano no fundo, enchi de água até a metade dos copos e liguei, deixando pegar pressão inicial, depois disso abaixei o fogo e deixei por mais 50 minutos

Com a esterilização pronta esperei 1h/1:30h e me preparei para a inoculação

Inoculação - 20/01

Tive imprevistos na hora de inocular, acabou a luz bem na hora e achei que tinha ferrado tudo pq tava de noite e eu tinha acabado de raspar o carimbo em uma solução de água destilada (tava um breu)
arranjei uma vela e continuei

Depois de misturar o carimbo na água comecei a inocular (acho que cometi um grande erro pois deveria ter colocado menos solvente)
estava inseguro em relação a quantidade então coloquei de 3 a 5 ml em cada furo no copo, fiz 6 furos (Sou muito inseguro e acredito que isso possa comprometer a bagaça) e os tapei com fita micropore, coloquei outra camada de papel alumínio e coloquei os copos dentro de uma caixa térmica com um buraquinho para o termo higrômetro com sonda, para monitorar a temperatura, li um pouco e estive seguro de que a temperatura ideal é entre 20 a 30 graus então não me preocupei muito em comprar um termostato (Muito caro) a caixa se encontra aos 25.6 graus e 90% de umidade... espero que a colonização
aconteça

23/01/19 - Sem sinal do micélio (Pretendo esperar 1/2 semanas antes de abrir a caixa térmica novamente)

24/01/19 - Havia cometido um erro e tive que re-inocular os copos (Eu não tinha um carimbo apenas um pouco da água destilada que havia sobrado da outra inoculação então já pensei que iria contaminar), não havia esperado os copos esfriarem e isso matou o micélio, infelizmente

27/01/19 - Por mais incrível que pareça a re-inoculação foi um sucesso, já é possível ver sinal do micélio em todos os copos, tive apenas 1 inicio de contaminação em um dos copos (pequena) deveria retirar o copo? (a maior parte esta branca mas tem uma bolinha pequena e acinzentada em uma parte)

28/01/19 (Não tirei foto de todos) - Eles estão assim agora, olhem a contaminação que eu mencionei anteriormente,acham que eu deveria retirar o copo?
Suposta contaminação > WhatsApp Image 2019-01-28 at 14.28.55.jpeg



Resto: 5 dias após inoculação
WhatsApp Image 2019-01-28 at 14.28.53.jpeg WhatsApp Image 2019-01-28 at 14.28.52.jpeg WhatsApp Image 2019-01-28 at 14.28.52 (1).jpeg WhatsApp Image 2019-01-28 at 14.28.51.jpeg WhatsApp Image 2019-01-28 at 14.26.50.jpeg
****************************************************************************************************************** FOTOS E ATUALIZAÇÕES EM BREVE
 
Última edição:
16/02/2019 - Aniversário!
WhatsApp Image 2019-02-16 at 19.53.36.jpeg

Coloquei eles no terrário agora! enterrei um que estava contaminado e deixei os outros dois contaminados ainda lacrados, acho que vou enterra-los também
Mas os que estavam saudáveis estão ai bonitões:p
 
Bro, tem pouca argila aí!! O certo seria vc ter uma boa camada de pedras e deixar o nível de água um pouco abaixo para que as bolotas da fiquem úmidas , fazendo assim a troca com o ar .

E esse monte de vermiculita no prato é desnecessário , só faz sujeira , basta fazer o roll nos bolos colocá-los nos pratos ..

Nos furos do terrário basta uma manta acrílica , micropore é só para a fase de inoculação e ou incubação. Tente respirar com um pedaço de micropore na boca e depois com um de manta :p
Desse jeito aí vc vai ter que abanar mais vezes por dia
 
Bro, tem pouca argila aí!! O certo seria vc ter uma boa camada de pedras e deixar o nível de água um pouco abaixo para que as bolotas da fiquem úmidas , fazendo assim a troca com o ar .

E esse monte de vermiculita no prato é desnecessário , só faz sujeira , basta fazer o roll nos bolos colocá-los nos pratos ..

Nos furos do terrário basta uma manta acrílica , micropore é só para a fase de inoculação e ou incubação. Tente respirar com um pedaço de micropore na boca e depois com um de manta :p
Desse jeito aí vc vai ter que abanar mais vezes por dia
Vou colocar um compressor de aquário! será que a questão das trocas de ar se resolvem? eu ja tenho ele só preciso da mangueirinha, sobre as argilas eu vou comprar mais e que eu tinha me planejado pra uma quantidade e na hora de colocar no terrario deu isso, mas ja vou providenciar, será melhor tirar as micropores então? ou só o compressor ta bom? Obrigo pelas dicas! ah e a vermiculita no prato era mais pro charme U.U mas tem problema deixar ali? ou melhor tirar?
 
Olha , eles crescem de todo jeito na vdd , a diferença é o tamanho , o tempo , o trabalho q vc vai ter ! A lição que aprendi é que eles gostam da simplicidade . Deus usa estrume de vaca e uma chuvinha e dá super certo :rolleyes:
Nesse meu terrario removi toda parafernalha , umidificador ,ventilador e aquecedor ,tampei todos os furos e estou no modo macacomachine , eu abano e borrifo:p
Percebi que com os furos tampados tenho que abanar mais vezes ao dia em relação ao terrário com os furos e lã

O lance da vermiculita é que ela pode puxar umidade do bolo se estiver seca e qdo estiver umida vai fazer com que o micelio cresça e com isso ele atrasa a frutificação .
 
O lance da vermiculita é que ela pode puxar umidade do bolo se estiver seca e qdo estiver umida vai fazer com que o micelio cresça e com isso ele atrasa a frutificação .
Ahh sim, faz sentido! eu me garanti de deixar molhadinha mas acredito que quando ficar seca pode ocorrer o processo inverso ai poder dar caquinha kkk, obrigado pelas dicas vou me atentar mais das próximas vezes! (Tbm ao borrifar e com o compressor acho que da pra manter úmida)
 
21/02/2019 - 5 dias após o aniversário

Fiz uns upgrades no terrário nesse meio tempo, coloquei um compressor de ar e estou controlando a temperatura colocando blocos de gelo em recipientes (como se fosse garrafa gelada) e estou conseguindo manter a temperatura em media a 24-28 graus, ela estava chegando a 30-32, poucas vezes, eu achei que isso ia comprometer algo mas por enquanto tudo certo, o primeiro pin apareceu em um dos bolos.

Obs: segundo a orientação do Speisepilz eu resolvi tirar a vermiculita em baixo, no fim era meio sem sentido mesmo.

WhatsApp Image 2019-02-26 at 18.24.10.jpeg
 
Última edição:
26/02/2019 - 10 dias após o aniversário
Estão crescendo aparentemente saudáveis, e tem um que tá muito lindo cara kk.
WhatsApp Image 2019-02-26 at 18.33.38.jpeg WhatsApp Image 2019-02-26 at 18.33.37.jpeg WhatsApp Image 2019-02-26 at 18.33.36.jpeg WhatsApp Image 2019-02-26 at 18.33.35.jpeg WhatsApp Image 2019-02-26 at 18.33.34.jpeg WhatsApp Image 2019-02-26 at 18.33.33 (2).jpeg


Olhem esse : WhatsApp Image 2019-02-26 at 18.33.37 (1).jpeg
 
Última edição:
15/03/19 - Colheita do ultimo flush

Declaro finalizado o cultivo, foram retirados 5 carimbos e colhi um total de 15g de cogus desidratados com os 3 bolos!, pra uma primeira experiencia acredito que foi um grande aprendizado!, agradeco o apoio de todos no site!
 
Back
Top