Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1* Cultivo PC / Strain- Thai Pink Buffalo

Diário de cultivo completo.
Boa tarde/dia/noite pessoal! Espero que estejam bem...
Comecei meu cultivo ontem dia 20/01/2019 e estou meio receoso espero não ter cometido muitos erros kk, sempre mantendo a higiene e a atenção!
Segue abaixo os passos tomados por mim.

Preparação/esterilização do bolo (6 copos)- 20/01/19
Substrato: Farinha de arroz integral,Vermiculita,Aguá do filtro proporção 1,5/4/2 (Copo boca larga)

Enchi os copos com a mistura, deixando 1 dedo de espaço para a vermiculita seca e tapei com papel alumínio, vedando com fita isolante

Após o preparo do bolo os coloquei em uma panela de pressão com um pano no fundo, enchi de água até a metade dos copos e liguei, deixando pegar pressão inicial, depois disso abaixei o fogo e deixei por mais 50 minutos

Com a esterilização pronta esperei 1h/1:30h e me preparei para a inoculação

Inoculação - 20/01

Tive imprevistos na hora de inocular, acabou a luz bem na hora e achei que tinha ferrado tudo pq tava de noite e eu tinha acabado de raspar o carimbo em uma solução de água destilada (tava um breu)
arranjei uma vela e continuei

Depois de misturar o carimbo na água comecei a inocular (acho que cometi um grande erro pois deveria ter colocado menos solvente)
estava inseguro em relação a quantidade então coloquei de 3 a 5 ml em cada furo no copo, fiz 6 furos (Sou muito inseguro e acredito que isso possa comprometer a bagaça) e os tapei com fita micropore, coloquei outra camada de papel alumínio e coloquei os copos dentro de uma caixa térmica com um buraquinho para o termo higrômetro com sonda, para monitorar a temperatura, li um pouco e estive seguro de que a temperatura ideal é entre 20 a 30 graus então não me preocupei muito em comprar um termostato (Muito caro) a caixa se encontra aos 25.6 graus e 90% de umidade... espero que a colonização
aconteça

23/01/19 - Sem sinal do micélio (Pretendo esperar 1/2 semanas antes de abrir a caixa térmica novamente)

24/01/19 - Havia cometido um erro e tive que re-inocular os copos (Eu não tinha um carimbo apenas um pouco da água destilada que havia sobrado da outra inoculação então já pensei que iria contaminar), não havia esperado os copos esfriarem e isso matou o micélio, infelizmente

27/01/19 - Por mais incrível que pareça a re-inoculação foi um sucesso, já é possível ver sinal do micélio em todos os copos, tive apenas 1 inicio de contaminação em um dos copos (pequena) deveria retirar o copo? (a maior parte esta branca mas tem uma bolinha pequena e acinzentada em uma parte)

28/01/19 (Não tirei foto de todos) - Eles estão assim agora, olhem a contaminação que eu mencionei anteriormente,acham que eu deveria retirar o copo?
Suposta contaminação > WhatsApp Image 2019-01-28 at 14.28.55.jpeg



Resto: 5 dias após inoculação
WhatsApp Image 2019-01-28 at 14.28.53.jpeg WhatsApp Image 2019-01-28 at 14.28.52.jpeg WhatsApp Image 2019-01-28 at 14.28.52 (1).jpeg WhatsApp Image 2019-01-28 at 14.28.51.jpeg WhatsApp Image 2019-01-28 at 14.26.50.jpeg
****************************************************************************************************************** FOTOS E ATUALIZAÇÕES EM BREVE
 
Última edição:
Boa tarde/dia/noite pessoal! Espero que estejam bem...
Comecei meu cultivo ontem dia 20/01/2019 e estou meio receoso espero não ter cometido muitos erros kk, sempre mantendo a higiene e a atenção!
Segue abaixo os passos tomados por mim.

Preparação/esterilização do bolo (6 copos)- 20/01/19
Substrato: Farinha de arroz integral,Vermiculita,Aguá do filtro proporção 1,5/4/2 (Copo boca larga)

Enchi os copos com a mistura, deixando 1 dedo de espaço para a vermiculita seca e tapei com papel alumínio, vedando com fita isolante

Após o preparo do bolo os coloquei em uma panela de pressão com um pano no fundo, enchi de água até a metade dos copos e liguei, deixando pegar pressão inicial, depois disso abaixei o fogo e deixei por mais 50 minutos

Com a esterilização pronta esperei 1h/1:30h e me preparei para a inoculação

Inoculação - 20/01

Tive imprevistos na hora de inocular, acabou a luz bem na hora e achei que tinha ferrado tudo pq tava de noite e eu tinha acabado de raspar o carimbo em uma solução de água destilada (tava um breu)
arranjei uma vela e continuei

Depois de misturar o carimbo na água comecei a inocular (acho que cometi um grande erro pois deveria ter colocado menos solvente)
estava inseguro em relação a quantidade então coloquei de 3 a 5 ml em cada furo no copo, fiz 6 furos (Sou muito inseguro e acredito que isso possa comprometer a bagaça) e os tapei com fita micropore, coloquei outra camada de papel alumínio e coloquei os copos dentro de uma caixa térmica com um buraquinho para o termo higrômetro com sonda, para monitorar a temperatura, li um pouco e estive seguro de que a temperatura ideal é entre 20 a 30 graus então não me preocupei muito em comprar um termostato (Muito caro) a caixa se encontra aos 25.6 graus e 90% de umidade... espero que a colonização
aconteça

23/01/19 - Sem sinal do micélio (Pretendo esperar 1/2 semanas antes de abrir a caixa térmica novamente)

Não quero afetar as suas esperanças, mas acredito que não deu tempo de seu substrato esfriar no tempo que você esperou.

De acordo com a biblioteca do Teonanacatl (Técnica PF - A PF Tek):

"Os bolos precisam esfriar antes da inoculação, pois os esporos morrem se exposto a temperaturas muito altas. Então, você precisa esperar que os bolos esfriem por eles mesmos, pelo menos nas próximas 6 horas após a esterilização ou de preferência até o outro dia."

Mas ainda não perca a esperança, três dias é pouco tempo para ter uma colonização que possa ser vista com olho nu.

Artigo sobre o tempo de primeiros sinais: Técnica PF - A PF Tek
 
Eu também não pude ficar "ocupando" a panela de pressão e tirei os potes um pouco antes, mas os deixei esfriando dentro de uma caixa de isopor limpa com cloro por umas 9 horas, tive medo de que ainda estavam quentes no interior. Boa sorte!

Só uma curiosidade, porque essa proporção da receita? Porque não adicionou mais 0,5 partes de arroz e fez uma pf tradicional de 1:1:2?
 
Não quero afetar as suas esperanças, mas acredito que não deu tempo de seu substrato esfriar no tempo que você esperou.

De acordo com a biblioteca do Teonanacatl (Técnica PF - A PF Tek):

"Os bolos precisam esfriar antes da inoculação, pois os esporos morrem se exposto a temperaturas muito altas. Então, você precisa esperar que os bolos esfriem por eles mesmos, pelo menos nas próximas 6 horas após a esterilização ou de preferência até o outro dia."

Mas ainda não perca a esperança, três dias é pouco tempo para ter uma colonização que possa ser vista com olho nu.

Artigo sobre o tempo de primeiros sinais: Técnica PF - A PF Tek
Não quero afetar as suas esperanças, mas acredito que não deu tempo de seu substrato esfriar no tempo que você esperou.

De acordo com a biblioteca do Teonanacatl (Técnica PF - A PF Tek):

"Os bolos precisam esfriar antes da inoculação, pois os esporos morrem se exposto a temperaturas muito altas. Então, você precisa esperar que os bolos esfriem por eles mesmos, pelo menos nas próximas 6 horas após a esterilização ou de preferência até o outro dia."

Mas ainda não perca a esperança, três dias é pouco tempo para ter uma colonização que possa ser vista com olho nu.

Artigo sobre o tempo de primeiros sinais: Técnica PF - A PF Tek


Obrigado por me fazer economizar tempo, eu imaginei que tinha cometido um erro mas acontece... kkk
Vou comprar outro carimbo e tentar novamente, só uma pergunta, eu descarto esses bolos ou posso usá-los para fazer uma nova inoculação já que essa provavelmente não vai vingar?

Eu também não pude ficar "ocupando" a panela de pressão e tirei os potes um pouco antes, mas os deixei esfriando dentro de uma caixa de isopor limpa com cloro por umas 9 horas, tive medo de que ainda estavam quentes no interior. Boa sorte!

Só uma curiosidade, porque essa proporção da receita? Porque não adicionou mais 0,5 partes de arroz e fez uma pf tradicional de 1:1:2?

É bem provável que eu tenha adquirido a informação errada kk, então errei na proporção e errei em quase todo o resto, pretendo tentar novamente em algumas semanas

Bem vindo , boa sorte e boas leituras !!
".....if you build it , they will come.... "
Obrigado!
 
Última edição por um moderador:
Obrigado por me fazer economizar tempo, eu imaginei que tinha cometido um erro mas acontece... kkk
Vou comprar outro carimbo e tentar novamente, só uma pergunta, eu descarto esses bolos ou posso usá-los para fazer uma nova inoculação já que essa provavelmente não vai vingar?

Você usou um carimbo inteiro para fazer uma seringa? (lembrei disso: Seringas - Uma Seringa de Esporos escura nem sempre é uma Seringa de "qualidade" )

Nunca reutilizei substratos, mas se fosse eu esterilizaria novamente na panela de pressão.
 
Última edição:
Com a esterilização pronta esperei 1h/1:30h e me preparei para a inoculação
Como o amigo @Ankardo falou, é pouco tempo pra inocular.

quantidade então coloquei de 3 a 5 ml em cada furo no copo, fiz 6 furos (Sou muito inseguro e acredito que isso possa comprometer a bagaça)
Os esporos são microscopicos e invisíveis a olho nu, em uma raspinha de menos da metade do carimbo tem centenas de esporos, já vi diários de cultivo que foi usado 0,5 (1/2) ml em cada furo, usando 4 furos por copo e gera muitos frutos saudáveis.
 
Última edição:
descarto esses bolos ou posso usá-los para fazer uma nova inoculação já que essa provavelmente não vai vingar?
Espere um pouco antes de esterelizar, espere uma ou duas semanas antes de reutilizar, vai que você de sorte de dar certo
comprar outro carimbo e tentar novamente,
Nunca reutilize um carimbo inteiro em um único cultivo, um carimbo da pra ser usado em muitos vários cultivos...
 
Obrigado por me fazer economizar tempo, eu imaginei que tinha cometido um erro mas acontece... kkk
Vou comprar outro carimbo e tentar novamente, só uma pergunta, eu descarto esses bolos ou posso usá-los para fazer uma nova inoculação já que essa provavelmente não vai vingar?
Eu sugiro que não jogue fora, deixa esses em um local escuro e faça novos bolos.
 
Você usou um carimbo inteiro para fazer uma seringa? (lembrei disso: Seringas - Uma Seringa de Esporos escura nem sempre é uma Seringa de "qualidade" )

Nunca reutilizei substratos, mas se fosse eu esterilizaria novamente na panela de pressão.
Infelizmente utilizei, estava inseguro por ser o primeiro cultivo e o carimbo era muito pequeno mas sobrou um pouquinho na água destilada, tentei inocular novamente, caso não de certo vou adquirir outro carimbo, vacilo meu

Obrigado pelas dicas, muito valiosas!

Eu sugiro que não jogue fora, deixa esses em um local escuro e faça novos bolos.
Vou seguir a sua sugestão, vai que né?

Espere um pouco antes de esterelizar, espere uma ou duas semanas antes de reutilizar, vai que você de sorte de dar certo

Nunca reutilize um carimbo inteiro em um único cultivo, um carimbo da pra ser usado em muitos vários cultivos...
Sim, eu vacilei utilizando ele inteiro, eu sabia que tinham milhares de esporos mas o tamanho do carimbo me deixou inseguro e utilizei ele inteiro... da próxima vez não farei o mesmo

Dica valiosa, obrigado!
 
Última edição por um moderador:
Rsrsrsrs relaxa, todos cometemos erros, eu mesmo cometi quase todos os erros possíveis no meu primeiro cultivo, agora quase dois anos depois,vou tentar um novo cultivo
 
28/01/19 - Eles estão assim agora, olhem a contaminação que eu mencionei anteriormente,acham que eu deveria retirar o copo?
WhatsApp Image 2019-01-28 at 14.28.55.jpeg
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2019-01-28 at 14.26.50.jpeg
    WhatsApp Image 2019-01-28 at 14.26.50.jpeg
    61.7 KB · Visualizações: 32
  • WhatsApp Image 2019-01-28 at 14.28.51.jpeg
    WhatsApp Image 2019-01-28 at 14.28.51.jpeg
    81.6 KB · Visualizações: 30
  • WhatsApp Image 2019-01-28 at 14.28.52 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2019-01-28 at 14.28.52 (1).jpeg
    57.4 KB · Visualizações: 29
  • WhatsApp Image 2019-01-28 at 14.28.52.jpeg
    WhatsApp Image 2019-01-28 at 14.28.52.jpeg
    61 KB · Visualizações: 28
  • WhatsApp Image 2019-01-28 at 14.28.53.jpeg
    WhatsApp Image 2019-01-28 at 14.28.53.jpeg
    61.7 KB · Visualizações: 27
28/01/19 - Eles estão assim agora, olhem a contaminação que eu mencionei anteriormente,acham que eu deveria retirar o copo?
View attachment 104222

Primeiro de tudo retire de perto dos outros.

Bem provável que esse pote não vingará, eu jogaria fora já.
 
03/02/2019- 10 dias de incubação
Estou surpreso em como estão se desenvolvendo, o copo com a contaminação que foi afastado está crescendo também, e a contaminação parece ter sumido em meio ao grande branco que surgiu (Não estou conseguindo editar o post principal então as atualizações vão ser por aqui)

WhatsApp Image 2019-02-03 at 11.30.25 (1).jpeg WhatsApp Image 2019-02-03 at 11.30.25.jpeg WhatsApp Image 2019-02-03 at 11.30.26 (1).jpeg WhatsApp Image 2019-02-03 at 11.30.26.jpeg WhatsApp Image 2019-02-03 at 11.30.27.jpeg WhatsApp Image 2019-02-03 at 11.30.28.jpeg WhatsApp Image 2019-02-03 at 11.30.39.jpeg
 
Alguma novidade meu manno

Sim! trago boas e más notícias

13/02/2019 - 20 dias de incubação
Infelizmente 2 copos contaminaram e um eu acho que contaminou segue as fotos abaixo:
WhatsApp Image 2019-02-13 at 15.05.35.jpeg WhatsApp Image 2019-02-13 at 15.05.34.jpeg Os dois contaminados <
O que eu acho que contaminou:
WhatsApp Image 2019-02-13 at 15.05.35 (1).jpeg Me tirem essa duvida por favor? contaminado ou não?

Mas tudo bem!, os outros 3 aparentam estar indo muito bem! dois acredito que já estejam em 100% e o outro em 90% falta somente um pequeno espaço

WhatsApp Image 2019-02-13 at 15.06.08.jpeg WhatsApp Image 2019-02-13 at 15.06.09.jpeg WhatsApp Image 2019-02-13 at 15.06.09 (1).jpeg
Pretendo aniversariar dia 18! quando completar 25 dias, em breve posto mais fotos!
 
Última edição:
Acompanhando o seu cultivo meu caro. Tenho interesse em uma troca de carimbo contigo, estou tirando alguns b+ se estiver interessado...:alien:
 
Back
Top