Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º cultivo Transkei -- PF tek

Diário de cultivo completo.
Olá, boa noite a todos,
Meu nome é Matheus, sou de Aracaju-Sergipe. Faz um tempinho que estou lendo este site maravilhoso antes de finalmente começar meu cultivo... Enfim, este dia chegou e quando juntei a maioria dos equipamentos necessários para o cultivo, comecei. Fiz o pedido à pró-fungos meio com o pé atrás sem saber se realmente aconteceria o retorno da carta e para minha felicidade, chegou uma strain TRanskei, agradeço demais pela bondade e estou louco para retirar carimbos e mandar de volta para a pró-fungos mesmo não conseguindo mais acessar o site deles. Antes de tentar qualquer pesquisa, comecei pelo tradicional Pf-tek e inoculei 5 copos com a strain e mais ou menos 40 dias os copos foram totalmente colonizados porém percebi que alguns apresentavam micélio algodoado e pelo que andei lendo, não é o ideal. Na incubação, a temperatura foi a ambiente e por aqui estava mais ou menos de 26º a 28º C. Quando todos ficaram totalmente colonizados aniversariei.

Meu terrário é uma caixa de 45 litros onde fiz um buraco na tampa para colocar o vidro para iluminação e dois furos retangulares no fundo da caixa para o escapamento do gás carbônico, um protegido com filtro de café e outro com acrilon e como coloquei uma bombinha de aquario com duas mangueirinhas( uma embaixo da argila expandida que tem agua até metade das pedras e outra dentro de um squeeze térmico ) Não fiz as entradas superiores para entrada de ar pois o compressor já injeta oxigênio. Coloquei um temporizador analógico em um abajur que fica ligado durante oito horas por dia mas outras horas do dia quando estou no quarto a luz do quarto esta ligada então o terrario pega mais horas de luz. Um termo-higrômetro foi colocado dentro da caixa para monitoramento. Como no Nordeste as temperaturas sempre ficam altas para o crescimento dos pins, escolhi o método de refrigeração através da colocação de garrafas de gelo e a temperatura quando coloco a garrafa cai para 20ºC e e quando chega em uns 26ºC, mudo a garrafa. A umidade que não sai de 95% nem a pau. Só chego a perceber gotas de agua na parede do terrário somente onde tá a garrafa de gelo.

Para começo de pesquisa, fiz o dunk and roll somente em três copos (deixei mergulhado em agua de torneira durante 24 horas e após rolei em vermiculita seca e esterilizada). Nos outros dois copos somente rolei em vermiculita e coloquei no terrário. Faz mais ou menos seis dias que coloquei no terrário e até agora só percebi um ou outro crescimento micelial mas nada de pins aparentes...

Pela experiência de vocês, é normal essa demora para o aparecimento dos pins ? Vi em alguns tópicos que os pins apareceram somente após 20 dias mas assumo que sou muito ansioso e fico sem saber se interfiro de alguma forma ou aguardo mais para ver o que vai rolar...

às vezes acho que é com questão à umidade pois não vejo gotas na parede mas como no termohigrometro a umidade esta em 95% , li por aqui a umidade pode estar entre 95% e 98%, outras acho que é essa oscilação de temperatura, em alguns guias falam em temperatura ideal de frutificação entre 20 graus e 26 graus e em outros entre 24º e 26º celsius.

Qualquer explicação, comentários, críticas, sugestões serão muito bem-vindas, visto que estou começando nos cubensis mas já estou amarradão, não cansarei até dar certo, jah bless! Colocarei fotos do sistema do terrário e dele funcionando com os bolos...

Jah bless all!

Anexos

• 20150830_193827.jpg
    20150830_193827.jpg
    80.3 KB · Visualizações: 110
  • 20150830_193851.jpg
    20150830_193851.jpg
    60.5 KB · Visualizações: 100
  • 20150830_193859.jpg
    20150830_193859.jpg
    81.2 KB · Visualizações: 96
  • 20150830_193909.jpg
    20150830_193909.jpg
    43.3 KB · Visualizações: 93
  • 20150830_193922.jpg
    20150830_193922.jpg
    38.4 KB · Visualizações: 97
  • 20150830_193934.jpg
    20150830_193934.jpg
    38 KB · Visualizações: 98
  • 20150830_195418.jpg
    20150830_195418.jpg
    97 KB · Visualizações: 99
  • 20150830_195428.jpg
    20150830_195428.jpg
    85.7 KB · Visualizações: 104
  • 20150830_195446.jpg
    20150830_195446.jpg
    68.7 KB · Visualizações: 104
Tudo bem. E você?

O umidificador ultrassônico pode ser usado, e é prático desde que você acerte o tempo de funcionamento. Não adianta encharcar os bolos. Eu nunca usei, e também deve variar de modelo para modelo, além do tamanho do terrário.

Para induzir a pinagem o ideal é deixar os bolos secarem um pouco (Reiniciando o Início).

E quando os cogumelos pinarem e estiverem crescendo também é bom uma umidade um pouco menor, senão ficarão melados.
Por aqui tudo bem graças a deus.
Ecuador, muito obrigado pela atenção.
Então quer dizer que, se eu conseguir ajustar, através de testes, tentativa e erro, o tempo do umidificador em relação ao tamanho do terrário e as necessidades de água do sistema ele pode substituir uma coisa simples que seria a utilização de um borrifador?

me corrija se eu estiver errado, mas vejo que mesmo na tentativa de automação do sistema através da programação de um umidificador não podemos nos através gastar do cultivo, pois as necessidades mudam confirme a fase de frutificação e o clima. Etária certo isso?

Hehehehhe gostaria que tivesse uma fórmula mais simples. Hehehe

Fico um pouco desconfiado se a argila expandida com água no fundo é suficiente para manter a umidade do sistema, pois sou inexperiente. Além disso, não sei bem ainda o quanto e quando borrifar ou umidificar sistema.

Grande abraço!

Então quer dizer que, se eu conseguir ajustar, através de testes, tentativa e erro, o tempo do umidificador em relação ao tamanho do terrário e as necessidades de água do sistema ele pode substituir uma coisa simples que seria a utilização de um borrifador?

Sim, isso mesmo.

pois as necessidades mudam confirme a fase de frutificação e o clima.

Sim.

Fico um pouco desconfiado se a argila expandida com água no fundo é suficiente para manter a umidade do sistema, pois sou inexperiente. Além disso, não sei bem ainda o quanto e quando borrifar ou umidificar sistema.

Vendo outros diários, lendo o fórum e experimentando no seu cultivo você consegue achar o ponto certo.

Back