Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º cultivo Transkei -- PF tek

Diário de cultivo completo.
Olá, boa noite a todos,
Meu nome é Matheus, sou de Aracaju-Sergipe. Faz um tempinho que estou lendo este site maravilhoso antes de finalmente começar meu cultivo... Enfim, este dia chegou e quando juntei a maioria dos equipamentos necessários para o cultivo, comecei. Fiz o pedido à pró-fungos meio com o pé atrás sem saber se realmente aconteceria o retorno da carta e para minha felicidade, chegou uma strain TRanskei, agradeço demais pela bondade e estou louco para retirar carimbos e mandar de volta para a pró-fungos mesmo não conseguindo mais acessar o site deles. Antes de tentar qualquer pesquisa, comecei pelo tradicional Pf-tek e inoculei 5 copos com a strain e mais ou menos 40 dias os copos foram totalmente colonizados porém percebi que alguns apresentavam micélio algodoado e pelo que andei lendo, não é o ideal. Na incubação, a temperatura foi a ambiente e por aqui estava mais ou menos de 26º a 28º C. Quando todos ficaram totalmente colonizados aniversariei.

Meu terrário é uma caixa de 45 litros onde fiz um buraco na tampa para colocar o vidro para iluminação e dois furos retangulares no fundo da caixa para o escapamento do gás carbônico, um protegido com filtro de café e outro com acrilon e como coloquei uma bombinha de aquario com duas mangueirinhas( uma embaixo da argila expandida que tem agua até metade das pedras e outra dentro de um squeeze térmico ) Não fiz as entradas superiores para entrada de ar pois o compressor já injeta oxigênio. Coloquei um temporizador analógico em um abajur que fica ligado durante oito horas por dia mas outras horas do dia quando estou no quarto a luz do quarto esta ligada então o terrario pega mais horas de luz. Um termo-higrômetro foi colocado dentro da caixa para monitoramento. Como no Nordeste as temperaturas sempre ficam altas para o crescimento dos pins, escolhi o método de refrigeração através da colocação de garrafas de gelo e a temperatura quando coloco a garrafa cai para 20ºC e e quando chega em uns 26ºC, mudo a garrafa. A umidade que não sai de 95% nem a pau. Só chego a perceber gotas de agua na parede do terrário somente onde tá a garrafa de gelo.

Para começo de pesquisa, fiz o dunk and roll somente em três copos (deixei mergulhado em agua de torneira durante 24 horas e após rolei em vermiculita seca e esterilizada). Nos outros dois copos somente rolei em vermiculita e coloquei no terrário. Faz mais ou menos seis dias que coloquei no terrário e até agora só percebi um ou outro crescimento micelial mas nada de pins aparentes...

Pela experiência de vocês, é normal essa demora para o aparecimento dos pins ? Vi em alguns tópicos que os pins apareceram somente após 20 dias mas assumo que sou muito ansioso e fico sem saber se interfiro de alguma forma ou aguardo mais para ver o que vai rolar...

às vezes acho que é com questão à umidade pois não vejo gotas na parede mas como no termohigrometro a umidade esta em 95% , li por aqui a umidade pode estar entre 95% e 98%, outras acho que é essa oscilação de temperatura, em alguns guias falam em temperatura ideal de frutificação entre 20 graus e 26 graus e em outros entre 24º e 26º celsius.

Qualquer explicação, comentários, críticas, sugestões serão muito bem-vindas, visto que estou começando nos cubensis mas já estou amarradão, não cansarei até dar certo, jah bless! Colocarei fotos do sistema do terrário e dele funcionando com os bolos...

Jah bless all!
 

Anexos

  • 20150830_193827.jpg
    20150830_193827.jpg
    80.3 KB · Visualizações: 110
  • 20150830_193851.jpg
    20150830_193851.jpg
    60.5 KB · Visualizações: 100
  • 20150830_193859.jpg
    20150830_193859.jpg
    81.2 KB · Visualizações: 96
  • 20150830_193909.jpg
    20150830_193909.jpg
    43.3 KB · Visualizações: 93
  • 20150830_193922.jpg
    20150830_193922.jpg
    38.4 KB · Visualizações: 97
  • 20150830_193934.jpg
    20150830_193934.jpg
    38 KB · Visualizações: 98
  • 20150830_195418.jpg
    20150830_195418.jpg
    97 KB · Visualizações: 99
  • 20150830_195428.jpg
    20150830_195428.jpg
    85.7 KB · Visualizações: 104
  • 20150830_195446.jpg
    20150830_195446.jpg
    68.7 KB · Visualizações: 104
Pela experiência de vocês, é normal essa demora para o aparecimento dos pins ?

É isso mesmo que você falou, lê-se por aí que pode demorar até uns 20 dias.

Eu também fico meio ansioso quando passam 5-7 dias sem pinar, mas já sei que em algum momento vai acontecer :lol:.

Ficou muito bom seu terrário. Já pensou em achar algum canto na sua casa mais frio pra reduzir a necessidade de colocar garrafa gelada dentro toda hora? Ou então colocar no seu quarto, se você dorme com ar-condicionado ligado.
 
Boa sorte amigo @Matheusroots no cultivo! Boas vibes ai! rsrsrsrsrs! Logo logo nascem os pins, pela descrição parece estar tudo em ordem no terrário!!!!

Amigo @ExPoro, poderia me tirar uma dúvida, aproveitando o vácuo! kkkkk sobre os bolos que demoram mais pra pinar, além da umidade alta perto dos 99%, é bom estar borrifando água mineral ou destilada nos bolos? (li um pouco sobre a tek do Mauricio de aplicar diretamente com a seringa água destilada, já fez por acaso?).
Valeuuuuuu :blackalien:
 
Amigo @ExPoro, poderia me tirar uma dúvida, aproveitando o vácuo! kkkkk sobre os bolos que demoram mais pra pinar, além da umidade alta perto dos 99%, é bom estar borrifando água mineral ou destilada nos bolos? (li um pouco sobre a tek do Mauricio de aplicar diretamente com a seringa água destilada, já fez por acaso?).
Valeuuuuuu :blackalien:

Então, eu nunca fiquei borrifando água mineral ou destilada nos bolos, porque eu cultivo em garrafas pet e me daria trabalho demais fazer isso, ter de abrir uma a uma todo dia, uma ou várias vezes. Pra mim, basta o dunk / cold shock pra recuperar a umidade do bolo a cada 2 flushes. Inclusive, uma das vantagens dos terrários de garrafas é que dispensam ficar todo dia abrindo pra ventilar, devido ao formato gerar um corrente de ar interna - basta ter os furos.

Em relação à umidade de 99%, é quanto vai marcar num higrômetro desses mais comuns que quase todos aqui possuem, que são aqueles extremamente baratos. Na prática, com base nos posts de outros membros, estima-se um erro de 10 a 20% na medição. Mas, se medir 99% nesse dispositivo, então a umidade estará adequada, pois estará mais de 80%, certamente.

Talvez se você quiser estimular mais a pinagem, deva tentar acertar a temperatura, ou então colocar uma luz fluorescente sobre o terrário (que, dependendo da distância, pode amenizar eventual frio no terrário). Essa tese da luz estou testando pra saber o quanto influi, pois o direcionamento dos meus cogumelos é feito com uma lâmpada logo em cima, não com o escurecimento das garrafas, que ficam dentro de uma caixa de papelão com plástico preto por dentro. Por hora, creio que a luz de 7W seja fraca pra ajudar a pinar, mas a de 20W já pareceu dar melhores resultados, ou foi coincidência com o primeiro bolo que pinou depois que troquei a lâmpada. Detalhe que meus flushes vieram fracos coincidindo com a lâmpada de 7W, mas também coincidiram outros fatores, e por isso demorei a cogitar essa hipótese seriamente. Com a luz anterior, de 30W, a pinagem era muito boa. Quando mudei pra 7W, quase não pinou, mas atribuo ainda a uma coincidência de problema com umidade. Espero poder confirmar sobre a luz fluorescente.
 
Última edição:
obre os bolos que demoram mais pra pinar, além da umidade alta perto dos 99%, é bom estar borrifando água mineral ou destilada nos bolos?

Nunca borrife agua diretamente sobre o micélio. Isso cria uma camada mais espessa de micélio que dificulta a pinagem.
Aplicar uma injeção de agua seria melhor por não agredir a parte superficial do micelio, eu mesmo já fiz. Mas isso é apenas em casos extremos.
 
@ExPoro agradeço pela atenção e muito obrigado pelas informações! Acredito estar no caminho certo então!
@PsychoEvie valeu pela dica brother! Já estava quase indo comprar um borrifador, mais os padrões do terrário estão perfeitos. Além do mais porque eu fiz o Dunk/Cold Shock antes de aniversariar os bolos.

Valeuuuu :blackalien:
 
Salve salve Matheusroots; Li o seu diario, e de cara vi que vc mora em Sergipe, é noix Cabra! Me chamo Eduardo, moro em Tobias Barreto(127 km de Aracaju), mano do céu, eu não acho VERMICULITA por aqui, nem em Lagarto (cidade mais proxima). você pode me ajudar,? onde vc comprou essa Vermiculita? na Net a Vermiculita fica muito cara, existe outros substratos como o milho, (por final de contas ja inoculei 4 copos hoje dia 23. ), mas não aceito essa derrota para a vermiculita. vc pode me ajudar? , desde já, agradeço, muita satisfação em saber q tenho um vizinho aqui no forum. Obrigado.
 
esta regra também serve para bolos PF após o Roll em Vermiculita e Casing com camadas superiores ao Micélio?

Não. Podem ser borrifados. É bom evitar que seja direto no bolo, por causa do risco de causar algum dano ao micélio com uma borrifada forte, mas uma névoa de vapor borrifada em volta faz muito bem. Mantém a vermiculita úmida e os bolos produtivos.
 
@Ecuador Realmente vai me ser muito útil essa informação, pois tinha algumas dúvidas quanto a isso ;) e a névoa é realmente a melhor solução, será que ao invés de humidificar o terrário borrifando nas paredes laterais uma névoa superior serviria?

Você vem me ajudando muito :LOL: :ler:.
 
Última edição:
a névoa é realmente a melhor solução, será que ao invés de humidificar o terrário borrifando nas paredes laterais uma névoa superior serviria?

Se você fizer direito as duas opções vão funcionar.

Em cultivo muitas vezes não há 'A' resposta certa, mas várias respostas possíveis, que o cultivador deve estudar e aplicar conforme a sua noção. Mas se estiver inseguro siga o método mais simples e/ou comprovado.
 
Última edição:
Salve salve Matheusroots; Li o seu diario, e de cara vi que vc mora em Sergipe, é noix Cabra! Me chamo Eduardo, moro em Tobias Barreto(127 km de Aracaju), mano do céu, eu não acho VERMICULITA por aqui, nem em Lagarto (cidade mais proxima). você pode me ajudar,? onde vc comprou essa Vermiculita? na Net a Vermiculita fica muito cara, existe outros substratos como o milho, (por final de contas ja inoculei 4 copos hoje dia 23. ), mas não aceito essa derrota para a vermiculita. vc pode me ajudar? , desde já, agradeço, muita satisfação em saber q tenho um vizinho aqui no forum. Obrigado.


E ai caba veiu... desculpe a demora em responder mas acontece que também demorei para achar a vermiculita e só achei lá perto da praia, precisamente perto do farol, tem uma loja de jardinagem que no final de contas é de um grande amigo meu e ficou mais facil, vende em sacos que se não me engano custam em torno de 12 reais... tamo junto ai Sergipe... colei em tobias em uma competição de mounain biking, valeu da pé conhecer a cidade, é uma estrada mas valeuu!

É isso mesmo que você falou, lê-se por aí que pode demorar até uns 20 dias.

Eu também fico meio ansioso quando passam 5-7 dias sem pinar, mas já sei que em algum momento vai acontecer :LOL:.

Ficou muito bom seu terrário. Já pensou em achar algum canto na sua casa mais frio pra reduzir a necessidade de colocar garrafa gelada dentro toda hora? Ou então colocar no seu quarto, se você dorme com ar-condicionado ligado.


Então ExPoro, o terrário fica no local com maior possibilidade de logística e tal, no final de contas deu certo o terráro, gostei muito mais de outro q fiz com humidificador... valeu pelas dicas, jaja posto fotos

Então galera, demorou mas foi ansiosidade mesmo de começo de jornada e finalmente nasceram os pins e já fiz algumas colheitas e experimentos, o projeto funcionou no final de contas, melhor do que imaginava e o bicho é forte... agora estou nas pesquisas de analisar se po de coco ou fibra de coco fica melhor no lugar de vermiculita pois a vermiculita não encontro fácil aqui...
 

Anexos

  • 20150922_201752.jpg
    20150922_201752.jpg
    58.1 KB · Visualizações: 63
  • 20150905_073608.jpg
    20150905_073608.jpg
    73.7 KB · Visualizações: 60
  • 20150922_201758.jpg
    20150922_201758.jpg
    61.3 KB · Visualizações: 60
  • 20150907_203132.jpg
    20150907_203132.jpg
    73.6 KB · Visualizações: 59
  • 20150913_120542.jpg
    20150913_120542.jpg
    84.7 KB · Visualizações: 57
  • 20150912_103026.jpg
    20150912_103026.jpg
    76.9 KB · Visualizações: 60
  • 20150909_205329.jpg
    20150909_205329.jpg
    102.6 KB · Visualizações: 56
Última edição por um moderador:
Parabéns pelo cultivo mano! Realmente muito bom. Você retirou algum carimbo? Como estão os flush?
 
Parabéns pelo cultivo mano! Realmente muito bom. Você retirou algum carimbo? Como estão os flush?

Então amigo, consegui tirar uns 6 carimbos sim do transkey para troca de esporos com alguma pessoa muito bem intencionada e mandar de volta para a pró-fungos, por falar nela, sabe dizer se eles estão na ativa pois percebi que o site está fora do ar... A respeito dos flushs continuam na ativa , quando percebo que a cor azul de falta de umidade aparece, faço um dunk and roll, nenhum bolo ainda dispensei. Muito interessante que se dermos chance à natureza ela se reproduz de uma forma impressionante.
Grande abraço absolem!
 
Shoow de bola ExPoro, estava por fora mesmo e tava querendo retribuir o favor que els fizeram por ter mandando uma doação. Mas do mesmo jeito, vu procurar como o tópico disse, os iniciantes para doação.

Estou querendo também um intercâmbio de esporos com alguém para entrar ainda mais neste mundo micelial que é demaiss!

Temos a área Compartilhando & Trocando, mas é preciso uma participação mínima na comunidade ou virar contribuidor para ter acesso. Se tiver dúvidas, consulte o subfórum de Recepção, tem dois tópicos lá sobre isso ;).
 
Temos a área Compartilhando & Trocando, mas é preciso uma participação mínima na comunidade ou virar contribuidor para ter acesso. Se tiver dúvidas, consulte o subfórum de Recepção, tem dois tópicos lá sobre isso ;).

Valeu ExPoro, acabei de ler tudinho de lá e um dia chego lá... até lá vou estudando, estudando que dá gosto, literalmete! heheh
 
Não. Podem ser borrifados. É bom evitar que seja direto no bolo, por causa do risco de causar algum dano ao micélio com uma borrifada forte, mas uma névoa de vapor borrifada em volta faz muito bem. Mantém a vermiculita úmida e os bolos produtivos.
Olá ecuador, tudo bem? Você diria que a névoa fina gerada pelo umidificador ultrassônico e que se condensa em cima dos bolos ou casing em fina película de água ou pequenas gotículas é saudável para o psilocybe? Se sim, devemos manter esse estado até a fase final do cultivo ou alternar entre momentos mais secos e momentos mais úmidos (camada que forma úmida que forma no bolo)?
 
Se sim, devemos manter esse estado até a fase final do cultivo


Tudo bem. E você?

O umidificador ultrassônico pode ser usado, e é prático desde que você acerte o tempo de funcionamento. Não adianta encharcar os bolos. Eu nunca usei, e também deve variar de modelo para modelo, além do tamanho do terrário.

Para induzir a pinagem o ideal é deixar os bolos secarem um pouco (Reiniciando o Início).

E quando os cogumelos pinarem e estiverem crescendo também é bom uma umidade um pouco menor, senão ficarão melados.
 
Back
Top