Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - PF TEK - MEXICAN

Diário de cultivo completo.
Fala povo do bem!!

Desde que cheguei ao fórum venho me informando muito sobre o cultivo, e como já iniciei o meu a algumas semanas, acho que estava na hora de criar um diário para que pudesse ter o auxílio dos mais experientes, assim como boas energias vindas de todos, para que este primeiro cultivo seja bem sucedido!

Vou detalhar um pouco sobre as fases do cultivo que já executei:

DIA 11/03 (PREPARO DO BOLO)

Para esta etapa, misturei o arroz integral sem triturá-lo, com água mineral e pó de fibra de coco , seguindo a proporção 2 porções de arroz, 2 porções de água mineral, e 4 porções de fibra de coco.

Após ter a mistura pronta, a coloquei dentro de 6 copos de vidro de whisky, com uma camada de pó de fibra de coco na tampa dos copos, e com uma camada de papel alumínio em cima, após isso vedei com fita isolante.

DIA 11/03 (ESTERILIZAÇÃO DO SUBSTRATO)

Para a esterilização dos copos, utilizei uma panela de pressão pequena, que cabia apenas 3 copos por vez, coloquei um pano de prato no fundo, e enchi de água até a altura do pano, deixei-os cerca de 40 min, e após esterilizados, guardei dentro de uma caixa de isopor para descansassem por um dia, para chegar a temperatura ambiente.

DIA 12/03 (INOCULAÇÃO/INCUBAÇÃO)

Após tomar um bom banho, vestir roupas limpas, e aplicar um Bactericida em Spray no comodo onde ia fazer a inoculação. Improvisei um tipo de Still Air Box com a gaveta da geladeira e um pedaço de plastico filme, peguei os materiais de farmácia necessários e comecei os procedimentos.

Limpei bem as mãos, vesti luvas de plastico, vesti também uma mascara cirúrgica descartável, higienizei as mãos com alcool 70%, higienizei também a S.A.B, e dentro dela, higienizei a tesoura e o copo de vidro para preparar a solução de esporos. Após isso despejei cerca de 4 frascos pequenos de água destilada, abri meu carimbo de esporos adquirido pela internet, da subespécie MEXICAN, que estava bem fraco por sinal, portanto raspei ele quase inteiro no copo (só depois vi que foi um exagero :facewall:), misturei bem, abri 3 seringas lacradas, e enchi elas por completo com a solução de esporos, fechando-as em seguida com o bico de plastico das seringas.

Retirei os copos de dentro da caixa de isopor, e fiz três furos em cada um, não medi quantos ml's eu utilizei em cada furo, porém, tinha 3 seringas para os 6 copos, então, a cada 2 copos, eu utilizava todo o conteúdo de cada seringa. Um copo de cada vez, fui fazendo os furos e imediatamente cobrindo com fita microporosa, após fazer os 3 furos de cada copo, colocava mais uma camada de papel alumínio, e os colocava novamente na caixa de isopor. Após cerca de 10 min de muito nervosismo, com o ambiente totalmente fechado e eu já começando a suar muito, acabei a inoculação de todos os copos, e guardei a caixa de isopor no meu guarda roupa, em uma parte bem escura.


DIA 25/03

Durante todo este processo, não utilizei nenhum controlador de temperatura, afinal, pelo que pude pesquisar, para esta fase, o micélio precisa de temperaturas elevadas, em torno dos 30º C, e como eu resido no nordeste, a temperatura é mais ou menos essa mesma, tanto em dias ensolarados como nos chuvosos e nublados.
Abri a incubadora pela primeira vez, e observei que nenhum dos copos apresentava contaminação, e o micélio apresentava desenvolvimento de cerca de 60%


HOJE - DIA 08/04

O micélio dos 6 copos continuam a se desenvolver, 3 deles estão nos 90%, e os outros 3 um pouco mais atrasados, cerca de 80% de desenvolvimento.

WIN_20170408_15_20_29_Pro.jpg

Percebi que fui exageradamente cauteloso quando vedei os copos para esterilização, pois usei fita isolante demais, em um dos copos a fita passa da metade do copo, tudo isso pra que ele não abrisse dentro da panela de pressão, e agora esse exagero de fita está me impedindo de ver todo o micélio (n), porém, das partes que consigo observar, esta tudo ok, micélio branco, sem nenhum contaminante aparente.

Perdão pela qualidade da foto estar ruim, é que estou sem celular e nem câmera, por isso estou fazendo as fotos pela webcam do meu notebook.

PARA AS PRÓXIMAS FASES HEHEHE :feliz::feliz:

Pelo que venho observando do desenvolvimento do micélio dessa subespécie, e das condições em que ela se encontra, acredito que vou ter todos os copos completamente desenvolvidos no máximo dia 15 ou 17.

Fui hoje no mercado comprar alguns materiais para preparar o terrário para aniversariar os bolos na época certa!

WIN_20170408_15_35_55_Pro.jpg

Comprei uma caixa organizadora plástica de 38 Litros, algumas bandejas de papel alumínio para fazer Casing, e dois potes de plastico desse de tampa azul, para fazer o DUNK nos bolos antes de aniversariá-los.

Dos 6 bolos, pretendo fazer duas Casing's, triturando dois bolos para cada Casing, e colocando uma camada de pó de fibra de coco úmida na superfície, e os dois bolos restantes irei aniversaria-los como estão.

Agora algumas dúvidas: :ler:

Posso fazer o DUNK nos bolos, antes de quebra-los e colocar o farelo na Casing ou não tem necessidade desse processo para o primeiro flush no caso da Casing ??

Ou devo fazer o DUNK apenas nos bolos que serão aniversariados normalmente ??

O DUNK afinal é tão necessário assim para o primeiro flush ?? Devo executa-lo somente para o segundo flush ?



No mais é isso galera, nos dias seguintes irei atrás de comprar o que falta para construir meu terrário, como as pedras de argila expandida, toucas cirúrgicas descartáveis para colocar nos buracos, e fazer a secagem em túnel de vento, e outras coisinhas aeww :coffee:

Gratidão desde já, abraços!
 
Parabéns pelo diário e andamento do cultivo. A ideia é essa mesma, de podermos ajudar a que dê tudo certo. :)

Percebi que fui exageradamente cauteloso quando vedei os copos para esterilização, pois usei fita isolante demais, em um dos copos a fita passa da metade do copo, tudo isso pra que ele não abrisse dentro da panela de pressão, e agora esse exagero de fita está me impedindo de ver todo o micélio

:LOL:

Tranquilo. Quase todo mundo faz isso nos primeiros cultivos. Depois aprende a deixar mais área visível.

Pelo que venho observando do desenvolvimento do micélio dessa subespécie, e das condições em que ela se encontra, acredito que vou ter todos os copos completamente desenvolvidos no máximo dia 15 ou 17.

E se lembre de deixar mais 4-7 dias depois de completar os 100% visíveis, para consolidar a colonização por dentro.

Posso fazer o DUNK nos bolos, antes de quebra-los e colocar o farelo na Casing ou não tem necessidade desse processo para o primeiro flush no caso da Casing ??

Ou devo fazer o DUNK apenas nos bolos que serão aniversariados normalmente ??

O DUNK afinal é tão necessário assim para o primeiro flush ?? Devo executa-lo somente para o segundo flush ?

Uma vez que os bolos estejam úmidos ou pelo menos não-secos no aniversário, não precisa de dunk após aniversário em nenhuma técnica de cultivo. Mas fazer não deverá fazer mal. Mas é dispensável, e recomendado mais para bolos secos. Mas ainda nestes não é nada também obrigatório. :coffee:
 
Show de bola @KoopaTroopa acompanhando aqui.

Já que por aí é quente, como pretende baixar a temperatura quando os bolos estiverem no terrário?
 
Muito bom o seu cultivo, estou acompanhando ansioso, os mexican são lindos de mais... :love:

Espero um dia ter a sorte de poder cultiva-los tbm, boa sorte no seu cultivo!
 
E se lembre de deixar mais 4-7 dias depois de completar os 100% visíveis, para consolidar a colonização por dentro.

Então vou preparar o terrário até dia 14, pois vou viajar no final de semana, e quando voltar acredito que já estejam 100% e totalmente consolidados, para aniversariá-los dia 17!

Uma vez que os bolos estejam úmidos ou pelo menos não-secos no aniversário, não precisa de dunk após aniversário em nenhuma técnica de cultivo. Mas fazer não deverá fazer mal. Mas é dispensável, e recomendado mais para bolos secos. Mas ainda nestes não é nada também obrigatório. :coffee:

Interessante @ExPoro , uma boa opção seria diversificar certo?? Optarei então em não realizar dunk nos bolos que vou triturar para a casing, porém, vou realizar o dunk nos bolos que serão aniversariados normalmente, para observar a diferença entre o desenvolvimento de usar tal técnica antes do primeiro flush! Será interessante para que eu tire minhas próprias conclusões. :ler::ler:


Show de bola @KoopaTroopa acompanhando aqui.

Já que por aí é quente, como pretende baixar a temperatura quando os bolos estiverem no terrário?

Então @Finganforn vou utilizar garrafas de água congelada, fazendo um revezamento, colocando uma quando acordar, umas 09h, trocando por outra às 14h,e a noite retirarei as garrafas para que voltem ao congelador, para serem alocadas novamente no próximo dia. Acredito que a noite não tem necessidade de deixar as garrafas de água no terrário, só durante o dia.


@Jonaum Obrigado parceiro!! Toda positividade é muito bem vinda!!

@Shroomaniac Eu adquiri os esporos pelo site [vetado - nome de fornecedor comercial], e lá eles indicaram apenas como Mexican, até especificaram que essa strain gera um pouco de confusão, pois existem no mínimo umas 4 ou 6 com o nome Mexican no meio, porém acredito que eles desconheçam também de qual dessas 6 se trata. :unsure: Veremos como vão se desenvolver para ver se conseguimos desvendar este segredo hhahah
 
Última edição por um moderador:
Atualizando!!

Os bolos foram aniversariados hoje. :feliz::feliz:

Quanto ao terrário:

Utilizei uma caixa organizadora de 38 litros, fiz sequencias de furos com a circunferência de um dedo, 3 furos feitos na altura dos bolos, nas laterais da caixa, e 4 furos feitos na parte superior, na frente e atrás da caixa. Os furos foram cobertos com toucas cirúrgicas descartáveis, presas com fita microporosa.

Dentro da caixa, utilizei pedrinhas de argila expandida e enchi de água mineral potável até a altura delas. As pedrinhas foram deixadas por 24h em um balde com água e uma colher de cloro desinfetante.

Quanto aos bolos:

Para aniversariar os bolos, esterilizei copos contendo apenas fibra de coco umedecida, e deixei os descansar um dia para que atingissem a temperatura ambiente.

Retirei os bolos de dentro dos copos, e observei que em todos eles, aquela primeira camada de papel alumínio que os protegia, estava com ferrugem, e com alguns furinhos, os bolos estavam com algumas marcar amareladas, o que achei que teria sido a tal secreção micelial, afinal, deixei os bolos na encubadora por 6 semanas, e a coloração amarelada não tinha cheiro ruim, e era bem fraca, em pequenas regiões do micélio.

Com auxilio da tesoura, retirei cuidadosamente os bolos de dentro dos copos de whisk, rolei eles na fibra de coco úmida e os coloquei em pequenos pratos descartáveis com camadas dessa fibra de coco em cima e em baixo deles.

Aniversariei 4 bolos normalmente, e com os outros 2, fiz uma casing, despedaçando-os com a mão limpa e os colocando em uma bandeja de alumínio para quentinhas, com uma camada de fibra de coco úmida por cima.

Quanto a manutenção do terrário:

Para diminuir a temperatura, estou utilizando garrafas de água gelada, quase congeladas. Não estou conseguindo congela-las pois o meu congelador está sem porta.

Para fornecer a umidade, estou borrifando água mineral potável cerca de 5 a 8 vezes ao dia.

Para a questão das trocas gasosas, como os furos são consideravelmente grandes, e as toucas cirúrgicas permitem maior passagem de ar do que apenas utilizando fita microporosa, não estou abanando o terrário, mas ele fica na direção do meu ventilador, portanto acredito que seja o suficiente.



AGORA AS DUVIDAS E BURRADAS...

Será que essas garrafas estão conseguindo abaixar a temperatura do terrário ?? Como elas não estão congeladas, tenho que troca-las a cada 1h, pois nesse tempo a água já atinge a temperatura ambiente.

Será que os furos, por serem muito grandes, estão dificultando manter a umidade de dentro do terrário ao serem demasiadamente eficientes nas trocas gasosas ?

E se aquele amarelo dos bolos for de fato contaminação, devo observar mutações ou algo estranho nos bolos em breve ?? Ou devo começar a me preocupar com a minha saúde e jogar todos fora ? Afinal moro em uma kitnet, e o terrário fica relativamente perto da minha cama, e da minha mesa de estudos/cozinha/sala e tudo mais. :sick::ressaca:

A também fiz a burrada de não identificar os dois borrifadores que eu comprei, enchi um de álcool para limpar as mãos e outro de água para borrifar no terrário, porém, uma das vezes, acabei borrifando uma vez o álcool dentro do terrário, percebi na hora, e já identifiquei os dois borrifadores para que isso não aconteça mais :facewall: ... mas será que essa borrifada imbecil vai matar meus bolos ?? :( :(

Por enquanto é isso galera, infelizmente não tem fotos porque estou sem câmera, e a do notebook é péssima, mas nesse final de semana vejo se consigo um celular com uma câmera decente para mostrar como está tudo.

Por mais que as condições não estejam ideais, e eu tenha feito umas burradas,ainda estou otimista de colher alguns cogumelos nesse primeiro cultivo. De qualquer maneira, já estou feliz só em ter chegado até aqui, e estar aprendendo cada vez mais, por isso muito obrigado! :)
 
A também fiz a burrada de não identificar os dois borrifadores que eu comprei, enchi um de álcool para limpar as mãos e outro de água para borrifar no terrário, porém, uma das vezes, acabei borrifando uma vez o álcool dentro do terrário, percebi na hora, e já identifiquei os dois borrifadores para que isso não aconteça mais :facewall: ... mas será que essa borrifada imbecil vai matar meus bolos ?? :( :(
Haha, uma vez quase fiz isso também, aqui eu resolvi pegando na lojinha de 1.99, um1 azul para a água e um laranja para o álcool.
Acho que não vai matar não.
E se aquele amarelo dos bolos for de fato contaminação, devo observar mutações ou algo estranho nos bolos em breve ?? Ou devo começar a me preocupar com a minha saúde e jogar todos fora ? Afinal moro em uma kitnet, e o terrário fica relativamente perto da minha cama, e da minha mesa de estudos/cozinha/sala e tudo mais. :sick::ressaca:
Não tenho certeza sobre o assunto dessa sua suspeita, tentei procurar pelas fotos dos bolos no diário, achei apenas uma onde você mostrou os seis copos, também pode ser uma pigmentação por conta do pó de coco, fiz uns copos com o pó uma vez, ficaram com uma coloração de cor de telha no fundo, mas estavam saudáveis. Não sei se é o seu caso, tenta nos mostrar os micélios com uma foto dos dias atuais.
 
Não tenho certeza sobre o assunto dessa sua suspeita, tentei procurar pelas fotos dos bolos no diário, achei apenas uma onde você mostrou os seis copos, também pode ser uma pigmentação por conta do pó de coco, fiz uns copos com o pó uma vez, ficaram com uma coloração de cor de telha no fundo, mas estavam saudáveis. Não sei se é o seu caso, tenta nos mostrar os micélios com uma foto dos dias atuais.

Então @Abzû , apenas documentei como estavam mas não tirei fotos dos bolos antes de aniversariar, porque estou sem câmera no momento, mas nesse final de semana acho que já consigo tirar algumas fotos com o celular de alguém.

Pois é, percebi essa questão da coloração que sai do pó de fibra de coco, pois durante o processo de esterilizar a fibra hidratada, 1 dos 4 copos abriu dentro da panela de pressão, e a água que sobrou na panela ficou meio amarela/bege, talvez seja isso, ou a tal da secreção micelial, ou ambos, só tomara que não seja contaminação !!! :oque::LOL::hilario: hahahhah
 
acabei borrifando uma vez o álcool dentro do terrário, percebi na hora

:roflmao: coitados dos bolos... devem ter ficado bêbados. :D

mas será que essa borrifada imbecil vai matar meus bolos ??

Acho que uma vez só uma espargida não vai fazer muito mal. :)

pois durante o processo de esterilizar a fibra hidratada, 1 dos 4 copos abriu dentro da panela de pressão, e a água que sobrou na panela ficou meio amarela/bege, talvez seja isso, ou a tal da secreção micelial, ou ambos, só tomara que não seja contaminação !!!

Então, na hora da esterilização não tinha micélio (suponho!) na PP para haver excremento, certo? :coffee: Então era alguma coisa da fibra mesmo.

Será que os furos, por serem muito grandes, estão dificultando manter a umidade de dentro do terrário ao serem demasiadamente eficientes nas trocas gasosas ?

Verifique com o tempo. Como ficou a umidade do terrário? Há condensação nas paredes?
 
Então @AbzûPois é, percebi essa questão da coloração que sai do pó de fibra de coco, pois durante o processo de esterilizar a fibra hidratada, 1 dos 4 copos abriu dentro da panela de pressão, e a água que sobrou na panela ficou meio amarela/bege, talvez seja isso, ou a tal da secreção micelial, ou ambos, só tomara que não seja contaminação !!! :oque::LOL::hilario: hahahhah

Fica tranquilo, essa cor aí é só algum pigmento que a água quente extraiu da fibra de coco que abriu.
 
Saudações galera, venho novamente atualizar este diário, porém dessa vez com as prometidas fotos! :)

Um amigo meu deu uma força tirando elas em seu celular e me enviando logo em seguida, tirei uma foto de cada bolo, e duas fotos em perspectivas diferentes da casing.

Fotos dos bolos.

Bolo 01:
BOLO 01.jpg

Bolo 02:
BOLO 02.jpg

Bolo 03:
BOLO 03.jpg

Bolo 04:
BOLO 04.jpg

Quanto aos quatro bolos, acredito que está tudo em ordem, foram aniversariados a cerca de 5 dias, acabei decidindo por não fazer dunk em nenhum deles neste primeiro flush, mas rolei eles em pó de fibra de coco seca e coloquei no terrário. Desde então, as hifas vem se sobrepondo a camada de fibra de coco que ficou grudada, estão todos branquinhos. :feliz::feliz: Em baixo no prato de plastico, coloquei a fibra de coco umedecida.

Fotos da Casing.

Casing vista de cima:
CASING 01.jpg

Casing vista de lado:
CASING 01 (2).jpg


A casing estava apresentando maior desenvolvimento do que os bolos nos primeiros dias, porém vem estagnando. Durante os últimos dois dias choveu muito por aqui, praticamente os dois dias inteiros, além da umidade estar elevada por já se tratar de uma região litorânea.

A questão das chuvas, juntamente com um certo exagero meu nas borrifadas de água periódicas acabou hidratando em excesso (creio eu) a casing, meio que afogando o micélio :facewall::facewall: Acredito que seja isso afinal, diferente dos bolos, a casing vem com uma camada de fibra de coco já úmida em cima.

Ele aparenta estar encharcado, porém saudável, e sem cheiro ruim, e novamente com a tal da coloração amarelada bem fraca no pouco de líquido superficial. o_O:unhas:


Por ultimo, as fotos do terrário em diferentes perspectivas, em uma das fotos da pra ver onde coloco a garrafa de agua bem gelada para tentar reduzir ligeiramente a temperatura, pois a temperatura também veio a cair com essas chuvas.

Terrário frente:
TERRÁRIO FRENTE.jpg

Terrário cima:
TERRÁRIO CIMA.jpg

** Esqueci de tirar as fotos do terrário com a câmera do meu amigo, ai tirei agora com o notebook novamente só pra dar uma noção **


ALGUMAS DUVIDAS:

Sera que devo me preocupar em contaminação, ou ter possivelmente matado o micélio da casing afogado ?? Ele aparenta estar muito molhado mesmo, e novamente um pouco amarelado, coisa que não pude observar nesse estagio de desenvolvimento dos bolos.

Se tudo estiver certo, em quanto tempo devo começar a ver os pins ??

Existe a necessidade de trocar a água do fundo do terrário ? Se sim de quanto em quanto tempo??



Bom acho que é isso meu povo, por hoje é só, vou seguindo na fé aqui, e tentando controlar um pouco a compulsão por borrifar água demais dentro do terrário kkkkkkkkkk

Tomara que tudo dê certo, e este cultivo me dê alguns frutos para que eu comece minha jornada de expansão da consciência logo mais.

No entanto já estou feliz de ter seguido até aqui, o que vier é lucro hahah

Abraços, estarei no aguardo de suas opiniões e sugestões sobre o cultivo, todo feedback é bem vindo! :):)
 
ATUALIZANDO!!

Consegui tempo, e peguei novamente a câmera do meu amigo emprestada para conseguir registrar o andamento do cultivo.

Primeiro Flush (10/05):

Surgimento dos Pins (07/05)

Primeiro Flush.jpg primeiro flush bolo.jpg



Após muitas incertezas e muita espera, a fé venceu, e eu pude finalmente ver os primeiros frutos do meu cultivo se desenvolvendo :feliz::contente::p os maiores já romperam o véu, acho que vou colher alguns essa noite, e esperar mais uns dois dias para o restante se desenvolver antes de colhê-los também.

Durante esses dias, os outros 3 bolos apresentaram contaminação de coloração azul escura/preta e algumas manchas verdes, por sorte, consegui identifica-los e descarta-los antes que contaminassem a casing e o bolo que já tinham pinado. :)

Pude notar como no meu caso, a Casing demonstrou ser muito mais produtiva que os bolos, já que rendeu cerca de 4x mais que o bolo remanescente, contendo o micélio de dois bolos triturados, e como demonstrou ser mais eficaz em reter a umidade pela camada de fibra de coco úmida em cima.

Infelizmente vou ter que parar meu cultivo por aqui pois vou viajar por um tempo para outro estado por um período considerável. Sendo assim, não vou ter a oportunidade de ver meu cultivo me rendendo outros belos flush's :desculpa:

De qualquer forma já foi muito gratificante ter visto que deu resultado, ter aprendido a cultivar, mesmo que pelas técnicas mais simples, e poder observar onde errei, para não cometer tais erros nos cultivos futuros, e seguir evoluindo sempre.

Estou planejando fazer um chá com os cogumelos deste primeiro flush, e tomar sozinho ou com um amigo nesse final de semana. Depois que tiver a experiência irei relata-la aqui no fórum!!


Gratidão a todos no fórum que me forneceram as informações e incentivos para que eu chegasse onde cheguei, vocês são 10!!

Pazz ;);)
 
Última edição:
Parabéns pelo cultivo @KoopaTroopa, teve um belo casing ali, conforme as fotos.

Muito bem organizado o seu diário. É verdade, acredito que ainda teria alguns frutos para virem no teu casing caso desse continuidade.
 
Valeu mesmo @tupy :feliz::feliz::feliz:

Voltando só pra finalizar o diário.


--------------------------------
Primeira colheita (11/05)
--------------------------------

48,4g frescos
7,6g parcialmente secos
5g secos

------------------------
Segunda colheita (12/05)
------------------------

68,1g frescos
7g secos


-----------------------------
TOTAL DO 1º FLUSH
-----------------------------

116,5g frescos
12g secos


WIN_20170511_23_45_39_Pro (2).jpg



Tive a minha primeira experiência ontem a noite, e foi sensacional!! :blackalien::alien::rolleyes:

Ainda estou assimilando tudo, procurando palavras para descrever como foi, e em breve postarei ela aqui no TEO.

Salvee!
 
Back
Top