Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo PF-TEK; em galão de água.

Diário de cultivo completo.
Agradeço ao fórum e todos os amigos aqui presentes que colaboraram para esse cultivo de uma forma ou de outra com seus conhecimentos.
Este é meu primeiro cultivo, confesso que obtive alguns cogumelos mediante um kit de cultivo mas fui em busca do conhecimento e encontrei essa comunidade onde comecei meus estudos e pretendo continuar aprimorando as técnicas. Bem, como um iniciante comum, testarei aqui a técnica PF-TEK e já agradecendo também em especial o tupy que me ajudou com o tutorial ilustrado hehe. Posteriormente testarei casing. Minha maior dificuldade até o momento é controlar a temperatura, que aqui a média no verão está em 30-32ºc. Positive vibrations!

Strain: B+
Inoculação: Seringa de Esporos
Técnica: PF-TEK
Substrato: Vermiculita + Arroz integral

18/12/2012 - Preparação da seringa:

1 Seringa(20ml)
1 Caixa organizadora para manuseio das ferramentas (esterelizada ag. sanitária+ag. da torneira)
1 Água mineral fervida e esfriada
1 Copinho "shot" de tequila (esterelizado em água fervida)
1 Carimbo da Strain B+ que tirei com higiene precária e estava guardado por aprox. 4 meses em um zip-lock com anti-mofo(cloreto de cálcio).
Álcool 70, luvas de látex, máscara e touca cirúrgica para higiene.

-> Após o preparo da seringa de esporos(que foi feito no meu quarto com a janela fechada) deixei a seringa hidratando por 24hs em um zip-lock na geladeira.

18/12/2012 - Preparo do substrato:

250ml de Arroz integral levemente triturado no liquidificador
500ml de Vermiculita
250ml de Água

->Receita deu para 5 copos(280ml +/-).

->Esterilização por 50 minutos em autoclave usada em consultórios odontológicos; os copos estavam mal-lacrados com fita de autoclave. Esperei +/- 8 horas para esfriar sozinho.

19/12/2012 - Inoculação:
Álcool 70, luvas de látex, máscara e touca cirúrgica para higiene.
Seringa(20ml) de esporos B+ hidratados.
Esparadrapo, papel alumínio, caneta permanente.

->Forrei com papel alumínio a superfície(pia do banheiro do consultório) e limpei com álcool 70. Tirei a seringa do zip-lock, tirei a tampa da agulha e injetei 4ml em cada copo sendo 1ml por furo. Coloquei a última camada de papel alumínio sobre os furos e lacrei com esparadrapo.

Terrário:

Corte e colagem:
1 Galão de água mineral(20l)
1 Faca (esquentei ponta para cortar tampa do galão e fazer furos para respiração/bomba de ar)
1 Cartolina Preta(para tampar entrada de luz por baixo e laterais)
1 Silver tape/fita isolante
1 Tesoura
1 Filtro de café

Inside:
1 Saco de argila expandida (lavei com água sanitária e água quente)
1 Termômetro de aquário simples (o mesmo que aparece na incubadora)
1 Água esterelizada
1 Bomba de aquário simples
1 Saco plástico transparente para tampa. (Hoje utilizo papel-filme.)

-> A Argila e o Galão foram deixados de molho por 24hs em água sanitária e depois limpos com álcool 70.
-> Os bolos ficarão sobre tampas de plástico forradas com papel alumínio.
-> Curioso: O saco de argila expandida estava a quase 1 mês dentro do meu armário, quando eu abri ela estava toda mofada, o saco cheio de pontos brancos e a argila com uma aparencia mofada com a superfície até meio verde. Depois do molho em água sanitária e lavagem o mofo saiu e arrisquei utilizá-la.(não aconselho fazer o mesmo)

Incubação:

Os 5 copos ficaram na caixa organizadora dentro do meu armário em temperatura ambiente(30ºc).
IMG_1171[1].JPG



22/12/2012 -> Primeiro sinais de micélio em 3 copos.
24/12/2012 -> Micélio em 4 copos e 1 nada.
27/12/2012 -> Preparação de 2 seringas(20mL) de esporos B+.
28/12/2012 -> Micélio aparentemente saudável bem rizomórfico pouco algodado em 4 copos e 1 nada. Preparei mais 8 copos de whisky(300ml) porém esterelizei por 1 hora no forno convencional a 180ºc; esperei esfriar e inoculei os 8 copos e resolvi "re-inocular" o copo que não tinha dado sinal de micélio.

Data Indefinida:
Eu me perdi um pouco nas fotos mas acho que da pra entender, copos na incubadora e micélio dos copos inoculados dia 19/12/2012:


DSCN4467.JPGDSCN4471 - Cópia.JPGDSCN4472 - Cópia.JPGDSCN4473 - Cópia.JPG DSCN4474 - Cópia.JPGDSCN4475.JPG

Bom...
Dia 01/01/2013 o copo "re-inoculado" apresentou micélio juntamente com outros 7 dos 8 copos que inoculei no dia 28/12/2012.
Dia 09/01/2013pré-aniversariei 2 bolos dando roll em vermiculita esterelizada, os bolos ficaram no meu terrário galão poor-man esperando o dunk.


A temperatura média do terrário com a garrafa pet de gelo é em torno de 24ºc/25ºc mas a garrafa dura apena 4-6 horas e a temp. vai para os 30º-31ºc e tenho que ficar trocando.

Ah, 7 dos 8 bolos dos copos de whisky apresentaram contaminantes como duende verde, fumaça escura e um que cristalizou o bolo inteiro em pouco tempo que desconheço. Descartei todos contaminados. E o copo de whisky que não tinha dado como perdido apresentou micélio saudável e cresce até hoje, porém lentamente.

11/01/2013 - Dunk com coldshock. Os 2 bolos foram imersos em água mineral e colocados na geladeira onde ficaram por 18 horas.

12/01/2013 - Aniversário definitivo. Estou tendo muita dificuldade para controlar a temperatura pois as vezes não consigo trocar a garrafa pet de gelo a tempo e o terrário acaba ficando algumas horas a 30-31ºc.

17/01/2013 - Primeiros pins aparecem! Fiquei feliz mas ao mesmo tempo triste pois somente um bolo apresentou pins até o momento e somente em uma certa área, provavelmente devido a temperatura... Não da pra ver muito bem mas, aqui estão eles:



IMG_1209[1].JPG
Estão em cima(em uma área) e na lateral superior também.

Fim do registro até o momento, breve mais fotos(de boa qualidade prometo) abraços.
 
Última edição:
Boa sorte e mostre-nos o desenvolvimento desses pins.

Depois pense em que pode melhorar para conseguir um aproveitamento melhor.
 
Pins 18/01/2013

DSCN4785.JPGDSCN4783.JPGDSCN4784.JPG


Pins 19/01/2013:

DSCN4803.JPGDSCN4798.JPG

Preocupado com o outro bolo, pins apareçaram somente e hoje. Pouquíssimos pins...

Terrário agora com luz led:

DSCN4802.JPG
Estava analisando o terrário e acho que a umidade não está alta o bastante... Assim que encontrar perlita para vender aqui vou trocar o terrário para a caixa organizadora. E vejo se acho um termohigrometro tbm.
 
Última edição:
O véu daqueles baixinhos se rompeu ontem a noite e colhi, estavam do tamanho do meu polegar =/, resolvi dunkar novamente mas estava cheio de primórdias aí não sei qual é o procedimento se pode dunkar com as primordias ou é melhor tirar, enfim, acabei tirando as primórdias mas machuquei muito mesmo o bolo. Dunkei por 12 horas e quando fui ver nasceram mais primórdias enquanto estava dunkado. Será que elas ainda se desenvolvem?
Tirei algumas fotos:
DSCN4813.JPG

20/01/2013
->Os pins do outro bolo estão se desenvolvendo e apareceram outros na parte de baixo :contente:


DSCN4811.JPGDSCN4814.JPG





Ontem deixei hidratando 2 seringas de esporos(b+) na geladeira e coloquei 6 copos pra esterelizar. Hoje fiz a inoculação:
DSCN4810.JPGDSCN4809.JPG
Em 2 copos resolvi tentar um substrato diferente com Arroz Integral e Pó de côco com selo de vermiculita:
DSCN4808.JPG
Vamo vê no que dá :)
 
Estava analisando o terrário e acho que a umidade não está alta o bastante... Assim que encontrar perlita para vender aqui vou trocar o terrário para a caixa organizadora. E vejo se acho um termohigrometro tbm.

Você tá borrifando água na laterais do terrário de vez em quando? Eles curtem.
 
Salve LouroJose !

Gostei do seu esquema de terrário!
Achei que ficou muito bom!

Só fiquei com altas dúvidas quanto a iluminação...
1. Essa lâmpada não esquenta muito? Uma fluorescente de uns 50, 60w não seria melhor?

2. Sobre o aquecimento... E se você levantasse uns dois palmos a lâmpada? Afastando um pouco a fonte de calor (lâmpada), talvez esquentasse um pouquinho menos... Questão de ajuste fino só...

3. Poderia tirar uma foto para vermos como pendurou a lâmpada?? Essa troca de informação sobre as nossas engenhocas acredito que sejam muito válidas!!

4. Como está fazendo a noite? Está desligando manualmente a lâmpada da tomada? Já pensou em usar um temporizador?? Não é tão caro...

Boa sorte!
Acompanhando...
 
Fala JohnDoe

Valeu véi! Ta bem simples mas da pro gasto sim!

1. e 2. Esquenta nadica de nada cara, é de LED e tem somente 2,2w. Eu testei colocando uma florescente de 9w e em pouco tempo já esquentou pra caraca! Com essa de LED o terrário fica a 23-24ºc tranquilamente com a garrafa pet.

3. É bem simples mesmo, eu fui numa loja de materiais de construção(eletricidade precisamente) e comprei o Bocal(onde encaixa a lâmpada), alguns metros de fio, plug, fita isolante e a lâmpada. Na própria loja eu pedi pro funcionário conectar pra mim as paradas e me ensinar; É super fácil, só precisa de um alicate e uma chave de fenda pra abrir/fechar o plug aí interliga os fios e talz. O terrário fica no meu guarda-roupa e pendurei a lâmpada no cabideiro e nas gavetas eu to deixando alguns copos incubando :D.
DSCN4817.JPGDSCN4818.JPG

4. Sim, manualmente. Vou procurar pelo temporizador...

Valeu brother!
 
E depois falam da minha "geladeira de república" né!?! :brincalhao: Ecuador e Anatman !!!
kkk Onde o nosso amigo coloca as roupas??? :LOL:
 
O 1º flush do bolo que pinou primeiro não registrei mas do outro bolo sim:

IMG_1213.JPG IMG_1214.JPGIMG_1217.JPGIMG_1219.JPG

Colhi somente os de cima e a noite colhi os de baixo, todos quase no mesmo tamanho(meu polegar +/-).

Um veio meio deformado, fazendo biquinho:
IMG_1221.JPG

Ainda não sei se é a umidade ou iluminação ou ventilação ou tudo junto... Tenho fé nos próximos bolos.

Abraço.
 
Última edição:
tá bom pra caramba, nem cobre muito, parabéns!
 
23/01/2013
Desenvolvimento dos pinsflush:
DSCN4833.JPG

e coloquei um bolo que estava com uma parte contaminada num terrário de garrafa pet:
DSCN4823.JPGDSCN4830.JPG Eu removi a parte contaminada com um bisturi esterelizado, o cheiro não ta muito bom nem muito ruim.Está um cheiro de mofo diferente do normal, vamo ve no que dá.

A Contaminação foi essa aqui que ainda não sei qual é:
DSCN4815.JPGRSCN4795.JPGRSCN4816.JPG
 
Rosecomb o nome da mutação no penúltimo post. Frutos pequenos mas muito bonitos, enjoy!
 
24/01/2013 - 2º flush

IMG_1224.JPGIMG_1225.JPGIMG_1226.JPGIMG_1230.JPGIMG_1231.JPGIMG_1232.JPG
Vieram mais cogulas e relativamente maiores que o 1º flush!:feliz:

Definitivamente um dos meus problemas é a umidade. Quando fui colher esse 2º flush percebi o estipe bem grosso e seco... Com certeza a secura é por causa do gelo que fica muito próximo do bolo que também está com uma aparência seca e com alguns azulamentos.
 
Qual parte achou confusa?
 
1 - Não precisa tirar o selo.
2 - Sim
3 - Pode ser uma parte do selo de verm. que não colonizará. Pode tentar abrir os furos pra dar uma respirada e ver se coloniza ou já mandar pro dunk + terrário. Sem fotos dificil dizer, mas eu tentaria a segunda opção.
 
Acho que uma ou duas mensagens se perderam aqui, possivelmente por causa de um ajuste que tentei fazer.

Desculpem, LouroJose e Moe!

Postem, de novo, por favor.
 
24/01/2013 - 2º flush

View attachment 43665View attachment 43666View attachment 43667View attachment 43668View attachment 43669View attachment 43670
Vieram mais cogulas e relativamente maiores que o 1º flush!:feliz:

Definitivamente um dos meus problemas é a umidade.

Boa Tarde brother, a maneira que eu consegui arrumar a umidade no meu terrário foi fazendo o seguinte, meu terrario era uma caixa organizadora de 24 litros, resolvi comprar uma de 38 pra aumentar o terrario mas nao funcionou, era dificil de manter temperatura e umidade, entao oque eu fiz foi enxer com uns 5 dedos de agua a caixa de 38litros e coloquei o terrario menor(caixa de24) dentro, assim a umidade ficou elevada, e a garrafa de gelo pra controlar a temperatura eu colocava dentro da caixa grande, assim o ar seco e frio da garrafa nao ficava dentro do terrário.... agora mudei o esquema pq uso a caixa de 38litros como glove box, e como vc usa um galão de 20 litros, talvez consiga uma bacia plastica pra colocar ele dentro.
 
Back
Top