Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo PF-TEK; em galão de água.

Diário de cultivo completo.
Agradeço ao fórum e todos os amigos aqui presentes que colaboraram para esse cultivo de uma forma ou de outra com seus conhecimentos.
Este é meu primeiro cultivo, confesso que obtive alguns cogumelos mediante um kit de cultivo mas fui em busca do conhecimento e encontrei essa comunidade onde comecei meus estudos e pretendo continuar aprimorando as técnicas. Bem, como um iniciante comum, testarei aqui a técnica PF-TEK e já agradecendo também em especial o tupy que me ajudou com o tutorial ilustrado hehe. Posteriormente testarei casing. Minha maior dificuldade até o momento é controlar a temperatura, que aqui a média no verão está em 30-32ºc. Positive vibrations!

Strain: B+
Inoculação: Seringa de Esporos
Técnica: PF-TEK
Substrato: Vermiculita + Arroz integral

18/12/2012 - Preparação da seringa:

1 Seringa(20ml)
1 Caixa organizadora para manuseio das ferramentas (esterelizada ag. sanitária+ag. da torneira)
1 Água mineral fervida e esfriada
1 Copinho "shot" de tequila (esterelizado em água fervida)
1 Carimbo da Strain B+ que tirei com higiene precária e estava guardado por aprox. 4 meses em um zip-lock com anti-mofo(cloreto de cálcio).
Álcool 70, luvas de látex, máscara e touca cirúrgica para higiene.

-> Após o preparo da seringa de esporos(que foi feito no meu quarto com a janela fechada) deixei a seringa hidratando por 24hs em um zip-lock na geladeira.

18/12/2012 - Preparo do substrato:

250ml de Arroz integral levemente triturado no liquidificador
500ml de Vermiculita
250ml de Água

->Receita deu para 5 copos(280ml +/-).

->Esterilização por 50 minutos em autoclave usada em consultórios odontológicos; os copos estavam mal-lacrados com fita de autoclave. Esperei +/- 8 horas para esfriar sozinho.

19/12/2012 - Inoculação:
Álcool 70, luvas de látex, máscara e touca cirúrgica para higiene.
Seringa(20ml) de esporos B+ hidratados.
Esparadrapo, papel alumínio, caneta permanente.

->Forrei com papel alumínio a superfície(pia do banheiro do consultório) e limpei com álcool 70. Tirei a seringa do zip-lock, tirei a tampa da agulha e injetei 4ml em cada copo sendo 1ml por furo. Coloquei a última camada de papel alumínio sobre os furos e lacrei com esparadrapo.

Terrário:

Corte e colagem:
1 Galão de água mineral(20l)
1 Faca (esquentei ponta para cortar tampa do galão e fazer furos para respiração/bomba de ar)
1 Cartolina Preta(para tampar entrada de luz por baixo e laterais)
1 Silver tape/fita isolante
1 Tesoura
1 Filtro de café

Inside:
1 Saco de argila expandida (lavei com água sanitária e água quente)
1 Termômetro de aquário simples (o mesmo que aparece na incubadora)
1 Água esterelizada
1 Bomba de aquário simples
1 Saco plástico transparente para tampa. (Hoje utilizo papel-filme.)

-> A Argila e o Galão foram deixados de molho por 24hs em água sanitária e depois limpos com álcool 70.
-> Os bolos ficarão sobre tampas de plástico forradas com papel alumínio.
-> Curioso: O saco de argila expandida estava a quase 1 mês dentro do meu armário, quando eu abri ela estava toda mofada, o saco cheio de pontos brancos e a argila com uma aparencia mofada com a superfície até meio verde. Depois do molho em água sanitária e lavagem o mofo saiu e arrisquei utilizá-la.(não aconselho fazer o mesmo)

Incubação:

Os 5 copos ficaram na caixa organizadora dentro do meu armário em temperatura ambiente(30ºc).
IMG_1171[1].JPG

22/12/2012 -> Primeiro sinais de micélio em 3 copos.
24/12/2012 -> Micélio em 4 copos e 1 nada.
27/12/2012 -> Preparação de 2 seringas(20mL) de esporos B+.
28/12/2012 -> Micélio aparentemente saudável bem rizomórfico pouco algodado em 4 copos e 1 nada. Preparei mais 8 copos de whisky(300ml) porém esterelizei por 1 hora no forno convencional a 180ºc; esperei esfriar e inoculei os 8 copos e resolvi "re-inocular" o copo que não tinha dado sinal de micélio.

Data Indefinida:
Eu me perdi um pouco nas fotos mas acho que da pra entender, copos na incubadora e micélio dos copos inoculados dia 19/12/2012:

DSCN4467.JPGDSCN4471 - Cópia.JPGDSCN4472 - Cópia.JPGDSCN4473 - Cópia.JPG DSCN4474 - Cópia.JPGDSCN4475.JPG

Bom...
Dia 01/01/2013 o copo "re-inoculado" apresentou micélio juntamente com outros 7 dos 8 copos que inoculei no dia 28/12/2012.
Dia 09/01/2013pré-aniversariei 2 bolos dando roll em vermiculita esterelizada, os bolos ficaram no meu terrário galão poor-man esperando o dunk.

A temperatura média do terrário com a garrafa pet de gelo é em torno de 24ºc/25ºc mas a garrafa dura apena 4-6 horas e a temp. vai para os 30º-31ºc e tenho que ficar trocando.

Ah, 7 dos 8 bolos dos copos de whisky apresentaram contaminantes como duende verde, fumaça escura e um que cristalizou o bolo inteiro em pouco tempo que desconheço. Descartei todos contaminados. E o copo de whisky que não tinha dado como perdido apresentou micélio saudável e cresce até hoje, porém lentamente.

11/01/2013 - Dunk com coldshock. Os 2 bolos foram imersos em água mineral e colocados na geladeira onde ficaram por 18 horas.

12/01/2013 - Aniversário definitivo. Estou tendo muita dificuldade para controlar a temperatura pois as vezes não consigo trocar a garrafa pet de gelo a tempo e o terrário acaba ficando algumas horas a 30-31ºc.

17/01/2013 - Primeiros pins aparecem! Fiquei feliz mas ao mesmo tempo triste pois somente um bolo apresentou pins até o momento e somente em uma certa área, provavelmente devido a temperatura... Não da pra ver muito bem mas, aqui estão eles:

IMG_1209[1].JPG
Estão em cima(em uma área) e na lateral superior também.

Fim do registro até o momento, breve mais fotos(de boa qualidade prometo) abraços.

Última edição:
Fiquei sem pc e sem tempo pra atualizar... Bom, um dos bolos deu um terceiro flush de 2 cogumelos gordos e pequenos e o outro não frutificou mais. O que não tava mais pinando eu quebrei e fiz um casing 50/50 Pó de fibra de côco e vermiculita que deu 2 flushes:

IMG_1259.JPGIMG_1263.JPG IMG_1266.JPG

Quando o casing estava no 2º flush eu tive que fazer uma viajem e não pude cuidar, ficou em luz artificial por mais de 30horas e passou do ponto da colheita... Os esporos cobriram e o casing quase que por completo e os cogumelos estavam praticamente roxo escuro de tanto esporos.

IMG_1269.JPGIMG_1270.JPG Eles estavam com cheiro normal e fiz o procedimento de secagem que sempre faço(24 hrs ventilador e depois zip-lock com anti-mofo), estão crack&dry porém manchados pelos esporos. Queria saber se é seguro consumir com essa quantidade de esporos...

Depois descartei o casing "gozado" e o outro bolo que não deu mais flushes.

Os copos(4) que inoculei anteriormente com B+ no substrato arroz+vermiculita ficaram 100% em 20 dias e os 2 com Fibra côco+verm colonizaram em 32 dias.

Agora estou com um terrário diferente onde começarei um novo cultivo com bolos e casings, então considero o cultivo no galão de água, finalizado.

Good vibes a todos!;)IMG_1261.JPG

Back