Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo - PESA em milho

Diário de cultivo problemático.
olá a todos!
depois de ler e reler a biblioteca e o fórum inúmeras vezes resolví iniciar meu 1º cultivo.

strain: pes amazonian
fornecedor: Associação Brasileira PróFungos
substrato: milho de pipoca

material:
seringa com agulha 30x8. esta foi comprada separadamente e é maior que a que veio com a seringa
luvas
máscara
ziploc
álcool 92
lysol spray
papel toalha
tupperware grande para usar como glovebox
copo de cachaça
tigela de alumínio
copo de requeijão
garfo

1 - esterilização do substrato
estou usando este método para esterilizar o milho. ferví o milho durante meia hora em fogo baixo dia 30/10. ficou 24 horas de molho. depois tirei a água e lavei na torneira. ficou mais 24 horas de molho, mas agora em 1 litro de água mais 3 colheres grandes de água sanitária. hoje à noite lavei o milho de novo e coloquei mais 1 litro da água e 3 colheres de bicarbonato de sódio. agora vai passar mais 24 horas de molho, vou ferver na panela de pressão amanhã à noite e deixa esfriar pra inocular sábado de manhã.

2 - esterilização da seringa e do copo de cachaça
para a seringa usei o método Seringas CMTek. tudo ocorreu bem na esterilização do copo de cachaça, apesar dele ter balançado bastante dentro da caneca e muita água ter se perdido tanto por evaporação quanto transbordando para o lado. precisei tirar tudo do microondas, que ficou muito molhado por dentro, com pano na mão devido à temperatura.
enchí a seringa com álcool, deixei uns 2 minutos, e depois joguei tudo fora. depois enchí e tirei a água quente do copo de cachaça com a seringa mais 2 vezes, deixando lá na 3ª. coloqui num ziploc limpo com álcool.
limpei um garfo, um copo grande e uma tigela de alumínio com álcool. tirei o copo de cachaça com o garfo limpo e e coloquei dentro da tigela fechando com o copo grande.
limpei uma glovebox com álcool e joguei um pouco de lysol spray dentro. esperei uns 10 minutos para baixar.
levei tudo para a glovebox para esfriar.
coloquei na glovebox mais um isqueiro tipo maçarico e o print.
fiz tudo isso 2 horas da manhã.

3 - preparação da seringa
às 7 horas de manhã tomei um bom banho com protex. calcei luvas e pus a máscara. passei álcool nas luvas, molhei com álcool também um pedaço de papel toalha. joguei lysol por cima da box e comecei.
dentro da glovebox abrí o print. foi o primeiro que ví em toda minha vida então não sei como comparar. mas pareceu ser bem carregado de esporos. era bem escuro, mas não tinha mais exatamente o formato do chapéu de um cogumelo, pois muitos esporos tinham soltado do alumínio. usei somente esses que ficaram soltos. acho que não foi nem 1/4 do print.
joguei dentro do copo de cachaça. tirei a capinha da agulha, flambei com o isqueiro até ficar vermelho. passei o papel toalha com álcool. joguei os 10 ml da seringa no copo várias vezes, para tentar sugar o máximo possível de esporos. mas mesmo assim ficaram muitos no copinho, que acabarm desperdiçados, pois como não tinha outra seringa dentro da glovebox fiquei com medo de pegar uma dentro da gaveta e colocar tudo a perder pra contaminação.
ficou bem escura a seringa, dando pra percebr vários esporos flutunado pela água. na hora de preparação os esporos ficaram todos bem soltinhos dentro da seringa, mas agora à noite reparei que eles estão mais agrupados, tendo vários colados uns nos outros. alguns grudados na parede da seringa

4 - a glovebox
como entendí que a preocupação com a esterilização do ambiente deve ser constante resolví investir numa glovebox. achei que diminuiria muito a chance de contaminação tando na hora de fazer as seringas, quanto na inoculação e mais ainda pra fazer o casing. até agora acho que foi uma boa idéia, pois o ambiente fica bem isolado, facilita muito a limpeza e tenho exclente mobilidade dentro da caixa.

todo o procedimento ocorreu dentro do esperado, sem nenhum improviso. como já planejo isso há um certo tempo fiz vários ensaios para tudo ser bem rápido.

espero ter sido claro o suficiente.
qualquer dúvida é só perguntar.
opiniões são MUITO BENVINDAS!!
conto com a ajuda de todos!

valeu!
 

Anexos

  • glovebox_01.JPG
    glovebox_01.JPG
    88.5 KB · Visualizações: 31
  • glovebox_02.JPG
    glovebox_02.JPG
    78.3 KB · Visualizações: 27
  • milho_na_qboa.JPG
    milho_na_qboa.JPG
    133.9 KB · Visualizações: 24
  • seringa_01.JPG
    seringa_01.JPG
    79.8 KB · Visualizações: 31
  • seringa_02.JPG
    seringa_02.JPG
    85 KB · Visualizações: 25
em um dos copos o micélio está diferente, de cor amarela bem clara. pode ser algum tipo de contaminação? vou mandar umas fotos pra vocês darem uma opinião. dá pra ver alguma coisa, mais ou menos.

o copo já está isolado, separado dos outros, que vão muito bem.

todos estão bem molhados por dentro. o milho e o micélio formaram uma unica massa bem compacta, que não se desgruda de jeito nenhum. conseguí balançar nos primeiros dias, mas agora no máximo essa massa desgruda do fundo copo mas continua bem resistente.

estou em fase de testes do terrário. devo confessar que não estou muito contente com o resultado:(. passei uma mangueira, ligada a uma bomba de água de aquário, onde circula água gelada.

pelo fato do isopor ser pequeno tive que prender bem essa mangueira nas paredes. deu 4 voltas pelo isopor. conseguí atingir exatos 21º agora, depois da bomba ficar meia hora ligada. essa é uma boa temperatura pra pinagem, mas devo aumentar pra frutificar. talvez deixando ligado por algum tempo, aí desligo, e quando estivar quente de novo ligo outra vez e por aí vai.

mas ficou tudo apertado lá dentro, tenho medo que os cogus encostem na mangueira e acabem sofrendo algum tipo de contaminação.

estou pensando muito em comprar um isopor maior, 60 l, e tubos de cobre. estes parecem ser mais maleáveis que a mangueira (é muito difícil de trabalhar com ela com bastante precisão) facilitando o controle.

:luz:estou com uma idéia para esses tubos assim:

coloca mais ou menos umas 3 voltas do tubo pelo isopor e ligava a bomba pra circular água gelada pra temperatura ficar entre 25º e 26º.

depois deixava lá dentro tambám mais 3 voltas, que seriam ligadas a essas 3 primeiras durante a fase de pinagem, ocasionando uma maior quantidade de água gelada circulando e consequente baixa na temperatura! atá ficar próximo de 21°!:)

durante a frutificação essas 3 ficariam isoladas passando água só pelas primeiras.

por enquanto parece uma idéia promissora. mas acho que só será possível sua execução com o tubo de cobre, devido à sua maleabilidade.

por enquanto é tudo. acho que os copos vão estar 100% esse fim de semana e vou preparar os casings, deixar uns 5 dias na incubadora. a camada de casing será feita com fibra de côco, vermoculita, café e calcáreo de conchas. vou dar um cold shock neles e mandar pro terrário.:D
 

Anexos

  • PA300022.JPG
    PA300022.JPG
    159.7 KB · Visualizações: 19
  • PA300023.JPG
    PA300023.JPG
    124.8 KB · Visualizações: 19
  • PA300024.JPG
    PA300024.JPG
    109.7 KB · Visualizações: 19
Tente abaixar a temperatura ate os 18 e mantela pelo - um dia todo ..
Pq na fase de pins e importante a temperatura nessa faixa sem oscilacoes!!!
Tirando isso parecet ta tudo em ordem..

Sucesso no seu cultivo :D:!:
De carinho a eles que vc recebe em dobro :!::!:

peace
 
Para fazer a serpentina com tubos de cobre:

Os tubos devem ser pintados, evitando expor a superfície do cobre à umidade, o que lhe trará corrosão e contaminação.

Vc pode simplesmente utilizar tubos retos, e fazer as curvas no canto do terrário com mangueiras.

Se vc fizer 3 voltas espaçadas uma da outra, e não juntamente, o aproveitamento térmico é melhor, e vc não precisa fazer essa serpentina dupla, sobrecarregando o interior do terrário.

A temperatura da argila não deve ser influenciada, o ideal é resfriar a atmosfera do terrário.

sucesso na construção!:pos:
 
Para fazer a serpentina com tubos de cobre:

Os tubos devem ser pintados, evitando expor a superfície do cobre à umidade, o que lhe trará corrosão e contaminação.

Vc pode simplesmente utilizar tubos retos, e fazer as curvas no canto do terrário com mangueiras.

Se vc fizer 3 voltas espaçadas uma da outra, e não juntamente, o aproveitamento térmico é melhor, e vc não precisa fazer essa serpentina dupla, sobrecarregando o interior do terrário.

A temperatura da argila não deve ser influenciada, o ideal é resfriar a atmosfera do terrário.

sucesso na construção!:pos:

Pq a temperatura da argila nao pode ser alterada?
Fiz o meu colocando no fundo abaixo da argila!
Vou ter problemas entao ?
:eek::confused:
 
Tente abaixar a temperatura ate os 18 e mantela pelo - um dia todo ..
Pq na fase de pins e importante a temperatura nessa faixa sem oscilacoes!!!
Tirando isso parecet ta tudo em ordem..

Sucesso no seu cultivo :D:!:
De carinho a eles que vc recebe em dobro :!::!:

peace

nos testes de hoje a temperatura chegou em 21º graus, com a bomba ligada por meia hora. o problema é para chegar aí tive que encher um isopor com gelo e água, mas nessa meia hora tudo derreteu. pra manter essa faixa o dia todo teria que fazer várias trocas de gelo!

mas acho que uma grande parte do problema é o pequeno tamanho do meu reservatório: 3 litros (tinha pouca grana na hora). mas amanhã vou agilizar um maior, 8 l talvez, e colocar umas pedras de gelo bem grandes lá, pra ver se dura pelo menos 12 horas.

acredito que será um problema não oscilar muito a temperatura, pois não tô conseguindo um controle muito preciso.

mas estamos testando!:D

Pq a temperatura da argila nao pode ser alterada?
Fiz o meu colocando no fundo abaixo da argila!
Vou ter problemas entao ?
:eek::confused:

não tenho muita certeza, mas me parece que a água que fica com a argila se estiver muito fria não evapora legal e não provê a umidade necessária.

está certo?

Para fazer a serpentina com tubos de cobre:

Os tubos devem ser pintados, evitando expor a superfície do cobre à umidade, o que lhe trará corrosão e contaminação.

Vc pode simplesmente utilizar tubos retos, e fazer as curvas no canto do terrário com mangueiras.

Se vc fizer 3 voltas espaçadas uma da outra, e não juntamente, o aproveitamento térmico é melhor, e vc não precisa fazer essa serpentina dupla, sobrecarregando o interior do terrário.

A temperatura da argila não deve ser influenciada, o ideal é resfriar a atmosfera do terrário.

sucesso na construção!:pos:

sir muilok, ví que você tem um terrário parecido com esse (um pouco mais elaborado, talvez ;)).

a bomba de aquário costuma ficar muito tempo ligada? você teria uma idéia mais ou menos de quanto tempo ela funciona para chegar aos 21° e também 26°? seria possível chegar aos 21° com apenas essas 3 voltas de tubo?

achei que fazendo essa duas séries de tubos conseguiria deixar a temperatura mais estável.

e essa pintura no tubo: o que você usou? algum tipo de verniz? alguma recomendação?

e quanto àquele micélio amarelo? seria contaminação? amanhã dou outra olhada e vejo se evoluiu:(

valeu galera!:pos:
 
Nao há necessidade de cold shock nos graos antes de montar o casing.
re-leia os procedimentos de cultivo em casing lá.

O cold shock se for feito tem que ser feito depois do micelio recuperar-se e colonizar a camada nutritiva de casing ( essa que vc citou vermi fibra calcareo)

Quando ela tiver colonizadinha, ae sim vc chega com uma camada de cobertura de vermiculita + calcareo e manda 24h pra geladeira.

Depois disso o casing vai pro terrario e ae sim nascem os cogus.

Sempre vejo muita confusão nessa parte do processo.

Otimo diário, muitas informaçoes!:pos:

Muita calma nessa hora.
 
Nao há necessidade de cold shock nos graos antes de montar o casing.
re-leia os procedimentos de cultivo em casing lá.

O cold shock se for feito tem que ser feito depois do micelio recuperar-se e colonizar a camada nutritiva de casing ( essa que vc citou vermi fibra calcareo)

Quando ela tiver colonizadinha, ae sim vc chega com uma camada de cobertura de vermiculita + calcareo e manda 24h pra geladeira.

Depois disso o casing vai pro terrario e ae sim nascem os cogus.

Sempre vejo muita confusão nessa parte do processo.

Otimo diário, muitas informaçoes!:pos:

Muita calma nessa hora.

obrigado por lembrar, mas acho que me expressei errado da primeira vez: talvez até o fim de semana os copos estejam 100% colonizados. preparo o casing, deixo uns 5 dias pra colonizar a vermiculita com fibra de côco e depois vai pra geladeira!:pos:

se mandasse pra geladeira antes de colonizar a camada de casing ia entrar em fase de pinagem (fase reprodutiva?:confused:) antes do desejado. correto?

depois da geladeira vai pro terrário.
 
se mandasse pra geladeira antes de colonizar a camada de casing ia entrar em fase de pinagem (fase reprodutiva?:confused:) antes do desejado. correto?

depois da geladeira vai pro terrário.

No maximo iria atrasar o processo.

Nao esqueça que a fase de maturaçao do casing, enquanto ele coloniza esse material que vc disponibilizou é pra ser feita a temperatura e incubaçao, e sem oferta de oxigenio.(vede com um plastico filme a boca do recipiente e coloque de volta na incuba)

O que inicia a pinagem é a oferta de oxigenio e a temperatura constantemente menor do que a da fase de incubaçao.

A luz ajuda a acelerar o processo e dar um rumo pros pins crescerem, entao
Só acenda depois de fazer a camada superior e anivresariar.
 
No maximo iria atrasar o processo.

Nao esqueça que a fase de maturaçao do casing, enquanto ele coloniza esse material que vc disponibilizou é pra ser feita a temperatura e incubaçao, e sem oferta de oxigenio.(vede com um plastico filme a boca do recipiente e coloque de volta na incuba)

O que inicia a pinagem é a oferta de oxigenio e a temperatura constantemente menor do que a da fase de incubaçao.

A luz ajuda a acelerar o processo e dar um rumo pros pins crescerem, entao
Só acenda depois de fazer a camada superior e anivresariar.

eu tenho uma grande dúvida quanto à importância da temperatura: faz muita diferença entre estabilizar a temperatura (em 21 pra pinar e depois 26 pra frutificar) ou deixar ela variando pouco, entre 24 e 26, digamos, durante todo o processo? qual seria a maior vantagem? tempo da frutificação? menor numero de abortos? cogus maiores?

pois já ví vários cultivos onde a temperatura é a mesma o processo todo, nas mais variadas temperaturas, 24, 25, 26 graus... inclusive em alguns excelentes cultivos

valeu alien!
 
Os parametros ideais sao 21 graus pra pinar e SE POSSIVEL aumentar pra 24-26 por 24 horas ou mais antes de colher os cogus.

Isso é só pra garantir carimbos mais escuros.

Se puder estabilizar em 24 o processo todo rola também numa boa.
 
Os parametros ideais sao 21 graus pra pinar e SE POSSIVEL aumentar pra 24-26 por 24 horas ou mais antes de colher os cogus.

Isso é só pra garantir carimbos mais escuros.

Se puder estabilizar em 24 o processo todo rola também numa boa.

hum... beleza então... isso me deixou muito mais tranquilo:pos:

aqui onde moro faz um calor tremendo então manter a temperatura mais baixa é uma grande preocupação.

com a cabeça muito mais fria agora posso me preocupar em manter a temperatura constante!

valeu!
 
hora de montar o casing???

fotos tiradas hoje, dia 22/11, 20 dias depois da inoculação.

acho que já tá 100% colonizado, mas tem alguns gãos de milho que estão co micélio mais claro que os outros, meio transparente.

não está colonizando mais, pelo menos não tenho notado nenhuma mudança nos últimos dias. os milhos que estavam encostados no fundo do copo estavam com uma área sem colonizar, entã virei de o copo de cabeça pra baixo, para que esses milhos não ficassem grudados no copo.

nas fotos dá pra ver claramente esses grãos que têm pedaços qua não colonizam mais.

:!: preciso muito de opinião aqui:

estou pensando em preparar o casing amanhã de manhã. hoje de noite vou hidratar a fibra de côco por meia hora em panela fervendo. depois vou secar bem e misturar vermiculita, na mesma proporção da fibra, 50/50. para molhar vou jogar água com café e calcáreo de conchas, também na mesma medida.
nesse tempo as quentinhas de alumínio vão estar no forno esterilizando, cada um com sua tampa (daqulas que acompanham a quentinha).

vou esterilizar o material do casing no microondas, usando esse método aqui.
como não vai matéria orgânica no substrato acho que não tem muita chance de contaminação.


:confused:será que está no hora de montar o casing já? está tudo muito colonizado, o micélio não desenvolve mais.:confused:

valeu!
 

Anexos

  • PB010023.JPG
    PB010023.JPG
    123.8 KB · Visualizações: 14
  • PB010024.JPG
    PB010024.JPG
    123 KB · Visualizações: 15
  • PB010030.JPG
    PB010030.JPG
    158.7 KB · Visualizações: 21
  • PB010029.JPG
    PB010029.JPG
    147.7 KB · Visualizações: 10
Desencana da agua com café.
O café se mostrou mais prejudicial do que benefico na maior parte das vezes.

Outra coisa:

Pra facilitar a esterelizaçao dos materiais, eu esterelizo tudo seco mesmo, dentro do forno.

Depois misturo agua esterelizada a eles.

Facilita até pra esfriar.

Coloca tudo numa forma comum, cobre com papel aluminio e estereliza a gas mesmo, eh bem mais rapido e facil.


De resto - tudo lindissimo cara!
Boa sorte tá tudo quaaase lá.
 
Desencana da agua com café.
O café se mostrou mais prejudicial do que benefico na maior parte das vezes.

Outra coisa:

Pra facilitar a esterelizaçao dos materiais, eu esterelizo tudo seco mesmo, dentro do forno.

Depois misturo agua esterelizada a eles.

Facilita até pra esfriar.

Coloca tudo numa forma comum, cobre com papel aluminio e estereliza a gas mesmo, eh bem mais rapido e facil.


De resto - tudo lindissimo cara!
Boa sorte tá tudo quaaase lá.

hum.. vou ler mais sobre esse ponto do café na próxima vez então, mas por enquanto vou descartar, seguindo seu conselho!

tenho mesmo que hidratar a fibra de côco? ou pode ir seca pra forno, junto com a vermiculita? desse jeito pode garantir mais que o microondas, que não teve sua eficácia 100% testada...

:!:mas a minha grande dúvida: já tá no ponto? acho que devo montar já o casing... se estiver na hora faço agora mesmo!!!:!:
 
sir muilok, ví que você tem um terrário parecido com esse (um pouco mais elaborado, talvez ;)).

a bomba de aquário costuma ficar muito tempo ligada? você teria uma idéia mais ou menos de quanto tempo ela funciona para chegar aos 21° e também 26°? seria possível chegar aos 21° com apenas essas 3 voltas de tubo?

achei que fazendo essa duas séries de tubos conseguiria deixar a temperatura mais estável.

e essa pintura no tubo: o que você usou? algum tipo de verniz? alguma recomendação?

e quanto àquele micélio amarelo? seria contaminação? amanhã dou outra olhada e vejo se evoluiu:(

valeu galera!:pos:

Olá amigo, desculpa pela demora da resposta

A bomba de ar, fica 100% do tempo ligada.
A bomba que circula água gelada, é acionada quando a temperatura interna do terrário sobe, isto é, é maior do que a temperatura programada.

Durante o dia todo, são inúmeros acionamentos da bomba.

No caso de vc poder ficar cuidando do cultivo, vc deve colocar dentro do terrário um termômetro de fácil visualização, então ligar a bomba de circulação de água até atingir esta temperatura. Vc pode simplesmente colocar água gelada (e não gelo) para circular, quando perceber que a temperatura está subindo, ir retirando água (pela mangueira do retorno) e adicionando água gelada no reservatório. Para conseguir estabilizar a temperatura sem variações, somente com um termostato.

Com apenas 3 voltas na serpentina (desde que espaçadas), você consegue as temperaturas desejadas. O ideal é manter temperatura baixa e alta umidade, depois a temperatura pode subir um pouco, dentro dos parâmetros que o Alienardo citou. O que não pode ocorrer é o terrário ficar sem oxigenação e a temperatura passar dos 30ºC lá dentro.

Para pintar os tubos de cobre: dê uma lixada neles, tirando gorduras e ferrugem. Utilize spray preto esmalte sintético, diversas demãos, aguardando 30 min. de secagem entre elas. Se os tubos que vc comprou são usados, velhos, ou apresentam corrosão, antes de lixar é bom utilizar um produto chamada Ferlicon, ou qualquer fosfatizante de ferrugem. Serve para eliminar o ferrugem para após receber a pintura. Se vc pintar pontos de ferrugem, rapidamente a tinta descasca.

Capricha aí, good vibes a vc e seu cultivo.
qq coisa tamo aê:pos:
 
Pq a temperatura da argila nao pode ser alterada?
Fiz o meu colocando no fundo abaixo da argila!
Vou ter problemas entao ?
:eek::confused:

Vai sim:(

Desta maneira, você está manipulando a temperatura da argila e da solução ao fundo do terrário, e não a temperatura da atmosfera interna do terrário.

A temperatura interna pode até baixar com isso, porém não ocorre evaporação, e com isso, o índice de umidade fica baixo.

Se conseguir, prenda os tubos às paredes do terrário.

:pos:
 
montagem dos casings!!!

Olá amigo, desculpa pela demora da resposta

A bomba de ar, fica 100% do tempo ligada.
A bomba que circula água gelada, é acionada quando a temperatura interna do terrário sobe, isto é, é maior do que a temperatura programada.

Durante o dia todo, são inúmeros acionamentos da bomba.

No caso de vc poder ficar cuidando do cultivo, vc deve colocar dentro do terrário um termômetro de fácil visualização, então ligar a bomba de circulação de água até atingir esta temperatura. Vc pode simplesmente colocar água gelada (e não gelo) para circular, quando perceber que a temperatura está subindo, ir retirando água (pela mangueira do retorno) e adicionando água gelada no reservatório. Para conseguir estabilizar a temperatura sem variações, somente com um termostato.

Com apenas 3 voltas na serpentina (desde que espaçadas), você consegue as temperaturas desejadas. O ideal é manter temperatura baixa e alta umidade, depois a temperatura pode subir um pouco, dentro dos parâmetros que o Alienardo citou. O que não pode ocorrer é o terrário ficar sem oxigenação e a temperatura passar dos 30ºC lá dentro.

Para pintar os tubos de cobre: dê uma lixada neles, tirando gorduras e ferrugem. Utilize spray preto esmalte sintético, diversas demãos, aguardando 30 min. de secagem entre elas. Se os tubos que vc comprou são usados, velhos, ou apresentam corrosão, antes de lixar é bom utilizar um produto chamada Ferlicon, ou qualquer fosfatizante de ferrugem. Serve para eliminar o ferrugem para após receber a pintura. Se vc pintar pontos de ferrugem, rapidamente a tinta descasca.

Capricha aí, good vibes a vc e seu cultivo.
qq coisa tamo aê:pos:

agora nesse primeiro cultivo vou poder cuidar dele direto, então vou monitorar atentamente a temperatura, anotando ao longo do dia as variações. nos próximos cultivos já vou estar mais ocupado (trabalho, faculdade, etc) e pretendo ligar um timer à bomba de circulação de água, usando os parâmetros do primeiro cultivo.

hoje vou comprar o tubo de cobre, e esses próximos dias, enquanto os casings estão colonizando a superfície, serão de intensos testes.

achei que os copos estavam bastante colonizados, então os casings foram montados hoje de manhã. ontem de noite coloquei tudo pra esterilzar (quentinhas 30 min no forno, substrato do casing 10 min no microondas) ficou tudo muito quente: tive que esperar esfriar até agora de manhã. deixei tudo esfriando na glovebox, onde tudo foi feito. usei luvas descartáveis.

a mistura do casing foi fibra de côco e vermiculita, molhados até o ponto em que ao espremer caía algumas poucas gotas de água.

a espessura das camadas ficou, mais ou menos, o dobro de micélio do que substrato.

os casings foram fechados com a própria tampa da quentinha e colocados na incubadora.

:?:depois que a parte de cima estivar colonizada, depois do cold shock, antes de ir pro terrário, coloco mais uma camada de vermiculita pura e úmida por cima? ví isso em alguns diários, mas outros não falam nada...

:?:eek:utra coisa: 5 dias é um bom tempo para colonizar? vou deixar quietinho lá, sem dar nehuma olhada, até o 3º dia, quando quero ver se já tá cubrindo o casing. se eu achar que tá legal tiro da incubadora e vai logo pra geladeira.

:?:mais um detalhe: cold shock de 24 horas? ví também alguns cultivos onde ficavam só por 12 horas... qual seria o melhor?

tudo tem se encaminhado bem até agora. nenhum dos procedimentos foi demais trabalhoso, mas exigindo, sim, bastante cuidado.

:(a única coisa que me deixou triste foi foi não ter sentido o cheiro do micélio!! estou meio resfriado e não sinto cheiro nenhum...:(

continuem mandando suas opiniões e vibes que elas estão sendo sentidas!!:pos:
 
ontem dei uma olhada rápida nos casings, dentro da glovebox, só pra ver como estava.

em um deles o micélio se espalhou por uma grande área, bem rizomórfico. tá fazendo um círculo, bem rápido mesmo.

nos outros tem vários pontos de micélio, em lugares diferentes da quentinha. estão bem algodoados, como no início da colonização do milho.

em todos os 4 tem vários pequenos pontos brancos, espalhados por todo o casing. são meio brilhantes. parecia até vermiculita, mas gostaria que dessem uma olhada nas fotos, só pra confirmar.

sei que o micélio não deve colonizar a camada superior inteira, então acho que hoje à noite levo pra geladeira, por 24 hrs, os 4 casings. e amanhã tiro, coloco vermiculita úmida em cima (esterilizada) e levo para o terrário.

não batí fotos, pois tudo foi feito muito rápido. nem vou bater hoje, só amanhã com eles no terrário.

:?:lí muito algo sobre o uso de água oxigenada para umidificar os casings, prevenir contaminates, etc.

posso usar a solução de H2O2 + água normal , H2O, o tempo todo? vou fazer a mistura de H2O2 + H2O, na proporção de 1/9, e queria usar durante toda a frutificação, para umidecer os casings, caso fiquem mais secos.

qq vocês acham? desnecessário? furada?:confused:

valeu galera!
 
foto de hj do bolo de agosto :D

esta é uma foto de hj quase agora:D
veja que o bolinho ja se forças teima em mostrar a força dos mágicos a nós:D
rs

o segredo e não mexer muito em nada nos copos nos boos nos casings :idea:

deixe eles lá sua parte ja foi se...:confused:

fez direito né rs :confused:

agora é com a Mãe natureza:)

qto menor a variação de todas as variantes como temp luz umidade entre outras a coisa fica melhor entende:idea:

ósculos :D

Jhon Lock
 
Back
Top