Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo - Peru - Pf-Tek

Diário de cultivo problemático.
Depois de muita leitura e varios videos resolvi começar meu cultivo.
Técnica: PF Tek
Strain: Perú
Inoculação: 07/11
No dia 04/11 chegou meu carimbo de esporos, resolvi então montar minha Glovebox com uma caixa organizadora de 36L, no dia 05/11 confeccionei a seringa de esporos com 1/4 do carimbo em 20ml de água para injeção dentro da GB esterilizada. Deixei hidratando dentro do ZipLock embrulhado em papel alumínio.
No dia 06/11 preparei 4 copos americano grande (300ml) de substrato na proporção 2 Vermiculita + 1 de arroz integral moido (liquidificador) + 1 água, esterilizei na PP por 1h, quando a PP estava fria ao toque (aprox.8h), preparei o ambiente (quarto), varri, passei um pano com água sanitaria + Pinho sol, Joguei lisoform no quarto todo e fechei, enquanto isso tomei um banho com protex, depois de aprox. 30 min. entrei no quarto, coloquei a luva e mascara, limpei as mãos com Alcool 70°, limpei também a PP com uma solução de agua sanitária, abri a mesma e em seguida lacrei os copos com fita isolante, só então dei inicio a inoculação, injetei 1 ml por furo (4 furos por copo) logo em seguida colei micropore nos furos, flambei a seringa novamente e inoculei os outros copos da mesma forma que o 1º e coloquei logo em seguida em uma caixa termica limpa e dei uma borrifada de lisoform spray e fechei a caixa. deixando em cima da Geladeira. as Vezes verifico a temperatura e esta entre 26 a 28°. No dia 11/11 inoculei mais 4 copos (mesmo procedimento que os 4 anteriores).
No dia 16/11(ontem), fui dar uma conferida nos copos e ambos não apresentaram nem sinal de micélio, estou começando a ficar preocupado, pois na maioria dos diários, sejo que os esporos costumam germinarem de 3 a 7 dias. Amanhã vou verificar como esta os danados e posto atualizações com fotos.
 
Todo o procedimento correto e bem organizado :)
Os primeiros sinais de micélio podem levar até 2 semanas aparecerem, passado esse período, é motivo para preocupação!
O carimbo de esporos, tem data anotada?
 
Todo o procedimento correto e bem organizado :)
Os primeiros sinais de micélio podem levar até 2 semanas aparecerem, passado esse período, é motivo para preocupação!
O carimbo de esporos, tem data anotada?
Então Amaral, adquiri o carimbo em uma loja que não posso mencionar devido as politicas da CM, e não veio com nenhuma data, estou querendo adquirir outro carimbo da strain TKSSS para cultivo PF TeK, gostaria de sua opinião.
 
A strain PERU esta sumida a muitos anos, provavelmente esse carimbo nem esteja mais viável!
KSSS é uma cepa maravilhosa, porem indico para cultivadores com experiência, é a cepa de cubensis mais complexa que tive oportunidade de trabalhar.
 
A strain PERU esta sumida a muitos anos, provavelmente esse carimbo nem esteja mais viável!
KSSS é uma cepa maravilhosa, porem indico para cultivadores com experiência, é a cepa de cubensis mais complexa que tive oportunidade de trabalhar.
Porque ela esta sumida? Pela qualidade, potência, poucos frutos...?
 
Última edição:
Obrigado pelas informações Amaral, espero ter sorte nesse carimbo, pois é o unico que tenho e a outra opção (Tkss) foi a unica disponivel no site. Porém, como você disse que é mais complicada, vou ganhar um pouco mais de experiência primeiro para cultivar essa tão admirada strain.
 
A strain PERU esta sumida a muitos anos, provavelmente esse carimbo nem esteja mais viável!
KSSS é uma cepa maravilhosa, porem indico para cultivadores com experiência, é a cepa de cubensis mais complexa que tive oportunidade de trabalhar.

Não está tão sumida não, se não me engano o @Mauricio trabalhou com ela em 2013 ou 14, até tenho um carimbo dela aqui.

@CoGuB@uRu boa sorte! :)
 
WP_20141119_003.jpg WP_20141119_009.jpg WP_20141119_010.jpg WP_20141119_001.jpg
Salve galera, acabei de verificar os copos inoculados dia 07/11 e 11/11. E infelizmente, não tem nem sinal de micélios, já estou pensando em arrumar outro carimbo.


...
 
Última edição:
no dia 05/11 confeccionei a seringa de esporos com 1/4 do carimbo em 20ml de água para injeção dentro da GB esterilizada.

Dependendo do tamanho do carimbo, 1/4 é muito. Mas se a sua seringa ficou assim, então ok: https://teonanacatl.org/threads/uma-seringa-de-esporos-escura-nem-sempre-é-uma-seringa-de-qualidade.9442/

injetei 1 ml por furo (4 furos por copo) logo em seguida colei micropore nos furos

1 ml por furo é muito. O ideal é 1 ml por copo. Em meus cultivos por exemplo, uso no máximo 2 ml em um pote de 1 litro.

E infelizmente, não tem nem sinal de micélios, já estou pensando em arrumar outro carimbo.

Um carimbo contém milhões (se não bilhões) de esporos. Sendo assim, não é motivo para condenar o carimbo inteiro só porque alguns copos não germinaram. Durante o processo da inoculação há muitas variáveis que podem levar ao insucesso do cultivo. Não desista tão fácil assim, pense na possibilidade de tentar uma cultura líquida ou inocular mais copos.
 
Dependendo do tamanho do carimbo, 1/4 é muito. Mas se a sua seringa ficou assim, então ok: https://teonanacatl.org/threads/uma-seringa-de-esporos-escura-nem-sempre-é-uma-seringa-de-qualidade.9442/



1 ml por furo e muito. O ideal é 1 ml por copo. Em meus cultivos por exemplo, uso no máximo 2 ml em um pote de 1 litro.



Um carimbo contém milhões (se não bilhões) de esporos. Sendo assim, não é motivo para condenar o carimbo inteiro só porque alguns copos não germinaram. Durante o processo da inoculação há muitas variáveis que podem levar ao insucesso do cultivo. Não desista tão fácil assim, pense na possibilidade de tentar uma cultura líquida ou inocular mais copos.
Então @Cosmik, inoculei em dias diferentes, e nenhum vingou, estou começando desconfiar q o carimbo esta inviável, pois segui a risca todo procedimento. Esqueci de mencionAr no diário que nos copos menores inoculado dia 11/11, injetei 0,5 ml por furo.
 
estou começando desconfiar q o carimbo esta inviável

Quando se tem dinheiro sobrando e lojinhas de carimbos à disposição, realmente é fácil desistir. Pelo menos o pessoal da minha época e que inclusive ainda estão bem ativos por aí, não desistem tão fácil assim e tentam de tudo para recuperar um carimbo. Seja através de várias inoculações, culturas liquidas e/ou isolamentos. Há uma sensação de vitória quando insistimos e sentimos que tivemos um papel-chave para a renascimento de um ser mágico. Nessas horas também sinto que aquela frase "tudo que vem fácil, vai fácil" tem um fundo de verdade.

Esqueci de mencionAr no diário que nos copos menores inoculado dia 11/11, injetei 0,5 ml por furo.

Repito de novo, é muito. Para não dizer que é um exagero, pense assim: Para cada 250 ml de substrato, usar no máximo 1 ml da seringa de esporos. Nesse quesito, menos é mais.
 
Quando se tem dinheiro sobrando e lojinhas de carimbos à disposição, realmente é fácil desistir. Pelo menos o pessoal da minha época e que inclusive ainda estão bem ativos por aí, não desistem tão fácil assim e tentam de tudo para recuperar um carimbo. Seja através de várias inoculações, culturas liquidas e/ou isolamentos. Há uma sensação de vitória quando insistimos e sentimos que tivemos um papel-chave para a renascimento de um ser mágico. Nessas horas também sinto que aquela frase "tudo que vem fácil, vai fácil" tem um fundo de verdade.
Infelizmente @cosmic não tenho dinheiro sobrando assim, e nem da pra confiar muito em "lojinhas de carimbo". Em nenhum momento disse em desistir, o simples fato de tentar adquirir outro carimbo seria pra ampliar as possibilidades, não disse em descarta-lo, amanhã mesmo tentarei fazer uma CL.


Repito de novo, é muito. Para não dizer que é um exagero, pense assim: Para cada 250 ml de subtrato, usar no máximo 1 ml da seringa de esporos. Nesse quesito, menos é mais.
Então você quis dizer que o fato de ter usado 1ml ou 0,5ml por furo, pode ter prejudicado a germinação dos esporos?
 
Em nenhum momento disse em desistir, o simples fato de tentar adquirir outro carimbo seria pra ampliar as possibilidades, não disse em descarta-lo, amanhã mesmo tentarei fazer uma CL.

Fico feliz que a luta continua. Boa sorte! :)

Referente aos seus copos, não desista ainda. Esporos antigos podem levar mais tempo para hidratar. Por exemplo, em minha experiência já tive CLs que demoram pouco mais de 3 semanas para surgir algum sinal de vida. Lembre-se, uma das primeiras lições ao adentrar nesse universo é ter paciência, temos que aprender a caminhar com os fungos, no tempo deles.

Então você quis dizer que o fato de ter usado 1ml ou 0,5ml por furo, pode ter prejudicado a germinação dos esporos?

Eu quis dizer que quanto menos esporos for inoculados é melhor, porque haverá menos competitividade por nutrientes. Excesso de esporos não quer dizer que colonizará mais rápido ou irá refletir em um micélio mais forte e saudável. Além disso, o excesso de água também pode desequilibrar a hidratação do substrato e consequentemente atrapalhar o desenvolvimento.
 
Ow @CoGuB@uRu xô te falá, to com essa mesma strain aqui... Fiz a 1ª inoculação com seringa de esporos ( quase nao dava pra ve os esporos na seringa) no dia 27/10, passaram se 10 dias e nada de micélio/contaminação. Resolvi então fazer uma 2ª inoculação com uma seringa um pouco mais "carregada" de esporos (já dava pra ver bastante esporos), 3ml por copo e tapei os furos com fita isolante.

Depois de 4 dias da 2ª inoculação todos os copos apresentaram micélio!
Recomendo você a fazer o mesmo :). Não me preocupei muito com a assepsia, só um alcoozinho básico nos copos, seringa, mesa e mãos.

No começo achei normal demorar já que tinha sido no milho de pipoca, e a última vez q trabalhei com milho o micélio demorou a aparecer tbm... Mas 1 dos copos tem o mesmo substrato que vc utilizou (FAI + Vermiculita) e mesmo assim o micélio só apareceu 4 dias depois da 2ª inoculação (com a seringa carregada).
*deixe a seringa hidratando na geladeira 48hrs*

Abraços, boa sorte!
 
Ow @CoGuB@uRu xô te falá, to com essa mesma strain aqui... Fiz a 1ª inoculação com seringa de esporos ( quase nao dava pra ve os esporos na seringa) no dia 27/10, passaram se 10 dias e nada de micélio/contaminação. Resolvi então fazer uma 2ª inoculação com uma seringa um pouco mais "carregada" de esporos (já dava pra ver bastante esporos), 3ml por copo e tapei os furos com fita isolante.

Depois de 4 dias da 2ª inoculação todos os copos apresentaram micélio!
Recomendo você a fazer o mesmo :). Não me preocupei muito com a assepsia, só um alcoozinho básico nos copos, seringa, mesa e mãos.

No começo achei normal demorar já que tinha sido no milho de pipoca, e a última vez q trabalhei com milho o micélio demorou a aparecer tbm... Mas 1 dos copos tem o mesmo substrato que vc utilizou (FAI + Vermiculita) e mesmo assim o micélio só apareceu 4 dias depois da 2ª inoculação (com a seringa carregada).
*deixe a seringa hidratando na geladeira 48hrs*


Abraços, boa sorte!
Salve @LouroJose, no meu caso a seringa estava bem carregada, porém, li um artigo que diz que nem sempre uma seringa carregada é garantia de sucesso. Fiz outra seringa q esta hidratando. Vou esperar mais uma semana para inocular novamente.
 
Última edição:
Salve @LouroJoseli um artigo que diz que nem sempre uma seringa carregada é garantia de sucesso.
Sim sim, você pode até piorar a situação atrapalhando a colonização se tiver muito esporos, tipo aquela água até escura de tanto esporos!

Mas o "carregada" que eu sugeri é de uma forma que dê pra vê os esporos. Pq no meu caso, a que eu fiz a seringa tava praticamente transparente e não rendeu =/ Já na segunda, mais carregada, sucesso total.
 
Salve galera, verifiquei os copos inoculados dia 07 e 11, ainda não consta sinal de micélio. Porem sexta feira fiz 3 copos de CL. com 8ml de Karo para 260ml de água. Verifiquei hj e os 3 copos da pra ver pequenos fiozinhos minúsculos, um deles tem um pequeno fio vermelho, acredito que esteja contaminado. Ainda não da pra tirar foto, pois é quase imperceptível
 
Salve galera, só relatando aqui, tive o mesmo problema, recebi um carimbo de TKSSS de uma lojinha (deve ser a mesma).. que nao vingou na seringa de esporos...nem no BDA. Na CL apareceu um micelio, que inoculei uns copos, nasceu micelio mas nem parecia de cubensis (no milho) e nao nasceu nenhum cogu... :\ ... entao consegui outro carimbo com um amigo meu e esse foi tiro e queda ^^
 
Última edição:
Back
Top