Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo Keeper's Creepers

Diário de cultivo problemático.
Salve salve galera, esse é meu primeiro cultivo e estou muito ansioso :LOL: . desde o ano passado venho acompanhando o fórum. mas somente nesse mês de 2015 resolvi criar coragem ($$) e começar o cultivar hahaha:). comprei uma seringa já pronta, pois acredito que seria fácil de começar. a raça que peguei foi a Keepers creepers. Ontem eu preparei os copos com arroz integral, vermiculita e água para fazer a técnica PFTEK.

Coloquei 4 copos de 300 ml tipo americano. no fundo uma lata dobrada de uma fonte velha para fazer de suporte junto de um pano. os 4 copos ficaram certinhos e acredito que nao tombariam.

Deixei ao fogo por 1 hora e 15 minutos, até que senti um cheiro que queimado no ar e corri desligar o fogo.:facewall: fiquei pensado a merd* que acontecera comigo e o descuido do mesmo..


Hoje na hora do almoço resolvi abrir a panela de pressão e inspecionar os copos. Somente o pano estava um pouco chamuscado e a panela estava seca. porem os copos estavam intactos com o papel aluminio tudo certinho. verifiquei se o substrato estava seco, mas haviam gotículas de água dentro dos copos.( tirei fotos com lente macro), mesmo assim resolvi fazer a inserção dos esporos dentro da glove box.


A minha glove box eu fiz de caixa de isopor. havia uma parada aqui e decidi usar para cortar custos. não ficou ruim porém ficou meio inviável fazer toda a operação dentro dela devido ao espaço. fiz com a tampa aberta mesmo, mas dentro da caixa. sem corrente de ar, e o quarto fedendo a lysol. confesso que passei um pouco mal devido a esse produto :ressaca::ressaca: kkkkk inclusive borrifei soluções de água sanitária em tudo.


Acho que me empolguei e escrevi um "pouco". Bom tenho algumas duvidas, eu realmente decidi inocular os esporos mesmo que aconteceu esse pequeno incidente de queimar o pano e faltar agua. irei anexar algumas fotos. agradeço se alguem me disser, " - você ferrou com tudo" ou " - aparentemente está normal a aparencia dos copos. boa sorte" hahahaha, é isso ai galera. Abraço a todos que tiveram paciência e compreensão em ler.:geek::geek:
 

Anexos

  • 1 f.jpg
    1 f.jpg
    102.8 KB · Visualizações: 24
  • 2 f.jpg
    2 f.jpg
    100.8 KB · Visualizações: 24
  • 3 f.jpg
    3 f.jpg
    123.1 KB · Visualizações: 31
  • 4 forum.jpg
    4 forum.jpg
    96.5 KB · Visualizações: 24
  • 5 forum.jpg
    5 forum.jpg
    111.5 KB · Visualizações: 23
  • 6 forum.jpg
    6 forum.jpg
    119.3 KB · Visualizações: 23
  • 7 forum.jpg
    7 forum.jpg
    111.4 KB · Visualizações: 28
  • 9 forum.jpg
    9 forum.jpg
    67.1 KB · Visualizações: 30
  • 10 forum.jpg
    10 forum.jpg
    84.1 KB · Visualizações: 24
  • 11 forum.jpg
    11 forum.jpg
    84.4 KB · Visualizações: 23
  • 12 forum.jpg
    12 forum.jpg
    67 KB · Visualizações: 27
  • 13 forum.jpg
    13 forum.jpg
    102.1 KB · Visualizações: 28
  • 14 forum.jpg
    14 forum.jpg
    84.1 KB · Visualizações: 25
  • 16 forum.jpg
    16 forum.jpg
    79.6 KB · Visualizações: 27
  • DSC_5675 2.jpg
    DSC_5675 2.jpg
    140.1 KB · Visualizações: 25
Não parece ter passado muito do ponto, senão o arroz estaria visivelmente queimado. Pelo menos aparenta estar cozido. Resta saber se o processo de esterilização realmente funcionou, já que a água deve ter evaporado toda antes de começar a queimar e você sentir o cheiro.

Só o tempo dirá. Pode demorar até 20 dias para aparecer algum sinal de cubensis nos copos, então tenha paciência e fé. Mas olhe daqui a uma semana, para ver se mudou o aspecto.

Boa sorte!
 
Boa sorte no cultivo.
Isso já aconteceu comigo, de abrir a panela de pressão e o pano estar torrado, chamuscado, esfarelado. E por fim ainda consegui frutificar os copos.
 
Não parece ter passado muito do ponto, senão o arroz estaria visivelmente queimado. Pelo menos aparenta estar cozido. Resta saber se o processo de esterilização realmente funcionou, já que a água deve ter evaporado toda antes de começar a queimar e você sentir o cheiro.

Só o tempo dirá. Pode demorar até 20 dias para aparecer algum sinal de cubensis nos copos, então tenha paciência e fé. Mas olhe daqui a uma semana, para ver se mudou o aspecto.

Boa sorte!
Obrigado Salaam`aleik, espero que dê tudo certo sim.:)

Boa sorte no cultivo.
Isso já aconteceu comigo, de abrir a panela de pressão e o pano estar torrado, chamuscado, esfarelado. E por fim ainda consegui frutificar os copos.
Agradeço muito tupy, foi reconfortante ver que aconteceu isso com uma pessoa experiente também, e que no final conseguiu frutificar os potes :D
 
Última edição por um moderador:
Saudações psicodélicas pessoal, vamos lá, uma atualização. Já faz um tempo que inoculei os copos. no dia 02/07. Manti na faixa de temperatura em 27 graus. Hoje cedo resolvi abrir para dar uma espiadinha. Os copos estão do mesmo jeito. O que voces recomendam? iniciar uma nova esterilização/inoculação ou aguardar um pouco mais?está muito cedo? aparentemente nao apresentam nada de contaminaçoes. Seguem algumas fotos.
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    70.3 KB · Visualizações: 23
  • 2.jpg
    2.jpg
    102.5 KB · Visualizações: 25
  • 3.jpg
    3.jpg
    52.7 KB · Visualizações: 20
Saudações psicodélicas pessoal, vamos lá, uma atualização. Já faz um tempo que inoculei os copos. no dia 02/07. Manti na faixa de temperatura em 27 graus. Hoje cedo resolvi abrir para dar uma espiadinha. Os copos estão do mesmo jeito. O que voces recomendam? iniciar uma nova esterilização/inoculação ou aguardar um pouco mais?está muito cedo? aparentemente nao apresentam nada de contaminaçoes. Seguem algumas fotos.

É aquela história... o substrato como "passou do ponto" dentro da PP, pode realmente ter secado além do normal, logo, nem vai adiantar você perder tempo em uma nova inoculação. Aguarde mais um pouco e já vá preparando novos substratos para receber os esporos.
 
Obrigado tupy!! realmente acho que esses já eram devido o que aconteceu na PP :(. Como iniciante e marinheiro de primeira viagem, deslizes ocorrem. porém tenho a persistência ao meu lado, no final de semana irei preparar novamente um substrato e terei mais zelo com a pp. andei olhando referente a quantidade de agua na panela, mas cada um diz uma coisa, esses copos tem 300 ml, é bom colocar agua até na metade deles? abraço!!
 
Para 1 hora de panela no fogo, geralmente uns 2 dedos bastam. (não esqueça de baixar o fogo, quando a panela começar a apitar)

Água a no máximo metade dos copos, melhor 1/3.

E reitero.
Só o tempo dirá. Pode demorar até 20 dias ...
Se nem em 20 dias aparecer algo, provavelmente não vai mesmo. Mas se quiser pode deixar num armário por até 2 meses, só para ver no que dá. (cubensis, contaminação ou o substrato seca). A menos que precise reutilizar os copos.
 
Obrigado salaam`aleik, fiquei um pouco ancioso e esqueci dos 20 dias. comprarei copos novos e deixarei esses incubados e tranquilos. O provável erro que cometi, foi deixar a panela em fogo alto causando a evaporação da agua toda. estraguei a panela da minha mãe ainda kk :D
 
O provável erro que cometi, foi deixar a panela em fogo alto causando a evaporação da agua toda. estraguei a panela da minha mãe ainda kk :D

xnoob1992, também cometi o mesmo erro que você, duas vezes. Alguns dos copos que inoculei, ou ficaram muito secos ou reteram mais umidade do que o necessário. No entanto, a única consequência negativa que tive com isso, foi ter queimado o pano e o fundo da panela (resolvido com a aplicação de vinagre na água utilizada na esterelização do substrato).

Os bolos que inoculei continuam sendo colonizados a todo vapor, com exceção de um único bolo, que está sendo colonizado bem lentamente.
E meu palpite para esse bolo retardatário, é que o copo foi preenchido com substrato em excesso, dificultando a penetração do miscélio por entre as frinchas do bolo.

Será esse o seu caso, também?
 
xnoob1992, também cometi o mesmo erro que você, duas vezes. Alguns dos copos que inoculei, ou ficaram muito secos ou reteram mais umidade do que o necessário. No entanto, a única consequência negativa que tive com isso, foi ter queimado o pano e o fundo da panela (resolvido com a aplicação de vinagre na água utilizada na esterelização do substrato).

Os bolos que inoculei continuam sendo colonizados a todo vapor, com exceção de um único bolo, que está sendo colonizado bem lentamente.
E meu palpite para esse bolo retardatário, é que o copo foi preenchido com substrato em excesso, dificultando a penetração do miscélio por entre as frinchas do bolo.

Será esse o seu caso, também?
Como vai cantaro?? acho que sim, quando aconteceu isso com voçê quanto tempo levou para aparecer o cubensis? ontem eu comprei uma seringa e agua mineral, e injetei um pouco nos copos. provavelmente o substrato secou muito. vamos ver se esta medida dá um animo pro micelio kk. e como seria esse esquema do vinagre?? é so adicionar um pouco?? não tinha visto isto ainda. abraço
 
xnoob1992, o miscélio apareceu em menos de uma semana.

Quanto ao vinagre, encontrei essa dica aqui no CM mesmo. Basta jogar um pouco de vinagre dentro da panela de pressão, antes de colocá-la no fogo.
 
Back
Top