Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º cultivo GT e Orissa

Diário de cultivo problemático.
começei meu cultivo depois de alguns meses de recebido meu carimbo, um de GT e um brinde que veio junto de Orissa. fiz quatro copos de wisky utilizando as medidas discutidas aqui para um bom bolo. feito de vermiculita e arroz vermelho integral. como sobrou mais substrato, utilizei um pote de vidro daqueles de conserva para fazer um inóculo com os esporos de Orissa, pois esse print já datava a dois anos atras. então pensei em fazer apenas um copo pra ver qual seria o resultado. não me preocupei por ter feito apenas um copo, pois utilizei todo o processo de esterilização com muito sucesso. com pp e growver box em um lugar mais limpo que os laboratorios de microchips. heheh

minha incubadora consiste em um colchonet enrolado em volta de uma caixa de papelão com todos os bolos dentro + uma travessa de água pra manter a umidade. fiz um furo e coloquei um termometro dentro da caixa e o visor fica do lado de fora pra monitoração. para manter a temperatura fechei a parte superior do colchonete com duas tampas de meu computador e coloquei uma lampada de 60W enrolada com papel aluminio para não ter luminosidade, o que poderia fazer a colonização ficar mais lenta.

estou pensando fazer um casing com o pote de orissa, pois fiquei sabendo que eles gostam muito de substratos nutritivos como o esterco e pq o copo não tem a boca muito larga, já os de GT vou ficar mesmo com o processo de PF.

acho que já vejo algum micélio rizomorfico crescendo no pote de Orissa.
me ajudem a identificar.

flw rapaziada.
 
A temperatura dentro da caixa plástica está em 24ºC, mas creio que dentro dos copos esteja numa temperatura mais elevada por estes estarem dentro dos cobertores.

no mais, é isso aí. só na espera mesmo.:cool:
 
A temperatura dentro da caixa plástica está em 24ºC, mas creio que dentro dos copos esteja numa temperatura mais elevada por estes estarem dentro dos cobertores.

no mais, é isso aí. só na espera mesmo.:cool:

vc esta na fase de colonização ????
a temperatura para esse fase não é 28 - 30 graus?

ou vc esta na frutificação ?
 
vc esta na fase de colonização ????
a temperatura para esse fase não é 28 - 30 graus?

Estou em colonização sim.
a temperatura chega aos 25ºC neste dia.
Ela é suficiente para o micélio desenvolver, apesar dele se desenvolver melhor entre 28 a 30ºC.
Estou envolvendo em cobertor, devido a falta de um termostato.
 
Estou em colonização sim.
a temperatura chega aos 25ºC neste dia.
Ela é suficiente para o micélio desenvolver, apesar dele se desenvolver melhor entre 28 a 30ºC.
Estou envolvendo em cobertor, devido a falta de um termostato.

Ha , é que no meu cultivo ta sendo dificil pra manter a temperatura alta , mesmo com um aquecedor de aquario de 5ww, a temperatura varia em 25graus dia , 23-22 graus a noite .Tava pensado em comprar um termostato msm , só que como vc me falo que nessa temperatura eles tbm colonizam , vo fica de boa nem vou comprar .

Que temperatura vc acha que seria ideal pra frutificar , ja que eles vao se acostuma a uma temperatura mais baixa ... Ou não tem nada a ver msm vai ser na temperatura normal msm 21-23 graus ?

Boa sorte no seu cultivo , estou de expectador hsuahsua
:cool::cool::cool::cool::cool::cool:
falo
 
Ainda não vi nem traços de micélio nos copos de wisk, já o Orissa está tendo um desenvolvimento bem sutil. acho que foi por ter apertado um pouco o substrato com a colher ao coloca-lo no copo. vou tirar algumas fotos e depois posto aqui.

Enquanto esse cultivo não sai, resolvi esterilizar uns milhos de pipoca. ainda não inoculei nada. eles passaram por dois processos de esterilização na pp e antes ficaram dois dias de molho pra reterem muita umidade, trocando sempre a agua. vou preparar uma seringa de mexican dutch king pra fazer as inoculações.

Aproveitando
agradesço meu amigo Tchescko, grande cultivador mineiro,
que me forneceu este carimbo entre outros.

no mais é isso aí galera. só ter paciência que eles já me encontraram.
 
novidades:

Ontem a noite eu fiz as inoculações no pote de milho com os Mexican dutch king, ele ficou quardado por uns dois dias dentro da panela de pressão, estava sem sinal de contaminantes. Ainda tenho parte da seringa quardada na geladeira. Hoje mais tarde vou esterilizar uma mistura de arroz integral vermelho com vermiculita e utilizar o resto da seringa.
 
tõ triste...
o doende verde me pegou
trichoderma atacou meu pote de milho.:(

não vou desistir do milho. Na proxima vez vou fazer o processo de tindalização do mauricio sem pressa.
eu acho que deixei muito tempo de molho. e fiquei com medo de deixar o milho na agua sanitária por mais tempo

é difícil e dá trabalho, mas se seguir todos os processos, no final meu micélio vai se desenvolver com muita rapidez e vigor.

vou fazer muitos copos agora, pq se for problema na hora da inoculação, não vou ficar perdendo muito tempo e ter que começar tudo de novo, praticamente do zero fazendo mais e mais esterilizações.

acho que o centeio é uma boa alternativa em substituição ao milho, póis é mais fácil a esterilização, não contamina tão facilmente e é util para confecção de bulks, mas ainda sim vou continuar trabalhando com o milho, pra ganhar mais experiencia com eles.
Pessoal mais entendido, tem falado bastante no substrato de milho, que ele é muito bom pra quem vai fazer bulks. pq dão muito carboidrato pro micélio desenvolver nos substratos nitrogenados.
 
milho é um ótimo substrato, contaminação acontece com todos.
 
Eu inoculei um outro com grãos inteiros de arroz integral e vermiculita com o resto da seringa.
Agora eu vou pegar todos os copos que zebraram e fazer novos e mais alguns.
Estou pensando em usar grãos inteiros de centeio e FAI com 2/7 de vermiculita.
 
Meus bolos de MDK, contaminaram, com o aparecimento de micélio junto. Creio que podem ser os carimbos, pois estes já estavam muito velhos.

Estou agora com um bulk que eu fiz com sementes de equador. somente estrume esterilizado e uma camada de vermiculita úmida por baixo. foi feito numa caixa plastica transparente na forma de monotube.

O micélio começou a crescer nos quatro cantos da caixa. e bem viçosos. rizomorfizando a merda ao redor.

estou bem paciente, não posso ficar abrindo o alçapão toda hora pra ver como estão.
mas assim que arrumar minha camera fotografica postarei fotos como já estou prometendo a um tempo.

good vibes a todos cultivadores do CM
paz a todos
 
cole um plastico preto nas laterais do pote transparente senao vai dar merda na fase de frutificacao.
(os cogus sao photo-sensiveis, vai pinar tudo por baixo do casing.)
 
cole um plastico preto nas laterais do pote transparente senao vai dar merda na fase de frutificacao.
(os cogus sao photo-sensiveis, vai pinar tudo por baixo do casing.)

vou colar quando estiver tudo colonizado, por enquanto estou deixando dentro de um saco preto dentro do alçapão.
A Biblioteca e os posts do diário de cultivo tem me ajudado muito. Valeu pela dica Alien. Imagina os cogus nascendo por baixo e dos lados. coitado do micélio. Aí vc já viu, vai ser foda pros próximos flushes.
 
Salvando os Ecuador

Essas são as fotos do bulk de Ecuador
IMG0200A.jpgIMG0201A.jpgIMG0205A.jpgIMG0202A.jpgIMG0206A.jpg

O frasco de palmito com os Orissa india e os dois copos de GT.
Observem que só um dos wisk desenvolveu micélio.
IMG0207A.jpgIMG0196A.jpgIMG0199A.jpgIMG0195A.jpgIMG0198A.jpg

A estufa onde guardo meus bebês.
Fiz mais um case com esterco caso o bulk contamine.
IMG0210A.jpgIMG0209A.jpg
 
creio que com mais dez dias já estarei colhendo os ecuador
já estão 70% colonizados

Eu estou com os bolos quase prontos pra mandar pro terrário. utilizei a medida padrão pra um bolo pf, Não sei os uso como spaw pra fazer bulk , estou preocupado pela falta de aeração. Não sei se será bom fazer pf, se os cogus terão dificuldade em crescer e desenvolver, os bulks estão dando ótimos resultados, pois dão cogus maiores e muito densos.

Seria bom fazer um PF, sabendo que passoquei o substrato e o micèlio levou tanto tempo pra colonizar?

Vejam as fotos do cultivo no final da página
https://teonanacatl.org/threads/1º-cultivo-gt-e-orissa.4812/
 
Desculpem pela demora. É que tive de viajar a trabalho e não tive muito tempo pra ficar postando.

O bulk que fiz com os ecuador já foram pra luz frutificar, e está lindão. o micèlio está todo rizomórfico e agora está começando a ficar algodoado, acho que deve ser por causa da luz, deve estar induzindo o micélio a pinar, me corrijam se falei bobagem.

O bolo GT colonizou ao máximo. coloquei estrume pra hidratar, amanhã irei esterilizar na pp, e farei dois bulks com ele.

já o pote de Orissa india, está com muita dificuldade para colonizar, coloquei ele de cabeça pra baixo e antes dei umas batidinhas no fundo. Não vou esperar colonizar tudo. Após eu fazer o bulk com os GT, esterilizarei novamente esterco e farei um bulk com ele, pois não necessita o bolo estar totalmente colonizado para isto.

Estou com uma caixa incubando três copos de Brasil, uma CL de pink e mais três copos de Lizard King mantidos por termostato a 28ºC constantes.


no mais é só.
Felicidade a todos que acompanharam meu cultivo até aqui.
 
Só pra te dar uma luz!!!

Moro no nordeste e aqui é bem quente(30,31º)

Meu orimeiro cultivo está descrito aqui e pode ter certeza, não controlei porra nenhuma e deu tudo certo.

Claro que poderia ter tido melhores resultados caso mantivesse as temperaturas no ideal, mas deu tudo certo do mesmo jeito.

Incubação: temperatura ambiente 30,31º
frutificação: Garrafas de gelo no "terrário"(sem termômetro/termostato)
Troca gasosa: manual 3X ao dia.


sorte e muita paz!
 
Que bom, parece que esta temperatura não é nada ruim, bastou colocar o gelo e eles frutificaram.

E foi recente esse seu cultivo aí? No verão deve ficar mais complicado, as temperaturas sobem muito por aí nesta época do ano. No inverno pode ser até legal pra cultivar, as temperaturas ficam bem próxima do ideal de incubação.

Com a temperatura baixa por aqui foi mais dificil o desenvolvimento do micélio. Acho eu que tb tive um pouco de culpa, tinha paçocado muito o substrato dos bolos GT e Orissa.

Tem um tópico aqui do Mauricio que ensina a fazer um terrário que utiliza refrigeração para o controle da temperatura.

https://teonanacatl.org/threads/terrário-com-refrigeração.815/

abraço
 
Fui fazer um bulk com o copo de GT, o micélio tomou conta do copo, mas na hora de abrir veio aquela surpresa, havia contaminação junto. uma massa preta com cheiro azedo.
Preparei então com ele um outdoor cavei um buraco de uns 2,5cm e enterrei o bolo, cobri com uma fina camada de terra e vermiculita.

Com o Orissa india preparei um bulk, retirei só parte do material, pois não havia colonizado todo o substrato. Então preparei uma camada de vermiculita úmida previamente fervida por 15 min, coloquei uma fina camada de esterco esterilizado em auto-clave, acrescentei a semente e forrei com o resto do esterco.
Preparei tudo em um balde com furos e cobertos com lâ acrilica, usei uma toca de banho para tampar o monotube e cobri com uma folha de papel alumínio para manter o substrato no escuro.

O resto do substrato de Orissa enterrei, imaginei que poderia ter alguma matriz micelial mais rala que o restante, pois os grãos estavam bem agregados.

Estou na expectativa desses Orissa já que perdi os GT.
 
Back
Top