Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º cultivo GT e Orissa

Diário de cultivo problemático.
começei meu cultivo depois de alguns meses de recebido meu carimbo, um de GT e um brinde que veio junto de Orissa. fiz quatro copos de wisky utilizando as medidas discutidas aqui para um bom bolo. feito de vermiculita e arroz vermelho integral. como sobrou mais substrato, utilizei um pote de vidro daqueles de conserva para fazer um inóculo com os esporos de Orissa, pois esse print já datava a dois anos atras. então pensei em fazer apenas um copo pra ver qual seria o resultado. não me preocupei por ter feito apenas um copo, pois utilizei todo o processo de esterilização com muito sucesso. com pp e growver box em um lugar mais limpo que os laboratorios de microchips. heheh

minha incubadora consiste em um colchonet enrolado em volta de uma caixa de papelão com todos os bolos dentro + uma travessa de água pra manter a umidade. fiz um furo e coloquei um termometro dentro da caixa e o visor fica do lado de fora pra monitoração. para manter a temperatura fechei a parte superior do colchonete com duas tampas de meu computador e coloquei uma lampada de 60W enrolada com papel aluminio para não ter luminosidade, o que poderia fazer a colonização ficar mais lenta.

estou pensando fazer um casing com o pote de orissa, pois fiquei sabendo que eles gostam muito de substratos nutritivos como o esterco e pq o copo não tem a boca muito larga, já os de GT vou ficar mesmo com o processo de PF.

acho que já vejo algum micélio rizomorfico crescendo no pote de Orissa.
me ajudem a identificar.

flw rapaziada.
 
Boa sorte no cultivo, mexicano.

Mas não divulgue aqui no CM sites de comércio de esporos ou psicoativos.
 

Anexos

  • 3.JPG
    3.JPG
    346.3 KB · Visualizações: 25
  • 9.JPG
    9.JPG
    407.4 KB · Visualizações: 29
  • 8.JPG
    8.JPG
    383 KB · Visualizações: 17
  • 6.JPG
    6.JPG
    310.8 KB · Visualizações: 22
  • 2.JPG
    2.JPG
    451.5 KB · Visualizações: 26
  • 10.JPG
    10.JPG
    273.9 KB · Visualizações: 24
Se fosse profungos não haveria problemas. correto? valeu pela dica ecuador.

Dê uma olhada no pote de orissa, acho que é o micélio desenvolvendo. Essa parte mais esbranquiçada não estava aí antes. confirma pra mim.

essas duas fotos já tem uma semana. estou muito paciente e ainda não abri pra ver como estão agora. postarei mais imagens quando der uma limpeza no local. aí sim vou abrir a incubadora. flw
 

Anexos

  • 4.JPG
    4.JPG
    305.7 KB · Visualizações: 41
  • 5.JPG
    5.JPG
    296 KB · Visualizações: 36
Se fosse profungos não haveria problemas. correto?


Com anéis de esporos tipo Prófungos não há problemas em colocar a fonte.

Seu vidro está estranho. O esbranquiçado ao qual você se refere é a parte levemente mais branca na parte superior do vidro? Não parece micélio de cubensis.
 
sim, isto mesmo. o que poderá ser então?. algum bolor se formando?. de muitos copos que já vi aqui, percebi que ficam com um branco mais intenso e algodoado . Por isso a minha dúvida. também estou achando que não é micélio de cubensis.

um copo de wisk deu problema. eu tinha perfurado acidentalmente o aluminio com a ponta do meu termometro. tapei esperando não ter contaminado. foi só eu distraí um pouco, minha incubadora chegou a 34ºC e apareceu logo abaixo ao furo manchas escuras. removi o conteudo e descobri que tinha formado um pó preto no local com cheiro meio azedo.

agora são 3 copos de wisk e esse que tá meio estranho.

espero que eu consiga algum resultado com este primeiro cultivo.
já se passou muito tempo desde a inoculação dos copos. ainda não vi micélio nos outros copos.

o que vc acha que devo fazer no momento?
 
As fotos estão meio desfocadas, mas o micélio aparenta meio ralinho, pode ser contaminação sim.

Quanto a incubação, tá muito frio na sua região? Nem haveria necessidade de todo esse aparato para incubar.

Veja que você já elevou a temperatura
a 34ºC o que já pode ter ocasionado a morte dos esporos e/ou micélio.

Temperaturas muito altas também pode iniciar a proliferação de contaminantes.

Dependendo da região do Brasil que você mora pode deixar os copos repousando em temperatura ambiente.
 
Olá Amigão,

bom, ainda é difícil afirmar, mas parece contaminante mesmo :(...
digo por experiência própria, pq no meu 1º cultivo 2 dos 4 copos com uma semana estavam assim também, um esbranquiçado meio ralinho na parte de cima, enquanto os demais estavam começando um branco intenso e algodado emais pro meio do copo.
espera mais um pouco para ter certeza, mas se for mesmo, talvez já seja melhor descartar esses bolos ...

sorte aí nesses bolos e no resto do cultivo :pos: !!!!
 
Acho que meus bolos ficaram pouco arejados, porque pressionei com a colher. deve ser por isso que está com essa cor ralinha. pq pode ser que tenha alguma dificuldade em aparecer na superfície do copo.

parece que continua crescendo e ficando mais branquinho parecendo com micélio mesmo, não sei. Postarei novas fotos.

A temperatura de 34ºC que relatei, ficou assim apenas por uns 15 min, quando fui testar uma outra forma de incubação. Ela continua vigorando com os 28,5ºC
no mesmo local.
 
Nos próximos cultivos vou usar isopor pq gasta menos energia pra conservar o calor. pra fazer todo esse aparato, eu cheguei a gastar 70 reais pq tive que colocar uma lampada de 60W. A aqui em minha região está fazendo muito frio durante a noite. amanhã vou desligar a lampada pra ver quanto ela regride abaixo dos 28ºC. só fico preocupado com uma coisa. pois não sei se a temperatura abaixar menos do que isto vai demorar mais para o micélio aparecer.

imagino que muitos cultivadores ficam encucados com isso, quando seus potes demoram pra aparecer algum micélio.

abraço a todos,
agradeço a ajuda de todos
 
Se você está procurando manter a temperatura estável precisa adquirir um "termostato" custa em torno de R$ 50 a 60 reais.

Lampadas não irão estabilizar sua temperatura, vai haver oscilações e gastam muita energia.

Alternativa mais barata é embrulhar os copos em papel alumínio, cobertor e, coloca-los dentro de caixa de isopor.
 
com todo este aparato estou conseguindo manter a temperatura oscilando apenas em 1ºC de 28ºC a 29ºC. vou seguir o seu conselho de arrumar uma caixa de isopor e colocar cobertor. O próprio calor gerado pelo micélio já deve ser suficiente p manter a temperatura dentro dos cobertores.

Acho que seu do porquê do micélio de GT não ter desenvolvido ainda. meu carimbo era muito pequeno e usei apenas a metade do print. Na seringa não dava pra ver nada, estava tudo bem transparente. e inoculei quatro copos com apenas uma seringa de 10ml.

deve ser por isso que está demorando muito pra colonizar. mas ainda não há sinal de contaminação dos bolos.

qualquer coisa, se nada desenvolver. vou esterilizar os copos novamente e inocular o restante do print em apenas um dos copos e os outros dois eu posso inocular esporos de thay koh samuy que estão pra chegar.

quanto tempo no máximo vc acha pra gente esperar o micélio aparecer p poder desistir?

Vou continuar esperando o micélio aparecer. talvez o micélio já tenha aparecido. Não consigo ver a parte superior do copo, só a metade de baixo. ele pode estar lá. só resta mesmo esperar. Essa demora toda, pode ser porque usei apenas 2ml da solução no centro do copo e foi bem superficial. a agulha das seringas eram muito pequenas.
 
O próprio calor gerado pelo micélio já deve ser suficiente p manter a temperatura dentro dos cobertores.

Isso. :pos:

Acho que seu do porquê do micélio de GT não ter desenvolvido ainda. meu carimbo era muito pequeno e usei apenas a metade do print. Na seringa não dava pra ver nada, estava tudo bem transparente. e inoculei quatro copos com apenas uma seringa de 10ml.

Não procede. Com "metade" de um print posso inocular uma centena de copos.
Usando 02ml por copo é o suficiente, até com menos você pode ter sucesso.

Espere mais.
 
Valeu tupynambá:pos:

vou esperar. Estou confiante. Não vi ainda nenhum contaminante nos copos.
 
opa !

bom sinal !
logo logo branquelos algodados estarão tomando conta de seus copos !


abraços e sorte aí pra esse micélio tímido !!

Valeu tupynambá:pos:

vou esperar. Estou confiante. Não vi ainda nenhum contaminante nos copos.

eaew irmão,

como anda o seus copos ?

os meus já deram sinal de vida :)

to torcendo pelos seus aí !!


abraço s!
 
os menores estão ainda bem tímidos, como vc disse.:)

já o de Orissa, realmente é o micélio mesmo. está crescendo bem lentamente


Eu fiz o que o irmão tupynambá me disse pra fazer.

coloquei os copos todos numa sacola esterilizada e embrulhei tudo dentro de um cobertor e coloquei eles dentro de uma caixa plastica. e continuam dentro daquele esquema com o colchonete, mas sem a lampada. Estava gastando muita luz aqui em casa.

good vibes aí amigão

abraços
 
AEWW que bom !!!
logo logo teremos copos cheios de micélio vivo para inoculações :) !!!

boaa, eu fiz algo parecido, peguei jornal (papel é isolante térmico), dobrei ele fazendo tipo um cinto, enrolei bem apertado no copo, prendi, daí enrolei numa blusa de frio quentinha bem antiga que tenho aqui, depois peguei um pote c/ tampa, e forrei o interior dele com mais papel de forma que não sobrasse espaço, coloquei o copo dentro, tampei, e mandei pra cima do meu armário de roupas !!

hoje vou ver como estão, to ansioso, heuheuhehuh !!

to pensando em isolar micélio tbem com cremogema, mas aí usarei outra strain !

abraços e good vibes aí !!
 
Back
Top